Bioplástico se consolida como alternativa ecológica

Postado por: Mundo Verde em 1 de Abril de 2011

Plásticos feitos de milho e outros vegetais estão ganhando espaço, impulsionados pelos preços do petróleo e pela crescente consciência ecológica. Chamados “bioplásticos”, eles oferecem ao mundo uma nova forma de diminuir a dependência do petróleo e são considerados uma alternativa ecológica a tudo – desde embalagens para comida até vale-presentes. E, além disso, se degradam rapidamente. Enquanto o produto tradicional leva até 500 anos para desaparecer da natureza, o bioplástico leva 18 semanas.

Empresas especializadas no setor estão estudando meios de certificação e rastreabilidade (para identificar os responsáveis caso o produto não se biodegrade no tempo prometido), além de um logotipo que diferencie o bioplástico, para facilitar sua separação nas recicladoras. Levando em consideração que o consumo anual de plástico no mundo inteiro cresceu 20 vezes desde os anos 50, totalizando 50 milhões de toneladas e que o plástico é um material indispensável na vida moderna,adotar alternativas sustentáveis como o bioplástico, produz um impacto positivo muito importante para o meio ambiente. O plástico sustentável não contribuirá somente para evitar o aquecimento global e o esgotamento das reservas de petróleo. A sua natureza reciclável também influenciará a gestão do lixo em áreas urbanas e poderá até mesmo revolucionar o ciclo de produção e de uso da energia.

Nos ajude você também a espalhar por aí o conceito de sustentabilidade! O apoio de todos é muito importante!

Comentários: Seja o primeiro a comentar Arquivado em: Educação, Mundo Verde, Sustentabilidade Tags: bioplástico, consciência ecológica, petróleo, plástico, sustentável

Seja um consumidor sustentável
Postado por: Mundo Verde em 13 de Agosto de 2010

Desde o momento em que acordamos até quando vamos dormir, o ato de consumir está presente em nossas vidas. Somos seres consumidores de energia, alimentos, roupas. Porém, é importante lembrar que tudo o que compramos e utilizamos gera impactos no planeta. Para vivermos em um mundo saudável e deixarmos bons frutos para as próximas gerações, é importante prestar bastante atenção no que consumimos.

O Blog Mundo Verde apoia o Consumo Sustentável, apoie você também! Nós listamos algumas dicas de hábitos saudáveis para cuidarmos do nosso planeta.

Substitua as sacolas plásticas por Ecobags. Um plástico leva cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente e toda sacola plástica que usamos tem sempre um destino certo: o lixo. Substitua essas sacolas por ecobags. Assim você transporta suas compras de forma muito mais sustentável e ainda pode escolher um modelo que tenha a sua cara, para andar bem na moda. Utilize produtos reciclados. Desta forma, você incentiva o processo de reciclagem e reutilização. Imagine quanta coisa não pode sair do lixo e se tornar um produto novinho em folha, deixando de poluir o ambiente para ser útil para alguém? Nas lojas da Rede Mundo Verde, todo o material de comunicação é feito com produtos recicláveis e os uniformes dos funcionários são de tecido Pet (material que utiliza algodão e fibras de garrafas Pet recicladas em sua composição). Use produtos de limpeza biodegradáveis. Assim, você contribui para a diminuição da quantidade de resíduos tóxicos nos rios e mares. Sempre que for ao supermercado escolher os produtos de limpeza para a sua casa, fique atento ao rótulo para ver se ele contém esta especificação. Outra dica é substituir o uso do detergente por receitas caseiras. Uma solução de vinagre ou limão diluídos em água serve para limpar vidros e tirar gordura. No forno, basta uma mistura de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino. Gostou das dicas? Em breve o Blog Mundo Verde fala mais sobre sustentabilidade para você. Enquanto isso, pode deixar a sua própria dica nos nossos comentários. Seja um consumidor sustentável! Vamos nos unir para um planeta melhor!

Comentários: 3 Comentários a ler Arquivado em: Mundo Verde, Sustentabilidade Tags: dicas, Mundo Verde, plástico, reciclagem, Sustentabilidade

Você sabia que o plástico também contamina os alimentos?
Postado por: Mundo Verde em 12 de Maio de 2010

Já falamos diversas vezes aqui no Blog sobre como os plásticos são grandes inimigos do Planeta: poluem o meio-ambiente, contaminam os ecossistemas e acumulam-se em lixões por todo o Mundo, causando prejuízos e estragos incalculáveis. Mas o que muita gente não sabe é que além de ser um inimigo do Verde, o plástico é também um inimigo da sua saúde. O Bisfenol A, uma substância química encontrada comumente em embalagens de alimentos e bebidas, é usado principalmente em produtos de plástico como copos descartáveis, embalagens de comida, garrafas de água e refrigerante e em mamadeiras de bebê. Pesquisas comprovaram que ele pode ser encontrado nos corpos de mais de 90% da população e existem evidências de que essa contaminação por bisfenol tenha relação com danos à saúde como desordens reprodutivas e hormonais, obesidade, problemas no desenvolvimento cerebral, câncer de mama e próstata.

Plástico: inimigo da natureza e da sua saúde

Em estudos com ratas grávidas e seus filhotes recém-nascidos expostos ao bisfenol foi observado aumento de obesidade e mudanças no comportamento como hiperatividade, aumento da agressividade, medo, problemas de aprendizagem e alteração do comportamento sócio-sexual. Estudos em humanos relacionam a contaminação por bisfenol a doenças cardiovasculares e diabetes. A venda de plásticos contendo este tipo de fenol é proibida no Canadá e em alguns estados americanos. Enquanto essa proibição não chega ao Brasil, podemos fazer escolhas mais saudáveis para diminuir o consumo e a exposição ao bisfenol:
  

Prefira mamadeira de vidro para evitar a exposição precoce dos bebês ao bisfenol; Substitua os copos descartáveis por copos e canecas de vidro. É uma atitude boa para o meio ambiente e para sua saúde; Não aqueça alimentos em recipientes de plástico. O bisfenol é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido. Substitua os potes de plástico e marmitas por alternativas de vidro; Evite comprar alimentos em embalagens plásticas. Sempre que possível preferir embalagens de vidro. Opte por garrafas de vidro para água, geléias, mel e molhos de tomate;

Evite alimentos embalados, prefira os alimentos naturais e cultivados de maneira orgânica. Seu consumo gera menos lixo e por não terem contaminação química são mais saudáveis.

Evite o consumo de alimentos e bebidas em embalagens plásticas

Assim você está colaborando para sua saúde e para a saúde do planeta! Preserve sempre o Verde, pois o Mundo é seu!
Comentários: 2 Comentários a ler Arquivado em: Mundo Verde, Sustentabilidade Tags: bisfenol, plástico, Sustentabilidade

Mundo Verde na luta contra o plástico
Postado por: Mundo Verde em 28 de Abril de 2010

Atendendo a uma demanda de diversas cidades do Brasil onde o uso de sacolas plásticas foi proibido, a Rede Mundo Verde está lançando um novo modelo de sacolas oxibiodegradáveis em suas lojas.

Essa é a imagem das novas sacolas oxibiodegradáveis da Rede Mundo Verde

Ótima oportunidade para refletirmos sobre o uso do plástico em nossa sociedade e incentivarmos mais uma vez o uso de ecobags como substitutas dos sacos plásticos tradicionais. Você sabe o que é um plástico oxibiodegradável? É um plástico que se degrada através de um processo de OXIdegradação, cuja tecnologia se baseia na introdução de uma quantidade muito pequena de aditivo pró-degradante durante o processo de fabricação convencional, resultando em uma mudança de comportamento do plástico. A degradação do plástico começa quando sua vida útil programada chega ao fim e o produto não está mais em uso (tal período controlado pela composição do aditivo utilizado). Quando o aditivo reduz a estrutura molecular a um nível que permite o acesso de microorganismos ao carbono e hidrogênio3, o plástico é consumido por bactérias e fungos. Por causa disso ele pode ser chamado “biodegradável”. O material deixa então de ser plástico e se torna uma fonte de alimento. Tal processo continua até que o material tenha se biodegradado em CO2, água, e húmus. Isto não deixa fragmentos de petro-polímeros no solo. Algumas vantagens dos plásticos oxibiodegradáveis:
       

São recicláveis por todos os métodos; Podem ser fabricados a partir de plásticos reciclados; Podem ser reutilizados enquanto não começarem a degradar; Podem ser destinados a compostagem após o descarte; Devem ser coletados seletivamente junto com plásticos convencionais; São testados, seguros e aprovados para contato com alimentos; Não emitem Metano em sua degradação; São Oxi-Degradáveis e são Biodegradáveis após a Oxi-Degradação.

As sacolas convencionais são fontes de extremo desperdício, símbolo poderoso do consumismo, alto custo para uma cidade, que gasta milhões, tanto no aterro sanitário, quanto no processo de reciclagem. Num aterro, as sacolas plásticas levam 1.000 anos para degradação. Elas não biodegradam e sim, fotodegradam, quebrando em partículas tóxicas. A Rede Mundo Verde convida você para ser parte da solução e não da poluição: vamos retomar o antigo e ecológico hábito de ir às compras com nossas próprias bolsas de juta ou pano e cestos de vime. As sacolas retornáveis são duráveis, higiênicas, fáceis de limpar e econômicas para você e para o nosso mundo! Fontes:
  

O que são plásticos biodegradáveis – Funverde. Respostas sobre dúvidas quanto aos biodegradáveis. Artigo de Isabela Antunes Joffe para a campanha Eu amo o Mundo.

Mais sobre o uso de sacolas plásticas no Blog Mundo Verde:
    

Eu amo o Mundo! Sacolas de plástico x Ecobags Sacolas de plástico x Ecobags: a luta continua E o que fazer com os plásticos que consumimos? Plásticos biodegradáveis

Comentários: 6 Comentários a ler Arquivado em: Mundo Verde, Sustentabilidade Tags: ecobags, oxibiodegradáveis, plástico, sacolas plásticas

Eu amo o Mundo!
Postado por: Mundo Verde em 9 de Setembro de 2009

Um plástico leva cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente. É bem mais do que você viverá. Mais até do que seus filhos poderão viver. 400 anos é muito tempo. Você já pensou em quantos materiais plásticos passam por você ao longo de sua vida? Quantas embalagens, sacolas, objetos de todos os tipos, que mais cedo ou mais tarde vão parar em um destino único: o lixão!?

Saco plástico = lixo e poluição

Só no Brasil são distribuídos 12 bilhões de sacos plásticos por ano. A maioria deles é entregue em caixas de supermercado e no comércio, utilizados por todos os brasileiros para carregar suas compras para casa. Pensando nisso, o Mundo Verde, coerente com sua proposta e confiante no consumo consciente, dá continuidade à campanha Eu Amo o Mundocom o lançamento dos novos modelos de ecobag.

As novas bolsas ecológicas Mundo Verde são feitas em algodão orgânico, com alças de algodão cru e detalhes em fibra de garrafa PET. Nas compras a partir de R$ 50,00 nas lojas Mundo Verde você pode levar uma ecobag de presente. Serão cerca de 8 mil ecobags distribuídas nas lojas da rede espalhadas pelo Brasil (confira no site a lista das lojas participantes).

Utilizar uma ecobag nas compras é uma maneira simples e elegante de agir de forma ecologicamente consciente. Simples agora, mas de grande efeito para o futuro do planeta! Passe na loja Mundo Verde mais próxima e garanta a sua!

Para quem tem perfil no twitter, você pode adicionar um selo com a frase“Eu amo o mundo” à sua imagem do perfil e se unir ao Mundo Verdena luta pelo consumo consciente. Clique aqui e saiba mais. Outra dica: fiquem atentos ao Blog e ao Twitter (@mundoverde) pois você pode ter a chance de ganhar um presente sem sair de casa!

Comentários: 10 Comentários a ler Arquivado em: Campanhas, Mundo Verde Tags: Campanhas, ecobags, eu amo o mundo, Mundo Verde, plástico, sacolas plásticas

E o que fazer com os plásticos que consumimos?
Postado por: Mundo Verde em 24 de Julho de 2009

No clima da campanha Beba Saúde, devemos nos empenhar e refletir sobre o uso do plástico. Sabemos que é impossível eliminar completamente o uso do plástico do nosso dia-a-dia. O Mundo Verde também está batalhando para mudar os hábitos da Rede. Desde o início da Campanha fomos questionados sobre o uso de copos e sacolas plásticas em nossas lojas, e reforçamos que o esforço para a mudança de hábitos tem sido gradativo para que seja definitivo. Por isso, queremos deixar algumas dicas de reutilização dos plásticos do cotidiano. A primeira dica é a sugestão de uso das vassouras de garrafas PET do projeto Recicla Três Rios, apoiado pelo Mundo Verde. É possível produzir vassouras ecologicamente corretas reutilizando garrafas PET, sem um alto consumo de energia – e você ainda economiza, pois pode aprender a produzir sua própria vassoura em casa. A segunda dica é uma matéria da Revista Veja que fala sobre a reciclagem de plástico. Muito interessante e com informações importantes para compreendermos que nem sempre reciclar é a melhor solução: reutilizar pode trazer muito mais benefícios. [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=G2vIOeXPqic] E achamos também um vídeo cheio de sugestões bacanas de reutilização de material reciclável para produzir objetos, móveis e até obras de arte, confiram: Arte reciclada. [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=35ti2iDFTn0] Vocês sabiam? Desde julho de 2007 funcionários da Rede Mundo Verde passaram a vestir uniformes ecologicamente corretos. São camisetas, bonés e aventais feitos com fibra de garrafa pet, um tecido macio, durável, agradável ao toque e bem mais econômico. Com a produção dos uniformes foram retiradas quase 10 mil garrafas pet do meio ambiente

Sobre o Programa

“Recicla-se o lixo, recicla-se a madeira, recicla-se o papel, recicla-se tudo o que vem da natureza, mas será que o homem é reciclável?”
Jussilene Souza da Silva, 17 anos, Nova Viçosa (BA).Participante do 6.º Concurso de Redação Ler é Preciso.

O Programa Investimento Reciclável oferece apoio às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis visando ao aprimoramento dos processos produtivos, ao aperfeiçoamento da gestão, ao aumento da produtividade e à consequente melhoria na geração de receita. O Programa prevê o repasse de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos, veículos, melhorias estruturais e capital de giro. Esses recursos são reembolsados em período de até 23 meses, sem a aplicação de juros. Independentemente do valor do financiamento, para cada cooperativa contemplada é realizado um curso em gestão do negócio, que leva em conta as particularidades do grupo em questão. O Programa também pretende reduzir a dependência de intermediários (sucateiros) na comercialização dos recicláveis, visando à melhoria da receita, e contribuir com o acesso ao sistema de microcrédito disponível pelo sistema financeiro formal. O Programa Investimento Reciclável é resultado de uma parceria entre a Suzano Papel e Celulose, o Grupo Santander, a Fundação Avina e a Fundação Banco do Brasil, com coordenação do Instituto Ecofuturo.