You are on page 1of 1

30

Captulo Um

Os investidores e credores da Kellogg, por exemplo, devem exigir demonstraes financeiras auditadas antes de ampliar seus investimentos e financiamentos, respectivamente. A contabilidade tributria outra grande rea da contabilidade pblica. O trabalho realizado pelos especialistas em tributos compreende a assessoria e o planejamento tributrio, a elaborao de declarao de renda e a representao dos clientes junto aos rgos do governo, como a Secretaria da Receita Federal. Uma terceira rea da contabilidade pblica a consultoria empresarial. A consultoria empresarial parte da implantao de sistemas computadorizados bsicos de contabilidade at o aconselhamento s companhias sobre se elas devem utilizar o nibus espacial em projetos de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia.

Cb~'ABriIijAE,"ij~:,'Ii;is;:iTJi~s;'f":z~::;x:~:';~~~
PRIVADAS
Alm de trabalhar como autnomo ou como auditor, o contador pode ser empregado uma empresa. Nesse caso, voc estar envolvido em uma das seguintes atividades: de 1. Contabilidade de custos - determinao do custo de produo de determinados produtos. 2. Oramento - assessoria administrao na quantificao das metas referentes a faturamento, custo dos produtos vendidos e despesas operacionais. 3. Contabilidade geral - registro dirio das transaes e elaborao das demonstraes financeiras e informaes correlatas. 4. Sistemas de informao contbil - desenvolvimento de sistemas manual e computadorizado de processamento de dados. 5. Contabilidade tributria - elaborao de declaraes de renda, assessoria e planejamento tributrio da empresa. 6. Auditoria interna - reviso das operaes da empresa para determinar o cumprimento das polticas administrativas e avaliar a eficincia das operaes. Dessa relao, voc pode ver que, em uma empresa, o contador de instituies privadas realiza uma gama de servios to ampla quanto o contador autnomo. A Fig. lA-l mostra as fases da carreira do contador em empresas de auditoria independente e em instituies privadas.

CONTABILIDADE DE INSTITUIES SEMFINS LUCRATIVOS


Tal como as enlpresas que geram lucro, as organizaes sem fins lucrativos tambm precisam de controle e informao contbil seguros. Os doadores de organizaes corno a United Way, a Fundao Ford e a Cruz Vermelha guerem informaes sobre o cumprimento dos objetivos da organizao, pois desejam saber se o apoio continuado se justifica. Hospitais, faculdades e universidades precisam decidir sobre a destinao de recursos. Os rgos dos governos municipais, estaduais e federal esto sempre fornecendo informaes financeiras a legisladores, cidados, empregados e credores. Em nvel federal, os maiores empregadores de contadores so as Secretarias de Fazenda, os Tribunais de Contas, a Polcia Federal e a Comisso de Ttulos e Valores Mobilirios.

You might also like