You are on page 1of 2

Descrio do Spot: O spot comea com buzinas de carro, as quais vo dando incio a uma melodia conhecida, a melodia da cano

Trem das Onze, seguida de um efeito sonoro de pandeiro que d ritmo ao spot. Essa melodia tem continua at o fim. Porm por volta dos dezoito segundos, surge o locutor com uma voz sbria e diz: Os carros de So Paulo esto comemorando. O Automvel Clube do Brasil acaba de chegar. Bem na hora. Em seguida, h mais cinco segundos de msica para o trmino do spot. - Musicalidade O spot tem como ponto chave a musicalidade e ela se faz presente durante os trinta segundos de modo criativo e interessante. O efeito ocorre atravs de dois elementos que se complementam e se auxiliam na transmisso da mensagem, os quais so as buzinas dos carros e a melodia da cano Trem das Onze, os responsveis pelo ritmo e pela sonoridade. A tentativa de imitao da melodia com o uso das buzinas bastante favorecida pela cano escolhida, tendo em vista ser conhecida nacionalmente e de ritmo contagiante. A partir dela o interesse do ouvinte aguado e o convida a acompanhar todo o spot, o qual tem em mais de sua metade apenas o ritmo da cano acompanhado com um leve efeito sonoro de pandeiro, o que tambm conduz o ritmo.

- Linguagem A linguagem do Spot funcional, objetiva e plural. Ela pode ser considerada funcional porque cumpre o que proposto a ser feito. objetiva por transmitir a mensagem de modo claro e pode ser considerada plural por utilizar elementos da linguagem compartilhados por todos os ouvintes do rdio, por exemplo, o barulho das buzinas e a melodia da msica, o que a caracteriza como uma linguagem ativa, segundo Vigil. Inicialmente, o texto, em uma locuo sbria, serve como ponto de virada do spot. Esse momento ocorre aps os dezoito segundos que o ouvinte aprecia a melodia e cria na mente os possveis anunciantes ou objetos a serem anunciados. A surpresa ocorre quando h o desfecho de que as buzinas formando a melodia significam a comemorao dos carros com a chegada do Automvel Clube do Brasil. A narrao dos carros comemorando algo inusitado e faz o ouvinte imaginar a situao proposta. Outro ponto importante a irreverncia com que a linguagem da locuo se complementa com a letra da msica, embora no expressa verbalmente, mas sendo acompanhada na mente do ouvinte. O momento em que a msica mostra a hora que o trem chegou o locutor cita bem na hora,

tornando o final do spot engraado e inusitado. A expresso bem na hora permite dupla interpretao, tanto para ser um jogo com a msica em atividade, quanto para o momento em que o ACB chegou a So Paulo.

You might also like