PLANO DE ENSINO

I. Dados Identificadores

Curso: Disciplina Código Semestre Carga horária:

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Cargos e Salários 2º semestre/2009 Semestral: 80 horas Semanal: 3h 20min

II. Objetivo Geral: Apresentar aos alunos aspectos básicos da administração de cargos e salários, focando a evolução histórica, suas abordagens, facilitando com isso o entendimento dos diversos tipos de remuneração existentes, bem como apresentar técnicas modernas de gestão da remuneração. Em uma empresa, cada função ou cada cargo tem o seu valor. Só se pode remunerar corretamente os ocupantes de um cargo quando se conhece o seu valor em relação aos demais existentes na organização e a situação de mercado. Como a empresa é um conjunto integrado de cargos em diferentes níveis hierárquicos e em diferentes setores de especialidade, a Administração de Cargos e Salários é um assunto que engloba a organização como o todo, repercutindo em todos os seus níveis e setores.

Objetivos específicos: Ao final do módulo o aluno deverá conhecer os vários tipos de estrutura salarial, elaboração de descrição de cargos e montagem de uma estrutura de cargos e salários, visando uma racionalização das atividades executadas na organização.

III. Ementa:
Estudo dos conceitos básicos de administração de cargos e salários, métodos de descrição e cargos e estrutura de cargos e salários para uma organização. Desenvolvimento de habilidade para analise e entendimento dos problemas relacionados a remuneração e sua repercussão no processo decisório do planejamento estratégico das organizações.

IV. Conteúdo Programático:
Objetivos da Administração de Cargos e Salários na Organização Atribuições da Administração de Cargos e Salários Conceito de Cargos, Tarefa, Atribuição e Função Descrição e especificação do cargo Especificação do Cargo

Ao final do módulo os alunos irão apresentar um estrutura de cargos e salários para uma média empresa. Cronograma das atividades e práticas pedagógicas Aula 1 2 Conteúdo programático Aula inaugural – apresentação Professor / alunos / Professor Coordenador / conteúdo / bibliografia. Métodos/Técnicas/Recursos O programa será desenvolvido por meio de aulas expositivas e estudos de casos e elaboração de um simulado para uma estrutura salarial. Leitura e pesquisa de assuntos relacionados às práticas modernas de remuneração. Avaliação Serão realizadas avaliações a cada duas semanas. VI. Projeto de pesquisa envolvendo estratégias de remuneração praticados nas empresas. Conceito de administração de cargos e salários Estratégia Dinâmicas de Apresentação Aula expositiva e leitura de artigo Aula expositiva e prática de elaboração de descrição de cargo Aula expositiva Aula expositiva 3 Descrição de Cargos 4 5 6 Avaliação e Análise de Cargos Métodos de avaliação de cargos Avaliação Docente . Trabalhos individuais e em grupo. considerando as especificidades das áreas do conhecimento. Avaliação interdisciplinar AI1 e AI2 conforme estabelecido para o curso VIII. Planos de Carreira e Remuneração Variável V. visando verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem.Fatores de avaliação para especificação do cargo Objetivos da Avaliação de Cargos Criação de Comitê de Avaliação de Cargos Métodos de Avaliação de Cargos Avaliação de Cargos Por Pontos e por comparação de fatores Classificação de Cargos Elaboração de Pesquisa Salarial Análise da Pesquisa Salarial Elaboração de Estrutura de Cargos e Tabela Salarial Política Salarial. Desenvolvimento de um projeto integrador que objetiva a interdisciplinaridade.

variável.7 Pesquisa Salarial Aula expositiva das técnicas de pesquisa salarial e elaboração de pesquisa utilizando-se dados extraídos de jornais Aula expositiva Elaboração de política salarial para uma empresa de médio porte Aula expositiva e elaboração de um plano de carreira 8 9 Estrutura de Cargos Política Salarial 10 Planos de Carreira 11 12 avaliação docente Benefícios flexíveis Aula expositiva e pesquisa sobre tipos de benefícios praticados nas empresas Aula expositiva Aula expositiva e estudo de casos. visando maior competitividade empresarial 19 Apresentação das propostas do plano estratégico de recursos humanos Apresentação das propostas do plano estratégico de recursos humanos 20 PRÁTICA PEDAGÓGICA Aulas expositivas Redação x . por competência e habilidade 15 16 Participação nos lucros e resultados da empresa Estudo de caso: custo de benéficos sociais 17 Princípio do retorno do investimento 18 Elaboração de plano estratégico de cargos e salários. Apresentação pelos alunos em sala de aula sobre as estratégias formuladas. Apresentação pelos alunos em sala de aula sobre as estratégias formuladas. 13 14 Plano de benefícios sociais Remuneração estratégica. Empresas que praticam a remuneração variável Aula expositiva Atividade de análise e pesquisa em grupo Analisar o retorno sobre o investimento em recursos humanos Formulação de estratégias de remuneração focando o aumento da competitividade empresarial.

Analisar cargos/competências/processos bem como descrevê-los e especificá-los. Compreender o novo conceito de autogerenciamento de carreira e suas implicações para os planos de carreira organizacionais. Analisar Salários bem como a estrutura salarial da organização. BASES TECNOLÓGICAS: Programa de gestão de salários. Benefícios e Relações de Trabalho Remuneração por Habilidades e por competências Administração de Cargos e Salários Administração de Carreiras Remuneração Estratégica: a nova vantagem competitiva Remuneração Variável x x x x x x Autor CHIAVENATO. Elaborar descrição de cargos. Conhecer os diversos tipos de Plano de Carreira (por família de cargos. COMPETÊNCIAS Compreender planos de carreira e de remuneração dentro da nova estrutura organizacional (menor número de níveis hierárquicos. HABILIDADES: Utilizar técnicas para implantação de processos de remuneração. NAKAHARA. SILVA. Julio Massaaki Ed. Thomaz. FILHO PICARELLI. Paulo Roberto. Bibliografia Título/Periódico Remuneração. FILHO PICARELLI. Compreender os diversos tipos de planos e estruturas de carreira e sistemas de remuneração. por competências).Visitas Técnicas Trabalhos em grupo Palestras e debates Resenhas e fichamentos Estudos de Caso Seminários Jogos Empresariais Pesquisa VIII. Luiz Paulo DUTRA. política de retenção de talentos). 2 2 1 1 2 1 Editora Atlas Atlas Pioneira Atlas Atlas Makkron Books IX. Elaborar pesquisa salarial e de benefícios de mercado. Vicente NASCIMENTO. Coletar dados para elaboração de planos de cargos (benchmarking) e salários (pesquisa salarial). Elaborar sistemas de remuneração de acordo com a política salarial (fixa e variável) e de benefícios. X. como formas de motivação e retenção de talentos. XI. Elaborar relatórios e planilhas contendo informações gerenciais sobre pessoal e salários. Thomaz. Mateus de Oliveira. . Elaborar Projeto de Oportunidade de Carreira (recrutamento interno e crescimento profissional). Idalberto WOOD JR. Joel Souza WOOD JR. Vicente XAVIER.

Remuneração variável.Descrição de cargos. Aplicativos de informática. Política e estrutura salarial. Tipos e aplicação de benefícios. Pesquisa salarial. Remuneração por competências. Assinatura Professores responsáveis Assinatura do Coordenador: ___________________________________________ Data: __________________ .