CONSELHO REGIONAL CENTRO II Três Marias – MG

FEDERAÇÃO DAS APAEs DE MINAS GERAIS

Conselho Regional Centro II Federação das APAEs de Minas Gerais PLANO DE AÇÃO DE 2009 TRÊS MARIAS – MG .

573.Autodefensoria Mariluce Alexandre Oliveira Balsamão – Artes Antônio Carlos da Fonseca – Educação Física Evania Regina de Oliveira Mariz – Educação Profissional Janete Maria Diniz Martins – Apoio as Família Vanessa Cipriano Gonçalves – Comunicação Institucional José Antônio Vicente de Souza – Conselheiro Regional Apoio Logístico. 01– Centro – CEP 39.Apae Educadora Maria das Graças Silva de Abreu .: do Contorno – nº. Formatação. Capa e Arte Gráfica: Maiber Mônica Teixeira Magalhães – Secretária Executiva do CRC II Impresso no Setor de Administração da APAE de Três Marias Responsável: Maiber Mônica Teixeira Magalhães Endereço para correspondência: Av.br .com.PLANO DE AÇÃO 2009 CRC II–Conselho Regional Centro II Coordenação Geral e Treinamento: José Antônio Vicente de Sousa – Conselheiro Regional CR II Equipe de Elaboração do Plano e Articulação Específica de Programas: Maria Luiza Silva Lima .408/0001-60 apae3marias@yahoo.205-000 – Três Marias /MG Telefone/Fax (038)3754-4402 – CGC: 20.

...........................................................21 Plano Estratégico de Autodefensoria....................06 Análise de Cenário........................................17 Plano Estratégico de Artes .......05 Termo de Aprovação do Plano Estratégico de Ação.....15 Plano Estratégico da Família.....................11 Plano Estratégico de Educação Física .............................................09 Plano Estratégico de Comunicação.......................08 Plano Estratégico APAE Educadora ....23 .................................................07 Identidade da Organização.....13 Plano Estratégico de Educação Profissional......................................................................................................SUMÁRIO Apresentação ..............................19 Plano Estratégico de Fortalecimento Institucional............................

Educação Física. fraquezas e ameaças. de forma a redirecionar o planejamento garantindo os melhores resultados possíveis. Educação Profissional. PARA QUE = Whi. nome dos responsáveis e equipe de apoio na execução de cada ação. é denominada de TQC (Total Quality Control).573. e Fortalecimento Institucional. bem como a data prevista.205-000 – Três Marias /MG Telefone/Fax (038)3754-4402 – CGC: 20. que são verdadeiros pilares de sustentação do planejamento. a avaliação conjunta dos resultados se dará em Fórum de Avaliação. local. O presente Plano de Ação foi elaborado através de uma metodologia muito utilizada pelas empresas.com. José Antônio Vicente de Souza Conselheiro Regional Centro II 5 . convertidas em indicadores físicos através de unidades de medida e quantidades. Dentro de cada programa foram definidas as estratégias. Este Plano de Ação foi efetuado a partir de um diagnóstico ou seja da analise de cenários. instrumento de organização do movimento APAEano em todo o Brasil. 01– Centro – CEP 39. daí foi possível elaborar o prognóstico que consiste na definição dos objetivos e conseqüentemente nas estratégias e nos outros elementos que permitiram a conclusão do Plano de Ação de 2009. permitindo detectar possíveis irregularidades e proceder os ajustes que se fizerem necessários. que ora apresentamos. O monitoramento será constante. Família. oportunidades.408/0001-60 apae3marias@yahoo.FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE MINAS GERAIS DELEGACIA REGIONAL CENTRO II Av. denominada “ 5W e 1 H” que significa o seguinte: QUEM = Who. O QUE = Whot. A execução deste Plano de Ação será coordenada pelo Conselho Regional Centro II. Esta metodologia foi desenvolvida no Japão. estabelecidos pela Federação das APAES do Estado de Minas Gerais: Apae Educadora. ONDE = Where. QUANDO = When.aqui no Brasil e conhecida como Controle da Qualidade Total. Autodefensoria. fundamentado nos princípios do Projeto Águia. COMO = How. que consistiu no levantamento das fortalezas. Comunicação Institucional.. Artes. ações com suas respectivas finalidades e metas.br Apresentação O planejamento do Conselho Regional Centro II foi elaborado através das teorias e práticas do Planejamento Estratégico. dentro da sistematização de hipóteses de prováveis acontecimentos internos e externos que podem afetar positiva ou negativamente os resultados esperados.: do Contorno – nº. O Plano está organizado através dos programas.

Comunicação Institucional. contendo 71 ações. na Sede do Conselho Regional. Jequitibá. Funilândia.br TERMO DE APROVAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2009 O Conselho Regional Centro II da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerias. Educação Física. 01– Centro – CEP 39. foi lavrado o presente Termo de Aprovação para ser publicado e distribuído para a Federação das APAES de Minas Gerais e APAEs do Conselho Regional Centro II. presentes à Reunião Ordinária.com. e Fortalecimento Institucional. aprova o Plano de Ação do referido conselho para o ano de 2009. 14 de março de 2009. ocorrida no dia 13 de maço de 2009.: do Contorno – nº. para execução. em Três Marias. Felixlândia.573. Minas Gerais. no uso de suas atribuições. Além da ata da Reunião Ordinária do Conselho de Administração que aprovou o referido Plano. por decisão unânime dos Presidentes e Diretores das APAES de Cordisburgo. após analise. no Centro de Convenções da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Marias. Família.FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE MINAS GERAIS DELEGACIA REGIONAL CENTRO II Av. Prudente de Morais. Artes. Curvelo. realizada no dia 13 de março de 2009.205-000 – Três Marias /MG Telefone/Fax (038)3754-4402 – CGC: 20.408/0001-60 apae3marias@yahoo. Sete Lagoas e Três Marias. José Antônio Vicente de Souza Conselheiro Regional 6 . Três Marias . Educação Profissional. Corinto. Autodefensoria. distribuídas em 21 estratégias estabelecidas dentro dos Programas de Apae Educadora. Serro.

estudos e pesquisas. capacitação e aperfeiçoamento técnico-profissional 8 . desde a concepção até a velhice. educação profissional.: do Contorno – nº. assistência a pessoa idosa portadora de deficiência.FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE MINAS GERAIS DELEGACIA REGIONAL CENTRO II Av. apoio à família. Negócio: Defesa de direitos.573. prestação de serviços e apoio família. orientações. educação. Âmbito de Atuação: Defesa dos direitos. prestação de serviços. de excelência e referencia no país na defesa de direitos e prestação de serviços. assistência social. prevenção. lazer.br Identidade da Organização Visão: Movimento de pais. saúde. prevenção da incidência de deficiências.com.205-000 – Três Marias /MG Telefone/Fax (038)3754-4402 – CGC: 20.408/0001-60 apae3marias@yahoo. apoio à família. esporte e cultura. Missão: Promover e articular ações de defesa de direitos.direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 01– Centro – CEP 39. amigos e pessoas com deficiência.

com.573.205-000 – Três Marias /MG Telefone/Fax (038)3754-4402 – CGC: 20.br .FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE MINAS GERAIS DELEGACIA REGIONAL CENTRO II Av.: do Contorno – nº.408/0001-60 apae3marias@yahoo. 01– Centro – CEP 39.