CURSO EM EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO – TRT 20ª ANALISTA JUDICIÁRIO Olá caros alunos, Bem vindos ao nosso curso

de Direito Administrativo, em exercícios para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, para os cargos de analista judiciário – área judiciária e execução de mandados. Para aqueles que ainda não me conhecem, sou o Professor Edson Marques, sou professor de Direito Administrativo aqui do Ponto já há uns três anos. Além do Ponto, ainda leciono Direito Administrativo e Constitucional na graduação, pós-graduação e em alguns cursos presenciais de Brasília. Mas, a minha principal atividade, é a Defensoria Pública, Sou Defensor Público Federal, com atuação nos Tribunais Superiores, em especial no STJ. É minha outra paixão, porque posso empreender meus esforços no sentido de ajudar o próximo, o mais necessitado. Minha intenção neste curso e tentar repassar a experiência e vivência de mais de 15 anos em concursos públicos, já que inicie essa jornada em 1994, quando resolvi largar uma graduação de matemática e estudar para concurso. Bem, de lá para cá ocupei diversos cargos públicos (Técnico de Finanças e Controle, Técnico Judiciário no STJ, Analista Judiciário no STF e no STJ, Advogado da União etc), tendo sido aprovado em outros tantos certames (Oficial de Justiça, Analista Judiciário TST, Advogado Júnior CEF, Procurador da Fazenda Nacional, Delegado de Polícia Federal e Civil do DF, por exemplo). Bem, nosso curso, terá exclusivamente questões da banca organizadora, contemplando principalmente questões mais modernas (2009 a 2011). No entanto, é possível que ali e acolá precisemos buscar e nos auxiliar de questões mais antigas. Assim, vamos dividir nosso curso da seguinte forma:
AULA 01 Direito Administrativo: direta Organização e indireta;

administrativa:

administração

centralizada e descentralizada; autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Órgãos públicos: conceito, natureza e classificação. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 1

Licitação: modalidades. poder disciplinar.º 8. AULA 07: Lei nº 9. cargo. poder regulamentar. das responsabilidades. das autarquias e das fundações públicas federais): Das disposições preliminares. redistribuição e substituição. permissão e autorização. dispensa e inexigibilidade. poder de polícia. de das licenças. requisitos e atributos.784/99 e alterações posteriores (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal): das disposições gerais. do das férias. Edson Marques gerais. Do provimento. das vantagens.Administração pública: princípios básicos. remoção.com. indireta ou fundacional e dá outras providências): das disposições Prof.429/92 e alterações posteriores agentes (Dispõe públicos sobre nos as sanções de aplicáveis aos casos enriquecimento ilícito no exercício de mandato. dos direitos e deveres dos administrados. revogação e convalidação. anulação. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração. delegação: concessão. vacância.CURSO EM EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO – TRT 20ª ANALISTA JUDICIÁRIO AULA 02 . Do dos afastamentos.112/90 e alterações posteriores (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União.pontodosconcursos. Lei nº 8. uso e abuso do poder. conceito e características. dos atos de improbidade www. emprego e função públicos. AULA 04: Ato administrativo: conceito. AULA 05: Contratos administrativos: princípios. da acumulação. AULA 06: Servidores públicos: cargo. discricionariedade e vinculação. regime disciplinar: dos deveres e proibições. das penalidades. emprego ou função na administração pública direta. Lei n.br 2 . Poderes administrativos: poder hierárquico. direito petição. AULA 03: Serviços Públicos: conceito e princípios.

responsabilidade civil do Estado. porém organismo é apenas uma das projeções pelas quais se exterioriza a atuação deles. Comentários: A alternativa “a” está errada. controle legislativo. Então. que entidade diz respeito às pessoas jurídicas que integram a Administração Pública Indireta. e órgão é uma distribuição interna de atribuições. órgão e organismo têm o mesmo significado.pontodosconcursos. (ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVO . vamos ao que interessa. dentre de um mesmo ente ou entidade. Nossa tarefa será árdua. Este é o desafio e vamos vencêlo. os municípios e o Distrito Federal são entidades estatais soberanas. Observe. b) Entidade e órgão são termos sinônimos. entidade e órgão possuem personalidade jurídica. a) Entidade. Organismo por outro lado pode ser visto sob duas vertentes. Edson Marques www. controle judicial. firmo o compromisso de alçá-los à condição de acertar a maior parte das questões de nossa matéria. QUESTÕES COMENTADAS 1. c) Embora tenham conceitos diferentes.br 3 . e vamos tratar do tema mais profundamente na primeira aula. administrativa e financeira.TRE/MA – CESPE/2009) Assinale a opção correta a respeito da atual organização da administração pública brasileira.CURSO EM EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO – TRT 20ª ANALISTA JUDICIÁRIO administrativa. a fim de que possamos alcançar nossa meta maior que é a aprovação neste certame. A primeira Prof. mas isso faz parte do jogo. pois possuem autonomia política.com. segundo a CF. os estados-membros. Que Deus nos ilumine e nos dê força. e) A União. d) O Instituto Nacional do Seguro Social é uma das mais importantes entidades da área federal. AULA 08: Controle e responsabilização da administração: controle administrativo. Então. e não possui personalidade jurídica.

possuem autonomia política. os estados-membros. é correto afirmar: a) Em razão do princípio da moralidade o administrador público deve exercer as suas atividades administrativas com presteza. por exemplo. Alternativa “E” está errada.br 4 . ou sob o aspecto de uma pessoa jurídica que atua no plano internacional. sem exceção. Edson Marques www. órgão não. ou seja. Assim.CURSO EM EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO – TRT 20ª ANALISTA JUDICIÁRIO como um conjunto de órgãos que constituem um corpo. administrativa e financeira. perfeição e rendimento funcional. Comentário: Prof. As alternativas “b” e “c” também estão erradas. sendo uma autarquia que cuida em especial dos benefícios/contribuições previdenciárias. Gabarito: “D” 2. a alternativa “d” está correta. compreendendo a União. c) A publicidade é elemento formativo do ato e serve para convalidar ato praticado com irregularidade quanto à origem. os municípios e o Distrito Federal. porém não são entidades soberanas. a República Federativa do Brasil. deve ser publicado em jornal oficial. (ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA – TRE/AM – FCC/2010) A respeito dos princípios básicos da Administração. É que os entes ou entidades políticas (distintos dos entes ou entidades administrativas). e) O princípio da segurança jurídica permite a aplicação retroativa de nova interpretação de norma administrativa. b) Os princípios da segurança jurídica e da supremacia do interesse público não estão expressamente previstos na Constituição Federal. d) Por força do princípio da publicidade todo e qualquer ato administrativo. eis que a única entidade soberana na estrutura política brasileira é o próprio Estado Central.com.pontodosconcursos. Entidade possui personalidade jurídica. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das mais importantes entidades da área federal. tal como a organização das nações unidas.

Espero vocês em breve. Edson Marques www. De fato.pontodosconcursos. Prof. e a supremacia do interesse público não estão expressamente previstos na CF/88.com.interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige. O princípio da segurança jurídica veda a aplicação retroativa de interpretação. uma demonstração do que vamos enfrentar. não precisam ser em jornal de grande circulação. tampouco serve para convalidar ato praticado com irregularidade.784/99. esta é só uma amostra. tal como férias de um servidor. Gabarito: “B”. Ademais. a coisa julgado e o direito adquirido. Então. ao estabelecer que “XIII . há atos que mesmo devendo ser publicados. A alternativa “e” está errada. A alternativa “d” está errada. por que alguns estão resguardados pelo sigilo. É princípio que estabelece a transparência dos atos. decorrente do primado que protege o ato jurídico perfeito. A alternativa “c” está errada. essa grande batalha que nos aguarda rumo ao nosso ingresso no TRT 20ª.CURSO EM EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO – TRT 20ª ANALISTA JUDICIÁRIO A alternativa “a” está errada na medida em que atuar com presteza. tornando-os conhecido. Até a próxima aula. e venceremos.br 5 . Nem todo ato administrativo deve ser publicado. ou seja. É que a publicidade não é elemento formativo do ato. conforme estabelece a Lei nº 9. que basta ser publicada em boletim interno. vedada aplicação retroativa de nova interpretação”. devem ter publicidade menor. perfeição e rendimento funcional diz respeito ao princípio da eficiência. bem como o início dos efeitos externos do ato. a fim de vencermos. os princípios da segurança jurídica. Grande abraço. são princípios implícitos. Edson Marques QUESTÕES SELECIONADAS Prof. A alternativa “b” está correta.

br 6 .pontodosconcursos. administrativa e financeira. os estados-membros. c) A publicidade é elemento formativo do ato e serve para convalidar ato praticado com irregularidade quanto à origem. deve ser publicado em jornal oficial. 2. segundo a CF. Edson Marques www.com. é correto afirmar: a) Em razão do princípio da moralidade o administrador público deve exercer as suas atividades administrativas com presteza. b) Entidade e órgão são termos sinônimos. (ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVO . e) O princípio da segurança jurídica permite a aplicação retroativa de nova interpretação de norma administrativa. d) O Instituto Nacional do Seguro Social é uma das mais importantes entidades da área federal.TRE/MA – CESPE/2009) Assinale a opção correta a respeito da atual organização da administração pública brasileira. entidade e órgão possuem personalidade jurídica. e) A União. a) Entidade. pois possuem autonomia política. D 2. perfeição e rendimento funcional. os municípios e o Distrito Federal são entidades estatais soberanas. B Prof. GABARITO: 1. d) Por força do princípio da publicidade todo e qualquer ato administrativo. c) Embora tenham conceitos diferentes.CURSO EM EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO – TRT 20ª ANALISTA JUDICIÁRIO 1. porém organismo é apenas uma das projeções pelas quais se exterioriza a atuação deles. (ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA – TRE/AM – FCC/2010) A respeito dos princípios básicos da Administração. órgão e organismo têm o mesmo significado. b) Os princípios da segurança jurídica e da supremacia do interesse público não estão expressamente previstos na Constituição Federal. sem exceção.