UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL - CTISM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES

Teoria de Ondas e Magnetismo
Prof. Dr. Renato Machado

Trabalho de Graduação

Bruno Lucena,

Matrícula: 201030360

Santa Maria - RS, 06 de Dezembro de 2010.

2 Desenvolvimento ----------------------------------------------------------------.8 Bibliografia --------------------------------------------------------------------------9 .3 Conclusão -------------------------------------------------------------------------.1. Sumário Introdução -------------------------------------------------------------------------.

02. 2 . fenômenos de reflexão. o que é desvanecimento e quais suas causas e.UHF e SHF. falaremos mais especificamente sobre as principais causas de atenuação de um sinal de transmissão de rádio. a importância de utilizar análises prévias das zonas de Fresnel em projetos de rádio enlaces. Introdução Este trabalho foi proposto pelo Professor Doutor Renato Machado. os tipos de antenas convenientes para trabalhar na faixa de VHF. os tipos e subtipos de transmissão irradiada e suas faixas de aplicação. disciplina de Teoria de Ondas e Magnetismo. com ajuda de conhecimentos básicos da disciplina descrita acima. como é o funcionamento de um radar e a necessidade deste equipamento operar na faixa de microondas. refração e difração. quais os efeitos que podem causar em uma comunicação. as vantagens de sistemas de comunicação na faixa de SHF. Neste trabalho.

03. Desenvolvimento  Tarefa Proposta: 3 .

a qual refere-se a perda de potência recebida em função da distância. As formas de atenuação estudadas são as seguintes: • Atenuação no espaço livre. • Difração em obstáculos. proporcionalmente ao raio de alcance. 4 .

interferências. tratando-se de sistemas reais de transmissão temos diversas atenuações como perda de calor (temperatura).• Reflexão e inversão de fase. a reflexão do feixe de ondas pode vir a causar problemas na recepção do sinal. a única atenuação sofrida é a geométrica. 5 • • . reflexões. conectores. obstáculos. reflexão ou difração. modificações na polarização. Exemplos de LVD: satélites e enlaces de microondas. além das perdas causadas pela atmosfera. é composto pela vibração aleatória de portadores de correntes no interior de um material que está a uma temperatura superior ao zero absoluto. • Quando. uma onda eletromagnética não sofre refração. a presença de gases na atmosfera (como vapores de água e partículas de impurezas em suspensão) introduzem atenuações que trazem como conseqüência a redução do alcance máximo do enlace. porque a energia irradiada espalha-se por esferas cada vez maiores. tem as interferências geradas pela potência de ruídos internos dos equipamentos e ruídos externos que interferem nos equipamentos. Lembrando-se que. • Refração da onda. Nos sistemas de rádio-enlace. em linha reta (LVD). perdas em cabos (meios físicos). O ruído térmico o maior deles.

UHF e SHF são antenas que podem ter largura de faixa estreita ou larga. e pelo tempo de chegada do eco. Exemplo: Antenas de televisão. até atingir ao alvo que está sendo monitorado.  Os efeitos que podem causar em uma comunicação. e com receptor LVD em alguns casos (antenas de radares em geral. é o desvio do sinal. isto se deve ao Efeito Doppler. curto período e feixe muito estreito. e até mesmo pode chegar. os fenômenos de reflexão. a transmissão é um pulso eletromagnético de alta potência. interferências nas ondas eletromagnéticas. pois o comportamento do sinal depende das condições atmosféricas e do relevo do terreno em que o sinal propaga. pela defasagem de freqüência entre o sinal emitido e recebido. melhorando assim a recepção do sinal. 6 . O radar é composto por uma antena transmissora receptora de sinais para Super Alta Freqüência (SHF). isto é. É possível também. isto porque na primeira zona está concentrada exatamente metade (50%) da potência que se obteria considerando todas as zonas. ou melhor. O dimensionamento da altura de torres e antenas é baseado no cálculo da percentagem de liberação da primeira zona de Fresnel.dezenas de bilhões de Hertz).  Os tipos de antenas para se trabalhar na faixa de VHF. livre de obstáculos” de interferências. a perda do sinal. sendo então refletido.  A importância de utilizar análises prévias das zonas de Fresnel em projetos de rádios enlaces é que tal zona funciona deve funcionar em um “meio limpo. o feixe se alarga em forma de cone. nos casos mais extremos. Como se sabe a velocidade de propagação do pulso. ou se aproximando da estação. A maioria dos radares usa bandas de freqüências de rádio ou de microondas (de centenas de milhões até GHz . que neste momento é receptora de sinais. se não existir nenhum obstáculo na primeira zona de Fresnel. e. saber se o alvo está se afastando.  As vantagens dos sistemas de comunicação na faixa de SHF é que são utilizadas antenas SHF que compreendem a uma larga faixa de amplitude. algumas são externas. exemplificando antenas parabólicas e radares meteorológicos). dependendo da forma como é montada. pode-se facilmente calcular a distância do objeto. Na prática um enlace de rádio é considerado de visada direta. retornando para a antena. refração e difração. Durante a propagação pelo espaço.

define-se que todo ponto ao ser atingido por uma frente de onda. 7 . Ambos métodos de transmissão tem suas faixas de aplicação em antenas de rádios. Desvanecimento  As transmissões podem ser por irradiação omnidirecional (que irradia energia igualmente em todas as direções). ou transmissões por irradiação infinitesimal (esta por sua vez. Exemplo: Antenas de transmissão de rádio AM. torna-se uma fonte tal que a nova frente de onda é obtida através da tangência das diversas frentes de ondas formadas por esses novos irradiadores).

os efeitos dos fenômenos de reflexão. as atenuações em um sinal. 8 . tive a oportunidade de concluir que com esta tarefa proposta da disciplina de Teoria de Ondas e Magnetismo. as vantagens dos sistemas de comunicação na faixa SHF e. Dr. os tipos de antenas para se trabalhar na faixa de VHF. a importância de utilizar análises prévias das zonas de Fresnel em projetos de rádios enlaces. Conclusão Para finalizar. também. Renato Machado. foi de grande importância para o estudo de como funcionam as transmissões por irradiação. o desvanecimento. refração e difração. UHF e SHF. como funciona um radar.04. com o Prof.

Modern Digital and Analog Communication Systems . Oxford University Press. . Machado. LATHI.br/tutoriais/tutorialkmp/pagina_3. 1998. Bibliografia [1]. B. USA. Acesso em 01/12/2010 à http://www. 9 .asp.com.3ªed. P.teleco. Slide-Aulas da disciplina de Teoria de Ondas e Magnetismo. [3]. [2]. R.05.