You are on page 1of 10

Vrus do papiloma humano

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Vrus do papiloma humano


Aviso mdico
Classificao e recursos externos

HPV em microscopia electrnica

CID-10 CID-9 DiseasesDB MeSH

B97.7 078.1, 079.4 6032 D030361

Vrus do papiloma humano

Cpside proteica do Vrus do papiloma humano

Classificao cientfica

Grupo: Grupo I (dsDNA) Famlia: Papillomaviridae O vrus do papiloma humano (VPH ou HPV, do ingls human papiloma virus) um vrus que infecta os queratincitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variaes diferentes. A maioria dos subtipos est associada a leses benignas, tais como verrugas,

mas certos tipos so frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do tero, do qual se estima que sejam responsveis por mais de 90% de todos os casos verificados. A principal forma de transmisso do HPV por via sexual, sendo a doena sexualmente transmissvel (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da populao feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infeco durante algum perodo das suas vidas. A maioria das situaes no apresenta sintomas clnicos, mas algumas desenvolvero alteraes que podem evoluir para cancro. O exame de rastreio para diagnstico destas alteraes a citologia cervical ou Papanicolau. A infeco tambm pode ocorrer no homem e, embora as manifestaes clnicas sejam menos frequentes do que na mulher, estima-se que 50% da populao masculina esteja infectada pelo virus.[1] O tratamento demorado e depende das tcnicas aplicadas[2]. Apesar de em vrios casos haver recada, comum em outros casos, principalmente se diagnosticado a tempo, a cura[3] e a eliminao do vrus do organismo.[4] As estratgias de preveno so similares s das restantes DSTs, passando sobretudo por evitar comportamentos de risco. Existe no mercado mais de um tipo de vacina contra o HPV, que previnem a infeco por alguns dos subtipos mais frequentes de HPV, encontrando-se em discusso a sua incluso nos planos nacionais de vacinao de diversos pases. As opes de tratamento dependem do tipo e extenso das leses causadas pelo HPV, podendo ser empregue um tratamento destrutivo ou excisional (destruio e/ou remoo das leses), ou um tratamento base de medicamentos imunomoduladores como interfero e imiquimod.

ndice
[esconder]

1 Sinais e sintomas o 1.1 Verrugas o 1.2 Cancro 2 Rastreio e diagnstico 3 Fisiopatologia o 3.1 Estirpes cutneas o 3.2 Estirpes genitais 4 Tratamento 5 Prognstico 6 Passado e Futuro 7 Referncias 8 Bibliografia 9 Ver tambm 10 Ligaes externas

[editar] Sinais e sintomas

O tipo e gravidade dos sintomas dependem da vari (tipo) de HPV e do local de infeco. A principal destrina feita entre as variantes do vrus distribui-os por duas categorias: os que infectam as superfcies cutneas em geral, e os que infectam a regio genital. Seja qual for a regio afectada, na maior parte dos casos a infeco assintomtica e resolvese espontaneamente sem deixar sequelas. Alguns tipos de vrus, contudo, e em especial os que afectam a rea genital, podem causar alteraes que vo desde leses benignas a cncer.

[editar] Verrugas

Verrugas no hlux. A manifestao mais caracterstica e frequente da infeco por HPV a formao de verrugas, que so leses hiperproliferativas benignas tambm designadas por papilomas, de onde deriva o nome do vrus. Contudo, diferentes subtipos de HPV so responsveis por infeco preferencial em diferentes zonas, sendo capazes de causar diversas patologias.

Verrugas: So causadas por subtipos cutneos como o HPV-1 e HPV-2, e podem ocorrer em locais como as mos, os ps e a face, entre outros. A forma de transmisso do vrus inclui o contacto casual com zonas infectadas, podendo ocorrer auto-inoculao para novas reas. Este tipo de manifestao est geralmente associada a indivduos mais jovens, e no aparenta estar relacionada com um aumento do risco de cancro Condiloma acuminado: Mais de 30 variantes de HPV infectam a regio genital, embora os tipos 6 e 11 sejam os principais responsveis por cerca de 90% dos casos, podendo causar verrugas na vulva, pnis e nus. Estes condilomas verificam-se sobretudo em populaes adultas e sexualmente activas, sendo mais frequente nas mulheres (dois teros dos casos). Papilomatose respiratria: Esta manifestao rara decorre com a formao de verrugas ao longo das vias respiratrias, podendo causar obstruo passagem do ar e obrigando a intervenes cirrgicas recorrentes para a sua exciso.

[editar] Cancro

Frequncia mundial do cancro, e relao com o HPV (a vermelho). a consequncia mais grave da infeco por HPV, e vrios tipos, de entre os quais o 16, 18, 31 e 45, so considerados de risco elevado para o desenvolvimento de cancro. Os tipos de cancro que esto em alguma medida associados com o HPV incluem cancro do colo uterino, do nus, da vulva, do pnis e da cabea e pescoo. Destes, o mais importante (no sentido em que foi aquele em que se encontrou uma maior taxa de correlao com a infeco) o cancro do colo do tero, considerando-se que 95% dos casos, ou at mais, so devidos ao HPV. A transformao em clulas malignas um processo lento, e ocorre em pessoas que tm uma infeco persistente durante muitos anos. Contudo, esta infeco pode no estar associada a manifestaes como condilomas, o que justifica a realizao de testes de rastreio regulares.

[editar] Rastreio e diagnstico

Amostra com colorao Papanicolau - observa-se uma clula atpica. O diagnstico pode ser feito atravs da histria clnica, exame fsico e exames complementares. O rastreio da sequela mais importante (o cancro do colo do tero) feito por rotina atravs do Papanicolau, que embora no detecte a presena do vrus, permite reconhecer as alteraes que ele causa nas clulas. A biopsia utilizada para a observao e caracterizao das alteraes celulares atravs da anlise microscpica de uma amostra, embora apenas seja efectuada em situaes concretas, como em pacientes imunodeprimidos, quando h dvida no diagnstico, ou caso haja suspeita de evoluo para neoplasia.

A colposcopia e peniscopia so tcnicas que permitem a pesquisa de condilomas de reduzidas dimenses nas mucosas, que constituem um sinal claro da infeco por HPV. Mais recentemente, foram desenvolvidas tcnicas de biologia molecular (hibridizao, PCR, captura hbrida) que permitem a deteco de DNA vrico em fragmentos de biopsia ou escovado cervical, e possuem elevada especificidade e sensibilidade. Estas tcnicas so a nica forma de diagnosticar inequivocamente o HPV, embora em termos clnicos seja de maior valia a caracterizao do nvel de alteraes morfolgicas, visto que a presena de HPV sem alteraes citolgicas no motivo de alarme visto muitas das infeces serem transitrias e de resoluo espontnea.

[editar] Fisiopatologia

Estrutura genmica do HPV-16, uma das estirpes de alto risco. Os mecanismos patolgicos da HPV esto melhor caracterizados nas espcies com elevado risco de induzir cancro do colo do tero. De uma forma geral, o HPV possui no seu genoma vrios genes que so expressos numa fase inicial (early genes). Alguns destes, concretamente os genes E6 e E7, foram classificados como oncogenes pela sua capacidade de induzir a transformao maligna das clulas infectadas. O E6 e E7 codificam oncoprotenas que tm como alvo as protenas Rb e p53 respectivamente, que so protenas codificadas por genes supressores tumorais. O Rb (gene do retinoblastoma) impede a clula de prosseguir a diviso celular, ao bloquear o factor de transcrio E2F. A p53 tem o mesmo efeito ao aumentar a expresso de p21, alm de tambm desencadear a apoptose em casos de dano extenso ao ADN. Basicamente, os genes E6 e E7 induzem a diviso celular e evitam a apoptose.

E1 e E2: tm a funo de controlar a replicao e a transcrio do DNA. E4: Alterao da matriz intracelular E5: Estmulo para proliferao E6 e E7: Transformao celular

Pensa-se que o HPV infecta clulas da camada basal do epitlio estratificado, inserindo o seu ADN no ncleo de forma a ser copiado durante a replicao celular; nesta fase so

expressos os early genes. Quando uma das clulas migra para longe da membrana basal, atinge um maior estado de diferenciao, que poder constituir o sinal para a expresso dos late genes, codificando as protenas L1 e L2 responsveis pela sntese da cpside para criao de novos vrus. A preveno da apoptose e induo da diviso celular so os principais mecanismos responsveis pelo desenvolvimento de neoplasias. A evoluo da infeco por HPV no colo uterino (e mais raramente no pnis, cabea e pescoo ou outros locais) cursa com uma alterao crescente da morfologia celular (displasia) do epitlio, com posterior invaso local de tecidos adjacentes, e metastizao distncia.

Algumas estirpes frequentes de HPV, e alteraes que induzem. A preveno da infeco por HPV pode ocorrer a dois nveis distintos, para preveno das estirpes cutneas, e das estirpes genitais.

[editar] Estirpes cutneas


Devido cpside proteica, o HPV pode resistir durante perodos prolongados em vrias superfcies. Alguns cuidados que podem evitar a infeco incluem:

Proteger os ps com calado apropriado em balnerios pblicos Evitar o contacto com a superfcie de sanitrios de uso pblico, e outras superfcies com nvel de higienizao duvidoso Tratar as verrugas, para evitar que o vrus seja transportado acidentalmente para zonas de pele sadia e cause um novo foco (auto-inoculao)

[editar] Estirpes genitais


A principal via de contgio das variantes genitais do HPV atravs de contacto sexual, factor importante na preveno.

Evitar comportamentos sexuais de risco Nomeadamente atravs do uso de preservativo com parceiros ocasionais, com a vantagem acrescida de proteger contra outras DSTs. De acordo com alguns autores, a aplicao de microbicidas tpicos antes da relao sexual tambm parece prevenir a infeco por HPV.

Evitar o contacto com a superfcie de sanitrios de uso pblico, e outras superfcies com nvel de higienizao duvidoso. Vacina contra o HPV Encontra-se disponvel em vrios mercados vacinas (Gardasil, Cervarix) contra algumas estirpes de HPV implicadas na gnese do cancro do colo do tero e dos condilomas acuminados, que so capazes de evitar a infeco. de notar, contudo, que no so eficazes caso a doena tenha sido adquirida antes da administrao da vacina, e que apenas protegem contra a infeco por determinadas estirpes e no de todas, pelo que a realizao de rastreios regulares continua a ser indispensvel. Indivduos infectados com um tipo de HPV podem ainda beneficiar do efeito protector da vacina contra a infeco pelos outros subtipos que esta cobre. Papanicolau O exame citolgico de rotina a maneira mais eficaz de detectar as alteraes celulares causadas pelo HPV, permitindo assim a interveno antes da evoluo para cancro.

[editar] Tratamento
Advertncia: A Wikipdia no consultrio mdico nem farmcia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de sade. As informaes aqui contidas no tm carter de aconselhamento.

em regra muito difcil erradicar por completo a infeco, pelo que na maioria dos casos o tratamento visa reduzir ou eliminar as leses causadas pelo HPV. Como a infeco subjacente s leses mantm-se, frequente a ocorrncia de recidivas, devendo manter-se o acompanhamento mdico. A maioria dos mtodos tem bons resultados, no havendo ainda dados que apontem para um procedimento preferencial, nem informao sobre a eficcia comparativa entre tratamentos combinados e monoterapia, pelo que a abordagem teraputica deixada ao critrio do mdico e do paciente.

Agentes tpicos Aplicados sobre a leso, promovem a dissoluo da queratina e/ou morte das clulas que constituem a leso. Ex: podofilina, 5-fluorouracil, cido tricloroactico. Imunomoduladores Substncias que estimulam o sistema imunitrio no combate infeco. Ex: imiquimod , retinides, interfero. Procedimentos cirrgicos Remoo das leses atravs de diversos processos, como, por exemplo, exciso com bisturi, cirurgia de alta frequncia, laserterapia e crioterapia.

[editar] Prognstico

Estdios possveis na evoluo para cancro. As leses cutneas (verrugas) no so em geral preocupantes do ponto de vista do quadro clnico. A principal complicao est relacionada com a evoluo para cancro das leses causadas por alguns tipos de HPV, em especial no colo do tero. As leses observveis por citologia ou biopsia so categorizadas em trs estdios, que vo desde CIN-I (displasia ligeira) a CIN-III (carcinoma in situ), que tem elevada probabilidade de evolui para cancro cervical invasivo. Uma maior extenso da displasia acarreta um pior prognstico, pelo que quanto mais cedo feito o diagnstico, melhores so as hipteses de que as leses sejam controladas com tratamento. muito improvvel que aps diagnstico e incio de tratamento a displasia evolua para cancro. Em doentes imunocomprometidos, o risco de evoluo para cancro encontra-se elevado, devido menor capacidade de resposta contra o agente agressor, assim como diminuio da capacidade de detectar e destruir as clulas infectadas. O resultado de um Papanicolau pode por vezes indicar a presena de clulas atpicas (ASCUS, do ingls atypical cells of undertemined significance). Como o nome indica, estas clulas atpicas no tm um significado claro, mas so uma indicao para aumentar preventivamente o nvel de vigilncia.

[editar] Passado e Futuro


Os condilomas acuminados, manifestao tpica de uma infeco genital por HPV, so conhecidos desde a antiguidade e desde ento reconhecidos como uma doena venrea. O termo deriva da juno do termo Latim "condyloma" ou Grego "kondyloma", que significa tumor duro, e do termo Latim "acuminare", cujo significado tornar pontiagudo ou aguar. No incio do sculo XX, realizaram-se estudos com filtrado acelular obtido de verrugas genitais, que se provou causarem o aparecimento de verrugas na pele, e indicou a etiologia viral da infeco. Foi no final da dcada de 1960, com o advento da microscopia electrnica, que se detectaram e caracterizaram as partculas virais em amostras de verrugas genitais. No incio dos anos 1970, estudos epidemiolgicos evidenciaram que a transmisso do HPV ocorria por contacto sexual. Na segunda metade dos anos 1970, foi constatado que as alteraes induzidas pelo HPV poderiam levar malignizao e ao cancro, tendo desde ento inmeros estudos comprovado a elevadssima relao entre infeco por HPV e cancro do colo do tero e

no final dos anos 1990 descrevia-se a presena viral em aproximadamente 100% dos casos de cncer cervical. Por esse motivo passou-se a afirmar que no existe cncer do colo sem HPV.[5] Desde ento, uma grande variedade de estirpes foi identificada por anlise de ADN (mais de 200), encontrando-se agora bem caracterizadas mais de 85, de entre as quais as que causam a quase totalidade do carcinoma cervical. A partir da segunda metade dos anos 1990 o vrus HPV passou tambm a ser associado a alguns casos de cncer peniano. Embora ainda seja um assunto controverso pois admita-se outras hipteses causais (p.ex. fimose), estudos utilizando PCR descrevem a presena de HPV no carcinoma peniano variando de 30 a 100% dos casos.[6][7] Estudos recentes tambm tentam estabelecer uma correlao importante entre cnceres de orofaringe e o HPV. Tais estudos tentam explicar o aumento desses tipos de cncer atravs do aumento da prtica do sexo oral ao longo das ltimas dcadas. Entre os anos de 2006 a 2007 o HPV pde ser encontrado em 93% dos tumores localizados na boca e na faringe.[8] Em 2006 completou-se o desenvolvimento de duas vacinas contra alguns subtipos de HPV, que utilizam a protena L1 da cpside. Estas vacinas, agora disponveis no mercado, permitiro (segundo as expectativas) diminuir em mais de 70%[9] o nmero total de cancros do colo do tero no prazo de cerca de 20 anos, caso as nova geraes de mulheres sejam vacinadas (uma vez que elas apenas so activas antes da infeco se instalar). De futuro, possvel que as vacinas sejam mais abrangentes no espectro de HPV que cobrem, aumentando ainda mais os seus benefcios.

Referncias
1. Pesquisa encontra vrus HPV em 50% dos homens. Folha Online (01/03/2011). Pgina visitada em 02/03/2011. 2. Proteja-se contra o HPV. MdeMulher (02/11/2008). Pgina visitada em 02/03/2011. 3. HPV - Diagnosticado a tempo, tem cura. SiteMdico. Pgina visitada em 02/03/2011. 4. Como o tratamento do HPV. Pgina visitada em 02/03/2011. 5. Srgio Mancini Nicolau. (July/Sept. 2003). "Existe cncer do colo uterino sem HPV?". Rev. Assoc. Med. Bras. 49 (3). DOI:10.1590/S010442302003000300018. Pgina visitada em 2009-07-24. 6. Adriano Augusto Peclat de Paula, Joaquim Caetano Almeida Netto, Aparecido Divino da Cruz, Ruffo de Freitas Jnior (2005). Carcinoma epidermide do pnis: consideraes epidemiolgicas, histopatolgicas, influncia viral e tratamento cirrgico. Instituto Nacional do Cncer. Pgina visitada em 2009-0724. 7. Cludia Collucci, Julliane Silveira (21/07/2009). Mil pnis so amputados por ano no pas devido a cncer, diz estudo. Folha Online. Pgina visitada em 200907-24. 8. Ricardo Mioto (07/05/2010). Estudo liga cncer na boca a sexo oral com vrias pessoas. Folha Online. Pgina visitada em 09/05/2010. 9. Aline Campos Gonalves Almeida, Adriana Takamatsu Sakama, Rosngela Galindo de Campos (2006). A Correlao do Cncer do Colo Uterino com o Papilomavirus Humano. NATES/UFJF. Pgina visitada em 2009-07-24.

[editar] Bibliografia
1. Jung WW, et al. Strategies against human papillomavirus infection and cervical cancer. J Microbiol. 2004 Dec;42(4):255-66 2. Anhang R, et al. HPV communication: review of existing research and recommendations for patient education. CA Cancer J Clin. 2004 SepOct;54(5):248-59 3. Longworth MS, Laimins LA. Pathogenesis of human papillomaviruses in differentiating epithelia. Microbiol Mol Biol Rev. 2004 Jun;68(2):362-72 4. Burd EM. Human papillomavirus and cervical cancer. Clin Microbiol Rev. 2003 Jan;16(1):1-17 5. Jastreboff AM, Cymet T. Role of the human papilloma vrus in the development of cervical intraepithelial neoplasia and malignancy. Postgrad Med J. 2002 Apr;78(918):225-8 6. Mougin C, et al. Human papillomaviruses, cell cycle and cervical cancer. J Gynecol Obstet Biol Reprod (Paris). 2000 Feb;29(1):13-20 7. Lowy DR, et al. Genital human papillomavirus infection. Proc Natl Acad Sci U S A. 1994 Mar 29;91(7):2436-40 8. Lowy DR, Schiller JT. Prophylactic human papillomavirus vaccines. J Clin Invest. 2006 May;116(5):1167-73 9. Scheinfeld N, Lehman DS. An evidence-based review of medical and surgical treatments of genital warts. Dermatol Online J. 2006 Mar 30;12(3):5 10. Kreimer AR, et al. Human papillomavirus types in head and neck squamous cell carcinomas worldwide: a systematic review. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. 2005 Feb;14(2):467-75 11. Silvia Tieko Yano, Dr. Srgio Mancini Nicolau. HPV. [1] 12. Russomano, F., 2000. Presena de HPV nos fluidos em geral. [2] 13. Van Regenmortel HV, et al. Vrus Taxonomy: Eighth Report of the International Committee on Taxonomy of Viruses. 14. Syrjanen S, Puranen M. Human papillomavirus infections in children: the potential role of maternal transmission. Crit Rev Oral Biol Med. 2000;11(2):259-74

You might also like