Entrevista de seleção.

Entrevista de emprego: como se sair bem. Janeiro de 2009, por Ingrid Urman Todas as versões deste artigo : [en] [es] Imprimir Facebook Twitter Email O que dizer? O que fazer? O que o mundo dos recursos humanos espera de você? Você está cansado de não progredir nas entrevistas? Neste artigo vamos oferecer dicas para que você tenha sucesso. O processo de seleção, com o seu conjunto de entrevistas, eu acho que é um jogo de sedução. Além da experiência de trabalho, a sua formação escolar, os idiomas em que você é fluente, e os estudos, existe uma dança entre o entrevistador e o entrevistado que deve ser dançada com precisão cirúrgica. Num tempo limitado, e sem possibilidade de poder apertar a tecla "delete" do computador, o entrevistado tem que demonstrar os seus melhores aptidões e o entrevistador – jogando ao mesmo tempo de aliado e oponenteprocurará encontrar o perfil indicado. Você fez um currículo moderno e atualizado, colocou a sua informação na internet em sites de empresas, ligou aos seus contatos, passou filtros escolha, surgiu uma vaga, e agora ligaram para você: Nossa! É o momento, mas... O que fazer? Uma pessoa passa em média nove horas por dia no trabalho, cinco dias por semana, aproximadamente 250 dias ao ano. É um âmbito donde aprendemos, nos desenvolvemos, onde acrescentamos o grupo social, progredimos, temos um salário e benefícios, e muito mais. Portanto, nós devemos escolher o trabalho, em lugar do que o trabalho nos escolha. Como conseguir isso? Uma boa forma é aproveitar ao máximo o processo de seleção, que -longe de ser um campo de luta inimigo- pode ser uma janela ao mundo secreto da empresa na qual você quer trabalhar. Neste artigo vamos analisar etapa por etapa o processo de seleção para que você possa oferecer o maior potencial nele.

Entrevistas Grupais - Assessment Center
As entrevistas grupais, especialmente as chamadas Assessment Centers [1], estão sendo muito utilizadas para procura de jovens profissionais. Em pouco tempo se percebe a competência de numerosos candidatos e cada pessoa interagindo amplamente. È uma entrevista grupal onde um caso é asignado ao conjunto dos participantes. Primeiro o analisam (individual ou grupalmente) e, de repente, todos começam a opinar. Sempre existe um moderador/coordenador e observadores. Na sua primeira exposição num Assessment Center com certeza você não saberá como agir, que dizer nem que evitar dizer. O mais importante é que você saiba que a resolução do caso não tem importância. Os observadores estão percebendo o desenvolvimento de cada individuo no grupo, o papel que adotou cada um deles, quem foi o líder, o conciliador, o organizador, etc. Analisa-se tanto o modo de enfrentar a situação quanto a estratégia para resolvê-la. Cada equipe de recursos humanos vai estar procurando um

é o perfil da vaga”. É importante exprimir as suas opiniões. Prepare uma apresentação pessoal. Sempre existe alguém que fica calado. tanto na internet (ver os serviços que oferece. realizar contribuições e atingir ou superar objetivos. O pensamento analítico próprio é muito valorizado. Em algum momento você vai ter que se apresentar. a sua formação escolar. Encaminhe as suas idéias. A maioria das pessoas procura colocar o seu comentário para ser ouvida. se eles procurarem um perfil específico para uma vaga. convém pesquisar sobre a empresa. e que nem todos vão consegui-la. Depois fale do que você está procurando. em RRHH. Participe e deixe participar. As que ele não possua vão se completar com o treinamento em curto prazo e experiência em longo prazo. Quantas mais peças ele tenha. “Não é você. e sua experiência de trabalho. A seguir vamos te apresentar os critérios gerais que nunca falham: Aproveite o tempo. a sua contribuição pessoal e o fator de diferenciação que poderia realizar na empresa. “O que queremos atingir ?”. os valores. sou eu” é. “Concorda com tal ou qual coisa?” Entrevistas individuais Nesta etapa procura-se que as suas características pessoais e de trabalho sejam compatíveis com a descrição da vaga. Depois que você marque uma entrevista. a desconfiança. Por causa disso.) quanto por alguma pessoa conhecida que trabalhou na empresa. Fala-se que cada vaga é um quebra-cabeça a terminar e que cada candidato traz com ele as peças que o completam. Afaste as inibições. Comece pelo seu nome. a timidez. mais adequado vai ser para a vaga. pode sugerir algo assim como “O qual é o nosso objetivo?”. O mais importante é a sua forma única de resolver conflitos.perfil determinado. mas também ouvir e analisar aos outros. mas não procura atingir os objetivos. Não se deixe levar pela maioria. a missão. porque podem existir outras vagas. você tem que mudar a tradicional imputação de culpa. O famoso “Não é você . “Quais são as nossas prioridades?” Inclua aos que não estão participando. A entrevista é o seu momento para demonstrar o melhor que você possui. Lembre sempre ser amplo com os comentários para não fechar portas. Preparação . È bom integrá-lo com uma pergunta como “O que você acha?”. etc. È claro que todos estão nesse local pela mesma razão: atingir a vaga. trabalhar em equipe. Seja coerente com seus comentários e as suas propostas. Mas seja dócil ao ouvir e interpretar as idéias dos outros. Se você não tem nada para opinar. pelo que convém que você tenha as palavras chaves para essa descrição. Este conjunto de informação é muito valorizado para se interiorizar na organização e poder decifrar competências gerais que eles vão procurar em você. e nele você não for selecionado.

o homem e a arvore?”. As mulheres possuem maiores opções na roupa e atualmente até está permitido vestir jean e camisa. Os gerentes se diferençam pela capacidade de ter uma olhada global respeito da área e isso inclui a você. Nunca pergunte pelo salário na primeira entrevista. blusa ou camisa. O primeiro que se avalia numa entrevista é a pontualidade. como continua o processo. aconselham-se cores sóbrias e a chave da elegância está na gravata. como e quando você trabalhou. a sua personalidade e o seu potencial. Nesta reunião se esclarece à descrição da vaga que se deseja cobrir. visando por exemplo a como você vai cumprir com as tarefas da vaga eficientemente e como você vai se integrar na área. mas de todas formas existe roupa padrão que nunca falha. Nos homens. minha dica é voltar ao clássico: calça de vestir. Entrevista com Recursos Humanos O objetivo desta área vai ser sempre conseguir perfis acordes as vagas. Se eles não disserem. muito perto. À entrevista do meu atual empregador eu cheguei trinta minutos antes ao lembrar o que um amigo me tinha comentado: que quanto antes chegava. e competências específicas à vaga. pelo menos prepare algo básico para preencher o espaço: algo da empresa. correspondentes a todos os empregados da empresa. A roupa deve ser conforme a vaga e a empresa. como os seus pontos fortes e fracos. Sempre vão te perguntar sobre a razão das tuas ações: é mais relevante saber por que você fez algo antes do fato propriamente dito. Prepare-se também para descrever que contribuição à diferenciação você pode oferecer. qual é o plano de carreira. ficará pendente para a próxima etapa. entrevista desestruturada que leva a conhecer a sua capacidade analítica. mas vão analisar aspectos chaves do seu desenvolvimento. Você duvidará “ Como desenho a casa. mais sucesso tinha. Um bom treinamento é pensar previamente algumas perguntas típicas.Que roupa? Parece ser una pergunta chave. [2] Entrevista com Gerentes e Diretores da Companhia Você está perto. Porém. ao seu psicólogo em ponto e a uma entrevista de trabalho quinze minutos antes. “ O que escrevo na historia do . Aproveite esses minutos extras para se relaxar e se concentrar. No final chega o iniludível “Você deseja perguntar alguma coisa?” Se você fazer parte de aqueles que nem sempre estão repletos de perguntas. sapatos e um toque de cor nos acessórios. À festa de um amigo você tem que chegar meia hora atrasado. o terno. a uma aula quinze minutos depois. A entrevista Costuma-se começar por a sua experiência de trabalho. garante-se que o candidato possa se integrar à cultura da empresa e se pesquisa mais sobre as competências core. Não vão olhar onde. etc. falando do seu Currículo e ampliando com suas experiências. Exames admissionais Psicotécnicos Você chegou à etapa dos exames psicotécnicos.

crie contatos e sempre se leve alguma coisa: um aprendizado. não é um bate papo com amigos senão um passo no processo de seleção. onde cada passo em falso pode ser fatal. Por um lado seja autêntico. aprenda de cada pergunta. uma ensino mais para encontrar aquela vaga ideal que te espera em algum momento da sua carreira e requer que passe por muitos empecilhos. uma anedota. se você decidir desfrutar do processo.homem e a chuva?”. já que muitas vezes não chegam a conhecer o seu potencial por completo. por mais a vontade que você se sinta. sinta-se aberto a conhecer novas organizações. Mas esse pensamento não te vai levar a mais nada do que a se preocupar e ficar nervoso. porque embora você possa dissimular vão surgir coisas. Para Recursos Humanos é um relatório mais sobre seus rasgos de personalidade. Exame físico Nesta etapa vão te fazer um exame completo de saúde para garantir um ambiente de trabalho seguro e previr futuros riscos. ou pelo menos perceber como é o assunto. Conclusão Depois de ler este artigo. o assunto muda. até o grau de um autoboicote se você não poder controlá-lo. é muito importante conhecer o seu estado de saúde atual para poder visualizar suas variações com o tempo. um conhecimento mais sobre do que você gosta e do que não gosta. Ao mesmo tempo. . Escolha tomar cada entrevista como um jogo. oásis e experiências até atingir ela. a entrevista de trabalho poderá continuar sendo para você um espaço hostil e inquisitório. “ Até onde deixo voar a minha imaginação no Teste de Rorschach?”. È verdade que em cada entrevista existe um ponto cruel e injusto. “Eu tenho que me reprimir se observar imagens sexuais ou de morte em alguma mácula?” Com certeza você terá um amigo psicólogo que vai te poder aconselhar nesses aspectos. Mas. Por o outro. tem que ficar claro que se espera que você se reprima.