Prova de Ciências do 7° Ano A As questões 1 a 3 se referem ao seguinte texto: ADOLESCENTES INGEREM POUCO CÁLCIO “Os jovens trocaram o iogurte

pelo refrigerante. E o resultado são ossos mais fracos e quilos a mais na balança. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostra que 94% das adolescentes não consomem cálcio em quantidade suficiente. O consumo diário médio ficou em 698 mg/dia da substância, quando o ideal é de 1300 mg/dia. Um adulto precisa de um pouco menos: 1000 mg/dia são suficientes. 'A necessidade maior de cálcio na adolescência existe porque o pico de formação da massa óssea ocorre dos dez aos 14 anos de idade', explica a nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua, organizadora da pesquisa, que avaliou 100 adolescentes do sexo feminino de 10 a 19 anos, de classes sociais variadas, atendidas pela Casa do Adolescente de Pinheiros. Elaine Cristina também constatou que 75% destas meninas pulam algumas refeições na esperança de perder alguns quilos. 'Elas costumam deixar o café da manhã de lado, o que é um grande erro. Esta refeição oferece boa parte do cálcio que poderíamos obter durante o dia, em alimentos como leite, iogurte e queijo', diz a nutricionista. Em contrapartida, as adolescentes exageravam nas bolachas, no pão francês, na margarina e no queijo amarelo, ricos em gordura. E elegeram o refrigerante como sua bebida predileta. Ele, além de não ajudar, atrapalha na construção de ossos fortes. [...]” Fonte: L.felix, Jornal da Tarde, 20 de out.2007,p.7A

1-

Dentre as alternativas, qual indica uma fonte de cálcio para nossa dieta alimentar?

a) Leite e seus derivados b) Refrigerantes c) Iogurte, mas não o leite ou o queijo branco. d) Manteiga, margarina e banha de porco.

2- Assinale qual das ideias a seguir está presente no texto: a) Nenhum adolescente ingere cálcio em quantidade suficiente. b) Um adolescente precisa diariamente de tanto cálcio quanto um adulto.

de Garganta 5.c) Boa parte do cálcio pode ser obtida com um café da manhã. sofrendo com os sintomas. 4. espirros. que acaba permitindo que um desses vírus se instale. Como a presença desses vírus no ambiente é muito comum. 3. cansaço e mal-estar. .Qual o problema em exagerar na ingestão de bolachas. d) Refrigerantes são fontes de cálcio para os ossos.Resfriado / Dor (Informações e Dicas) A gripe é uma infecção viral respiratória de curto prazo que pode ser causada por inúmeros vírus. dor de garganta. mas imagina-se que seja porque as pessoas passam mais tempo em ambiente fechados próximos de outras pessoas e. dessa forma. No entanto. Não se sabe exatamente a razão. Quase todas as pessoas pegam uma gripe de vez em quando.Veja a lista de a lista de alimentos: • • • • • • Manteiga Peixe Batata Mandioca Toucinho (Bacon) Frango Dentre eles. pode ser mais correto dizer que a gripe é causada por uma baixa na imunidade do corpo. A infecção pode ainda levar a um estado de febre e náusea. As gripes/resfriados ocorrem com mais frequência no inverno. algumas pessoas ficam resfriadas com muita frequência e outras ficam muito tempo gripadas. margarina e queijo amarelo? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ _________________________________________________________. tosse. A gripe causa coriza. qual o mais rico em Lipídios: ____________________________________________________ Gripe /Leia o fragmento. a transmissão do vírus fica facilitada. A contaminação é feita pelo ar (ao respirar) ou pelo contato com objetos contaminados.

responda: a) As imagens acima representam qual nível? .Por que antibióticos não têm impacto na infecção gripal que são causadas por vírus? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 6.Analise a imagem e responda: De acordo com o grau de complexidade de organização celular.

b) ( ) Vegetais e respiração. c) Você diria que uma árvore é um organismo heterótrofo ou autótrofo? Justifique sua resposta. gerando novos indivíduos que substituem aqueles mortos por predadores. autótrofos ou fotossintetizantes são os ___________ e realizam sua nutrição a partir da _____________. os seres vivos podem ser divididos em dois grandes grupos: os que produzem o seu próprio alimento e os que se alimentam de outros seres vivos. Além disso. por doenças. quais são? ______________________________________________________________________________ __________________________________________ a) b) Os representantes dos seres clorofilados. É através da reprodução que cada espécie garante sua sobrevivência. é através da reprodução que o indivíduo transmite suas características para seus descendentes.Leia a informação. a) ( ) Animais e respiração.________________________________________________________ ________________________________________________________ b) Escreva a linha do grau de complexidade iniciando do mais simples ao mais complexo. ou mesmo por envelhecimento. Com relação à nutrição. Esses dois grandes grupos citados no texto recebem nomes diferentes. Nutrição: A Obtenção de Matéria e Energia para o Organismo Para poder sobreviver os organismos vivos necessitam de abastecer-se de substâncias com as quais obtêm energia e materiais para o reparo de seu desgaste. c) ( ) Ser humano e alimentação. d) ( ) Vegetais e fotossíntese. ________________________________________________________ ____________________________________________________ 7. por isso pode-se encontrar inúmeros tipos de reprodução que são agrupados em duas categorias principais: a reprodução assexuada e a reprodução . A grande diversidade de seres vivos refletese nas formas de reprodução dos organismos. respectivamente a afirmação. e) ( ) Animais e fotossíntese. _____________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. Assinale a alternativa que completa.Analise o texto.

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ _______________________________________________________ b) Cite 2 tipos de reproduções assexuadas: ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ c) Por que na reprodução assexuada não há variabilidade genética nas espécies? ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ .a) Em relação às formas de reprodução explique a diferença entre a reprodução sexuada e a assexuada e dê um exemplo de organismo que realize cada uma delas.