08

N N
em

PREFEITURA MUNICIPAL

Fevereiro e Março de 2012

Ano2

Nº010

Reunião de Gestante
A assistência de pré-natal ás gestantes é realizada mensalmente pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e pelo ginecologista/ obstetra Dr. Lidinei José Alves por meio de atividades educativas. Nos dias cinco e 12 de março a fisioterapeuta Pierlla Kelly orientou as mulheres grávidas do município sobre a postura correta, prevenção de dores nas costas e exercício preparatórios para o parto.

Alunos do Verão Aquático fazem a Segunda apresentação do curso

Grávidas praticam exercícios para ajudar na hora do parto

Modalidades aquáticas são exibidas na Área de Lazer e Piscina João Gonçalves Pereira da Silva

Página 07

02

N N
em

PREFEITURA MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL

PM implanta rede de vizinhos protegidos no município
Luiza Vilas Boas O programa rede de vizinhos protegidos foi implantado em Natércia no início de 2012 para auxiliar na segurança dos moradores do município. De acordo com a Polícia Militar esse é “um instrumento social preventivo que tem por objetivo criar um vínculo afetivo entre moradores e assim causar uma cadeia de informações seguras que possa auxiliar a Polícia Militar nas questões afetas á segurança pública”. A iniciativa prevê polícia e comunidade trabalhando juntas em prol da segurança tanto na zona urbana ou rural. Nesse projeto os próprios vizinhos funcionam como câmeras vivas. Eles adotam estratégias de prevenção e são orientados pela PM à protegerem-se mutuamente e interagir de forma solidária, além de repassar informações à polícia. Em Natércia, o projeto teve início nos bairros São Bernardo e Atirado e irá abranger as demais regiões de acordo com o interesse dos moradores, que deverão procurar a sede da Polícia Militar para maiores informações sobre o assunto.

07 N N Alunos do Verão Aquático se apresentam na Piscina e Área de Lazer João Gonçalves Pereira da Silva
em

Meninas nadam na modalidade crawl Placa símbolo da rede Vizinhos Protegidos
Aniversariantes Fevereiro
Afonso Geraldo de V.B. 03/02 Avanilda C. de Faria 04/02 Graziele Siqueira 04/02 Jõao Lúcio da Cruz 04/02 José Ademir da Cruz 05/02 Laerte Almeida Mendes 06/02 Lucas dos Reis Junho 07/02 Maria de L. Teles 11/02 Luiza Vilas Boas 12/02 Maria Helena Souza 12/02 Maria Inês A. Souza 12/02 Sueli Reis 13/02 Leonina C. Bernardes 14/02 Vera Barreto da Silva 15/02 Valéria Magalhães Paiva 18/02 José Geovani de Freitas 19/02 Pedro Raimundo Santos 23/02 João C. Domingues Jr. 24/02 Paulo Alberto da Silva 24/02 Maria Ap. Reis Paiva 25/02 Luiz Antônio dos Reis 26/02 Edna Catarina Vitoriano 27/02 Maria Isabel Malaquias 27/02

Luiza Vilas Boas Os alunos que frequentam o curso Verão Aquático fizeram a segunda apresentação de natação na Piscina e Área de Lazer João Gonçalves Pereira da Silva do Pilesportivo José Lino Filho no dia 31 de março. A primeira amostra de natação foi realizada em 2011 na mesma época.

Aniversariantes Março
Bruna E. Reis 02/03 Elisângela R. do Vale 03/03 Maria Regina deV. B. 03/03 Donizetti F.s dos Reis 04/03 Manoel de Vilas Boas 05/03 Ana Maria de Freitas 06/03 Marco Antônio Nacácio 09/03 José Gilson de V. B. 10/03 Edson Virgílio da Silva 13/03 Aurélio Dalton de Freitas14/03 Marize Carvalho 14/03 Rosana Rodrigues Faria 14/03 Geremias Carlos da Silva15/03 Maria José de Siqueira 15/03 Rubens Reis 18/03 Ana Maria Fernandes 20/03 Maria Ap. de Oliveira 23/03 Antonio Noel de Souza 24/03 Ana Márcia Malaquias 28/03 Maria Andréia Cunha 28/03 Marice F. Ambrosino 29/03

Projeto Gráfico, Diagramação e Produção Rosâni Faustino Estudante de Publicidade e Propaganda

No segundo ano de aulas do Verão Aquático o número de adesão por parte dos alunos foi maior e estes puderam demonstrar o avanço na natação. Cerca de 83 crianças e adolescentes participaram do evento que teve início às duas horas da tarde do sábado. Os grupos feminino e masculino se apresentaram nas modalidades per-

na crawl– adaptação, nado crawl–Boto I e II, Golfinho I e II e Tubarão I e II e nado de costas - adaptação, Boto I e II, Golfinho I e II e Tubarão I e II. Essas modalidades variam de acordo com o avanço dos alunos na natação e vai do básico ao avançado. Dentre os melhores tempos sobressaíram os alunos Cristian Gonçalves, Fábio dos Reis Júnior, Kauani Me-

lissa, Gustavo Fernandes, Ana Flávia dos Santos, Carlos Eduardo, Luis Felipe Borsatti e Ana Rafaela entre outros. Cada competidor recebeu medalha de participação das mãos da equipe organizadora, secretaria de esporte, prefeito José Airton Junho dos Reis e vereador Willian Goulart. O evento teve o apoio da Copasa e alunos da Ed. Física da Univás.

Instrutor conduz aluna da iniciação

Meninos se apresentam na modalidade crawl

06

N N
em

PREFEITURA MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL

N N
em

03

Produção de textos dos alunos é publicada em revista
Luiza Vilas Boas Os alunos da professora Enilda Afonsa Goulart, matriculados no terceiro ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Cel. Goulart, participaram do projeto de produção de textos para a sessão Tribuna Livre da revista Supermais. O tema abordado para o artigo de opinião no mês de fevereiro foi "Por que será que as pessoas mentem?" Todos os textos elaborados pelos alunos foram encaminhados à revista onde serão selecionadas as melhores produções para publicação. O projeto Produção de Texto - Artigo de opinião para a sessão Tribuna Livre já existe há dez anos e o seu prazo é indeterminado. Cada mês a revista propõe um novo tema para todas as crianças do Brasil. No mês de março os alunos do quarto ano da professora Beatriz Tavares da Silva elaboraram um artigo com o seguinte tema: “Quais as características que você mais admira em sua mãe ou na pessoa que cuida de você?”. As produções devem sair nas próximas edições da revista. De acordo com a professora Maria Aparecida Lopes o objetivo do projeto é desenvolver a rotina de produção de texto para publicação em revista, como forma de incentivo e animação para a escrita bem como proporcionar o hábito de leitura.

Secretaria de Esportes promove torneio de Sinuca
Luiza Vilas Boas Nos dias 10 e 11 de março a Secretaria de Esportes promoveu na Área de Lazer Municipal o Primeiro Torneio Municipal de Sinuca “Troféu Eduardo Marcelino”. O título do troféu é uma homenagem à pessoa que contribuiu para a manutenção do local durante tempos. O campeonato aconteceu em três fases classificatórias, semi-final e final e contou com a participação de 36 competidores. Desse total, 18 foram para a semi-final que após se enfrentarem na mesa de sinuca restaram apenas nove finalistas. Desse total se destacaram o vencedor Ademir Souza o vice campeão Carlos Sidnei dos Santos e o terceiro colocado Wanderlei de Souza.

Secretário de Esportes Silviano Reis do Vale faz a entrega dos troféus

Crianças refletem sobre tema peculiar: a mentira

Sistema municipal de ensino tem nova direção
. Luiza Vilas Boas No dia 25 de março foi eleita a nova direção das escolas do município. A partir desta data as escolas serão dirigidas por Rita Silva Pereira e Luciana Cristina dos Reis Carvalho como vice durante quatro anos. Depois deste período haverá novo processo eleitoral e ambas poderão se candidatar e tentar reeleição. A votação aconteceu no domingo das oito da manhã às cinco horas da tarde. Professores, pais e alunos maiores de 14 anos compareceram nas escolas para expressarem sua opinião nas urnas e 88% dos pais e alunos e 80% dos professores foram favoráveis a eleição de Rita e Luciana. As candidatas tiveram oportunidade de expor o plano de ação para o mandato durante uma assembléia que aconteceu na quarta-feira, 21 de março. A posse da nova direção aconteceu no dia 30, sexta feira, na escola Cel. Goulart.

HAS PANAÇÃO CAM IN
C E VA D

Campanha contra a gripe
para idosos acima de 60 anos

de 05 de maio a 25 de maio

Zona Urbana: Dia 05 de maio de 2012 no Posto de Saúde das 08h às 17h

Vacina Zé Gotinha
de 06 de junho a 06 de julho

Rita e Luciana assumem a direção da escola municipal

04

N N
em

PREFEITURA MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL

N N
em

05

Equipe de Saúde promove campanhas preventivas no município
Luiza Vilas Boas No dia 17 de fevereiro de 2012 foi realizado pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) a palestra “Carnaval Seguro: se rolar use camisinha” na Escola Estadual João Goulart Santiago Brum, para os alunos do 2° e 3° colegial. A médica Bruna Emanuéli dos Reis e as enfermeiras Tássia Tavares Vilhela e Patrícia Carvalho Siqueira abordaram os temas de prevenção de DST (doenças sexualmente transmissíveis), gravidez na adolescência e métodos contraceptivos com o objetivo de orientar os jovens a respeito da sexualidade. No mês de março foi a vez da campanha de prevenção contra a obesidade infantil, que aconteceu entre os dias cinco e nove na Escola Municipal Coronel Goulart em parceria com a Secretaria de Esportes e Educação. Durante esse período os alunos tiveram contato com cardápio diferenciado elaborado pelos nutricionistas Allysson Martins e Natália Aparecida Pereira. Outras atividades como exibições de vídeos e palestras sobre alimentação saudável ministradas por nutricionista e enfermeira fizeram parte da semana preventiva. Após as instruções os professores discutiram com os estudantes sobre a importância da boa alimentação e a propriedade dos alimentos. Para encerrar a semana a Secretaria de Esportes enfatizou a importância da atividade física para vida saudável. O aluno Tiago Lopes conta que com a campanha aprendeu que para se alimentar bem é preciso variar.

Banda Lira Catarinense ganha instrumentos novos
Luiza Vilas Boas No mês de fevereiro a Secretaria de Cultura conquistou sete novos instrumentos para compor a Banda Municipal de Música Lira Catarinense. Entre os itens adquiridos estão a flauta, clarineta, sax alto, sax tenor, trombone de vara, par de pratos e caixa de guerra. Os utensílios musicais foram doados pelo Governo de Minas junto com a Secretaria de Estado da Cultura pelo projeto Bandas de Minas, com objetivo de apoiar as bandas civis de música mineira através da doação de instrumentos de sopro, metal e percussão, kit de partituras e promoção de cursos/ oficinas de capacitação artística, conforme constou no edital publicado no Jornal Minas Gerais em 2011. Para participar do projeto o município precisou cadastrar a Banda Lira Catarinense junto a Secretaria de Estado da Cultura através do site www.cultura.mg.gov.br e apresentar a documentação necessária. Atualmente a Lira conta com 56 aprendizes sendo 16 crianças, 15 jovens e 25 adultos, 20 músicos e um maestro, Hermenegildo da Silva. O grupo ensaia periodicamente para realizar apresentações em eventos comemorativos do município como o carnaval, aniversário de emancipação política, independência brasileira e festas religiosas. Instrumentos são expostos para que todos conheçam

Equipe PSF faz campanha preventiva no carnaval

Alunos aprendem a se alimentar com qualidade

Balanço geral até Fevereiro de 2012
BALA NÇO ORÇAMEN TÁRIO REC EITA CORRENTES CAPITAL SOMA DEFICIT TOTAL DESPESA CRÉDIT OS ORÇ. CRÉDIT OS ADIC. SOMA SUPERAVIT TOTAL PREVISÃO 9.096.000,00 404.000,00 9.500.000,00 0,00 9.500.000,00 FIX AÇÃO 9.120.000,00 75.000,00 9.195.000,00 305.000,00 9.500.000,00 EXECUÇÃO 1.639.415,38 0,00 1.639.415,38 0,00 1.639.415,38 EXECUÇÃO 1.204.357,55 43.483,00 1.247.840,55 391.574,83 1.639.415,38 DIFERENÇAS -7.456.584,62 -404.000,00 -7.860.584,62 0,00 -7.860.584,62 DIFERENÇA S -7.915.642,45 -31.517,00 -7.947.159,45 86.574,83 -7.860.584,62

BALANÇO PATR IMON IAL ATIVO BAN COS APLICA ÇÕES BENS MÓ VEIS BENS IMÓVEIS DÍVIDA ATIVA ALMOXARIFADO DEVEDORES DIVERSOS SOMA D O ATIVO REAL PASSIVO RESTOS A PAGAR DEP. E CONSIG. DÍV. FUNDADA INT.

563.147,01 92.028,93 3.029.806,94 1.707.012,01 112.592,32 7.268,70 22.214,46 5.534.070,37

34.562,16 110.018,78 564.011,84

COMPENSADO TOTA L

0,00 5.534.070,37

SOMA DO PASSIVO REAL SALDO PATRIMONIAL ATIVO REAL LÍQ UID O COMPENSADO TOTAL

708.592,78 4.825.477,59 0,00 5.534.070,37

DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS VARIAÇÕES ATIVAS RESULTANTES EXEC.ORÇAMENTÁRIA RECEITA ORÇAMENTÁRIA MUTAÇÕES PATRIMONIAIS INDEPENDENTES EXEC.ORÇAMENTÁRIA DIVERSOS SOMA DEFICIT TOTAL VARIAÇÕES PASSIVAS RESULTANTES EXEC.ORÇAMENTÁRIA DESPESA ORÇAMENTÁRIA MUTAÇÕES PATRIM. INDEPENDENTES EXEC.ORÇAMENTÁRIA DIVERSOS SOMA SUPERAVIT TOTAL

BALANÇO FINAN CEIRO REC EITA ORÇAMENTÁRIA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA SALDO EXERCÍCIO ANTERIOR TOTA L DESPESA ORÇAMENTÁRIA EXTRA -ORÇAMENTÁRIA SALDO P/ EXERC. SEG. TOTA L

1.639.415,38 22.256,24

1.247.840,55 0,00

1.639.415,38 107.024,82 473.975,33 2.220.415,53

1.247.840,55 317.399,04 655.175,94 2.220.415,53

0,00 1.661.671,62 0,00 1.661.671,62

60.331,66 1.308.172,21 353.499,41 1.661.671,62

JOSÉ AIRTON JUNHO DOS REIS PREFEITO MUNICIPAL

HELENITA LOPES FERNANDES GONÇALVES CONTADORA – CRC 078894

Alunos assistem palestras educativas

Crianças aprendem a importância da atividade física

Related Interests