Índice

Biblioteca............................................................................................................ 1 Como surge......................................................................................................... 1 Organização ........................................................................................................ 1 Tipos de biblioteca ............................................................................................. 2 A biblioteca pública........................................................................................ 2 A biblioteca especializada .............................................................................. 3 Tipos de livros .................................................................................................... 3 Funcionalidade ................................................................................................... 3 Vantagens ........................................................................................................... 4 Desvantagens ...................................................................................................... 4 Experiências próprias ......................................................................................... 4 Conclusão ........................................................................................................... 5 Bibliografia ......................................................................................................... 6

surgio também uma nova modalidade de biblioteca: a biblioteca intinerante. ou simplesmente passar os nossos tempos livres. O auge das universidades Italianas de salerno e Bolonha. a biblioteca vaticana de Roma foi ampliada. através de pessoal especializado. onde os monges realizavam cópias manuscritas de obras clássicas e religiosas. técnica ou de natureza social e estética. num ambiente acolhedor e descontraído. incentivou a criação de colecções bibliográficas destinadas aos alunos e aos estudiosos. com fins lucrativos. literária. Como surge Na Europa Ocidental. o acesso a documentos que 1 . no século XV. No século XIV os humanistas começaram a copiar e a coleccionar textos clássicos que tinham sido abandonados. a biblioteca é propósito de formação intelectual nas áreas científica. Durante este periodo. que formavam parte do espólio das cruzadas. os lívros tornaram-se mais acessiveis e o hábito da leitura aumentou. Estas bibliotecas foram enriquecidas com obras clássicas e científicas desconhecidas até então. administrada por livreiros. pesquisar para os nossos trabalhos. Cada uma possuia uma sala denominada “Escritório”. Durante os séculos XVII e XVIII. no qual podemos encontrar respostas para as nossas dúvidas. no século XI. Com a invenção da emprensa. como de san millàn de la Congolla e de Ripoll. durante os séculos X e XI.Biblioteca É um local de descoberta e divertimento. na Alemanha. de literatura popular. actualizá-las e facilitar. Organização Qualquer colecção organizada de livros e de publicações em série e impressos ou de quaisquer documentos gráficos ou audiovisuais disponíveis para empréstimo. consulta ou estudo. em Espanha e o de Fulda . Organismo ou parte de uma organização cujo objectivo principal é organizar colecções. e que obteve grande aceitação do público. a literatura foi preservada graças à acção das bibliotecas dos mosteiros. criada com determinados fins de utilidade pública ou privada.

credo ou condição social. a fim de ampliar seus conhecimentos sobre as áreas abrangidas pelos programas educacionais e de pesquisa de tais instituições de ensino . A biblioteca acadêmica Inclui as bibliotecas de escolas primárias e secundárias. Bibliotecas universitárias devem ter uma coleção completa. A biblioteca pública Serve todas as pessoas independentemente da idade. pode melhorar seu nível intelectual. que é adequado para crianças a assistir a elas. 2 . e cada um deles são um tipo de usuário e ações diferentes. especializada e actualizada. Biblioteca das crianças Complementa a biblioteca pública. acadêmico ou escolar. Serviços essenciais são livros emprestados na biblioteca e em casa.respondam às necessidades dos utilizadores nos aspectos de informação. raça. Tem uma coleção especializada de literatura infantil. criança e especializada. e fornece um serviço gratuito. que inclui tais instrutivo. consulta. e um serviço de consulta. Essa mais recente adição para a resolução de problemas do usuário em termos de informação. Sua finalidade é servir os alunos de instituições de ensino. educativo e recreativo. Biblioteca que permite aos leitores irem directamente às estantes. faculdades e universidades. reprodução e facilidade de reserva de livro para uso particular de um grupo de alunos e professores. Existem quatro tipos: público. Este empréstimo não. Tipos de biblioteca Podem ser classificados de acordo com seus objetivos e do tipo de usuários que atendêlas. é a diversas áreas.. quer para consultarem in loco os documentos de que precisam quer para os escolherem para leitura domiciliária. educação ou lazer. Os serviços prestados incluem: empréstimo.

folhetos. Neste estudo ANINED utiliza alguns indicadores de tipologia de inclusão nomeadamente indicadores que tomam como dimensão a proteção social esistente em cada região de moçambique. Pretendia-se . em termos de coleções e serviços. empresas e indústria em geral.A biblioteca especializada Isso excede a de outros tipos. escolas. Essas bibliotecas especializadas em servir as instituições comerciais e bancárias. científica e cultural para os leitores da área está localizada. laboratórios químicos. 3 .pois a bareiras a divercidade de teritorios nacional no que as diferentes formas de manifestção de situações de pobreza e exclosão e a sua por tipo de teriorio em termos das suas caracteristicas mais rurais e urbanas . As coleções contêm material especializado sobre as questões da sua competência. etc. A biblioteca tradicional consistia basicamente de salas de leitura e uma piscina com a pilha fechado. pesquisa. Enciclopédias. com livros. Dicionários. relatórios sobre os vários tipos de pesquisas realizadas em laboratórios. clínicas e hospitais. Tipos de livros Os tipos de livros que podemos encontrar numa biblioteca são:     Monografias. Atualmente deve atender às necessidades de comunicação de informações aos usuários e ajudar a alcançar seus objetivos. A biblioteca deve ser o centro da comunidade social. escolas. Manuais Funcionalidade O estudo que se apresenta tem como objectivo central sistematizar a informação estatistica desponivel com vista tipificacao das situacoes de pobreza e exclusao social a nivel do nosso pais. Isto originou após a Primeira Guerra Mundial. periódicos.

Os custos de aquisição são reduzidos. Facilitam o acesso a pessoas com deficiência. A complexidade dos sistemas informáticos pode levar à info-exclusão. Desempenha um papel importante na preservação dos documentos. possibilitando o arquivo e a disponibilização do saber a todos os seus utilizadores. Comporta diferentes formatos de informação. Permite o acesso em linha a outras fontes de informação externas. pesquisa e histórias infanties. Perigo relacionado com os Direitos de Autor. Funciona 24 horas por dia e permite o acesso à distância. 4 . Desenvolve-se a partir de contribuições individuais dos seus utilizadores. Inexistência de infra-estruturas necessárias.Vantagens          Conjuga a nova tecnologia informática com a milenar tecnologia da escrita. Permite o acesso simultâneo de um número infinito de utilizadores. E ja li cerca de contos. Desvantagens     O excesso de informação cria redundância e perda de tempo. Experiências próprias Desde 2010 até 2011 ja fui a biblioteca 47 vezes.

Conclusão Com este trabalho adquire conhecimento profundo acerca da biblioteca e desta feita com este tema cheguei a conclusão que biblioteca é um local que nos ajuda para ter informações academica e sociais. 5 .

Google.Bibliografia . 6 . .Livro de 11ª classe.