UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E PERICIA AMBIENTAL AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Cronologia da Educação Ambiental (2000 a 2011)

KAREN R. D. SOBREIRA

CUIABÁ-MT/2011

a série dos congressos ibero-americanos de educação ambiental. em Brasília. durante sua 57ª sessão. a Lei n° 9. é oficializado o PLACEA. declarando 2005 como o início da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. depositando na Unesco a responsabilidade pela implementação da iniciativa. que define. a Assembléia Geral das Nações Unidas. 2003 Durante a XIV Reunião do Foro de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe. Ambiental organizado pela  Em 2000 aconteceu Curso Básico de Educação Ambiental a Distância DEA/MMA/UFSC/LED/LEA. o MMA e o MEC promoveram a reunião de instalação do Órgão Gestor da PNEA. de 25 de junho de 2002.DF. foi realizado o primeiro Encontro Governamental Nacional sobre Políticas Públicas da Educação Ambiental. Em abril de 2004. que teve como principal protagonista a Venezuela. as bases para a sua execução. com a      . tendo como primeira tarefa a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para a realização conjunta da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. um passo decisivo para a execução das ações em educação ambiental no governo federal. e como foro de discussões. Em junho de 2002. estabeleceu a resolução nº 254. que Regulamenta a Lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.795/99 foi regulamentada pelo Decreto n° 4. a composição e as competências do Órgão Gestor da PNEA lançando. assim. foi realizada a Conferência Nacional do Meio Ambiente. o Programa Latino-americano e Caribenho de Educação Ambiental.281. em novembro no Panamá. Em 21 de julho de 2003.Cronologia da Educação Ambiental (2000 a 2011)  Em 2000 Seminário de Educação COEA/MEC. entre outras coisas. Em novembro de 2003.281. em suas versões adulto e infanto-juvenil.   Em 2002 foi Lançado o Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis (SIBEA).  Em junho de 2002 Publicado o Decreto Nº 4. Em dezembro de 2002.

o 1º Encontro Mercosul de Educação Ambiental. foi elaborado o documento Compromisso de Goiânia. “O encontro foi fundamental.REBECA. Em dezembro é criado o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental no FBOMS. o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais. é oficializado o Grupo de Trabalho em Educação Ambiental da ANPEd.      . Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. que reuniu contribuições de mais de 800 educadores ambientais do país. Em 2009 uma importante condicionante para a atuação do DEA (Departamento de Educação Ambiental) foi o encerramento do período de vigência do Projeto de Cooperação Técnica (PCT) com a UNESCO.  Em novembro de 2004 foi realizado o V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Os representantes discutiram a educação ambiental e trocaram experiências sobre estudos e pesquisas climáticas. após sete anos de intervalo ocorrido entre o IV Fórum. Em abril de 2006 em Joinville (SC) aconteceu o 5º Encontro Iberoamericano de Educação Ambiental ocorreu pela primeira vez no Brasil. Ainda em novembro de 2004. que consiste no estabelecimento de um importante e pioneiro pacto entre as esferas de governo para a criação de políticas e programas estaduais e municipais de EA. Recebeu cerca de 5 mil pessoas de 25 países. é realizada a Consulta Pública do ProNEA. em Foz do Iguaçu.  Em setembro de 2004. a elaboração de propostas para articular. com o lançamento da Revista Brasileira de Educação Ambiental e com a criação da Rede Brasileira de Educomunicação Ambiental . O evento que contou com a participação dos seis países do Mercosul e de 14 países de língua espanhola da América Latina. após dois anos de existência enquanto Grupo de Estudos. o Programa Nacional de Educação Ambiental. ampliando a integração entre o setor educacional e ambiental em torno da gestão pública da EA no Brasil. sintonizados com o ProNEA. no Paraná. que era facilitador na viabilização de iniciativas do DEA. fortalecer e enraizar a EA. Esse encontro teve por objetivo. sendo considerado um marco histórico da Educação Ambiental no País. Em 2005 reconhecendo a necessidade da articulação e do fortalecimento mútuo das Comissões Interinstitucionais Estaduais e das Redes de Educação Ambiental. Em novembro de 2008 foi realizado.participação de dirigentes das diversas áreas de meio ambiente e de educação das três esferas de governo.

à semelhança do PCT anterior. apoiou tecnicamente e facilitou a concretização das atividades planejadas pelo DEA em 2010 (e continuará dessa forma nos próximos anos). para ações de compensação. O DEA/MMA e a CGEA/MEC foram parceiros nessa empreitada. Em 2011 aconteceu o 3º Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e 3ª Semana do Meio Ambiente do PPGEA – FURG. que. envolvendo cerca de 50 países e milhares de estudantes e professores. O desenvolvimento de uma pesquisa de percepção junto aos diferentes públicos da Conferência e de um estudo da pegada ecológica de cada delegação e do evento. Em setembro de 2009 foram concluídas as negociações e assinado o Projeto de Cooperação Técnica com o IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.   . Conferência Internacional Infanto Juvenil/Vamos Cuidar do Planeta – ocorreu em junho de 2010. não foi viabilizado por limitações de recursos e de tempo hábil para sua realização.