You are on page 1of 15

PROVA 734/6 Pgs.

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO


10./11. anos ou 11./12. anos de Escolaridade
(Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro)

Durao da prova: 120 minutos

1. FASE

2007 PROVA ESCRITA DE LITERATURA PORTUGUESA

Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. No pode utilizar dicionrio. interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corrector. As cotaes da prova encontram-se na pgina 6. Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. Se apresentar mais do que uma resposta ao mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.

V.S.F.F. 734/1

GRUPO I

Leia, atentamente, a cantiga de Pero de Vivies.

Pois nossas madres vam a San Simon de Val de Prados candeas queimar, ns, as meninas, punhemos d andar com nossas madres; e elas enton queimem candeas por ns e por si, e ns, meninas, bailaremos i. Nossos amigos todos l iram por nos veer, e andaremos ns bailand ant eles, fremosas, em cs; e nossas madres, pois que al vam, queimem candeas por ns e por si, e ns, meninas, bailaremos i. Nossos amigos iram por cousir como bailamos, e podem veer bailar i moas de bom parecer; e nossas madres, pois l querem ir, queimem candeas por ns e por si, e ns, meninas, bailaremos i.
Stephen Reckert e Helder Macedo, Do Cancioneiro de Amigo, Lisboa, Assrio & Alvim, 1976 (texto com algumas actualizaes ortogrficas)

10

15

Notas: al (v. 10): l. andar (v. 3): ir. ant (v. 9): diante de. candeas (vv. 2, 5, 11 e 17): candeias; velas. cousir (v. 13): apreciar. em cs (v. 9): sem manto ou capa. i (vv. 6, 12, 15 e 18): a; l. iram (vv. 7 e 13): iro. pois (vv. 1, 10 e 16): j que. por (vv. 8 e 13): para. punhemos d (v. 3): decidamo-nos a. queimar (v. 2): acender. vam (vv. 1 e 10): vo. veer (vv. 8 e 14): ver.

734/2

Apresente, de forma estruturada, as suas respostas ao questionrio.

1. Indique quatro caractersticas temticas do poema que contribuem para a sua insero no gnero das cantigas de amigo.

2. Analise as relaes, formais e semnticas, existentes entre o conjunto de versos 7, 8, 9 e o conjunto de versos 13, 14, 15.

3. Compare, apoiando-se em elementos do poema, os objectivos das raparigas e os das suas mes, relativamente romaria.

4. Neste gnero de cantigas , muitas vezes, recriado um ambiente sensual, ainda que de forma mais ou menos discreta. Comente, desse ponto de vista, a cantiga de Pero de Vivies, explicitando trs dos aspectos indiciadores do tipo de ambiente referido.

Observaes relativas ao item 5. 1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex: /dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex: /2006/). 2. Um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at cinco pontos) do texto produzido.

V.S.F.F. 734/3

GRUPO II

Leia, atentamente, o seguinte excerto de um conto de Mrio Dionsio.


1

10

15

20

25

A primeira vez que a vira fora de noite, sada dum baile. J a conhecia, sim, mas nunca a vira. Tudo era medocre, como sempre, naquele baile, com as mes e as tias sentadas a toda a volta da sala, na segunda fila de cadeiras, as filhas na primeira, os rapazes s portas, prontos para o assalto mal a orquestra recomeasse, as mes vigiando, as tias vigiando, avaliando, impedindo ou estimulando os namoros possveis, os casamentos provveis. O objectivo dos rapazes no era precisamente o mesmo. Mas tinham de aceitar as regras do jogo se queriam chegar a tempo s peas mais cobiadas, sobretudo nos tangos, danados media luz, quando a sala ficava repleta e toda a vigilncia se tornava praticamente invivel. No meio daquela gente alegremente entregue a esse jogo dissimulado de oferta e de procura, Augusto surpreendera, de sbito, o sorriso de Matilde, como quem estivesse a olhar por um binculo uma paisagem sem interesse e descobrisse um pormenor inesperado com uma nitidez fascinante. Em volta, tudo continuara desfocado, os lustres, as cadeiras, as pessoas que mal conhecia e que eram a me de Matilde, as amigas de Matilde, as mes das amigas de Matilde. Danaram uma vez quase no fim da noite. E falaram. De qu? No interessava de qu. S o tom, a descoberta, o alvoroo interior, interessavam. E desceram a escada juntos, um pouco atrs de Ana Soeiro e das amigas, que nessa altura s estavam realmente preocupadas com arranjar um txi. Atrs de Ana Soeiro e das amigas, degrau a degrau, demorando a separao. Atrs de qualquer coisa que nascia. Era j madrugada. Os candeeiros apagavam-se nesse instante e do cimo dos prdios caam molemente os primeiros bafos duma claridade ainda baa. As senhoras mandavam parar txis, despediam-se. E a luz indecisa prendia-se nos cabelos, nos olhos, e no sorriso de Matilde. Tinha um leno azulado ou esverdeado, transparente, em volta dos cabelos que se despenteavam aragem da manh prxima. Viu-a entrar no carro sem lhe dizer mais nada. E guardou para sempre, emoldurados pela janela de vidraa descida, esses cabelos que fugiam do leno transparente, esses olhos na sombra, esse sorriso.
Mrio Dionsio, O Corte das Razes, in O Dia Cinzento e Outros Contos, Lisboa, Publicaes Europa-Amrica, 1978

Nota: Ana Soeiro (ll. 16 e 17): me de Matilde.

734/4

Apresente, de forma estruturada, as suas respostas ao questionrio.

1. Indique dois dos motivos que levam o narrador a considerar que tudo naquele baile era medocre (linha 2) e que o baile no passava de um jogo dissimulado de oferta e de procura (linha 9). 2. Reconstitua, com base no texto (linhas 9-15), as fases da aproximao entre Augusto e Matilde durante o baile. 3. A expresso atrs de surge repetida em trs perodos do texto (linhas 16-18). Explicite dois dos valores expressivos produzidos por essa repetio. 4. Analise a relao de sentido que a dupla ocorrncia da forma verbal vira, nas linhas 1 e 2, estabelece com o ltimo pargrafo.

GRUPO III

O amor um tema da lrica camoniana. Partindo da sua experincia de leitor, redija um texto, entre cem e duzentas palavras, em que registe as suas impresses de leitura, relativamente temtica do amor na poesia de Cames.

Observaes 1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2007/). 2. Um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at cinco pontos) do texto produzido.

FIM

V.S.F.F. 734/5

COTAES DA PROVA

GRUPO I .............................................................................................................................. 100 pontos 1. ............................................................................................................. 20 pontos Aspectos de contedo (12 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(8 pontos) 2. ............................................................................................................. 25 pontos Aspectos de contedo (15 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica (10 pontos) 3. ............................................................................................................. 25 pontos Aspectos de contedo (15 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(10 pontos) 4. ............................................................................................................. 30 pontos Aspectos de contedo (18 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica (12 pontos)

GRUPO II .............................................................................................................................. 70 pontos 1. ............................................................................................................. 15 pontos Aspectos de contedo (9 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(6 pontos) 2. ............................................................................................................. 15 pontos Aspectos de contedo (9 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica (6 pontos) 3. ............................................................................................................. 20 pontos Aspectos de contedo (12 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica (8 pontos) 4. ............................................................................................................. 20 pontos Aspectos de contedo (12 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica (8 pontos)

GRUPO III ............................................................................................................................. 30 pontos Aspectos de contedo Aspectos de organizao e correco lingustica (18 pontos) 1(12 pontos)

Total ................................................................................. 200 pontos

734/6

PROVA 734/C/9 Pgs.

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO


10./11. anos ou 11./12. anos de Escolaridade
(Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro)

Durao da prova: 120 minutos

1. FASE

2007 PROVA ESCRITA DE LITERATURA PORTUGUESA


COTAES DA PROVA GRUPO I .............................................................................................................................. 100 pontos 1. ............................................................................................................. 20 pontos Aspectos de contedo (12 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(8 pontos) 2. ............................................................................................................. 25 pontos Aspectos de contedo (15 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica (10 pontos) 3. ............................................................................................................. 25 pontos Aspectos de contedo (15 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(10 pontos) 4. ............................................................................................................. 30 pontos Aspectos de contedo (18 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica (12 pontos) GRUPO II .............................................................................................................................. 70 pontos 1. ............................................................................................................. 15 pontos Aspectos de contedo (9 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(6 pontos) 2. ............................................................................................................. 15 pontos Aspectos de contedo (9 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(6 pontos) 3. ............................................................................................................. 20 pontos Aspectos de contedo (12 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(8 pontos) 4. ............................................................................................................. 20 pontos Aspectos de contedo (12 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica 1(8 pontos) GRUPO III ............................................................................................................................. 30 pontos Aspectos de contedo Aspectos de organizao e correco lingustica (18 pontos) (12 pontos)

Total ................................................................................. 200 pontos V.S.F.F. 734/C/1

CRITRIOS GERAIS DE CLASSIFICAO

1. Classificaes em nmeros inteiros As classificaes a atribuir s respostas dos examinandos so obrigatoriamente expressas em nmeros inteiros. Nos casos em que a classificao parcial atribuda aos aspectos de contedo (C) e/ou aos aspectos de organizao e correco lingustica (F) for expressa em nmeros decimais, o professor classificador tem de proceder ao arredondamento para o nmero inteiro correspondente. 2. Itens de resposta aberta de composio curta e de composio extensa O afastamento integral dos aspectos de contedo relativos a cada um dos itens implica que a resposta seja classificada com zero (0) pontos. Nos casos em que a classificao referente aos aspectos de contedo seja igual ou inferior a um tero do previsto para este critrio, aplica-se o princpio da proporcionalidade em relao aos aspectos de organizao e correco lingustica. Exemplo Num item cotado com vinte e quatro (24) pontos para os aspectos de contedo e dezasseis (16) pontos para os aspectos de organizao e correco lingustica, se o examinando obtiver seis (6) pontos nos aspectos de contedo, a classificao a atribuir aos aspectos de organizao e correco lingustica ser de quatro (4) pontos, aplicando-se, sobre este valor, os eventuais descontos relativos aos factores de desvalorizao no domnio da correco lingustica. Se, da aplicao dos factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, resultar uma classificao inferior a zero (0) pontos, atribuda aos aspectos de organizao e correco lingustica a classificao de zero (0) pontos. Sempre que o examinando no respeite os limites relativos ao nmero de palavras* indicados na instruo do item, o professor classificador deve descontar um (1) ponto por cada palavra (a mais ou a menos), at ao mximo de cinco (1 5) pontos, depois de aplicados todos os critrios definidos para o item. Nos casos em que, da aplicao deste factor de desvalorizao, resultar uma classificao inferior a zero (0) pontos, deve ser atribuda a esse item a classificao de zero (0) pontos. Sempre que, ao responder a um item, o examinando elabore mais do que uma resposta, no assinalando inequivocamente a(s) que no deve(m) ser avaliada(s), o professor classificador deve proceder apenas classificao da resposta apresentada em primeiro lugar. 3. Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de composio curta e de composio extensa Por cada erro de sintaxe ou de impropriedade lexical, so descontados dois (2) pontos. Por cada erro inequvoco de pontuao ou por cada erro de ortografia (incluindo erro de acentuao e erro de utilizao de letra maiscula), descontado um (1) ponto. Por cada erro de ortografia repetido ao longo da prova (incluindo acentuao e usos convencionais de letra maiscula), apenas descontada uma ocorrncia. Os descontos por erro de utilizao de letra maiscula so efectuados at ao mximo de 5 (cinco) pontos na totalidade da prova. Por cada erro de citao de texto (uso indevido ou no uso de aspas, ausncia de indicador(es)

* Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (Ex: /dir-se-ia/). Qualquer nmero, independentemente dos algarismos que o constituam, conta como uma nica palavra (Ex: /2007/).

734/C/2

de corte de texto, etc.) ou de ttulo de uma obra (ausncia de sublinhado ou no uso de aspas, etc.), descontado um (1) ponto. Os descontos por erro de citao de texto ou de ttulo de uma obra so efectuados at ao mximo de cinco (5) pontos na totalidade da prova. Os descontos por aplicao dos factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, so efectuados at aos limites das pontuaes indicadas para esse critrio. 4. Explicitao de cenrios de resposta de itens de composio curta e de composio extensa Os cenrios de resposta que se apresentam consideram-se orientaes gerais, tendo em vista uma aferio de critrios. Deve, por isso, ser classificada, em igualdade de circunstncias com respostas compreendidas nos cenrios fornecidos, qualquer interpretao que, no coincidindo com as linhas de leitura apresentadas, seja julgada vlida pelo professor classificador.

CRITRIOS ESPECFICOS DE CLASSIFICAO E RESPECTIVOS CENRIOS DE RESPOSTA GRUPO I ........................................................................................................................... 100 pontos 1. ........................................................................................................................................
Critrios especficos de classificao

20 pontos

Aspectos de contedo .................................................................................... 12 pontos Indicam-se quatro nveis de desempenho e o mximo de cotao atribudo a cada um deles. Identifica quatro das caractersticas requeridas. 1(12 Identifica trs das caractersticas requeridas. 1(9 Identifica duas das caractersticas requeridas. 1(6 Identifica uma das caractersticas requeridas. 1(3

pontos) pontos) pontos) pontos) 8 pontos

Aspectos de organizao e correco lingustica ........................................... Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).*
Cenrio de resposta

1(4 pontos) 1(4 pontos)

Na resposta, podem ser referidas, entre outras, as seguintes caractersticas: representao de um sujeito potico feminino (meninas); aluso aos namorados ou pretendentes (amigos); referncia s figuras maternas (madres) como tendo um papel relevante na vida das meninas; expresso, por parte das meninas, do desejo de encontros amorosos; auto-elogio do sujeito potico feminino (fremosas, em cs; moas de bom parecer v. 9 e v. 15); duplo valor da romaria, com objectivos religiosos para as mes e amorosos para as jovens; meno a cenas da vida concreta do povo; ...

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de composio curta e de composio extensa (pp. C/2 e C/3).

V.S.F.F. 734/C/3

2. ........................................................................................................................................
Critrios especficos de classificao

25 pontos

Aspectos de contedo ...................................................................................... 15 pontos Indicam-se trs nveis de desempenho e o mximo de cotao atribudo a cada um deles. Identifica o paralelismo, explicitando a ocorrncia de repetio e de variaes, bem como respectivos efeitos de sentido. 1(15 pontos) Identifica o paralelismo, explicitando a ocorrncia de repetio e de variaes. 1(10 pontos) Identifica o paralelismo OU refere, de modo insuficiente, processos de repetio e de variao. 1(5 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica ............................................ 10 pontos Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).*
Cenrio de resposta

1(5 pontos) 1(5 pontos)

Na resposta, o examinando dever referir o paralelismo existente entre os dois conjuntos de versos, construdo pela repetio e pelas variaes. Assim: atravs da repetio da referncia aos amigos, enfatizada a importncia da presena do elemento masculino com um intuito determinado (Nossos amigos todos l iram / por; Nossos amigos iram por vv. 7-8 e v. 13); atravs das variaes formais, ganham destaque os objectivos de cada um dos grupos: de seduo e de exibio consciente, por parte das meninas; de observao e de admirao, por parte dos amigos, relativamente s jovens (por nos veer, por cousir / como bailamos v. 8 e vv. 13-14; fremosas, em cs, moas de bom parecer v. 9 e v. 15); 3. ........................................................................................................................................
Critrios especficos de classificao

25 pontos

Aspectos de contedo ..................................................................................... 15 pontos Indicam-se trs nveis de desempenho e o mximo de cotao atribudo a cada um deles. Apresenta uma interpretao adequada do texto e sustentada em elementos do poema. 1(15 pontos) Apresenta uma interpretao adequada do texto sem a sustentar em elementos do poema. OU Apresenta uma interpretao incompleta, mas sustentada em elementos do poema. 1(10 pontos) Apresenta uma interpretao incompleta e no sustentada em elementos do poema. 1(5 pontos)

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de composio curta e de composio extensa (C/2 e C/3).

734/C/4

Aspectos de organizao e correco lingustica ........................................... 10 pontos Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).*
Cenrio de resposta

1(5 pontos) 1(5 pontos)

Na resposta, para alm de outros aspectos, o examinando dever referir que: para as mes, a viagem apresenta caractersticas de peregrinao religiosa (Pois nossas madres vam a San Simom / de Val de Prados candeas queimar vv. 1-2); para as meninas, essa peregrinao no mais do que uma oportunidade para se divertirem, um pretexto para se exibirem perante namorados ou pretendentes (l iram / por nos veer, e andaremos ns / bailand ant eles vv. 7-9), deixando s mes o cumprimento das devoes (queimem candeas por ns e por si vv. 5, 11 e 17). 4. ........................................................................................................................................
Critrios especficos de classificao

30 pontos

Aspectos de contedo ..................................................................................... 18 pontos Indicam-se trs nveis de desempenho e o mximo de cotao atribudo a cada um deles. Explicita trs traos de sensualidade sugeridos na cantiga. 1(18 pontos) Explicita dois traos de sensualidade sugeridos na cantiga. 1(12 pontos) Explicita um trao de sensualidade sugerido na cantiga. 1(6 pontos)

(18 pontos) (18 pontos) (18 pontos)

Aspectos de organizao e correco lingustica ........................................... 12 pontos Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).*
Cenrio de resposta

1(6 pontos) 1(6 pontos)

Na resposta, para alm de outros aspectos, podero ser referidos como traos indiciadores de sensualidade na cantiga: a dana das donzelas diante dos namorados; os termos pelos quais as meninas se descrevem fisicamente, dando conta da beleza sensual das suas figuras (fremosas, em cs) e do efeito que essa beleza possa ter sobre os seus amigos; a vontade, manifestada pelas donzelas, de serem observadas e apreciadas pelos rapazes, enquanto bailam; a utilizao, pelas donzelas, da peregrinao religiosa das mes, como pretexto para encontros de natureza amorosa, possveis no contexto da festa profana de uma romaria, em que bailar tem particular relevo; ...

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de composio curta e de composio extensa (pp. C/2 e C/3).

V.S.F.F. 734/C/5

GRUPO II .......................................................................................................................... 1. .........................................................................................................................................


Critrios especficos de classificao

70 pontos 15 pontos

Aspectos de contedo ...................................................................................... Indicam-se quatro nveis de desempenho e o mximo de cotao atribudo a cada um deles. Explicita dois motivos, sustentando cada um deles em elementos do texto. Explicita dois motivos, sustentando apenas um deles em elementos do texto. Explicita dois motivos, sem sustentar nenhum deles em elementos do texto. OU Explicita um motivo, sustentando-o em elementos do texto. Explicita um motivo, no o sustentando em elementos do texto.

9 pontos

(9 pontos) (7 pontos)

(4 pontos) (2 pontos) 6 pontos

Aspectos de organizao e correco lingustica ............................................ Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).*
Cenrio de resposta

1(3 pontos) 1(3 pontos)

O ambiente do baile , segundo o narrador, medocre, e o baile, um jogo dissimulado de oferta e de procura, em resultado do seguinte: organizao do espao da sala, de acordo com o papel que cada um dos grupos devia desempenhar, segundo os costumes da poca (com as mes e as tias sentadas a toda a volta da sala, na segunda fila de cadeiras, as filhas na primeira, os rapazes s portas, prontos para o assalto ll. 2-4); exibio, aparentemente passiva, das raparigas, diante dos rapazes, sob a apertada vigilncia das figuras tutelares, actuando em funo das expectativas que tm para as filhas (vigiando, avaliando, impedindo ou estimulando os namoros possveis, os casamentos provveis ll. 4-5); atitude oportunista dos rapazes, aceitando as regras do jogo institudo, para conseguirem danar com as raparigas mais desejadas, encarando-as como um trofu (chegar a tempo s peas mais cobiadas l. 7); ... 2. ........................................................................................................................................
Critrios especficos de classificao

15 pontos

Aspectos de contedo .................................................................................... Indicam-se trs nveis de desempenho e o mximo de cotao atribudo a cada um deles.

9 pontos

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de
composio curta e de composio extensa (pp. C/2 e C/3).

734/C/6

Reconstitui, com base no texto (linhas 9 a 15), as trs fases de de aproximao entre Augusto e Matilde. 1(9 pontos) Reconstitui, com base no texto (linhas 9 a 15), duas das fases de aproximao entre Augusto e Matilde. 1(6 pontos) Reconstitui, com base no texto (linhas 9 a 15), uma das fases de aproximao entre Augusto e Matilde. 1(3 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica .......................................... Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).*
Cenrio de resposta

6 pontos

1(3 pontos) 1(3 pontos)

A aproximao entre Augusto e Matilde durante o baile decorreu em trs fases: primeiramente, Augusto, que observava sem grande interesse o ambiente do baile, captou de sbito o sorriso de Matilde, deixando-se seduzir por ele (como quem estivesse a olhar por um binculo uma paisagem sem interesse e descobrisse um pormenor inesperado com uma nitidez fascinante ll. 10-12); seguidamente, centrando a sua ateno apenas em Matilde e mantendo-se alheado de tudo o que a rodeava (Em volta, tudo continuara desfocado l. 12), o jovem danou com a rapariga uma vez quase no fim da noite. (l. 14); durante a dana, estabeleceu-se, num clima de intensidade emocional, alguma intimidade entre o par (E falaram. De qu? No interessava de qu. S o tom, a descoberta, o alvoroo interior, interessavam. ll. 14-15).

3. ........................................................................................................................................
Critrios especficos de classificao

20 pontos

Aspectos de contedo .................................................................................... 12 pontos Indicam-se dois nveis de desempenho e o mximo de cotao atribudo a cada um deles. Explicita dois dos valores expressivos da repetio. 1(12 pontos) Explicita um dos valores expressivos da repetio. 1(6 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica ....................................... Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. 1(4 pontos) Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).* 1(4 pontos)
Cenrio de resposta

8 pontos

Na resposta, o examinando poder referir que a expresso atrs de tem, entre outros, os seguintes valores expressivos: marca simultaneamente o espao e o tempo de distanciamento do casal em relao ao resto do grupo;

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de
composio curta e de composio extensa (pp. C/2 e C/3).

V.S.F.F. 734/C/7

estabelece um paralelismo entre o tempo fsico (da marcha do grupo em direco rua) e o tempo psicolgico (do despontar do sentimento amoroso entre o casal); revela o contraste existente entre o movimento do par, que se demora na sada, e o das senhoras, somente preocupadas com arranjar um txi (l. 17); sublinha a progressiva autonomizao do casal, ao distanciar-se ligeiramente do grupo; salienta a crescente intimidade amorosa entre Matilde e Augusto;

4. ........................................................................................................................................
Critrios especficos de classificao

20 pontos

Aspectos de contedo .......................................................................................... 12 pontos Indicam-se dois nveis de desempenho e o mximo de cotao atribudo a cada um deles. Explicita correcta e fundamentadamente as relaes de sentido existentes entre os dois momentos do texto. 1(12 pontos) Identifica relaes de sentido existentes entre os dois momentos do texto, apresentando, porm, insuficincias interpretativas e de fundamentao. 1(6 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica ................................................... 8 pontos Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).*
Cenrio de resposta

1(4 pontos) 1(4 pontos)

Entre a dupla ocorrncia da forma verbal vira (ll. 1-2) e o ltimo pargrafo, h uma relao de reiterao e de complementaridade de sentidos. Assim: a afirmao inicial do narrador de que Augusto vira Matilde (l. 1) reiterada na linha 2, em que o recurso ao itlico enfatiza o momento em que Augusto, que j conhecia Matilde, a v realmente pela primeira vez situao descrita no ltimo pargrafo, pois corresponde despedida do casal na rua, aps o baile (Era j madrugada. l. 19); no ltimo pargrafo, d-se conta do olhar de Augusto detendo-se em Matilde, vendo-a verdadeiramente os seus cabelos, o sorriso e os olhos, difusamente iluminados pela luz indecisa da madrugada, o leno azulado ou esverdeado, transparente, em volta dos cabelos que se despenteavam aragem da manh prxima (ll. 22-23); o ltimo pargrafo relata de que modo o acto de ver enunciado nos dois primeiros perodos do texto foi efectivamente concretizado (Viu-a entrar no carro l. 23) e se lhe gravou na memria (E guardou para sempre [] esses cabelos que fugiam do leno transparente, esses olhos na sombra, esse sorriso. ll. 24-25).

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de
composio curta e de composio extensa (pp. C/2 e C/3).

734/C/8

GRUPO III .........................................................................................................................


Critrios especficos de classificao

30 pontos

Aspectos de contedo ....................................................................................... 18 pontos Demonstra um juzo de leitura, fundado no conhecimento autntico da temtica do amor na lrica camoniana. (18 pontos)

Aspectos de organizao e correco lingustica ............................................. 12 pontos Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).* 1(6 pontos) 1(6 pontos)

Factor especfico de desvalorizao relativo ao desvio dos limites de extenso

Recorda-se que um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at 5 pontos) do texto produzido (cf. Critrios Gerais de Classificao, 2., p. C/2).

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de resposta aberta de
composio curta e de composio extensa (pp. C/2 e C/3).

734/C/9

You might also like