You are on page 1of 3

O comportamento humano - temperamento, personalidade e carter Sabemos que cada um atua de forma diferente em determinadas situaes.

. Contudo, se no h essa compreenso de que cada um diferente, surgem discusses das mais variadas. Iniciaremos o estudo falando sobre o comportamento humano que se resume em:

Temperamento: a combinao de caractersticas que herdamos de nossos pais. So os estados de humor e as reaes emocionais de uma pessoa, ou seja, o modo de ser. Ningum sabe onde reside o temperamento, alguns acham que seja em algum lugar da mente ou do centro emocional ligada ao corao. Personalidade: formado por dois aspectos bsicos: 1) Hereditrios: por aquilo que o beb recebe de herana gentica de seus pais (estatura, cor dos olhos, da pele, temperamento, reflexos musculares etc.) e 2) Ambientais: so experincias vividas que iro dar suporte e contribuir para a formao da personalidade (cultura, hbitos familiares, crenas, grupos sociais, escola, responsabilidade, moral e tica, etc.). Carter: influenciado pelo temperamento e personalidade, o conjunto das qualidades boas ou ms de um indivduo que lhe determina a conduta como a pessoa age. Com essas definies vamos enfatizar o temperamento que influencia tudo aquilo que fazemos (hbitos do sono, hbitos de estudar, estilo de alimentao, at a maneira de como nos relacionamos com as pessoas).

H 2.500 anos, Hipcrates (considerado pai da medicina), classificou o temperamento da espcie humana em quatro tipos bsicos: sangneo, colrico, melanclico e fleumtico. 1.1 Temperamento Sanguneo Qualidades Comunicativo, eufrico, destacado, entusiasta, afvel, simptico, bom companheiro, compreensivo, crdulo. O sanguneo aquele que fala antes de pensar. uma pessoa jovial, com seu esprito descontrado e com seu encanto pode ser, com toda a razo, chamado

de o temperamento que "aproveita" a vida. Ele tem uma personalidade calorosa, vivaz e, corretamente, s vezes o chamam de "alma da festa". o tipo de pessoa que costumamos encontrar que em qualquer reunio toma conta das conversas. Se h um grupo de pessoas reunidas e rindo, com certeza tem um sangneo falando. Pontos crticos Fraco de nimo, volvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocntrico, barulhento, exagerado, medroso. O sanguneo aquele que se ira com facilidade e pega logo fogo; impulsivo. O termo relativo ao sangue, que tem ou parece ter aumento da massa sangunea (dic. Aurlio). emocionalmente instvel. 1.2 Temperamento Colrico Qualidades Enrgico, visionrio, resoluto, independente, otimista, prtico, eficiente, decidido, lder, audacioso. A principal qualidade do colrico a fora de vontade, que faz dele uma pessoal enrgica, eficiente, resoluta, e um lder cheio de audcia e otimismo. O colrico extrovertido, e tambm, provavelmente o que mais produz; isso lhe d o direito de ser chamado o temperamento mais ativo. Ele autoconfiante e possui vontade forte. o tipo de pessoa que resolve as coisas, que transforma idias em fatos reais. Toma atitude definida diante dos problemas. Defeitos Iracundo, sarcstico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensvel, astucioso. O nome colrico vem de clera, que o impulso violento contra o que nos ofende, fere ou indigna, ira. O colrico propenso clera, cheio de clera, irado, atacado de clera (dic. Aurlio).

1.3 Temperamento Melanclico Qualidades Habilidoso, talentoso, minucioso, sensvel, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado e auto-disciplinado. Defeitos Egosta, deprimido ou amuado, pessimista, terico, confuso, anti-social, crtico, vingativo, inflexvel. O temperamento melanclico aquele que sofre de melancolia que um estado mrbido de tristeza e depresso, pesar (dic. Aurlio). O melanclico se esconde dos outros, no se mistura, gosta de andar s. voltado para si mesmo, e, s vezes, pensamos nele como o que possui o temperamento "sofredor", pois muito exigente consigo mesmo, atravs de uma constante autoanlise. Ele uma pessoa naturalmente sombria, tristonho e pessimista, entretanto muito bem dotado e com tendncias para gnio. 1.4 Temperamento Fleumtico Qualidades Calmo, tranqilo, digno de confiana e cumpridor de deveres, eficiente e organizado, conservador, pratico, objetivo, lder,

diplomata, bem-humorado. Embora seja tmido, aprecia o convvio social. Defeitos Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado. O nome fleumtico vem de fleuma, que quer dizer frieza de nimo, impassibilidade (dic. Aurlio). Logo, o fleumtico aquele que tem fleuma. desatento, desligado. Introvertido, tem uma tranqilidade singular que lhe confere um temperamento de fcil relacionamento, manso e bem equilibrado. Ele teimoso e indeciso. A Teoria dos Temperamentos um modelo cientfico que tenta nos ajudar a conhecermo-nos melhor, no havendo ningum que seja exclusivamente de um ou outro temperamento. bastante comum termos um temperamento dominante e um secundrio. Durante a nossa vida, devido s nossas experincias, traumas e necessidades, certas caractersticas de nossos temperamentos podem se sobressair e outras se ocultarem, o que no significa dupla personalidade ou fingimento.

You might also like