Engenharia Ambiental

Mecânica dos Sólidos

Resenha de Tese de Doutorado

Nathália Soares Costa; Vivian Farias de Lima;

1020498 1020587

Para tanto são utilizados materiais específicos cujas propriedades devem respeitar a naturalidade do organismo. de repor partes do corpo humano que sofrera perda. maior adsorção de macromoléculas. deve apresentar. enfim. em áreas da medicina como odontologia. uma vez que aquele possui orientações cristalográficas mais aderentes. ao cisalhamento). como se dão os processos dinâmicos nas interfaces. biocompatibilidade. neorologia e ortopedia. onde quanto maior a energia. deve favorecer uma condição superficial que induza a bioatividade dos materiais. portanto a expectativa do estudo defendido é a avaliação de regeneração residual de superfícies metálicas a partir da avaliação de componentes de energia superficial. Porém a Física Médica possui certa carência de novos materiais e. há muitos anos. à torção. não se fabrica ligas de titânio no Brasil. limite de elasticidade. A tese realiza uma avaliação microscópica sobre a interface de metais utilizados para este fim. além disso. condições energéticas da superfície para estimular a regeneração dos tecidos. O objetivo específico da tese visa os efeitos resultantes das modificações físico-químicas em superfícies de .O estudo dos fenômenos interfaciais deseja responder as seguintes questões: qual a natureza das partículas envolvidas. O problema da adesão superficial é geralmente solucionado através de óxidos cerâmicos que intervém o metal e o fluído biológico. Para serem caracterizados como tal. ductilidade e tenacidade à fratura.Resenha: Defesa de Tese Rodney Nascimento AC (Ciência e Tecnologia de Materiais Sólidos Metálicos e suas Ligas) A ideia inicial da tese parte da necessidade humana. Há materiais capazes de substituir ou agrupar partes do corpo humano doente ou danificado denominados biomateriais. os biomateriais devem atender as propriedades mecânicas tais como: as resistências mecânicas (à tração. quais as dimensões da superfície do material que podem favorecer o crescimento celular específico através dos parâmetros de rugosidade. à fadiga. analisando as reações na interface com o material e o meio biológico e a interação plasma-material. à flexão. à compressão.

e abriu caminho. . cristalográficas. o tratamento alcalino é o mais eficiente tratamento intermediário. A figura 1 ilustra o ciclo dos materiais. incluindo o desenvolvimento de materiais ainda mais sofisticados e especializados. No entanto. Figura 1: Representação esquemática do ciclo total dos materiais. e visando a modificação do ângulo de contato de modo a aumentar a interação. bem como considerações em relação ao impacto ambiental da produção dos materiais. avaliar se revestimentos servem também como barreira anticorrosiva.materiais metálicos para aplicação em implantes osseointegráveis. utilizando MEV para análise superficial e MFA para observação das modificações de rugosidade pelo tratamento. uma vez que melhora as interações de forças dispersivas e polares e há evolução uma das interfaces. observou-se também que é necessário aperfeiçoar a metodologia. verificar a composição química dos materiais. mais as modificações modificando físico-químicas as orientações desempenham superfície bioativa. ou seja. Apesar do tremendo progresso que tem sido feito ao longo dos últimos anos na disciplina da Ciência e Engenharia dos Materiais ainda existem desafios tecnológicos. a rugosidade pode não ser o único parâmetro a ser considerado. o doutorando obteve algumas das seguintes conclusões: como as modificações podem influenciar os biomateriais. construções de interfaces a partir de tratamentos de modificações químicas superficiais. para testes em outras ligas metálicas. ainda. Ao final.

Disponível em: <http://www.unioeste. Paraná: Foz do Iguaçu. Acesso em 19 out 2011. 2010. . M. R. LIMA. a tese deve levar em consideração o processamento de materiais que precisa ser aprimorado para reduzir a degradação do meio ambiente. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.br/~lamat/downmateriais/materiaiscap1.foz.br/content/ABAAAAj_0AC/topicos-biomateriais-1>. P. Acesso em 20 out 2011. Informativo da área de ciências e engenharia dos biomateriais.pdf>. 14 p.ebah. Além disso. Ano 1 n1 2006.com. Disponível em <http://www. N. Referências Bibliográficas MORA.Do ponto de vista ambiental. Apostila de Materiais Elétricos. já que a mineração de matérias-primas produz poluição ambiental e a fabricação de alguns materiais produz substâncias tóxicas que podem ter impacto ecológico. muitos dos materiais usados provêm de recursos não-renováveis que estão se tornando escassos causando o esforço de desenvolver novos materiais que tenham propriedades comparáveis e também promover maiores esforços para reciclagem e desenvolvimento de reciclagem.