Edital Agente Jovem de Cultura é lançado no Acre

03/04/2012 - 18:35 Nayanne Santana

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Assessoria Especial da Juventude do Estado e com apoio da Fundação Elias Mansour, lançou nesta terça-feira, 3, o Edital Agente Jovem de Cultura, que visa premiar 500 iniciativas propostas por agentes culturais jovens. Essas propostas podem ser realizadas ou concluídas.

Projetos culturais de jovens de 15 a 29 anos podem ser contemplados (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Keila Diniz, da representação do MinC na Região Norte, observa que este é o primeiro edital que o ministério lança para juventude. “O MinC vem trabalhando para valorizar o que o jovem produz e as iniciativas. Isso é uma ação de amplitude nacional e uma oportunidade muito especial para participação da juventude nesse campo da cultura brasileira”, completa.

criações multimídia e observatórios virtuais. vídeos para internet. Francys Mary Alves.Pesquisa. ações colaborativas ou em rede. rádio. memoriais. urbano ou rural”. blogs. Os prêmios são no valor de R$ 9 mil (brutos) e serão pagos a projetos realizados por jovens com idade entre 15 e 29 anos.Formação cultural . revistas. estudos intergeracionais e ações para preservação de saberes ou manutenção de tradições. jornais impressos e cineclubes. .Cultura e tecnologia . . Saiba mais sobre o edital Veja aqui o edital De acordo com o edital as iniciativas culturais poderão contemplar ações voltadas para: . registros e estudos culturais. propostas de autoformação no campo da cultura. ações de comunicação comunitária. publicações. organização de acervos.Keila Diniz e Francis Alves ressaltaram durante o evento a importância do Edital para a juventude (Foto: Gleilson Miranda/Secom) O assessor Especial da Juventude.mapeamentos. disse a presidente. . Thiago Higino. audiovisual. assegura que sua equipe levará o edital ao conhecimento dos jovens de todos os municípios do Acre. acervo e diálogos intergeracionais no campo da cultura . wiks. A presidente da Fundação Elias Mansour. “Serão premiadas 500 iniciativas.desenvolvimento de softwares. jornalismo cultural. fanzines. ações de mídia livre. afirmou Higino. criação de plataformas e aplicativos. vlogs. ações de difusão cultural.Comunicação. web rádio. criação de sites. articulação e mobilização cultural . qualificação técnica individual e imersões. Queremos mostrar que a juventude do Estado tem muitos trabalhos e apresenta iniciativas de qualidade na área de cultura”. “Esta é uma oportunidade para aqueles jovens que promovem atividades culturais em comunidades ou em qualquer outro espaço. ressaltou que nesse edital se enquadram iniciativas como as promovidas na área de divulgação do Hip Hop e Cinema. oficinas. . e nós queremos contemplar as iniciativas dos jovens do Acre. entre outras. digitalizações. redes sociais.cursos.campanhas sócioculturais e cidadãs.

caravanas.Produção e expressão artística e cultural nas áreas e/ou segmentos . folguedos populares e residências artístico-culturais. música.propostas de moeda cultural.. cultura afrobrasileira.Intercâmbios e encontros culturais . artes integradas. . eventos.circuitos. . literatura. moda e gastronomia. artes cênicas. financiamento cultural e ações de economia solidária. audiovisual. cultura Indígena. . cultura popular.Cultura e sustentabilidade .artes visuais. design. artesanato.