Primeiro questionário da Matéria de Ministério

1 – Os vocábulos “meshareth e leitourgos” hebraico e grego, respectivamente, significam: R: meshareth -> A palavra em hebraico que designava os auxiliares que trabalhavam com pessoas da alta categoria, por exemplo, os sacerdotes e levitas. Leitourgos -> está em Romanos 15:16; Fp 2:25. A princípio, indicava o ato de fazer obras públicas a próprias expensas; fazer serviço para o povo. A forma mais antiga do termo é composta de laos (povo) e ergon (trabalho). Daí é que veio esse significado “trabalhar juntamente”, trabalhar para o povo.

2 – Diácono significa: R: A palavra "diácono" vem de uma palavra grega (diakonos) que é encontrada algumas no Novo Testamento. e quer dizer "atendente" ou "servente", “servo”.

3 – Dê a definição de Ministério: R: Exercício de um serviço religioso especial, como o dos levitas, sacerdotes, profetas e apóstolos.

4 – Faça uma síntese de um chamado Ministerial segundo a Teoria da Predestinação, abordando os argumentos a favor e contra. R: Deus que escolhe as pessoas para um ministério em uma atividade, tem como argumentos a favor Deus ser o Senhor de todas as criaturas, o responsável pelos resultados ministeriais deve-se apenas a Glória do Senhor. E como argumentos contra temos o livre arbítrio do homem seria violado somente pela escolha de Deus, a pessoa vocacionada é colocada numa posição de inteira responsabilidade diante de Deus.

5 – Faça uma síntese para o chamado Ministerial segundo a Teoria da Chamada Geral, abordando os argumentos a favor e contra. R: A chamada para a salvação e para o ministério é feita por Deus e o Espírito Santo é o agente de Deus para efetivar o chamado. A favor temos o respeito que Deus tem pela liberdade e opção de escolha do homem, a pessoa chamada por amor a Deus se dedica fielmente a ELE. E contra temos que o

a pessoa é chamada se dedicar a obra do Senhor. R: É o chamado feito diretamente por Deus e designado para uma obra importante. Em caso de 7.soberania de Deus fica a mercê da vontade do homem que tem a opção de se negar a seguir o chamado de Deus. 6 – Preencha as lacunas: A pessoa chamada diante de __Deus__ torna-se propriedade __Desobediência__ fica objeto de __castigo__ de Deus. por exemplo ao chamar Noé ELE tinha como propósito restaurar o homem. e ai Noé é chamado por Deus para salvar parte do mundo que ELE como dono do mesmo iria devasta-lo e depois reconstruir. ELE revela o que ELE tem planejado. R: Esse chamado é feito de forma mais natural pois se dá principalmente pelo passar do tempo em que uma pessoa fica junto a um servo do Senhor o auxiliando. 9 – Explique o que é chamado indireto. um bom exemplo disso é Timóteo que cooperava com Paulo em suas obras e através do discipulado que teve com ele foi capaz de assumir o ministério e dá continuidade ao discipulado contínuo.Profecia -> Através do uso de um profeta por Deus. porém ela passa por um período de preparação de amadurecimento espiritual. separando os puros dos que estavam se deixando viver somente pelo mundo. 10 – Os métodos mais comuns empregados por Deus no chamamento são quatro: descreva-os: 1º . exclusiva__ de Deus. 8 – Explique o que é chamada direta e dê dois exemplos bíblicos. e dê um exemplo bíblico. Com o passar do tempo ele se ver assumindo o ministério pois já está bem preparado para encarar a obra de Deus. . em poucas palavras. Outro exemplo de chamado direto por Deus é Moises pois Deus chega a se mostrar em forma de fogo na sarça para falar com Moisés e enviá-lo para libertar o povo de Israel. E por muitas vezes Deus só revela o verdadeiro propósito que tem com a pessoal quando ela já passou por um processo de amadurecimento espiritual e de preparação e treinamento para seguir as lutas que irá assumir. sobre experiências que marcam o vocacionado: R: É um processo por etapas.Fale. o chamado que ELE tem para com a pessoa. ele não acontece de uma hora para outra.

11 – Descreva duas características de uma falsa chamada. e evangelismo entre os descentes: __Dons Pastorais Seu trabalho é tríplice: _Pastor_. R: Ganância e Egoísmo. profissionais e sentimentais. E tem como principal motivação os desajustes familiar. Como um detentor de um dons ministerial muito importante e de um espiritualidade com Deus bastante definida. ele precisa se apresentar diante das pessoas com o devido respeito que se exige tamanha a importância do ministério. 14 – Qual significado da palavra apóstolo? O que levava o apóstolo a se caracterizar como tal? R: No original significa “aquele que é enviado”. e uma motivação de uma falsa chamada. e ai caberá a cada um ter o temos a ELE e obedecer ao seu chamado. 4° . Descreva-os: R: Administra os negócios da igreja.mensagem que pode ser estática ou dinâmica:_profecia____ Visa o crescimento e o desenvolvimento delas(igrejas)_evangelismo_____ Renovação espiritual para os crentes. . 12 – Refiro-me a que Classe de Dons? . 3° ..Visão -> Deus revela diretamente a própria pessoa por meio de visão. bem como preparar a igreja para promover eventos a comunidade e assim promover a evangelização e ao assim alcançar novas almas para Deus. Deus diz o que tem espera dela.Iluminação -> A pessoa já tem dentro de si mesma a convicção de que quer seguir uma vida ministerial e se dedica a alcançar essa meta a se capacitar. alimenta o rebanho com a palavra de Deus.Sonho -> Através de sonho Deus pode nos revelar o nosso dom ministerial. ajuda o rebanho em problemas.2° .. R: Ele é o principal responsável por instruir a igreja e guia-la pelo caminho do conhecimento da palavra de Deus. 13 – Descreva a importância do Mestre no Ministério conforme princípios bíblicos e aquilo que você compreende.

17 – Qual era a função específica do ministério de socorreo? R: Ajudar e auxiliar os membros de sua igreja. 19 – Se você tivesse que contestar algo que foi discutido até agora sobre a matéria. 18 – Em outras classe ministeriais fale sobre os Dáconos . o que contestaria? Por quê? Explique. aconselhamento e ajuda ao próximo. Por quê ? R: Ministros de socorro. Eram realizado pelas mas diversas categorias ministeriais e tinham como principal função alcançar as pessoas crentes e descrentes e estarem sempre preparados para auxiliar as pessoas com amparo. são aqueles escolhidos e enviados por Jesus Cristo para continuar com a obra de Deus. R: Não teria nada a contestar pois todo o ensinamento está muito bem fundamentado na Bíblia . seguindo os seus ensinamentos.15 – Descreva a obra ou ministério do apóstolo: R: Toda a doutrina do apostolado é fundamentado no evangelho de Cristo. 16 – Qual foi a principal classe de obreiros na Igreja Primitiva que se destacou na classe de dons na classe de dons filantrópicos. R: São aqueles que estão servindo na igreja auxiliando os pastores e bispos na condução dos eventos na igreja.