CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA COLMEIA PSICOLOGIA ESCOLAR

CÁSSIA NATHALIA ALVES DIAS

ORIENTAÇÕES E HÁBITOS DE ESTUDO

BOA VISTA-RR 2012

todos os esforços de seus professores. os hábitos de estudo permitem que se consiga mais em menos tempo. Se você atentar bem nos hábitos de estudo. . Entretanto o primeiro passo deve ser seu: seja ativo física e mentalmente. por que são necessários hábitos de estudo? Porque aprender pode ser divertido. Ninguém pode aprender por você. como também existem meios desajeitados e dispendiosos. Então. E saber aprender e como aprender torna o esforço ainda mais ameno. Se você não estiver realmente motivado para aprender. provavelmente descobrirá que há uma porção de coisas que estão fazendo mal ao seu processo de aprendizagem. Além disso. Procure mudar seus hábitos de estudo ou aperfeiçoar os que já possui. Existem meios bons e eficientes de estudar. Todos estão dispostos a ajudá-lo nessa tarefa. de sua escola e de sua família serão inúteis.COMO ESTUDAR Prezado Aluno.

2 Horário economiza tempo .................................................1 Ter um Plano de Estudo .... 10 4....................................7 Aproveitar ao máximo as aulas ...................6 Aprender a Ideia Mestra ..................................................................................................................... 9 4 COMO ESTUDAR DETERMINADAS MATÉRIAS .............................................................................................................................................................................................................................. 7 2..................................................................................................................... 6 2........................................................................................ 10 4....................................................7 Trabalho em Grupo ............................................................................................................................................................................................. 4 1................... 5 2 NECESSIDADES PARA MAIOR ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO ......................................3 Matemática ............................ 11 5 ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO INDIVIDUAL .............................................................................................................................................................. 5 1.....................3 Distribuir bem o tempo.............................. 10 4....................1 Expressão oral e escrita ........ 7 3 ALGUNS MÉTODOS DE ESTUDO .................... Espanhol) ............................................... 10 4.............................................6 Expressão Corporal ....... 6 2... 4 1...................5 Expressão Musical ......................................................................... 6 2... 13 ................................................................................................................................ 7 2.......................................2 Línguas: (Inglês...................................................................... 6 2.......4 Expressão Visual .......5 Estudar em Local Adequado .......................................................................................................2 Expressão Lógica ....................................................................................4 Não confundir não gostar do professor com não gostar da Matéria ..............4 Língua Portuguesa ............................................ 4 1...........SUMÁRIO 1 MANEIRAS DE APRENDER .......................1 História e Geografia ................................................ 6 2........................... 12 6 NOS DIAS DE TESTES E PROVAS ..................................... 5 1.................................................................... 4 1...

 Pense em como contar o que você aprendeu para outra pessoa.  Analise passo a passo.2 Expressão Lógica  Faça uma lista da sequencia dos fatos.  Invente uma imagem do fato. sublinhe.  Procure pensar em um problema parecido.  Procure tocar quando possível. . 1.1 Expressão oral e escrita  Pergunte-se enquanto lê.  Use cores.  Veja fotos e filmes.  Escreva um resumo.4 1 MANEIRAS DE APRENDER 1. 1.4 Expressão Visual  Crie um esquema.  Desenhe para entender melhor.

 Dance. .  Dramatize.  Se não for atrapalhar. 1. 1. pule.7 Trabalho em Grupo  Faça troca de ideias com os colegas. use as mãos para explicar. como se estivesse falando para os outros.5 1.  Escute os outros e reflita sobre os dados.5 Expressão Musical  Crie músicas para o que você aprendeu.6 Expressão Corporal  Caminhe falando o assunto. use música de fundo para estudar.

O professor passa a matéria e estuda-se no mesmo dia. 2. a fim de evitar precipitações. tornam-se mais fáceis. a fim de se poder cumprir de modo satisfatório as tarefas. As matérias que se gosta mais. O horário permite fazer coisas certas no tempo certo. por isso deve-se estudá-las por último.4 Não confundir não gostar do professor com não gostar da Matéria . se necessário iniciar novamente. revisando bem as anotações feitas nas aulas. que se tem mais dificuldade. As anotações de aula devem ser revistas diariamente e organizadas.2 Horário economiza tempo Um horário bem planejado impedirá o desperdício de tempo. O estudo deve ser diário.1 Ter um Plano de Estudo É programar seu horário. A cada manhã já de deve ter ideia do que se vai fazer durante o dia.3 Distribuir bem o tempo Deve-se estudar primeiro as matérias mais difíceis. Na hora da prova é só recapitular.6 2 NECESSIDADES PARA MAIOR ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO 2. 2. Nunca estudar mais de uma hora sem fazer um intervalo. descansar e depois. 2. não deixando para estudar na última hora. Não ficar pulando de uma matéria para outra. Você deve sempre ter a hora de estudo.

procure. automaticamente.  Manter em ordem o material escolar. 2. Arrumar o material para dia seguinte. Ser organizado. procure analisar o porquê. Se ele não tem uma boa metodologia. evitando ficar levantando a toda hora para procurá-lo. 2.6 Aprender a Ideia Mestra Para cada paragrafo lido. mostre que pode aprender mesmo assim.7 Aproveitar ao máximo as aulas  Trazer todo o material necessário. inicialmente escreva em um rascunho).5 Estudar em Local Adequado O estudo exige concentração. resumir na cabeça a ideia principal contida nele (se não conseguir. Isso tira a concentração e faz o rendimento cair.  Escolher um lugar calmo. deixar sempre perto o material que vai utilizar. Faça o mesmo com trechos maiores.7 Quando não gostar de uma disciplina. ligando entre si as ideias principais dos parágrafos que os compõem. portanto deve-se realizar as tarefas sempre num mesmo local. e talvez desapareça a antipatia. 2. Não culpe o professor. . telefone tocando ou barulhos que possam despertar a atenção. assim que terminar de fazer os deveres de casa. arejado e iluminado.  Evitar locais onde haja interrupção de pessoas entrando e saindo.

para não perder as instruções do professor. perto da prova o que anotou.  Confira as anotações enquanto o assunto ainda está “fresco” na mente. faça anotações sobre os assuntos discutidos em sala. de forma mais clara. de forma clara. . pois algumas dúvidas poderão ser esclarecidas. os esquemas dados pelo professor. assim como. Só faltar em casos de grande necessidade. Veja se irá entender mais tarde.8  Chegar à aula pontualmente.  Ficar atento às perguntas dos colegas e ouvir as respostas dadas pelo professor.  Anote. Se aproveitar bem a aula não precisará estudar tanto depois. Não dê atenção para conversas paralelas.  Concentre-se no assunto e no professor. Se não. jogando fora o tempo de aula. Copie as ideias principais com suas próprias palavras.  Prestar atenção nas aulas solicitando esclarecimento do assunto sempre que não entender. passe a limpo logo.

.  Fazer exercícios sem consultar o livro ou texto corrigindo-os em seguida mediante o uso do mesmo.. etc. artigos científicos.  Resumir os textos lidos. revistas.  Fazer esquemas. gráficos e desenhos.  Utilizar jornais.  Fazer leitura em voz alta cuidando da dicção e entonação correta da frase.  Fazer pesquisas em vários livros.9 3 ALGUNS MÉTODOS DE ESTUDO  Ler e sublinhar as ideias principais.  Elaborar questionários e responder para si mesmo.

 Procure compreender as relações de tempo (cronologia. para melhorar a orientação do seu estudo.  Utilize mapas na hora do estudo. para conhecer o significado das palavras.  Assista a filmes e ouça músicas em outro idioma. Espanhol)  Repita a palavra ou texto até que as palavras lhe sejam familiares.  Corrija os exercícios para que estejam todos corretos em seu caderno. 4.3 Matemática  Faça os exercícios de classe. sempre que precisar. .  Procure.1 História e Geografia  Interprete cada parágrafo e grife as ideias principais.10 4 COMO ESTUDAR DETERMINADAS MATÉRIAS Não estude em sequencia disciplinas muito parecidas. solicitando a ajuda do professor. data e espaço). preocupando-se em compreender o que assiste ou ouve. no dicionário.2 Línguas: (Inglês. Uma pode atrapalhar a outra. 4.  Use um rascunho para fazer as operações.  Utilize o dicionário.  Elabore resumos.  Faça esquemas dos conteúdos estudados. 4. as palavras que você desconhece. etc. Intercale línguas com matemática.

 Extraia a ideia central do texto.4 Língua Portuguesa Interpretando  Leia a primeira vez para conhecer o conteúdo.  Cuide dos parágrafos. oralmente. margens.  Sublinhe ideias importantes. parágrafo por parágrafo. uso de letras maiúsculas. pois assim escreverá com facilidade.  Sintetize. Escrevendo  Leia bastante. lentamente.  Consulte o dicionário. o desenvolvimento e conclusão. os exercícios de aula em casa.  Organize seu pensamento e esquematize o assunto. observando o início.  Não rasure o trabalho.  Verifique com atenção os cálculos feitos.  Releia antes de passar a limpo o trabalho e entregá-lo ao professor. o que leu. .  Concentre-se nos problemas mais fáceis primeiro e deixe os difíceis para depois.  Resolva as operações por partes.  Releia.11  Refaça diariamente para compreender.  Grife as palavras desconhecidas. reveja tabuadas e regras de sinais. pontuação. 4.

seja para fazer alguma coisa ou pensar em outras. Esforcese para conseguir concentrar-se no trabalho que estiver fazendo. pressa.  Antes de começar o estudo relacione tudo o que deve fazer e distribua bem o seu tempo. Para evitar que sua mente se divida com outra preocupação.  Acorde.  Afaste os obstáculos: barulho. presença de pessoas. ao sintoma de sono tome água fria ou lave o rosto. fazendo um pequeno intervalo. nervosismo.. rádio.12 5 ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO INDIVIDUAL Através do estudo individual é que você aprende. tensão. resolva a questão após terminar seu estudo. Para isso é necessário que você tenha um bom método de estudo.  Não interrompa os estudos com televisão. não atenda nenhum telefonema no período de seu estudo. . anote na hora o que o preocupa para não esquecer. Não estude só um pouquinho de tempo. ainda que no início seja difícil. Ele exige esforço e vontade.  Esforce-se para não interromper o seu estudo. insista.  Realize sempre leituras extras. pois só com treino conseguirá. Não estude sem parar por mais de duas horas. O total deve ser de 2 ou 3 horas por dia.. Por exemplo:  Planeje seu horário de estudo em casa.  Consulte uma bibliografia e use sempre o dicionário.

 Procure não fazer revisão de última hora.  Examine toda a prova.  Procure fazer a prova com capricho e letra legível. Possuir o domínio completo da matéria.  Faça um relaxamento antes de vir para a prova.  Confie em si mesmo e nas suas possibilidades.  Responda àquilo que tem certeza para não rasurar a prova.  Domine o nervosismo.  Faça a prova com tranquilidade e atenção porque você estudou.13 6 NOS DIAS DE TESTES E PROVAS  Esteja preparado.  Releia a prova antes de entrega-la ao professor. você sabe e vai fazer uma BOA PROVA. .  Leia com atenção o enunciado das questões.  Encare com naturalidade. Relaxe os músculos. Preparado significa saber o conteúdo e estar pronto para qualquer tipo de pergunta e não apenas para algumas delas.