You are on page 1of 2

A biodana confere uma serie de aspectos positivos sade de seus praticantes, como o aumento na disposio para a prtica de atividades

s fsicas e a melhora no relacionamento interpessoal. Mas o principal benefcio a ser atingido por ela um completo estado de bem estar, que pode ser entendido como uma forma de igualdade entre o fsico e o psicolgico de um indivduo, como afirma Jeansde Asendorpf (2004), O bem-estar uma desdobra em uma componente cognitiva chamada de satisfao com a vida e uma componente afetiva chamada felicidade. Segundo ele, este estado possui seis fatores distintos: -A auto-aceitao -A sensao de viver uma vida cheia de sentido -A busca de crescimento pessoal -As relaes sociais positivas -A autonomia. So exatamente nestes fatores que a prtica da biodana atua diretamente, levando o individuo a desenvolver os potenciais referidos ao trabalhar com msica e movimentos. Essa atividade precisa ser desenvolvida em grupos e proporciona a seus praticantes uma auto-reflexo e uma maior interao com se prprio. Tomando como base as idias de Vygotsky, que uma convivncia em sociedade e gera um maior aprendizado nas relaes com os outros, iremos retratar a biodana como uma ao educativa nos moldes pregados por esse filosofo. Assim utilizaremos este mtodo para realizar uma interveno de sade, em um grupo de alunos portadores de necessidades especiais do Centro de Educao Especial Srgio de Freitas Pacheco do Ncleo Assistencial Caminhos para Jesus . Nossa proposta introduziremos a biodana como metodologia de vivencia em sociedade para um melhor reconhecimento interior. Esse reconhecimento gerado pelo aprendizado nas relaes interpessoais, e logo passamos a construir o nosso prprio conhecimento, o que permite nosso maior desenvolvimento mental. A biodana retrata a expresso corporal como forma de estmulos ao bem estar prprio. Esse bem estar, para Vygotsky, remeta a idia de uma ao em grupo com o objetivo de desenvolver e ensinar a conscincia do EU a partir da conscincia que se tem do OUTRO. tambm a partir da linguagem e da expresso corporal que propicia o individuo subsdios para interao com o que deseja descobrir e vivenciar, mesmo que por um curto perodo de tempo.

O trip, msica-movimento-encontro, est presente em todas as sesses de biodana e so fundamentais para o acesso as emoes. As msicas so devidamente estudadas e classificadas para cada dana, de acordo com o objetivo a ser atingido pelo grupo. Durante a pratica, o participante vai se desinibindo e descobre que pouco a pouco pode alterar o seu estilo de vida e a qualidade de suas relaes cotidianas. Essa alterao confirma a filosofia proposta por Vygotsky afim de melhorar a convivncia e gerar bem estar.

You might also like