You are on page 1of 23

ATITUDES MENTAIS E SUAS CONSEQUNCIAS

Categorizar pessoas e, principalmente, modelos de pensamentos um procedimento reducionista, cartesiano, pois as pessoas tem complexas formas de pensar e agir resultado das experincias vividas e codificadas em seus genes desde os mais distantes ancestrais, alm daquelas experimentadas na existncia atual e catalogadas no seu banco de dados gentico. Entretanto, ns seres humanos ocidentais, criados e formados sobre a tica cartesiana, compreendemos com mais facilidade aquilo que nos apresentado de forma reduzida, fragmentada, cartesiana.

Existe uma grande diferena entre pessoas que percebem o mundo atravs de uma mente cartesiana ou aquelas que o percebem com uma mente holstica ou sistmica. Esta abordagem cartesiana ou sistmica produz uma enorme diferena na forma de pensar, de compreender os fenmenos e, principalmente, de agir das pessoas. Parece que a utilizao do lado esquerdo do crebro que mais constante para ns ocidentais atualmente do que o lado direito que

A mente cartesiana percebe o mundo de modo egocentrado. O sujeito , ele prprio, o foco de sua observao. Mesmo quando a pessoa com mente cartesiana pensa no outro, a avaliao sempre ser sobre o quanto obter de vantagem pessoal nesta relao. J a mente sistmica percebe o mundo de modo holstico, avaliando sua percepo e atitudes do ponto de vista global, ou seja, as conseqncias para si e para o outro, inclusive a prpria natureza. Normalmente nossa mente se situa em uma escala entre estes dois extremos sistmico e cartesiano.

O quadro abaixo apresenta algumas diferenas entre as atitudes da mente cartesiana e da mente sistmica:

ATITUDE

MENTE CARTESIANA

MENTE SISTMICA

Percepo do mundo

reducionista

holstica

Temporaridade

Imediatismo. Se obtem vantagem pessoal agora no importa o que acontecer no futuro, desde que no me afete. Considera as conseqncias de suas aes no passado, presente e futuro, tanto em relao a si como em relao ao outro (e ao ambiente).

Filosofia Ter e parecer

Ganhar sempre Ser e comprometer-se

Compartilhar sempre

Posicionamento Superioridade em relao ao outro Igualdade ao outro

Felicidade Ter (mais que o outro):

Beleza, status, inteligncia, reconhecimento, riqueza, posses, sade, entretenimento, sexo, competitividade, consumo, exclusividade, amor egosta. Ser:

Livre, essencial, iluminado, generoso, conviver em cooperao, harmonia, comunho. Compartilhar amor e compaixo. Viver com amor universal, interrelacionamento, sade, paz, simplicidade, igualdade., slow, gente.

sustentabilidade

Pertencimento Fronteiras rgidas em relao ao territrio: o pas, a cidade, o bairro, o grupo social, o time de futebol a que pertence. Enaltece o amor a ptria, o hino, a bandeira, a raa, a lngua, as tradies, as categorias e hierarquias Universalidade, igualdade, sem fronteiras, cultura universal, diferenas so naturais, fraternidade universal.

Tem valor quem Tem riqueza, juventude, beleza, sensualidade, habilidade artstica, esportiva ou comercial. Inteligncia(QI), informao, comportamento padronizado, posio hierrquica, posio social, competitividade,

Capacidade de entreter, emocionar, prover.

Oferece vantagem pessoal. Tem sabedoria, bondade, equidade, generosidade, harmonia, cooperao universal, contribuio social, tica, liberdade, respeito e amor universal

Decises Lgicas, racionais, baseadas em vantagens prprias ou do seu grupo, por competio, reducionista, pouco sentimento em relao ao outro.

Perde x ganha Globais, cooperadas, considerando vantagens para todos os envolvidos, considera sentimentos,

Ganha x ganha

Comportamento Padronizado, auto-centrado (eu e os meus), rgido, que provoca admirao e reconhecimento, , condicionado a vantagens e a modismos Universalizado, flexvel, equitativo, envolvente, incondicional, no movido a modismos

Viso Eu Ns

Gosta de falar Muito

De si, de futilidades, vantagens, desqualificao de outros, demonstrao de conhecimento descartvel. Sobre vantagens e com pouco significado edificante.

Com motivao de ganhos pessoais. Pouco

De coisas significativas e que promovam o desenvolvimento dos envolvidos. Com motivao pura

Curte O que bom para si e que o torna superior ao outro.

Tudo que gostoso, bonito, saboroso, diferente, caro (status), exclusivo, luxuoso, sensual, divertido, sofisticado, emocionante.

Arte, esporte competitivo (especialmente como torcedor e no praticante), msica, dana, cinema, teatro, festas.

Tecnologia, produo de bens e servios sempre inovadores, estudos tcnicos, poltica, autoridade.

Tudo o que fast e fashion

Sem grandes preocupaes em agredir a natureza e ao outro, a no ser que tenha conseqncias diretas e imediatas para si mesmo. O que essencial para si e para os outros

Tudo que saudvel, mnimo, natural, feliz, simples, tranqilo, amoroso, harmnico, compartilhado, agregador, significativo, traga valor ao outro

Slow e simples.

Mnima agresso a natureza e ao outro, evitando conseqncias universais a curto e a longo prazo.

Gastronomia Gostosa e requintada

Exclusiva

Carnes, doces, gordura, comida industrializada

Alcool Saudvel e orgnica

Compartilhada

Vegetais, integrais,frutas,

gua, sucos

Moradia Luxuosa, espaosa, confortvel, bonita, exclusiva Integrada, essencial, baixo consumo, compartilhada

Vesturio Beleza, qualidade, elegncia, inovao, exclusividade, luxo, valor, diferenciao. Fashion. Simples, baixo consumo, natural, igualitrio, essencial, reusvel, reciclvel.

Medo Velhice, pobreza, doena, morte, abandono, perda do poder, perda do status, perda da beleza, perda da admirao das pessoas, da sexualidade, desaprovao social, Deus, inferno, loucura, depresso. Das conseqncias de suas atitudes para com o outro ou a natureza, descuido com o corpo e a mente. Ignorncia, guerra, fome e desigualdade no mundo, infelicidade humana. Faltar com a tica, com a solidariedade. Egoismo.

O mundo ocidental atualmente valoriza muito a mente cartesiana. Para se ter sucesso, do ponto de vista da sociedade ocidental capitalista, onde ter mais importante do que ser, consumir mais importante que conviver; onde as sensaes, o erotismo, o entretenimento, tem alto valor. Onde os dolos so aqueles que proporcionam emoo, entretenimento, preciso ter uma mente cartesiana, reducionista, egosta. A mente cartesiana apropriada para o enriquecimento, status, criatividade, competitividade, e outros atributos da sociedade moderna. O capitalismo na sua forma mais crua a expressao poltica da mente cartesiana e vem moldando novas geraes em sua forma de perceber o mundo a mente cartesiana.

Entretanto, uma mente cartesiana extremada, totalmente autocentrada, produz indivduos psicopatas ou sociopatas, incapazes de pensar seno em si prprios e to duros que no dispe de nenhum sentimento positivo em relao ao outro ou ao seu sofrimento. Este uma das piores conseqncias de um mundo moldado pela mente cartesiana. Estes indivduos psicopatas, fascistas, homens e mulheres, esto cada dia mais presentes na sociedade atual. O mal que eles causam incalculvel. So pessoas altamente inteligentes, com uma grande capacidade de manipulao da mente das pessoas, as quais causam enorme sofrimento mental e fsico, sem que se perceba, ou que s se perceba quando tarde demais.

A sua capacidade de persuaso e de dissimulao vai muito alm do imaginvel, pois no tem nenhum escrpulo em enganar, mentir, roubar, maltratar e at de matar. Para eles tudo isto certo e natural, desde que seja necessrio para o seu prprio bem. Para o psicopata, o fim sempre justifica os meios. Ele s se interessa pelo outro caso lhe traga uma vantagem imediata. Quando o outro no lhe d mais riqueza, satisfao sexual, prestao de servios, status, ser fria e cruelmente descartado. Enquanto til, o outro manipulado para pensar que est se relacionando com uma pessoa bondosa, amorosa, tica, divertida, interessante, que s quer o seu bem. Ingenuamente no percebe que por trs daquela pessoa to amorosa, prestativa, divertida, esconde-se um monstro que ir lhe tirar tudo, desde o seu amor prprio, como os seus bens, a sua alegria, a sua sade, os seus amigos e at, finalmente a sua vida, quando esta no lhe for mais til. Sem nenhum sentimento ou culpa.

A pessoa fascista ou psicopata, no um necessariamente um bandido que est em um morro. Muitos esto muito prximos de ns, candidamente, insuspeitos . Pode ser um lder religioso, ou algum que professa uma conduta muito religiosa. Algum de uma ONG que pratica filantropia, um lder poltico ou empresarial. Uma me ou pai de famlia. Um amigo ou colega que est aparentemente sempre pronto a lhe ajudar. A doce namorada ou o amante fiel. So disfarces para esconder sua verdadeira face. Sua capacidade de enganar atravs do discurso algo impressionante. Convence a qualquer um de que uma vtima quando o algoz. Que um coitado, enquanto est acabando com o outro. Que tico, ou honesto enquanto est cometendo os maiores crimes.

Talvez este seja o maior mal existente na sociedade contempornea. O grande perigo que ronda a sociedade moderna. Este perigo se agrava mais, uma vez que as pessoas comuns no conseguem imaginar ou acreditar que algum seja realmente assim. Por isto eles vivem to naturalmente na sociedade, praticando as maiores barbaridades sem serem incomodados.

A sociedade precisa se unir fortemente, com maior prioridade para encontrar uma soluo para eliminar este tipo de doena que causa um enorme sofrimento e perturbao a toda sociedade. So pessoas doentes, com uma herana gentica e uma experincia de vida que o leva a serem to desumanos. Precisam de tratamento, para no fazerem tanto mal a si e aos outros.

Alm destes extremos, mentes cartesianas, ainda que no estejam em to avanado grau de egosmo, mas que em defesa de seu patrimnio, seu pas, sua religio, etc. tambm promovem guerras, desavenas, desigualdades, injustias to devastadoras para a humanidade.

Questes ligadas problemas ambientais, como poluio, consumo excessivo de energia, gua, etc. tambm so produtos da mente cartesiana que s percebe o seu espao, o seu interesse, o resto no lhe interessa.

Quantos crimes, discriminao, desigualdade, violncia fsica e psicolgica so cometidos devido a esta viso reducionista e egosta.

Por outro lado, a mente sistmica, quando extremada pode levar a pessoa a uma alienao religiosa ou ideolgica. Ao niilismo. Ao isolamento egosta como reverso da mesma moeda.

Saber cultivar uma mente essencial, uma viso sistmica e uma atitude universal, pode transformar o mundo, no caminho da felicidade.
Postado por T. Felicssimo s 08:25 0 comentrios Links para esta postagem

Reaes:
QUARTA-FEIRA, 4 DE AGOSTO DE 2010

AS TRES ONDAS DO CONHECIMENTO


AS TRES ONDAS DO CONHECIMENTO HUMANO ou A MORTE DA DIVINDADE O conhecimento humano, especialmente aquele que busca responder as perguntas mais existenciais do ser humano como: Por que existo? Como surgiu a vida? Quem somos e para onde vamos? passou por tres etapas ou ondas atraves da historia. Estas ondas, verdadeiros paradigmas de crenas e atitudes diante da vida, moldaram o modo de pensar, de conviver e de se comportar de toda a humanidade. A primeira onda a anmica, criou personagens simblicas como divindades e almas que permearam(e ainda permeiam) o imaginrio das pessoas. A segunda onda, a filosofia, busca responder as perguntas existenciais atraves de uma idealizaao muitas vezes romantizada e alienada do ser humano. A terceira onda, a ciencia veio trazer respostas concretas a estas questoes, mas desconstruiu a divindade que protegia o homem, mostrando-lhe a sua solidao no universo e a sua responsabilidade como protagonista de seu futuro, dependendo da sua capacidade de usar a sua inteligencia e criatividade para conectar-se harmoniosamente com o universo. Tudo comeou com o surgimento dos primeiros organismos, h talvez

trs bilhes de anos, comeando pela formao sobre a terra dos constituintes qumicos essenciais dos seres vivos, nucleotdeos e aminocidos, depois passando pela formao das primeiras macromolculas capazes de replicao at a formao de uma estrutura telenmica, capaz de criar a si mesma, para chegar clula primitiva que, por um longo processo de seleo natural resultou nos seres vivos atuais dos quais o ser humano um representante com alto grau de desenvolvimento. A espcie homo sapiens, no processo de evoluo passa por uma incrvel transformao com relao aos demais seres vivos: o desenvolvimento do crebro e sua capacidade de simulao do simblico. Da a comunicao atravs da linguagem, sua capacidade de criar. Esta fantstica inovao dotou o ser humano de uma enorme vantagem para assegurar a sobrevivncia e multiplicao do espcime. medida em que as condies ambientais favoreciam esta ou outra forma de vida, como seres telenmicos, as vantagens, muitas vezes surgidas ao acaso, iam sendo registradas em cdigos genticos que possibilitavam resguardar e passar adiante caractersticas positivas para sobreviver em um conjunto de condies ambientais. Aqueles que, casualmente, dispunham de melhores condies adaptativas permaneciam e transmitiam suas caractersticas aos descendentes. Os demais iam desaparecendo por inadaptao para a sobrevivncia. Uma forma de contribuio para este continuum de sucesso na reproduo e evoluo foi a blendagem de cdigos genticos. Seres vivos da mesma espcime cruzando genes para fortalecer traos positivos e reduzir o impacto de traos negativos. Este ser criativo, capaz de simular situaes subjetivas, desenvolver idias e artefatos, alcanou um grande sucesso, alterando a lgica dos seres vivos movidos at ento pelo determinismo gentico. Esta capacidade de simular e criar levou o ser humano a questes cruciais para ele: Qual o sentido da vida? Por que existimos? Quem somos ns? De onde viemos e para onde vamos? Na falta de conhecimento e instrumentos cientficos para dar respostas a estas questes, comea a surgir entes simblicos, a alma, divindades, que justificassem a origem da vida, o seu sentido, amortecendo toda a angstia existencial que esta dvida suscitava. A necessidade de impor regras e princpios ticos que garantissem a cooperao e a estabilidade social dos grupos de modo a assegurar a sua sobrevivncia, tambm vieram a dar flego e esta elaborao do sagrado. Esta abordagem anmica, logo se estabeleceu e se disseminou pelos quatro cantos por onde o ser humano se estabeleceu, se ajustando

de acordo com a cultura e as necessidades dos grupos. Durante milnios a explicao da origem da vida, de seu sentido, passou a ser feita unicamente a partir desta abordagem anmica. Tambm a conduta tica e moral tinha como gestores seres anmicos superiores ou controles extra fsicos, inacessveis diretamente por seres vivos. Esta concepo passou a ser introjetada no mais profundo conjunto de crenas e valores humanos, passsando de gerao a gerao. No domnio terreno, estas entidades anmicas tinham os seus representantes carnais atravs das diversas religies e estruturas organizacionais ou igrejas que se alastraram pelos continentes. Era a primeira onda do conhecimento humano. Evidentemente, durante todo este tempo, surgiram mentes dissidentes que tentavam dar respostas, luz da razo, com base cientfica, e em experincias e fatos comprovados, da realidade dos fatos histricos e cientficos. Muitos destes cientistas dissidentes foram veementemente negados e at mesmo punidos, seno com a prpria vida por contrariar a verdade dominante. Verdade que servia de escudo para o exerccio do poder e da dominao por lideranas inescrupulosas, leigas e religiosas. Mais tarde, no ocidente, especialmente, na religio judaico-crist, surge uma diviso entre o sagrado e o profano. Esta diviso favoreceu o surgimento da filosofia, s vezes anmica, s vezes pr-cientfica. Principalmente na Grcia antiga, na China e em alguns pases rabes, respostas eram formuladas por pensadores que buscavam no s o vis divino, mas tambm a prpria razo para esclarecer a vida e seu sentido. Esta segunda onda da busca do conhecimento tinha que se ajustar ao mtodo sagrado dominante e, por no dispor ainda do aporte cientfico necessrio, se baseava muito mais na emoo, em sentimentos, em tica para tentar explicar o homem e a vida. Este novo paradigma levou o ser humano a uma viso romntica de si mesmo, ainda no conectada a sua realidade biolgica e gentica. . Esta segunda onda - a filosofia ia em busca de respostas para as angstias existenciais que atormentavam a mente humana, atravs de explicaes muito mais calcadas em mtodos de deduo empricos, sem uma base efetivamente cientfica. A cincia continuava o seu caminho, sofrendo ainda forte represso por parte do poder animista dominante. A terceira onda, a cincia, que vem se consolidando muito recentemente como nica fonte real de respostas para estas grandes questes da humanidade, ainda no atingiu o seu apogeu. Ainda que explique a origem e o sentido da vida atravs de evidncias concretas, sofre represso por parte daqueles que perdem o poder diante do desmascaramento de seu mundo imaginrio atravs do qual exercem o domnio das pessoas. Para aqueles que tem crenas muito cristalizadas, tambm difcil, seno impossvel, aceitar, de uma hora para outra, o desmoronamento de todo um sistema fortemente estruturado de

crenas e valores. Esta terceira onda como um verdadeiro "tsunami" rompe com uma longa crena em um Deus controlador e da alma como a essncia do ser humano. Traz a realidade de que estamos sozinhos no universo. No temos um ser superior a nos proteger e conduzir. Este novo paradigma cria um vazio existencial que somente o prprio homem pode preencher. Destri a figura de um Deus benevolente que, ao final das contas, ir resolver os problemas da humanidade, desde que se sujeite a determinadas regras ou mandamentos. D ao ser humano uma responsabilidade total pela sua perpetuao e felicidade. Agora no existe mais um ser simblico a quem recorrer para resolver os problemas insolveis. O prprio ser humano passa a ser protagonista de sua histria e nico responsvel pelo seu futuro e da prpria humanidade, pela interao com as demais foras douniverso. Mas, ao contrrio de causar uma angstia, este novo posicionamento existencial coloca o controle da vida na prpria mo do homem. Ele, e somente ele, de acordo com as suas atitudes e capacidade de interagir positivamente com o universo poder assegurar a perpetuao e felicidade da humanidade. As suas decises sobre como utilizar os atributos que dispe a sua inteligncia e habilidade, definiro a histria da humanidade daqui para a frente. A sua capacidade de enxergar alm de si mesmo, os outros seres humanos, os outros seres vivos ou inanimados, enfim todo o universo como parte de si mesmo e do qual dependente para sobreviver e ser feliz, ser a chave para sua perpetuao no mundo. Este novo ser criador, feito agora a imagem e semelhana daquele mito anmico imaginado pelos ancestrais, agora tem o poder sobre si mesmo e sobre o universo. A evoluo outorga-lhe um imenso poder, mas tambm uma grande responsabilidade. Agora ele pode explicar e at mudar o destino da vida. Para o bem e para o mal.

Postado por T. Felicssimo s 12:28 0 comentrios

Links para esta postagem

Reaes:
SBADO, 3 DE ABRIL DE 2010

O PODER DA MENTE ESSENCIAL: CIENCIA E TECNOLOGIA, A SERVIO DO BEM OU DO MAL ?


Postado por T. Felicssimo s 16:32 0 comentrios Links para esta postagem

Reaes:

O PODER DA MENTE ESSENCIAL: CASAMENTO E FAMLIA


O PODER DA MENTE ESSENCIAL: CASAMENTO E FAMLIA
Postado por T. Felicssimo s 16:05 0 comentrios Links para esta postagem Marcadores: poder da mente, ser feliz o poder da mente, ser feliz, vida simples

Reaes:
DOMINGO, 24 DE JANEIRO DE 2010

"SECOND LIFE" O FUTURO DO SER HUMANO


O poder da mente est em saber usar o contedo de informao gentica em nosso "banco de informaes" interior. Ns somos informao acima de tudo. Veja este desafio que voc certamente nunca pensou a respeito. No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus Verbo, informao. No princpio era informao, era o gene (gnesis, comeo, princpio, origem). A origem de tudo a informao. Nosso gene possui um banco de informaes para construo e multiplicao de si mesmo. Nele esto as instrues para construo, manuteno, multiplicao e destruio do corpo, um artefato construdo para proteger e multiplicar o prprio gene. Estas informaes sero atualizadas a cada reproduo, fazendo com que tenhamos um complexo e atualizado banco de informaes com estratgias para viver e multiplicar. Nosso corpo, que julgamos ser o principal em ns mesmos, nada mais que uma estratgia do gene para garantir a sua perpetuao. O corpo vai se renovando a cada reproduo, mas ele, o nosso princpio, o nosso gene, continua, sempre e sempre. Ele no acaba, mas se renova pela semente que o reconstri atualizando o design de seu invlucro, o corpo, a partir das necessidades de adaptao s mudanas

ambientais e sociais existentes, seno sua funo ficaria vulnervel. Crescei e multiplicai-vos: esta a funo do corpo. Esta a instruo gentica que ele recebe: desenvolver-se, reproduzir e perpetuar o gene. Tudo que nosso corpo faz, desde a primeira clula isto. Forma a si mesmo em um design funcional, seguindo um programa com instrues predefinidas , cruza e se reproduz. Dentro de si, guarda o gene. Depois de perder a utilidade, recicla. Cada etapa de desenvolvimento do corpo seguida detalhadamente de acordo com as instrues que garantam a sua sobrevivncia. Temos a forma que a etapa requer. Quando beb, ainda em formao, temos uma forma fsica que inspira proteo, ajuda, cuidado. Quando jovens, temos a forma que inspira fora, trabalho, reproduo. Quando maduros, temos uma forma fsica que no deve mais inspirar reproduo, fora, mas sabedoria, cooperao, liderana. J na velhice, prximos da transcedncia, inspiramos novamente proteo, introspeco, fragilidade, transcedncia. Todas estas etapas so naturais e tentar permanecer em uma delas um grande erro como veremos depois. Ento, o que realmente ns somos, a nossa essncia, seno um sistema de informaes, integrado, flexvel, que se perpetua em conjunto a outras formas, ad eternum. Nunca morremos, apenas o nosso invlucro se renova e se recicla. Mas no somos individuais. No existimos sem o sistema que nos envolve. Somos parte dele, como nossa mo parte do nosso corpo. Devido a esta viso incorreta que ns somos o nosso corpo, indivduos, tudo que desenvolvemos cientficamente voltado para ele. Para que o nosso corpo fsico/mental tenha prazer. E como este complexo e sofisticado banco de informaes atualizado gerenciado ? De uma maneira chocantemente simples. Atravs de um sistema binrio de comando: Se acontecer tal coisa, ento faa isto ou no faa isto. Caso o resultado seja positivo em termos de manter o corpo e multiplicar ento memorize a ao para repetir, ou para no repetir se no trouxe bom resultado. E como a ordem dada? No por cdigos de palavras, mas por sensao, por experincia fsica ou mental (que so a mesma coisa). Se fazemos algo correto somos compensados com uma dose qumica que ns chamamos de prazer. Para no repetir, somos punidos com uma dose qumica que ns chamamos de sofrimento (que pode ser fsico ou mental). Por exemplo, se est muito frio o que pode ocasionar dano ao corpo, recebemos a ordem de buscar uma fonte de calor. Ento nos aproximamos, por exemplo, do fogo. Ao aquecer o corpo, somos compensados com uma sensao de prazer. Mas se no nos aproximamos sentimos uma falta, uma abstinncia que nos causa um mal estar, um sofrimento. Se colocamos a mo no fogo diretamente, sentimos dor fsica para nos dizer: evite isto. Este o mtodo simples, eletro-qumico de gesto das informaes e procedimentos fsicos e psicolgicos. Alguns destes procedimentos so automticos e a mente no participa, a menos que haja uma interrupo ou falta. Outros so aprendidos e repetidos. A cada experincia, arquivamos o resultado se for considerado til para repetir ou evitar, ou o descartamos da memria se no for significativo para viver e reproduzir em conjunto com o ambiente que nos cerca.

Assim aconteceu e acontece com todos os seres vivos. At que um deles desenvolveu a capacidade de reconhecer-se, de pensar e controlar algumas de suas aes. O homem, a partir de mudanas fsicas nas mos, da posio ereta liberando as mos, da capacidade de usar o fogo e produzir artefatos complementares a si mesmo, modificou totalmente esta condio. Estas mudanas produziram uma expanso do crebro e a capacidade de raciocnio. A metfora de Ado e Eva e a expulso do paraso perfeita para este momento da humanidade. Conhecer a rvore do bem e do mal. Poder pensar e criar alm daquilo que a natureza oferecia. Sair da condio de viver de acordo com a natureza e criar coisas artificiais e complementares. Entretanto esta capacidade de desenvolver novas coisas, artificiais e a deciso sobre o que fazer continuou submetida ao gestor da mente que comanda: faa isto e ter compensao qumica (neurotransmissores, hormnios, etc.) ou seja o prazer, se no fizer ou fizer errado, ter sofrimento. Se fizer certo ter a dose aumentada de prazer. O propsito gentico destes comandos, obrigando a seguir um determinado comportamento, sempre foi o de manter e reproduzir o corpo e o gene. O prazer no alimento era para ingesto de certos alimentos que resultam em nutrio e sade e de confraternizao, cooperao. O propsito da atividade sexual de selecionar o parceiro melhor reprodutor e reproduzir, alm de induzir unio, pacificao e cooperao. O abrigar-se, o formar grupo, etc. sempre tiveram o propsito de manter e reproduzir o corpo e a sociedade que so inseparveis, para, no final, perenizar o gene. Mas a mudana promovida pelo ser humano de complementar a natureza pela criao artificial, rompeu com este propsito da natureza. O OBJETIVO DEIXOU DE SER A REPRODUO E A MANUTENO DO CORPO E GENE PARA SER A COMPENSAO QUMICA PURA E SIMPLESMENTE. Ou seja, o que era um meio (o prazer e a dor), uma linguagem, um sistema de comando, passou a ser um fim em si mesmo. Se eu posso criar um comando artificial para receber minha dose de prazer, ento por que perder tempo. O acar engana o gestor do crebro parecendo que est fornecendo mais energia, sem problemas, ento vou comer acar e receber o prazer. O sexo d prazer, ento no precisa da reproduo ou unio, basta o orgasmo. O entretenimento estimula o neurotransmissor ao prazer, ento vamos nos divertir, no importa para que, isto basta. Certas substncias estimulam os neurotransmissores ao prazer, ento vamos fumar, cheirar, beber. O nosso crebro no acompanhou esta mudana de poder criar coisas artificiais e no distingue se a ao ser ou no benfica ao corpo. Desde que se enquadre nos cdigos genticos registrados. O homem trocou o meio (prazer e sofrimento) pelo fim (preservar a vida e reproduzir). Aparentemente este o paraiso, pois s prazer e prazer. Mas, ele no percebe que esta transgresso a sua prpria destruio. a fonte de todo sofrimento. Pois o nosso crebro est programado para cada vez aumentar mais a dose de prazer. Precisamos de mais e mais para sermos recompensados. Buscamos nossa dose de prazer cada vez maior de vrias maneiras. Drogas como maconha, crack, cocana, lcool ou diverso, emoo, conforto, comidas gostosas, coisas bonitas, orgasmo, orgasmo, religio.

Tornamos-nos escravos de nosso vcio. Dependentes das drogas. Somos todos dependentes qumicos e usamos formas diferentes mas no menos perigosas de ganhar a nossa dose diria. Os nossos fornecedores so os nossos dolos. Precisamos desesperadamente deles. Sociedade, natureza, famlia, filho, cooperao, amor, precisam ser substitudos por diverso, coisas bonitas e gostosas, conforto, beleza, sexo, emoo, religio, etc. A cooperao e a solidariedade so substitudas pelo egosmo e individualidade, pela violncia para conseguir a minha dose imediata de prazer. Desejo e prazer o lema. Esta dependncia extrema do externo para se sentir bem o inferno. Samos do paraso. Precisamos utilizar esta nossa inteligncia de modo a harmonizar com nosso propsito inicial, com a nossa prpria natureza, a natureza pura. Precisamos ser livres das drogas, para realmente sermos felizes. Prazer no felicidade, ao contrrio do que somos induzidos a pensar. Felicidade liberdade, ou no dependncia total do externo para nossa paz, tranqilidade. Felicidade a capacidade harmonizar a nossa natureza com a nossa natureza real e com o todo, pois fazemos parte dele. termos o prazer como meio e no como fim, assim no dependermos tanto de coisas externas. Estamos na era da experincia, do prazer. Tudo que criamos para aumentar a sua produo. Mas esta busca frentica tem seu preo. Sade debilitada, mentes debilitadas, egosmo, abandono de famlia, filhos, individualismo, violncia, stress, poluio, mudanas ambientais e tantas outras conseqncias perigosas. Ser este o mundo que queremos realmente? Ser este o caminho da felicidade ? De repente percebemos que no. Mas, depois de viciado o crebro no consegue mais retornar, sem um enorme sacrifcio. Ele manda continuar naquilo que ele acha que bom para viver e reproduzir e passa a punir se no fizer. Por isto to difcil deixar as drogas, sejam elas quais forem (cocana, sexo inconseqente, religio, diverso, beleza, comida, etc.). Presso fsica e psicologia, grande sofrimento aos transgressores. Se queremos mudar teremos uma longa batalha pela frente. Precisamos ser guerreiros persistentes e corajosos. Precisamos retornar ao paraso. Voltar nossa verdadeira natureza onde o prazer apenas um meio para nos direcionar para uma alimentao saudvel, uma relao saudvel com o ambiente, com o prximo e conosco mesmos. Ter uma vida essencial. O ser humano est s portas de um novo salto tecnolgico. Descobriu que a nossa essncia gentica a informao e comea a interferir nela. Depois de esgotar e perceber que fazer coisas artificiais para o corpo no assegura o prazer pois o nosso crebro ir pedir mais e mais, ele comea a mexer na mente. Estamos s vsperas de ter as nossas mentes alteradas por chips que nos tornaro avatares de ns mesmos. Vamos buscar o prazer mudando nossas mentes como uma second life. Poderemos fazer com que nos achemos a pessoa mais bonita do mundo, transando com grande prazer, etc. etc. No sentir culpa, nem sofrimento. Mas o engano continua o mesmo: a busca do prazer. Desta vez, a brincadeira comea a ficar muito sria e no ter mais volta. Ser que podemos interromper esta alucinada e perigosa corrida em busca do prazer? Ser que poderemos colocar nossa capacidade criativa no caminho que realmente

traz a felicidade ? Precisamos fazer alguma coisa antes que seja tarde. Comece tendo uma mente e uma vida essencial. Viver apenas com o necessrio, e este necessrio deve ser consciente. Harmonia com nossa natureza e com o todo. Vivendo sem adjetivos<b> A mente do ser humano moderno muito dualista. Esta dualidade se expressa no uso de adjetivos. Estamos sempre atribuindo qualidades s pessoas, s coisas, aos sentimentos. Uma mulher sensual, um homem viril, uma comida gostosa, uma cama confortvel, um filme engraado, uma partida de futebol emocionante, uma criana fofa, uma paisagem bonita, etc. Mas o que ser sensual, bonito, viril, gostoso ? Por que eu me apaixono por uma mulher bonita e sensual ? Por que eu desejo tanto uma comida bem saborosa? Na verdade a nossa mente est nos dizendo: Esta mulher, ( ou este homem), tem as caractersticas de ser uma boa reprodutora para nosso gene, ento sinta-se atrado por ela, tenha forte desejo dela. Se no ficar com ela ou ele, sofrer abstinncia de neurotransmissores. Se ficar e manter relao sexual, ser compensado com sua dose qumica. Esta comida contm acar ou gordura e vai lhe dar energia, portanto sinta forte atrao por ela. Se no a consumir ir ser punido por sofrimento de falta ou fome. Mas se comer receber a recompensa de uma dose de dopamina, ou serotonina, ou outra ina qualquer. Nosso pensamento aparentemente romntico e refinado na verdade, est sendo conduzido por nossos mais primitivos instintos. No uma deciso livre nossa. uma ordem dele, de nosso cdigo gentico, ainda que, muitas vezes enganado pela nossa troca da funo do desejo como motivador de aes para viver e reproduzir, para simplesmente ter prazer a qualquer custo. Assim, se queremos ser realmente felizes, ou seja,. Livres e realizados, precisamos perceber as coisas em sua verdadeira natureza: destituda de adjetivos. Vemos uma mulher, um homem, uma criana, uma paisagem, uma comida como realmente so, sem ser bom ou ruim, bonito ou feio, engraado ou triste, como so em sua essncia. Assim podemos decidir se queremos ou no, se precisamos ou no para um objetivo real e verdadeiro. A comida no tem que ser a mais apetitosa, mas a mais nutritiva e assim passa a ser boa. A paisagem assim e se no existir no sofremos. No precisamos desta emoo falsa, mas de uma verdadeira e necessria. Poderemos ter mais capacidade de dissernimento e criar menos dependncia externa. Assim, poderemos ver o substantivo como tal, sem valores que no so necessrios e essenciais.

Autor: Trajano Oliveira

Reaes:
SEGUNDA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2009

CASAMENTO E FAMLIA
Casamento, famlia, felicidade. O que estas palavras tem em comum. A todo momento estamos ouvindo dizer que a famlia, o casamento, so instituies falidas. Realmente, a cultura da era do prazer no comporta um relacionamento que no signifique obteno constante de prazer com um mnimo de responsabilidade. A sociedade atual cada vez mais est viciada em prazer. Tanto o homem, como a mulher neste sculo, buscam, atravs das pessoas, um modo de obter o mximo de prazer sexual, emocional, etc. Quais as recompensas prazerosas (e no de felicidade real) que o outro pode me dar. Ser jovem, bonito(a) e sensual o passaporte para o sucesso. As mulheres, que antes criticavam os homens por envolverem-se sempre em relacionamentos casuais, apenas pelo sexo, agora querem o mesmo. Famlia, filhos, passam a ser um empecilho para uma vida de prazeres. Cuidar e ficar no lar uma priso, um sacrifcio a que poucas e poucos esto dispostos. O lar um lugar onde se pode viver uma vida essencial e feliz, mas a mente viciada no consegue perceber esta oportunidade. Sua necessidade de constante prazer inconseqente empurra-o, cada vez mais, para o egosmo. Os valores so alterados da mesma maneira que o so quando algum viciado em outras drogas como cocana ou crack. O que vale ter mais uma dose, seja l o preo que for. Quem no colaborar com isto deve ser abandonado. Assim a famlia, os filhos, o lar so deixados pelo vcio. A deciso por um casamento e constituio de famlia requer uma mente essencial. O casamento no um meio de encontrar algum exclusivamente para a satisfao sexual e emocional egosta. O casamento um projeto de vida sistmico e altrusta que compreende as duas pessoas e tambm os filhos e demais familiares. A finalidade do casamento fazer com que todos compartilhem da felicidade que viver em famlia e, em conjunto contriburem para um mundo melhor para todos. uma oportunidade de experimentar uma vida essencial, cooperativa. Com a menteegosta e voltada para o prazer inconseqente, impossvel viver um casamento e constituir uma famlia. Se a sua escolha o prazer pelo prazer e no a felicidade, ento esquea o casamento. Voc tem o poder de sua mente para saber escolher. Use-o.
Postado por T. Felicssimo s 17:25 2 comentrios Links para esta postagem Marcadores: poder da mente, ser feliz casamento, famlia, felicidade, mente essencial, o poder da mente, ser feliz, vida essencial, vida simples

Reaes:

JUVENTUDE ETERNA

O poder da mente pode nos conduzir felicidade ou ao simples prazer momentneo. Precisamos aprender a distinguir entre ambos. Uma das conseqncias da era da experincia, da era do prazer, a extrema valorizao do jovem e do bonito. Buscamos de toda maneira sermos jovens, bonitos e desejveis. Assim podemos usufruir de todos os prazeres que o mundo nos oferece, pois somos desejados como objetos do prazer. O envelhecimento algo terrvel para a sociedade atual. Buscamos de todo modo sermos, ou pelo menos parecermos, eternamente jovens. Tudo que jovem bom e bonito, tudo que velho ruim e feio. Muitos pensam que esta abordagem est relacionada com o fato de que o envelhecimento nos aproxima do fim, lembranos da morte. E lembrar a morte tudo que no queremos. Fugimos dela desesperadamente. Academias de ginstica, clnicas para procedimentos cirrgicos rejuvenescedores, cosmsticos, roupas joviais, corpos malhados, bronzeados e enfeitados. Cosmticos para cada pedacinho do corpo, xampus para cada tipo de cabelo, maquiagem, suplementos e tantos outros itens que nos tornam jovens, bonitos e sensuais. O conceito de bonito muito relativo. Adjetivos so conceitos abstratos que adicionam um valor a algo. O que chamamos de uma pessoa bonita nada mais que a traduo feita pelo nosso crebro como: capaz de multiplicar e manter com sucesso o gene. O sentido de nosso corpo to somente de ser um fiel guardio de nosso gene, garantindo a sua sobrevivncia e multiplicao. Depois disso, tornamo-nos descartveis. O gene no morre. Multiplica-se e se renova para continuar sempre e sempre. O gene fabrica o corpo como um recurso para sua prpria manuteno e perpetuao. Este aparelho que ns chamamos de corpo e at damos um cdigo especfico para cada um (o nosso nome) elaborado pelo nosso gene, a partir de um manual de fabricao o nosso genoma. um artefato interessante porque vai se modificando a cada etapa da necessidade do gene. como um computador que vamos fazendo upgrades, uma ampliao de memria, um novo perifrico, um novo componente medida que precisamos deles. Na primeira etapa (a que chamamos de infncia) nosso corpo est em fabricao e instalao dos diversos softwares. Como no tem ainda autonomia e depende de outros para se manter, tem um formato que leva o crebro dos outros a sentir carinho, vontade de ajudar, etc. Quem no se encanta com um beb, bem fofinho e sorridente. Como est em fase de construo final, precisa de insumos alimentos prprios para esta etapa- e ateno. Portanto, no incio, sua forma, capacidade, linguagem e percepo esto voltadas para este fim. Chora, come, dorme, elimina resduos e vai se desenvolvendo. Esta forma fsica importante para a sua sobrevivncia. Depois passa para a etapa seguinte a juventude. Nesta etapa tem uma conformao fsica que o torna sexualmente atraente e capaz de atividades fsicas e mentais de suprir alimentos e proteo alm da reproduo. Esta a etapa que o aparelho ir multiplicar e alimentar o gene. O corpo e o crebro esto preparados para isto. A aparncia ento de um corpo sexualmente atraente, forte, gil, pronto para atrair parceiros sexuais e caar alimentos para si e para a prole. Em seguida vem a etapa da maturidade. O corpo no precisa e nem deve mais ter a conformao de atrao sexual e ser forte, pois sua funo agora outra e precisa estar preparado para ela. Nesta etapa o gene precisa do aparelho para uma funo mais social e de cooperao. Precisa cuidar da famlia que se formou a partir da reproduo. Se nas etapas anteriores era preciso pensar mais em si mesmo, agora precisa pensar

no grupo. Liderana, conhecimento, afeio, cooperao, integrao dos membros do grupo so suas novas e importantes funes. O crebro vale mais do que o corpo. Algumas funes do corpo so inibidas para dar lugar a esta nova funo mental. A aparncia se transforma para no mais inspirar desejo sexual, de reproduo e de fora fsica, para uma forma que inspira confiana, ternura, cooperao, conhecimento, liderana. Depois vem a etapa da transmutao. O aparelho cumpriu o seu papel, a sua utilidade. O grupo no depende mais dele para sobreviver e multiplicar. O corpo prepara-se agora para a transformao. Os insumos sero reciclados e reutilizados em novos aparelhos. O corpo inicia um processo de introspeco, de meditao. A mente, pouco a pouco, se une com o todo, com a paz de quem cumpriu sua misso. O corpo vai perdendo suas funes: no precisa mais de ouvir bem, no precisa mais enxergar longe, no precisa falar muito, no precisa de fora, de muito alimento. Precisa muito mais da mente para esta transmutao. Sua aparncia de fragilidade fsica, de paz, silncio, solido, respeito, meditao, introspeco. Inspira novamente cuidados de outros para dedicar-se a grande transformao. Portanto, dentro deste projeto natural, cada etapa tem suas caractersticas, funes, formas e experincias. Querer romper com esta mudana natural, querer permanecer nesta ou em outra etapa ignorncia, lutar contra sua prpria natureza e isto s traz sofrimento. A razo pela qual lutamos desesperadamente para ficarmos sempre na etapa da juventude porque mudamos nossa percepo do que felicidade. Pensamos que afelicidade termos apenas os prazeres que esto ligados a esta etapa da vida. O sexo como valor nico, como indutor de neurotransmissores. No conseguimos perceber que a felicidade consiste em viver cada etapa da vida em sua plenitude. Cada etapa nos completa totalmente quando vivida em sua totalidade. Querer estancar o ciclo da vida desconhecer que cada etapa igualmente importante e interessante. Basta saber vive-las. Vamos compreender a etapa da infncia, onde uma grande transformao acontece, ou seja, de preparao e montagem do corpo e da mente. Vamos dar apoio s crianas para que elas possam vivenci-la integralmente, no antecipando e no atrasando o seu processo. Vamos compreender a etapa da juventude, com sua misso de reproduo e suprimento, exigindo uma concentrao maior em si mesmo. Entretanto, precisamos cuidar em compreender que o prazer precisa ser um meio e no um fim. Precisa ter um motivo, atrelado a nossa verdadeira natureza, que a perpetuao da especie, da reproduo e da unio ou da afeio para com o outro. Se este conhecimento desaparece, ento surge o sexo somente pelo prazer e no pela reproduo e unio sendo o prazer um estmulo a estes fins. O filho deixa de ter o importante papel de ser a nossa continuidade para ser um estorvo ao prazer. Desenvolve-se o egosmo, o individualismo, o hedonismo, a vaidade, a violncia e a destruio de si mesmo e do outro. Homens e mulheres atualmente, entregaram-se ao prazer do sexo pelo sexo, mudando completamente os valores humanos com relao ao outro, ao filho, ao lar. Dai porque precisam ser eternamente jovens para usufruir da sensualidade, do outro como objeto de prazer. A supervalorizao da etapa da juventude to grande nesta nossa poca que, mesmo aqueles que acham que no precisa ter uma forma fsica eternamente jovem, justificam que a juventude est na mente e no no corpo, como se, de alguma forma o que bom mesmo ser jovem, ainda

que seja somente na mente. Por que a mente de uma pessoa madura ou senil pior do que a de uma pessoa jovem ? So mitos completamente equivocados. Depois precisamos compreender a importncia da etapa da maturidade, uma oportunidade de servir, de ter uma mente sistmica, de liderar, apoiar o grupo que atravessa as etapas anteriores e posterior. A famlia, a comunidade, a escola, o ambiente, precisam desta pessoa nesta etapa, para sobreviverem. Mas se no aceitamos a maturidade e queremos ficar teimosamente na juventude, deixamos de experimentar toda a felicidade que prpria da maturidade: unir as pessoas, cuidar do social, do coletivo, ensinar e apoiar os mais jovens. Precisamos compreender que, para cada etapa da vida temos uma forma fsica adequada, temos habilidades fsicas e mentais adequadas. No aceitarmos esta nossa verdadeira natureza, insistirmos neste desajuste, certamente, provoca grande sofrimento a ns e aos outros. No precisamos e nem devemos ser eternamente jovens, pois esta to somente uma das etapas para cumprir a nossa misso e to gratificante quanto as demais. Basta saber vive-las integralmente. Assim, o conceito de beleza deixa de ser um atributo para o prazer inconseqente para ser um atributo a forma e esttica apropriadas e necessrias a cada ciclo da vida. Ter filhos e cria-los, ter uma famlia para harmonizar, isto sim poderia proporcionar a verdadeira felicidade. A etapa da transmutao para nossa mentalidade da era do prazer um verdadeiro castigo. Aproxima-nos da morte e da ausncia de nossas doses do prazer. Sofremos muito antes pensando em chegar a esta etapa e durante o seu inexorvel porvir. Mas, precisamos compreender que nossa essncia no morre. Est ai, em nossos outros ns. Nossos genes esto e continuaro sempre. No somos separados de nossos antecedentes, nem de nossos descendentes, mas uma continuao, no separada. At o nosso prprio corpo que no nosso verdadeiro eu, ser transformado e continuar sobre novas formas. No existe morte, mas transformao. A ltima etapa com deste corpo, nesta forma tambm precisa ser mais bem compreendida. uma etapa de meditao, de preparao a grande transmutao. Precisamos ficar mais ss, em meditao, em silncio em preparao. Somos mais a nossa mente que o nosso corpo, portanto no precisamos muito mais dele. Ele ir em breve servir a novos propsitos. Precisamos nos desapegar dele. Teve a sua utilidade desta forma, mas agora precisa se renovar. Nossa mente amplia-se na percepo do todo. Integra-se neste todo e experimenta um enorme xtase. Infelizmente, nossa cultura do prazer e da valorizao da juventude no nos deixa aproveitar esta etapa to maravilhosa. A arte da felicidade compreender e viver plenamente cada etapa da vida. Para isto precisamos romper com o paradigma cultural hoje existente de que somente ser jovem bom e desabrochar a nossa mente essencial para viver feliz todas as etapas de nossa existncia.

Reaes:
SEGUNDA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2009

UM MUNDO MOVIDO PELO PRAZER INCONSEQUENTE

O poder de sua mente essencial pode mostrar-lhe qual o verdadeiro caminho para ser mais feliz Em minhas postagens anteriores, venho comentando como a humanidade est vivendo atualmente a era do prazer (o que alguns chamam de era da emoo, ou da economia da experincia ou ainda dos sonhos). O que realmente move as pessoas, nos tempos atuais, a frentica busca de uma experincia prazerosa. A sua dose diria e cada vez maior de hormnios e neurotransmissores que tragam uma recompensa fsica e mental de prazer. Estamos todos intoxicados e dependentes qumicos de estimulantes de prazer, quer seja atravs das drogas mais reconhecidas como a cocana, a maconha, o crack, o lcool, ppulas ou mesmo de outras, no consideradas como tal, porm no menos perigosas como: sexo, jogo, entretenimento, religio, comida, compras e outros. Tudo que possa receber o atributo de bonito, gostoso, emocionante, divertido est em alta. Questionar estes valores vigentes do sculo atual expor-se ao ridculo, a ser considerado careta, ultrapassado, moralista, beato, bobo, chato, e outros tantos atributos que nosso crebro nos prepara para afastar a possibilidade de aceitar tais idias. No existe a menor possibilidade de aceitar a idia de que estes valores no sejam realmente os melhores. Como seria uma vida sem grandes emoes, sem coisas bonitas e gostosas para nos dar prazer? Seria uma vida sem sentido, que no valeria a pena de ser vivida... E assim, a indstria vai fabricando novidades e mais novidades que nos enchem de surpresa e prazer. Aparelhos lindos e com mltiplos usos para o nosso deleite. Voc fala, ouve msica, v vdeos, acompanha seus dolos, as notcias de esporte, televiso, cinema. Fica sabendo de todos os acontecimentos emocionantes, v pessoas bonitas e interessantes, fala com outras tantas e at faz sexo virtual. Em um pequeno aparelhinho que est mais junto de voc do que qualquer outra coisa que no seja o seu prprio corpo (por enquanto) voc pode escolher toda espcie de experincias prazerosas que quiser. como um vidrinho de remdio que lhe fornece uma ppula estimulante em qualquer lugar e a toda hora. Basta abrir, ou melhor, basta ligar. Estas e tantas outras maravilhas criadas pelas brilhantes mentes humanas esto disposio das pessoas em aparelhos, em lojas, em restaurantes, em estdios esportivos, em salas de cinema e teatro, em galerias de arte, em igrejas, em clubes, em ofertas de turismo, em farmcias, bares, enfim, por todo lado. No interessa mais a ns, viciados em drogas, o verdadeiro sentido das coisas. Somos escravos de mais uma dose e mais uma de tantas drogas disponveis. Para beber queremos um refrigerante que contem ingredientes que estimulam o prazer e no gua que nos traz sade. Para comer queremos doces, carnes, comidas industrializadas deliciosas, estimulantes do prazer e no alimentos nutritivos e saudveis. Precisamos ser eternos jovens, bonitos e sensuais para sermos desejados e termos mais e mais orgasmo, de preferncia sem a pssima idia de engravidar e gerar um filho. No importa com quem nos envolvemos, nem por quanto tempo, desde que possua o principal atributo de nos levar s nuvens na cama. Precisamos de dinheiro, muito dinheiro para garantir a nossa dose cada vez maior de prazer. Assim, a cada dia mais, no importa o que fazemos para obter este recurso. Nossos dolos so nossos fornecedores de prazer. Por eles fazemos qualquer coisa, no importa o que sejam realmente como pessoas, desde que nos garantam saciar o nosso vcio. So artistas, jogadores de futebol, cantores, modelos, jovens gostosos e sensuais, lderes de igrejas, donos de fbricas de novidades,

traficantes de todo tipo e lugar. Como somos fortemente dependentes de suas drogas, por eles fazemos qualquer coisa. Precisamos terrivelmente deles. Mas tudo isto, tal como acontece com qualquer outro vcio, nunca nos levar a felicidade. Mas, ao contrrio, o prazer fortuito, a dose de neurotransmissores, de hormnios, por si mesma, sem o sentido de levar-nos a empreender e repetir aes que nos garantam uma vida saudvel e harmoniosa, nos leva ao stress, a angstia, depresso, falta de tica, violncia, ao egosmo. No por uma razo religiosa ou filosfica, mas cientfica ou biolgica. Somos geneticamente preparados para seguir um sistema de estmulos qumicos que nos recompensa com prazer ou sofrimento (falta de prazer), no sentido de nos impulsionar para buscar coisas que garantam a nossa sobrevivncia e reproduo. Esquivar-se de perigos, de coisas que possam afetar a nossa sade fsica. Buscar a repetio de aes que busquem a nossa sobrevivncia bem sucedida. Para isto existem os neurotransmissores, os hormnios, etc. Quando realizamos uma ao qualquer que contribua para nossa sobrevivncia e reproduo bem sucedida, ento somos recompensados com uma sensao de prazer e esta ao fica armazenada no nosso crebro para ser repetida. Caso no seja, sentimos um mal estar, ou se fazemos algo que no devamos do ponto de vista de viver e reproduzir com sucesso, somos castigados com uma sensao no prazerosa, ou de sofrimento, quer seja fsica ou mental. Ento o nosso crebro armazena esta informao para no ser repetida e assim no sofrer. como se ele comandasse: faa isto e ser bem recompensado, no faa aquilo pois ser punido. Entretanto, acostumamos com estas recompensas e passamos a desej-las no mais como um meio, uma mensagem para conduzir nossas aes, mas pelo somente pelo prazer que elas nos proporcionam. No importa mais o motivo de nossas aes, mas a garantia de recompensas, to somente. Aprendemos a enganar nosso prprio crebro, nossa prpria mente. Para mim, esta a verdadeira analogia com a histria de Ado e Eva e a expulso do paraso. Deixamos de viver o nosso paraso, o jardim de den, a nossa verdadeira natureza, para nos arriscarmos no bem e no mal, no prazer e sofrimento, num mundo que no nossa verdadeira morada. Entramos no Samsara, no mundo sensorial, do prazer inconseqente. E qual o problema se to gostoso? a mesma resposta que podemos dar a um viciado de outras drogas como o crack ou lcool. Nosso crebro ir demandar uma dose cada vez maior e. se no tivermos, iremos sofrer muito a falta, mental e fisicamente. O outro lado do prazer inconseqente a doena, o stress, a depresso, o egosmo, a violncia, a destruio individual e coletiva. E isto no um exagero, como gostaramos de acreditar. O caminho de volta ao paraso existe, mas muito, muito difcil. Precisamos de um tratamento como de qualquer outro viciado em drogas. Primeiro precisamos lutar contra nosso prprio crebro que se nega a aceitar a mudana (para ele o que fazemos est certo). Esta atitude por si s j muito, mas muito difcil de ser tomada. Depois precisamos reeducar o nosso crebro para que ele reaprenda e armazene as informaes corretas. outra batalha muito difcil. Mas... no final vale muito a pena. Precisamos correr para salvar a ns mesmos e ao mundo. E urgente. agora. O poder de nossa mente essencial pode nos mostrar o caminho. Mas precisamos fazer uma escolha.
,

Reaes:
QUARTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2009

A ERA DA EXPERINCIA EMOCIONAL


A ERA DA EXPERINCIA O poder da mente para buscar o que essencial para a sua felicidade e no simplesmente a experincia sensorial inconsequente. Em minhas postagens anteriores, venho comentando como a humanidade est vivendo atualmente a era do prazer (o que alguns chamam de era da emoo, ou da economia da experincia ou ainda a era dos sonhos). O que realmente move as pessoas, nos tempos atuais, a frentica busca de uma experincia prazerosa. A sua dose diria e cada vez maior de hormnios e neurotransmissores que tragam uma recompensa fsica e mental de prazer. Estamos todos intoxicados e dependentes qumicos de estimulantes de prazer, quer seja atravs das drogas mais reconhecidas como a cocana, a maconha, o crack, o lcool, ppulas ou mesmo de outras, no consideradas como tal, porm no menos perigosas como: sexo, jogo, entretenimento, religio, comida, compras e outros. Tudo que possa receber o atributo de bonito, gostoso, emocionante, divertido est em alta. Questionar estes valores vigentes do sculo atual expor-se ao ridculo, a ser considerado careta, ultrapassado, moralista, beato, bobo, chato, e outros tantos atributos que nosso crebro nos prepara para afastar a possibilidade de aceitar tais idias. No existe a menor possibilidade de aceitar a idia de que estes valores no sejam realmente os melhores. Como seria uma vida sem grandes emoes, sem coisas bonitas e gostosas para nos dar prazer? Seria uma vida sem sentido, que no valeria a pena de ser vivida... E assim, a indstria vai fabricando novidades e mais novidades que nos enchem de surpresa e prazer. Aparelhos lindos e com mltiplos usos para o nosso deleite. Voc fala, ouve msica, v vdeos, acompanha seus dolos, as notcias de esporte, televiso, cinema. Fica sabendo de todos os acontecimentos emocionantes, v pessoas bonitas e interessantes, fala com outras tantas e at faz sexo virtual. Em um pequeno aparelhinho que est mais junto de voc do que qualquer outra coisa que no seja o seu prprio corpo (por enquanto) voc pode escolher toda espcie de experincias prazerosas que quiser. como um vidrinho de remdio que lhe fornece uma ppula estimulante em qualquer lugar e a toda hora. Basta abrir, ou melhor, basta ligar. Estas e tantas outras maravilhas criadas pelas brilhantes mentes humanas esto disposio das pessoas em aparelhos, em lojas, em restaurantes, em estdios esportivos, em salas de cinema e teatro, em galerias de arte, em igrejas, em clubes, em ofertas de turismo, em farmcias, bares, enfim, por todo lado. No interessa mais a ns, viciados em drogas, o verdadeiro sentido das coisas. Somos escravos de mais uma dose e mais uma de tantas drogas disponveis. Para beber queremos um refrigerante que contem ingredientes que estimulam o prazer e no gua que nos traz sade. Para comer queremos doces, carnes, comidas industrializadas deliciosas, estimulantes do prazer e no alimentos nutritivos e saudveis. Precisamos ser eternos jovens, bonitos e sensuais para sermos desejados e termos mais e mais orgasmo, de preferncia sem a pssima idia de engravidar e gerar um filho. No importa com quem nos envolvemos, nem por quanto tempo, desde que possua o principal atributo de nos levar s nuvens na cama.

Precisamos de dinheiro, muito dinheiro para garantir a nossa dose cada vez maior de prazer. Assim, a cada dia mais, no importa o que fazemos para obter este recurso. Nossos dolos so nossos fornecedores de prazer. Por eles fazemos qualquer coisa, no importa o que sejam realmente como pessoas, desde que nos garantam saciar o nosso vcio. So artistas, jogadores de futebol, cantores, modelos, jovens gostosos e sensuais, lderes de igrejas, donos de fbricas de novidades, traficantes de todo tipo e lugar. Como somos fortemente dependentes de suas drogas, por eles fazemos qualquer coisa. Precisamos terrivelmente deles. Mas tudo isto, tal como acontece com qualquer outro vcio, nunca nos levar a felicidade. Mas, ao contrrio, o prazer fortuito, a dose de neurotransmissores, de hormnios, por si mesma, sem o sentido de levar-nos a empreender e repetir aes que nos garantam uma vida saudvel e harmoniosa, nos leva ao stress, a angstia, depresso, falta de tica, violncia, ao egosmo. No por uma razo religiosa ou filosfica, mas cientfica ou biolgica. Somos geneticamente preparados para seguir um sistema de estmulos qumicos que nos recompensa com prazer ou sofrimento (falta de prazer), no sentido de nos impulsionar para buscar coisas que garantam a nossa sobrevivncia e reproduo. Esquivar-se de perigos, de coisas que possam afetar a nossa sade fsica. Buscar a repetio de aes que busquem a nossa sobrevivncia bem sucedida. Para isto existem os neurotransmissores, os hormnios, etc. Quando realizamos uma ao qualquer que contribua para nossa sobrevivncia e reproduo bem sucedida, ento somos recompensados com uma sensao de prazer e esta ao fica armazenada no nosso crebro para ser repetida. Caso no seja, sentimos um mal estar, ou se fazemos algo que no devamos do ponto de vista de viver e reproduzir com sucesso, somos castigados com uma sensao no prazerosa, ou de sofrimento, quer seja fsica ou mental. Ento o nosso crebro armazena esta informao para no ser repetida e assim no sofrer. como se ele comandasse: faa isto e ser bem recompensado, no faa aquilo pois ser punido. Entretanto, acostumamos com estas recompensas e passamos a desej-las no mais como um meio, uma mensagem para conduzir nossas aes, mas pelo somente pelo prazer que elas nos proporcionam. No importa mais o motivo de nossas aes, mas a garantia de recompensas, to somente. Aprendemos a enganar nosso prprio crebro, nossa prpria mente. Para mim, esta a verdadeira analogia com a histria de Ado e Eva e a expulso do paraso. Deixamos de viver o nosso paraso, o jardim de den, a nossa verdadeira natureza, para nos arriscarmos no bem e no mal, no prazer e sofrimento, num mundo que no nossa verdadeira morada. Entramos no Samsara, no mundo sensorial, do prazer inconseqente. E qual o problema se to gostoso? a mesma resposta que podemos dar a um viciado de outras drogas como o crack ou lcool. Nosso crebro ir demandar uma dose cada vez maior e. se no tivermos, iremos sofrer muito a falta, mental e fisicamente. O outro lado do prazer inconseqente a doena, o stress, a depresso, o egosmo, a violncia, a destruio individual e coletiva. E isto no um exagero, como gostaramos de acreditar. O caminho de volta ao paraso existe, mas muito, muito difcil. Precisamos de um tratamento como de qualquer outro viciado em drogas. Primeiro precisamos lutar contra nosso prprio crebro que se nega a aceitar a mudana (para ele o que fazemos est certo). Esta atitude por si s j muito, mas muito difcil de ser tomada. Depois precisamos reeducar o nosso crebro para que ele reaprenda e armazene

as informaes corretas. outra batalha muito difcil. Mas... no final vale muito a pena. Precisamos correr para salvar a ns mesmos e ao mundo. E urgente. agora. Com o poder da mente podemos escolher entre viver experincias prazerosas que nos tornam dependentes ou viver a plena felicidade. A escolha nossa.

You might also like