You are on page 1of 17

Programa da Disciplina:

Introduo e histrico; Propriedades ndices; Estrutura dos solos; Tenses naturais do solo; Tenses devidas s cargas de superfcie; Permeabilidade do solo; Percolao 2D e 3D; Compactao do solo; Estabilidade de taludes; Adensamento dos solos; Classificaes geotcnicas e pedolgicas; Eroso e tcnicas de conservao.

Programa da Disciplina

Bibliografia:
Bueno, B. S.; Vilar, O. M. Mecnica dos solos Vol. I e II. So Carlos, Escola de Engenharia de So Carlos, 1985. Pinto, C. S. Curso bsico de mecnica dos solos. So Paulo: Oficina de Textos, 2000. Nogueira, J. B. Mecnica dos Solos: Ensaios de laboratrio. So Carlos, Escola de Engenharia de So Carlos, 1998. Franciss, F. O. Hidrulica de meios permeveis. So Paulo, Universidade de So Paulo, 1980. Lepsch, I. F. Formao e conservao dos solos. So Paulo, Oficina de Textos, 2002. Notas de aula e textos complementares.

Bibliografia

Introduo:
A Engenharia sempre procurou acompanhar a evoluo cientfica. A dificuldade de se obter um conhecimento profundo e abrangente, em todo o seu campo de atuao, exigiu sua diviso em reas especficas, consoante, principalmente, aos materiais objetos de estudo. Estas reas no se desenvolveram paralelamente, e algumas evoluram mais cedo do que outras. Na engenharia, os ramos bsicos que primeiro se desenvolveram e que foram, por esta razo, os mais estudados so a Teoria das Estruturas e a Hidrulica.

Introduo

Introduo:
A Teoria das Estruturas trabalha com materiais selecionados, cujos comportamentos so bem conhecidos (concreto, ao, madeira...), e utiliza, para a soluo de seus problemas, modelos simples, passveis de tratamento matemtico. A Hidrulica estuda a gua, principalmente em ambientes naturais. Os fenmenos hidrulicos podem fugir a um tratamento matemtico, mas a utilizao de ensaios em modelos reduzidos permite, quase sempre, uma adequada anlise de seu comportamento.

Introduo:
Uma das reas que por ltimo se desenvolveu foi a Mecnica dos Solos. O solo cobre o substrato rochoso e provm da desintegrao e decomposio das rochas, mediante a ao dos intemperismos fsico e qumico. Assim, no existe modelo matemtico ou um ensaio em modelo reduzido que caracterize, de forma satisfatria, o seu comportamento. A necessidade do conhecimento das propriedades do solo vai alm do seu aproveitamento como material de construo, pois o solo o responsvel pela absoro das cargas aplicadas na sua superfcie e em seu interior.

Introduo:
A Mecnica dos Solos se define como uma aplicao das leis e princpios da Mecnica e Hidrulica aos problemas de Engenharia. Ela abrange um campo mais amplo, pois uma cincia aplicada e no apenas puramente baseada em conceitos de Fsica e Matemtica. Pode-se dizer que a Mecnica dos Solos ocupa, em relao aos solos, posio anloga quela que a resistncia dos materiais ocupa em relao aos materiais de comportamento bem conhecido como o concreto, o ao, a madeira, etc...

Histrico

Histrico:
Os precursores da Mecnica dos Solos remontam ao perodo neoltico (idade da pedra polida 5000 a 2000 aC), quando, ento, se formavam povoados lacustres apoiados em estacas, as palafitas. O objetivo deste tipo de construo era proteger o povoado dos inimigos e animais vindos da terra. Deve-se ressaltar, tambm, o engenho e a arte encontrados, notadamente, na rea de fundaes, em obras monumentais executadas por povos das antigas civilizaes, como: os palcios na Babilnia, as pirmides no Egito, os Aquedutos Romanos e a Muralha da China.

Histrico:
Durante muitos sculos, entretanto, o aproveitamento do solo em engenharia seguiu dentro do empirismo racional, e da observao de mtodos empregados com xito, em obras similares. Embora j houvesse tentativas na criao de mtodos e processos de dimensionamento, principalmente de murros de arrimo, porm, somente em 1776 apareceu a primeira obra de valor. Neste trabalho o engenheiro francs Coulomb apresentou a definio dos parmetros de resistncia dos solos (c e ) e os princpios bsicos da resistncia dos solos. Alm disso o trabalho abrange a anlise de estabilidade de vrios tipos de obras. Suas teorias so utilizadas ainda hoje.

Histrico:
Pode-se enumerar ainda importantes contribuies de vrios pesquisadores em ordem cronolgica: - Cauchy (1822) apresentou um estudo sobre o estado de tenso e deformao em torno de um ponto no interior de um macio; - Poncelet (1840) usou a teoria clssica de Coulomb em muros de arrimo com paramentos inclinados; - Colin (1846) publicou um livro que continha observaes de campo sobre o deslocamento de camadas de argila e a descrio de um aparelho capaz de medir a sua resistncia ao cisalhamento; - Darcy (1856) estabeleceu a lei que descreve o movimento da gua em meios porosos; -

Histrico:
Atterberg (1908) estabeleceu os limites de consistncia dos solos argilosos, com utilizao na agronomia;

- Mohr (1914) aplicou aos solos a sua teoria de ruptura dos materiais. Esta teoria lanou a idia das curvas envolventes, que associadas as proposies de Coulomb, estabeleceu o critrio de resistncia de Mohr-Coulomb, um dos mais utilizados. No incio do sculo XX, devido s grandes catstrofes ocorridas em obras projetadas com requinte em clculo estrutural que tiveram, quase sempre, como causa o mau dimensionamento das fundaes, houve a necessidade de se estudar a Mecnica dos Solos de maneira mais sistemtica.

Histrico:
- Na Sucia e Holanda, pases que possuam estradas e cidades situadas sobre formaes geolgicas compressveis, a necessidade e o interesse pela investigao geotcnica do subsolo aumentou de tal forma que, em 1913, foi criada a Comisso Geotcnica das Estradas de Ferro da Sucia. - Entre 1918 e 1926, Fellenius, engenheiro sueco, inventou o mtodo do estudo da estabilidade de taludes, em que se considera a superfcie de escorregamento com forma cilndrica. Neste clima de esforos isolados e das primeiras associaes e comisses de estudo do comportamento do solo, que aparece Terzaghi.

Histrico:
Em 1925, Terzaghi publicou a sua obra Mecnica das Obras de Terra Baseada na Fsica dos Solos. Nela pe-se em evidncia o papel desempenhado pela gua, que preenche os poros do solo, em seu comportamento. Dentre os seus estudos: - preocupou-se em enfatizar a importncia do estudo das tenses e deformaes nos solos; - estabeleceu a diferena entre as tenses existentes; - criou a teoria do adensamento, aplicada a solos saturados; - concebeu ensaios e a respectiva aparelhagem; - fez sugestes para interpretao de dados obtidos e sua aplicao aos diferentes problemas prticos enfrentados pela Mecnica dos Solos.

Observaes:
A Mecnica dos Solos tem o objetivo de estudar este material (solo), segundo formulaes tericas de embasamento cientfico. Procurou-se, a partir de bases fsicas, modelos reolgicos e observaes de campo, elaborar teorias explicativas desse comportamento. Algumas dessas teorias possuem um cunho determinstico, e outras, probabilstico. Embora as teorias determinsticas se prestem melhor elaborao de doutrinas, que, sendo de fcil apreenso, fornecem fundamentos racionais explicao de fenmenos observados, a heterogeneidade dos solos com propriedades variveis, de ponto a ponto, tem conduzido a um uso acentuado de teorias probabilsticas.

Observaes:
No estudo do comportamento do solos duas linhas de conduta tem sido utilizadas: 1- preocupa-se com as propriedades fsico-qumicas, foras inter-granulares, efeito dos fluidos intersticiais; 2- apia-se na hiptese que considera o solo como um meio contnuo; Em problemas prticos, deve-se ter conscincia das limitaes das teorias utilizadas, e nunca esperar um valor exato, mas apenas uma ordem de grandeza. O recurso consultar solues adotadas em um problema anlogo, como primeira referncia soluo de um problema proposto. Os ensaios de campo e laboratrio so necessrios para fornecer as propriedades reais dos solos e os dados exigidos nos clculos de dimensionamento e verificao da soluo adotada.

Conceituao:
Solo: para fins de engenharia, admite-se que os solos so misturas naturais de um ou diversos minerais (s vezes com matria orgnica) que podem ser separadas por processos mecnicos simples, tais como agitao em gua e manuseio. De forma simplificada, o solo seria todo material que pudesse ser escavado, sem o emprego de tcnicas especiais (ex. explosivos). No seu estado natural apresenta-se composto de partculas slidas (com diferentes tamanhos e formas), lquidas e gasosas. Normalmente, os solos so caracterizados por sua fase slida, e as demais so consideradas como porosidade. Contudo, na anlise de comportamento real de um solo, h necessidade de se levar em conta as porcentagens das fases componentes, bem como a distribuio dessas fases atravs da massa de solo.

O Solo para o Engenheiro

Tipos de solo quanto origem:


Todos os solos se originam da decomposio das rochas que constituam inicialmente a crosta terrestre. A decomposio decorrente de agentes fsicos e qumicos. Variaes de temperatura provocam trincas, nas quais penetra a gua, atacando quimicamente o material. O congelamento da gua nas trincas, entre outros fatores, exerce elevadas tenses, causando uma maior fragmentao dos blocos. A presena da fauna e flora promove o ataque qumico, atravs de hidratao, hidrlise, oxidao, lixiviao, troca de ctions, carbonatao, etc. O conjunto destes processos muito mais atuante em regies de clima quente do que em clima frio.

Tipos de solo quanto origem:


Solos Residuais: so aqueles de decomposio das rochas que se encontram no prprio local em que se formaram. Para que isso ocorra, necessrio que a velocidade de decomposio da rocha seja maior do que a velocidade de remoo por agentes externos. A velocidade de decomposio depende de vrios fatores, entre os quais a temperatura, o regime de chuvas e a vegetao. de grande interesse a determinao da rocha-me, pois um indicativo da composio fsica do solo gerado. Ex.: Os solos residuais de basalto so argilosos, os de gnaisse so siltosos e os de granito contm teores quase iguais de argila, silte e areia.

Tipos de solo quanto origem:


A separao entre a rocha-me e os solos residuais no ntida, mas gradual. Os solos residuais se apresentam em horizontes com grau de intemperizao decrescente. - Solo residual maduro: superficial e que perdeu toda a estrutura original da rocha-me e tornou-se relativamente homogneo; - Saprolito: solo que mantm a estrutura original da rocha-me, inclusive veios intrusivos, fissuras e xistosidades mas perdeu a consistncia da rocha; - Rocha alterada: horizonte em que a alterao progrediu ao longo de fraturas ou zonas de menor resistncia, deixando blocos intactos de rocha, pelo menos em seu interior.

Tipos de solo quanto origem:


Solos Transportados: so os que foram levados ao seu atual local por algum agente transportador. Ex: - Coluvies: transportados pela ao da gravidade; - Aluvies: transportados pela ao da gua; - Elicos: transportados pela ao do vento; A capacidade de transporte dos agentes determina a homogeneidade desses solos, o tamanho e a forma das partculas. Ex.: Um curso dgua tender a selecionar o tamanho das partculas depositadas: nos locais de maior velocidade, so depositados os gros maiores, e as partculas finas so transportadas para bem longe.

Tipos de solo quanto origem:


Os solos elicos so, geralmente, compostos por partculas de forma esfrica. Os choques entre partculas durante o seu transporte e a falta de um lubrificante, no caso a gua, acabam por gerar estas formas. A frao grossa de solos residuais tem forma angular.

Observao:
Desta maneira, os depsitos de solos transportados (exceto alguns solos coluvionares) apresentam geralmente maior homogeneidade no tamanho das partculas constituintes, o que j no ocorre nos solos residuais, nos quais aparece uma grande variedade de tamanhos de partculas.

Tipos de solo quanto origem:


Solos Orgnicos: so formados pela mistura de restos de organismos (animais e/ou vegetais) com sedimentos preexistentes. So de fcil identificao por causa de sua cor escura e de seu odor caracterstico. A ocorrncia de solos orgnicos se d em locais bem caractersticos, tais como as reas adjacentes aos rios, as baixadas litorneas e as depresses continentais. Estes solos, geralmente, so problemticos por serem muito compressveis.

Tamanho e forma das partculas:


Em funo dos agentes de intemperismo e de transporte, os depsitos de solo podem estar constitudos de partculas dos mais diversos tamanhos. Ex.: O intemperismo fsico capaz de gerar partculas com at 0.001mm de dimetro e somente o qumico pode gerar partculas menores. Solos grossos: so aqueles cuja sua maior parte constituda de partculas visveis a olho nu (>0.074mm). As caractersticas e o comportamento desses solos ficam determinados pelo tamanho das partculas, uma vez que as foras gravitacionais prevalecem sobre outras.

Tamanho e forma das partculas:


Solos finos: so aqueles cuja sua maior parte constituda de partculas no visveis a olho nu (<0.074mm). A forma caracterstica destes a lamelar (duas dimenses so incomparavelmente maiores que a terceira) e s vezes acicular (uma das dimenses prevalece sobre as outras). O mineral constituinte da partcula determina a sua forma e o comportamento desses solos fica determinado por foras de superfcie (moleculares, eltricas e eletromagnticas), uma vez que a relao entre a superfcie das partculas e o seu volume muito alta. Nos solos finos, a afinidade pela gua uma caracterstica que influencia o seu comportamento.

(a) Caulinita - 1

(b) Ilita - 0.8

Tamanho e forma das partculas:


Para descrever o tamanho das partculas, usual citar a sua dimenso ou fazer uso de nomes conferidos arbitrariamente a certa faixa de variao de tamanhos. Neste sentido, existem escalas que apresentam os nomes dos solos juntamente com a dimenso que eles representam. Como exemplo citam-se as escalas ABNT e MIT. Os solos grossos so divididos em pedregulhos e areias. Os solos finos so divididos em siltes e argilas.

Pedregulho Areia grossa Areia mdia Areia fina Silte Argila

4.8mm 2.0mm 0.42mm 0.05mm 0.005mm

<< << << << << <

7.6cm 4.8mm 2.0mm 0.42mm 0.05mm 0.005mm

Tamanho e forma das partculas:


Exerccio: Calcule a superfcie especfica dos seguintes sistemas de partculas, expressando-as em m2/g: a) Areia grossa: cubos com 3mm de aresta; b) Areia fina: cubos com 0.1mm de aresta; c) Silte: esferas com 0.01mm de dimetro; d) Caulinita: placas em forma de prismas quadrados com 1 de aresta e 0.1 de profundidade; e) Esmectita: placas em forma de prismas quadrados com 0.1 de aresta e 0.001 de profundidade; Admita que a massa especfica das partculas seja de 2.65g/cm3.

Tamanho e forma das partculas:


Respostas:
Vp Partculas (mm3) 10-3 5.24x10-7 10-10 10-14 Mp (g) 2.65x10-6 1.38x10-9 2.65x10-13 Sp (mm2) 6x10-2 3.14x10-4 2.4x10-6 3.77x105 7.21x108 3.77x1012 3.77x1016 Np Sesp (m2/g) 0.023 0.226 9.057 769.811

Areia fina Silte Caulinita Esmectita

2.65x10-17 2.04x10-8

Tamanho e forma das partculas:


As argilas so compostas quimicamente por silicatos de alumnio hidratados ou, eventualmente, por silicatos de magnsio, ferro ou outros metais, tambm hidratados. A estrutura desses minerais bastante complexa. Seus tomos so dispostos em forma laminar a partir de duas unidades cristalogrficas bsicas: - Silcica: unidade tetradrica, com um tomo de silcio ao centro, rodeado por quatro de oxignio; - Alumnica: unidade octadrica, com um tomo de Al ao centro, envolvido por seis tomos de oxignio; De acordo com as associaes entre estas unidades, so formados os vrios tipos de argilo-minerais.

Tamanho e forma das partculas:


Os grupos bsicos de argilo-minerais so: - Caulinitas: so formadas pela combinao alternada de uma lmina silcica e de uma alumnica, com um vnculo forte entre suas retculas, impossibilitando a entrada de molculas de gua; - Montmorilonitas: so formadas pela combinao de uma lmina silcica entre quatros alumnicas, com um vnculo frgil entre as retculas, possibilitando a entrada de molculas de gua com facilidade. Na presena de gua, apresentam grandes expanses; - Ilitas: arranjo semelhante ao das montmorilonitas, entretanto, a presena de ons no permutveis faz com que a unio entre os retculos seja mais forte.

Caulinita: (a) representao atmica

(b) simblica

(a) Esmectita:
Na presena de gua h o aumento da distncia basal at que se separem.

(b) Ilita:
Unio mais forte entre os retculos, causada pela presena de ons de K.

Afinidade solo / gua:


Com a elevao do teor de umidade (w), forma-se no entorno das partculas uma camada dupla de molculas de gua. Estas molculas de gua so atradas por ons do solo e ambos so atrados superfcie das partculas. Devido s foras eletro-qumicas, as molculas de gua das primeiras camadas em torno das partculas se encontram firmemente aderidas, proibindo a movimentao entre as molculas de gua (caracterstica de qualquer fludo), formando assim o que se chama de gua slida. Os contatos entre as partculas so feitos pela gua a elas aderidas. Logo, as deformaes e a resistncia dos solos dependem destes contatos.

Afinidade solo / gua:


Exerccio: Considerando que uma molcula de gua tem cerca de 2.5 angstrons (= 2.5x10-8 cm) e que, envolvendo as partculas, existe uma camada dupla (espessura de 2 molculas), estime a umidade (w) dos solos constitudos de gros como os referidos no exerccio anterior. Dados:

Identificao visual e tctil dos solos:


Existem alguns testes rpidos que permitem, a partir das caractersticas apresentadas pelos solos a sua identificao. Como na natureza os solos geralmente so uma mistura de partculas dos mais variados tamanhos, busca-se determinar qual o tamanho que ocorre em maior quantidade, e depois as demais ocorrncias. usual, tambm, na identificao de um solo, citar a sua cor. Assim, como exemplo, alguns nomes que poderiam ocorrer seriam: - argila arenosa vermelha; - areia argilosa cinza; - silte argiloso marrom.

Identificao visual e tctil dos solos:


Os testes mais comuns so: - Sensao ao tato: esfregando o solo na mo, buscase sentir a sua aspereza (areias so bastante asperas, argilas parecem farinha quando secas e sabo quando midas); - Plasticidade: molda-se pequenos cilindros de solo mido e depois tenta-se deform-los (argilas so moldveis, areias e siltes no so); - Resistncia do solo seco: um torro de argila apresenta elevada resistncia quando se tenta desagreg-lo com os dedos (devido s foras interpartculas), os siltes apresentam alguma resistncia e as areias puras nem formam torres;

Identificao visual e tctil dos solos:


Mobilidade da gua intersticial: consiste em se colocar na palma da mo uma poro de solo mido e apert-lo, verificando o aparecimento da gua em sua superfcie. Em solos arenosos, graas sua alta permeabilidade, a gua aparece imediatamente na superfcie, mas ao abrir a mo a superfcie brilhante dgua desaparece e eles trincam. Em solos argilosos a gua na superfcie permanece por longo tempo e eles no trincam. Disperso em gua: coloca-se uma amostra de solo seco desagregado em uma proveta com gua, agita-se e verifica-se o tempo de sedimentao das partculas (areias sedimentam mais rpido, e as argilas tendem a turvar a gua por longo tempo).

Observao:
A caracterizao dos solos no deve ser feita, unicamente, utilizando mtodos de identificao tctil e visual. Pois estes podem conduzir a vrios tipos de erros, dada a sua interpretao totalmente subjetiva (depende de quem a realiza) e a falta de padronizao caracterstica deste tipo de anlise. Estes mtodos devem ser utilizados somente em uma primeira fase de caracterizao in situ e quando existe uma carncia de tcnicas padronizadas. Logo, na caracterizao dos solos necessrio que se utilize valores obtidos por tcnicas padronizadas, para que estes possam ser correlacionados a outras caractersticas mais complexas.

Propriedades ndices

ndices fsicos dos solos:


O solo constitudo de trs fases:

ndices Fsicos

ndices fsicos dos solos:


Teor de Umidade: relao entre a massa de gua e a massa de partculas slidas da amostra. Para a sua determinao, pesa-se o solo no seu estado natural, seca-se em estufa a 105C at a constncia de seu peso. a operao mais freqente em um laboratrio de solos. Os teores de umidade dependem do tipo de solo e situam-se geralmente entre 10 e 40%, podendo ocorrer valores muito baixos (solos secos) ou muito altos (solos saturados, 150% ou mais).

ndices fsicos dos solos:


Porosidade: relao entre o volume de vazios e o volume total da amostra. Valores geralmente entre 30 e 70%. ndice de vazios: relao entre o volume de vazios e o volume das partculas slidas. Costuma se situar entre 0.5 e 1.5, mas em argilas orgnicas pode ocorrer com valores superiores a 3. Grau de saturao: relao entre o volume de gua e o volume de vazios. No determinado diretamente, mas sim, calculado. Varia de zero (solo seco) 100% (solo saturado).

ndices fsicos dos solos:


Massa especfica dos slidos: relao entre a massa das partculas slidas e o seu volume. Este ndice varia pouco de solo para solo, e no permite identificar o solo em questo mas necessrio para o clculo de outros ndices. Em areia 2.5 ton/m3 e em argilas 3.0 ton/m3. Massa especfica da gua: relao entre a massa da gua e o volume de gua. Embora varie um pouco com a temperatura adota-se 1.0 ton/m3.

ndices fsicos dos solos:


Massa especfica natural: relao entre a massa total da amostra e o seu volume total. Valores variam na faixa entre 1.0 ton/m3 e 2.5 ton/m3. Massa especfica aparente seca: relao entre a massa dos slidos e o volume total da amostra. Relativo secagem do solo se isto ocorresse sem variao de volume. Massa especfica aparente saturada: massa especfica do solo se viesse a ficar saturado e se isto ocorresse sem variao de volume.

Relaes entre ndices fsicos:

Relaes entre ndices fsicos:


Exerccio 1: Um corpo de prova cilndrico de um solo argiloso tinha H=12.5cm e =5.0cm e sua massa era de 478.25g, a qual, aps secagem, passou a 418.32g. Sabendo-se que a massa especfica dos slidos 2.70g/cm3, determinar: a) a massa especfica seca (d); b) o ndice de vazios (e); c) a porosidade (n); d) o grau de saturao (Sr); e) o teor de umidade (w).

Relaes entre ndices fsicos:


Exerccio 2: Um solo apresenta massa especfica igual a 1.72 g/cm3, teor de umidade de 28% e massa especfica dos slidos de 2.72g/cm3. Determinar a massa especfica seca (d), o ndice de vazios (e), a porosidade (n), o grau de saturao (Sr) e a quantidade de gua que deve ser adicionada ao solo para satur-lo.

Ensaios p/ determinao de ndices Fsicos:


Ensaios p/ determinao dos ndices fsicos: - Massa especfica natural (nat); - Teor de umidade (w) - Massa especfica dos slidos (s); - Demais ndices: n - porosidade; e - ndice de vazios; Sr - grau saturao;

sat - massa esp. saturada; d - massa esp. seca;


(Relaes entre os diversos ndices fsicos)

Determinao da Massa Especfica Natural:


Toma-se um bloco de solo de forma cbica de 8cm de lado e procura-se torne-lo at que se transforme em um cilindro. Para isso, utilizasse um bero para alisar a base e o topo, e em seguida o corpo de prova levado a um torno, onde lhe dada a forma cilndrica. So realizadas as medidas do dimetro e da altura do cilindro e a pesagem deste. Observao: no se talha um corpo de prova para medir unicamente a massa especfica natural.

Determinao do Teor de Umidade:


Toma-se uma poro de solo (cerca de 50g), colocando-a numa cpsula de alumnio com tampa. O conjunto (M2=solo mido + cpsula) pesado com preciso de 0.01g. Em seguida, a cpsula destampada e levada a estufa, a uma temperatura de 105C, at a constncia de seu peso. O tempo de permanncia na estufa varia de 6 horas, p/ solos arenosos, at 24 horas, p/ solos argilosos. Pesa-se o conjunto (M1=solo seco + cpsula) e, com a tara da cpsula (M0), calcula-se a umidade:

Determinao do Teor de Umidade:


Estufa

Determinao do Teor de Umidade:


Alcool

Determinao do Teor de Umidade:


Speed

Determinao da Massa Esp. dos Slidos:


Coloca-se uma poro de solo seco (80g p/ solos argilosos e 150g p/ os arenosos) no picnmetro e, em seguida, preenche-se o frasco com gua destilada at a marca de referncia. Pesa-se o conjunto, M2 = picnmetro + gua + solo, determina-se a temperatura da suspenso e mediante a curva de calibrao do picnmetro, determina-se a massa do conjunto, M1 = picnmetro + gua, para a temperatura do ensaio. Normalmente, so feitas at 4 determinaes, fazendo variar a temperatura e acertando o nvel dgua na marca de referncia, obtendo a mdia.

Determinao da Massa Esp. dos Slidos:

Determinao da Massa Esp. dos Slidos:


A massa de gua correspondente ao volume deslocado pelos slidos ser:

M1 - M2 = Mw - Mw - Ms Mw - Mw = M1 - M2 + Ms = Mw
Logo, o volume de slidos :

Vs = Mw / w

A massa esp. dos slidos pode ser obtida atravs:

s = Ms / Vs = w . Ms / Mw

Determinao da Massa Esp. dos Slidos:

Determinao dos Demais ndices Fsicos:


A seqncia natural dos clculos, a partir de valores determinados em laboratrio, ou estimados, a seguinte:

You might also like