Plano de Aula Teórica

Professor: Gláucia Alves de Freitas Escola: Escola Estadual Bueno Brandão Disciplina: Química Conteúdo: Cinética Química Série de Ensino: 2º ano do ensino médio

Aula: 01 Duração: 50 minutos Objetivo: Contextualizar o conceito de Cinética Química, ao ilustrar, por meio de vídeos e aula expositiva dialogada porque é importante controlar as reações, tornando-as mais lentas ou mais rápidas, permitindo o melhor aproveitamento das reações. Objetivos Específicos:   Conhecer processos de conservação de alimentos criados com o objetivo de retardar o processo de decomposição dos alimentos; Conhecer o sistema de funcionamento de um airbag, cuja reação química é propositalmente projetada para que ocorra tão rapidamente quanto ocorra a colisão. Metodologia: Ao iniciar a aula a turma será dividida em quatro grupos. Cada grupo receberá uma das questões abaixo, sendo solicitado que cada grupo escolha um representante que, depois de uma discussão com o grupo, deverá responder à pergunta. Será aberta uma discussão verificando se os demais grupos concordam com o que foi falado. O professor deverá orientar e organizar as respostas revelando conceitos. As questões são apresentadas abaixo:     Por que os alimentos se estragam? Que processos podem ser utilizados para evitar que os alimentos se deteriorem? Como atuam os processos de conservação de alimentos? Na sua casa são utilizadas técnicas de conservação de alimentos? Quais?

Após a discussão, será apresentado o vídeo:  “Aí tem química, Conservação de Alimentos, Aditivos e Embalagens” – 10’08”

ferro metálico e o gás nitrogênio molecular (N2). Quando o airbag é acionado. 6 NaN3(l) + Fe2O3(s) faísca → 3 Na2O(s) + 2 Fe(s) + 9 N2(g) A azida de sódio é um composto químico muito instável e tóxico. USBERCO. Moderna: São Paulo. mas que nos ajudarão a melhor entender o sistema de funcionamento de um airbag. 4. Ricardo. mas nestes casos específicos foram considerados exemplos nos quais o que nos interessa é desacelerar a reação. de modo que sejam rápidas o suficiente para proporcionar o melhor aproveitamento do ponto de vista prático e econômico. Vejamos alguns exemplos:    Acelerar o cozimento dos alimentos através da panela de pressão. Saraiva: São Paulo. que infla por meio de uma reação química praticamente instantânea. nos interessa acelerar a reação. Vol. Único. Outras vezes. ocorre uma ignição eletrônica que aquece a azida de sódio a mais de 300 °C. responsável pelo rápido enchimento do airbag. O gesso ortopédico que possui secagem rápida. Química. – 14” Enfim.   Como funcionam os airbags – 1’35” Funcionamento do airbag. o ideal é ter reações com velocidades controladas. Edgard. cinco vezes mais rápido que um piscar de olho. Em resumo. na verdade cerca de 25 milésimos de segundo. um dos objetivos da Química é o de controlar a velocidade das reações químicas. 1999. Vol. ed. 6 ed. SALVADOR. 2004. 2. O airbag. Esta temperatura desencadeia a reação química de decomposição da azida de sódio em óxido de sódio. João. A reação química escolhida para encher o airbag tão rapidamente foi a decomposição de azida de sódio. mas não tão rápidas a ponto de oferecer risco de acidentes. Química: Físico-Química. Referências: FELTRE.Tudo isso nos ajudou a entender que no nosso dia-dia podemos manipular a rapidez das reações. constituído por átomos de sódio e de nitrogênio (NaN3). Veremos dois outros vídeos muito pequenos. .

J. Único. Acesso em: 9 de novembro de 2011. Conservação de Alimentos. Aí tem química. Nova Geração: São Paulo.youtube. al. 11. 2000. ATKINS.LIMA.com/watch?v=jvhqx2sKFlY>. Al. Bookman: Porto Alegre.A. Jozária de Fátima Lemos de. Aditivos e Embalagens. Química & Sociedade. 9 de Abril de 2009. Disponível em: <http://www.youtube. . SANTOS. et. 26 de Agosto de 2010. Funcionamento do Airbag. Acesso em: 9 de novembro de 2011. et. Tape Ruvicha S. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Química Nova na Escola. You Tube. PUC Rio. Como Funcionam os airbags – parte 1. Wildson L. Acesso em: 9 de novembro de 2011. Canal Como Tudo Funciona. Disponível em: <http://www. Vol. You Tube..youtube. P. 2001. n. Contextualização no ensino de cinética química.com/watch?v=kpd1ZEQGH3M>. You Tube. 27 de outubro de 2010.com/watch?v=5FfXIYpQCYU>. 2ed. Coordenação Central e Educação a Distância. LORETTA. Disponível em: <http://www. 2005.