You are on page 1of 34

1

Universidade de Mogi das Cruzes UMC

Relatrio de Medidas e Preciso (Fsica I)

Pedro Scarcelli Nava Namorado, 63784 Engenharia Turma B 2009

Prof. Dr. Pedro Frare

Mogi das Cruzes 2009

Sumrio
1.INTRODUO 2. OBJETIVOS 3.PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 4. RESULTADOS 5. COMENTRIOS 6.CONCLUSO 7.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 04 10 11 25 26 26 28 29

ANEXOS

1 - Introduo
A fsica est baseada na medio das grandezas fsicas utilizadas para descrever as mudanas que ocorrem no universo. Cada grandeza medida como mltiplo de alguma unidade (metros, segundos, quilmetros por hora). Todas as unidades usadas podem ser expressas como combinaes de algumas unidades fundamentais. Neste trabalho vamos utilizar as medidas escalares, o resultado de qualquer processo de medio de uma grandeza escalar expresso por um nmero real que chamamos de e esse numero assim acompanhado do ( x que no caso seria o erro da medio. Neste trabalho, aprenderemos tambm como usar a regra da propagao de uma medida com erro. Para se efetuar medidas necessrio escolher uma unidade padro para cada grandeza fsica. Um padro muito conhecido o quilo padro. Em 1971, a 14 Conferncia de Pesos e Medidas escolheu sete grandezas como unidades fundamentais, formando a base do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) conhecido como sistema mtrico, e em 1983 na 17 Conferncia Geral de Pesos e Medidas a unidade de comprimento o metro foi definida como a distncia percorrida pela luz durante um intervalo de tempo precisamente determinado. 1.2 Tipos de erros: Os erros podem ser classificados em trs categorias: Erros grosseiros: Decorrem da falta de prtica ou cuidado do operador, erros de leitura, erros de paralaxe (ngulo de observao). Erros sistemticos: Podem ser introduzidos pelo observador, por exemplo, usar um instrumento no calibrado ou um atraso no disparo de um cronmetro; Erros acidentais: Ocorrem ora para mais, ora para menos, devido s causas temporrias que variam durante a realizao de medidas. Consideremos os erros acidentais para facilitar o entendimento. Depois de pesar os objetos n vezes, notando que h uma pequena diferena entre os resultados obtidos, admitimos ento que o melhor valor representa o valor verdadeiro, a medida entre
n  as n medidas. x ! 1 x i n i !1

Caso seja necessrio fazer uma aproximao para duas casas decimais, por exemplo, devemos observar o algarismo anterior, se for u 5 acrescentando uma unidade a segunda casa, caso contrrio, no acrescentaremos nada.

1.3 Formulas da propagao do erro Todos os tipos de Erro tem sua formula para se calcular a sua propagao em sua conta, as formulas so: 1) Adio

z O z ! x s (x  y s (y ! x  y s (x  (y (

2) Subtrao z s (z ! x s (x  y s (y ! x  y s (x  (y

3) Multiplicao

z s (z ! x s (x y s (y ! x. y s x.(y  y.(x .

4) Multiplicao por uma constante

z O z ! c x s (x ! c.x s c.(x (

5) Potncia
z s (z

7) Coseno

z s (z ! cos x s (x ! cos x s senx.(x

6) Diviso x s (x z O(z y s (y

x s ( x n

x n s n.x n 1 .( x

1 x O 2 x.(y  y.(x y y

8) Seno

z s (z ! sen x s (x ! senx s cos x.(x

9) Logartimo

10) Exponencial z s (z ! c x s (x ! c x s c x .Inc.(x

1.4Material Proveta:

A proveta um tubo cilndrico graduado utilizado para medir lquidos. Pode ser de vidro, ou de plstico, e seu volume varia entre 5 e 2000ml. A preciso melhor do que no bquer ou erlenmeyers, mas menos precisa que a pipeta, pois esta possui valores mais exatos. Modo de utilizao da proveta:Ponha gua at uma marca qualquer. Depois coloque o objeto dentro da proveta, e verifique o quanto de gua que subiu, este ser o volume do objeto. Erro do instrumento:A proveta tem uma margem de erro de 0,5ml pois a metade do valor de sua menor medida.

Rgua:

zs(

log c x s (x log c x s

log c e .(x x

A rgua um i trument com formato de um ret ngulo, sua espessura fina e pode ser composta de diferentes materiais, tais como, pl stico, metal e madeira. H uma escala linear gravada em sua lateral, essa escala possui centmetros e milmetros. E i A rgua tem uma margem de erro de 0,5mm pois a metade do valor de sua menor medida.

Elementos do paqumetro. 1: Encostos, 2: Orel as, 3: Haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em centmetros), 5: Escala superior ( graduada em polegadas), 6: Nnio ou vernier inferior (graduada em centmetros), 7: Nnio ou vernier superior (graduada em polegadas), 8: Trava.

o:O vernier (ou nnio) um aparel o d estinado a medida precisa de Modo de utili comprimentos ou de ngulos. O paqumetro empregado para a medida de comprimento, consta de uma rgua dividida em partes iguais, sobre a qual desli a uma rgua graduada (vernier ou nnio) de tal forma que n-1 divises da rgua dividida em n partes iguais do vernier (ou nnio). E o do paqu etro:O paqumetro tem uma margem de erro de 0.05mm, pois a metade do valor de sua menor medida

Mi rmetro:

O micrmetro um instrumento de medio de medidas lineares utilizado quanto a medio requer uma preciso acima da possibilitada com um paqumetro e fabricado com resoluo entre 0,01 mm e 0,001mm.Foi inventado por Jean Louis Palmer que, apresentou, pela primeira vez, o instrumento para requerer sua patente, o qual permitia a leitura de centsimos de milmetro, de maneira simples. Modo de utilizao:Coloque o objeto entre as Pontas de Metal Duro gire a catraca at ouvir 3 estralos, gire a trava, e observe a medida, Sabendo que cada volta completa do tambor corresponde ao deslocamento "p" de um passo no parafuso micromtrico e sabendo que a escala circular possui "n" divises, calculamos a resoluo do micrmetro como sendo igual a p/n. Exemplo de utilizao:

Erro do instrumento:O erro do micrmetro de 0,01mm pois metade de sua menor medida.

1.5 Tipos de medidas: Medida indireta de uma grandeza: Uma medida indireta a que resulta da aplicao de uma relao matemtica que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensurveis. Como exemplo, podemos citar a medida da velocidade mdia de um carro que percorreu um espao / x e um intervalo de \ tempo /\t:


Medida direta de uma grandeza: Como estimar o erro de uma medida.

Existem duas maneiras de se obter a medida direta de uma grandeza x. A primeira e medindo uma nica vez, neste caso a estimativa de erro x e dado a partir do equipamento utilizado. A segunda efetuando vrias medidas e tirando a mdia destas, sendo ento a mdia o valor mais provvel da grandeza medida, neste caso o erro dado pelo resultado da diviso entre a somatria da subtrao em mdulo de cada valor obtido pela mdia, pelo nmero de medies efetuadas.

xi  x
d!
i !1

n Sendo: d = erro
xi ! valor obtido pela mdia x ! mdia dos valores obtidos


N = nmero de medies efetuadas Se o desvio calculado for menor que o erro do instrumento deve-se considerar o menor erro que o instrumento possibilita.

1.6 Densidade A densidade a relao entre a massa de uma substncia e o volume que ela ocupa. Muitas vezes se encontra o termo "densidade verdadeira ou absoluta", quando a medida feita no vcuo, portanto eliminando o efeito do empuxo do ar, e "densidade aparente" quando feita no ar. A diferena desprezvel. Cuidado com o termo "densidade aparente": ele tambm utilizado quando se expressa a densidade de uma certa quantidade de partculas. Se uma certa massa de areia colocada em uma proveta, a relao entre esta massa e o volume lido tambm chamada de densidade aparente, pois a densidade que "aparenta" ter areia. No a densidade real da substncia areia, pois se conta no volume o ar contido nos espaos vazios entre os gros de areia.

1.7 Volume Volume o espao ocupado por um corpo, esse espao considera as trs dimenses que conhecemos. O volume pode ser expresso em unidade, tais como litro, mililitros, centmetros cbicos, metros cbicos e assim por diante. Por exemplo, quando dizemos que a caixa d'gua apresenta um volume de 1 metro cbico, isso quer dizer que o espao interno da caixa de 1metro de largura, por 1 metro de altura e 1 metro de profundidade. A saber cada 1 centmetro

10

cbico equivale a 1 mililitro e cada 1 metro cbico equivale a 1000 litros. As demais transformaes voc pode fazer por regra de trs simples.

1.8 Formulas Para calculo da Densidade foi utilizada a seguinte formula: d= d-densidade (g/cm ou kg/m ) m- massa (g ou kg) v- volume (cm ou m )

Para calculo de Volume foram utilizadas as seguintes formulas: Volume da esfera:  R raio da esfera


Volume do cilindro:   R raio do cilindro H Altura do cilindro

2 - Objetivos
y y y

Aprender a utilizao de um paqumetro, rgua e micrmetro O que densidade evolume Aprender sobre medidas e preciso, sobre medidas diretas e indiretas, sobre erros e sua propagao. Determinar a densidade dos corpos e atravs da densidade determinar de que material foi feito Aprender as formulas e como utilizar divises, multiplicaes e adio de erros.

11

3 Procedimentos Experimentais
3.1 Utilizando inicialmente a rgua, foram medidos os dois cilindros. Os valores obtidos
foramanotados em uma tabela. Rgua Pedro Evandro Valor mdio Cilindro Maior
  

Cilindro Menor
  

3.2 Utilizando o paqumetro, foram medidas a esfera e dois cilindros, onde os valores
obtidos foram anotados na tabela. Pa umetro Pedro Evandro Valor mdio Esfera Cilindro Maior
  

Cilindro Menor
  

3.3 Utilizando o micrmetro, foram medidas a esfera e dois cilindros, onde os valores
obtidos foram anotados na tabela.

Pedro Evandro Valor mdio

Esfera
  

Cilindro Maior
 

Cilindro Menor
  

12

3.4 Utilizando a balana, foram medidos os dois cilindros e a esfera, onde os valores
obtidos foram anotados na tabela. Balana Pedro Evandro Valor mdio Esfera Cilindro Maior Cilindro Menor

3.5 Utilizando a proveta, foram medidos o volume direto dos dois cilindros, onde os
valores obtidos foram anotados na tabela.

Proveta Pedro Evandro Valor mdio

Cilindro Maior

Cilindro Menor

3.6 Utilizando os resultados das contas os valores foram anotados em uma tabela final
(Resultados)

3.7 - Calculos
1 Passo: Determinar o volume da esfera utilizando as medidas dopaqumetro e o micrmetro. Pa uimetro: Erro do pa uimetro: Erro da balana: Esfera: 
      

13

              

Micrmetro: Errodo micrmetro: Erro da balana: Esfera:


                                

14

  

 

  

2 Passo: Determinar a densidade da esfera utilizando as medidas obtidas de volume com o paquimtro e o micrmetro. Pa uimtro:
                      

    

         

Micrmetro:
  

  

  

    

15

   

  

 

       

3 Passo: Determinar o volume do cilindro maior utilizando as medidas do paqumetro, micrmetro e rgua. Rgua: Erro da rgua: Erro da balana: Cilindro maior:
                    

   

16

               

Pa umetro: Erro do pa umetro: Erro da balana: Cilindro maior:


                                            

17

Micrmetro: Erro do micrmetro: Erro da balana: Cilindro maior:


                                           

4 Passo: Determinar a densidade cilindro maior utilizando as medidas o btidas de volume com a rgua, paquimtro e o micrmetro.

18

Rgua:
                     

    

       

Pa umetro:
  

         

       

         

19

Micrmetro:
                        

  
 

     

  

 

5Passo: Determinar o volume do cilindro menor utilizando as medidasda rgua, paqumetro e o micrmetro. Rgua: Erro da rgua: Erro da balana: Cilindro menor:
        

20

  

   

             

Pa umetro: Erro do pa umetro: Erro da balana: Cilindro menor:


                

21

             

Micrmetro: Erro do micrmetro: Erro da balana: Cilindro menor:


                             

22

       

   

6Passo: Determinar a densidade do cilindro menor utilizando as medidas obtidas de volume com a rgua, paquimtro e o micrmetro. Rgua:
                     

  

      

Pa umetro:
  

23

          

  

  

    

Micrmetro:
                      

  

      

24

7Passo: Determinar a densidade do cilindro maior e menor utilizando as medidas obtidas pelaproveta. Cilindro maior:
                    

Cilindro Menor:
 

           

 

 

 

25

4 Resultados
4.1 Resumo do resultado 4.1.1 - Resultado do volume e densidade do cilindro maior e menor utilizando as medidas da
rgua. Rgua Valor mdio Volume Densidade


Cilindro Maior
    

Cilindro Menor
   

4.1.2 - Resultado do volume e densidade da esfera, do cilindro maior e do cilindro menor


utilizando o paqumetro. Pa umetro Valor mdio Volume Densidade
   

Esfera

Cilindro Maior
  

Cilindro Menor
  

4.1.3 Resultado do volume e da densidade da esfera, do cilindro maior e do cilindro menor


utilizando o micrmetro. Micrmetro Valor mdio Volume Densidade
     

Esfera

Cilindro Maior
  

Cilindro Menor
   

26

4.1.4 Resultado do volume direto e da densidade do cilindro maior e menor utilizando a


proveta. Proveta Valor mdio Volume direto Densidade
 

Cilindro Maior
 

Cilindro Menor
   

5 Comentrios
Para os valores obtidos na tabela (tabela 1, 2, 3, 4, 5), para efeito de calculo deste trabalho foram adotados o valor medio de cada medida. Os valores da tabela so dados em mm, g e ml. Com base na densidade obtida nos calculos, e utilizando a tabela da densidade dos materias (anexo 2) podemos afirmar que: Cilindro maior feito de Ao Cilindro menor feito provavelmente de lato. Esfera feita de Bronze

6 - Concluso
Nesse trabalho podemos concluir que fazer uma medio com o micrmetro mais eficiente em relao aos outros mtodos de medio pois o erro no micrmetro menor (com o micrmetro possvel se medir at o diametro de um fio de cabelo, por exemplo). O micrmetro oferece tambm vantagens tais como a facilidade de manuseio (pois como medir como uma rgua), e o micrmetro tambm proporciona ao usurio uma medio "semi exata" (no existe medida sem erro). Sempre que fizer um clculo de densidade ou volume e desejar saber seus respectivos erros, ser necessrio aplicar a frmula de propagao de erro pois, fazendo o clculo direto sem a regra, o erro da medio no estaria correto.

27

J com o paqumetro possvel fazer diversas medies (medir a profundidade de uma caixa ou sua largura, fazer medidas internas e externas, s pra citar alguns exemplos do uso do paqumetro). Quanto as medidas, as diretas so menos confiveis que as indiretas, pois o erro sempre maior. Por mais que faamos infinitas medies de um objeto, raramente os valores sero os mesmos, isto ocorre devido aos erros, que so causados por diversos fatores no indentificados, chamados de erros acidentais.

28

7 - Bibliografia

Bagnato, Vanderlei Salvador. Apostila Erros e Medidas. Instituto de fsica e Qumica de So Carlos. So Paulo. SP - 1983

Frare, Pedro. Apostila Medidas e Preciso. Laboratrio de fsica I. UMC.

29

Anexos

Questes (Experincia: Medidas e Preciso) 1-Com qual dos instrumentos de medio de comprimento voc obteve a melhor

preciso nas medies? Justifique a sua resposta.


R:Com o micrmetro, pois nos da uma preciso muito grande, podendo at medir o diametro de um fio de cabelo.

2- D um exemplo no qual a medio com rgua mais adequada do que a com

paqumetro.
R:Quando temos um objeto muito grande.

3- Em que situao, ou situaes, um instrumento de medio com maior

preciso pode fornecer medies menos exatas do que um instrmento com menor preciso?
R: Quando a tolerncia da pea desprezivel, em condies com a temperatura ambiente elevada afetando o coeficiente da deformao.

4 A partir de suas medies no laboratrio, calcule: A A rea superficial da esfera de metal.

Calculos:
Micrmetro:

30

 
      

 

Pa umetro:  
   

 

B Calcular a rea superficial no cilindro maior e menor utilizando as medidas obtidas com a rgua, pa umetro e micrmetro.

Cilindro maior Rgua:


     

. 10 . (22.75 + 10)

 

31

Pa umetro:
      

 

Micrmetro:
      

 

Cilindro Menor: Rgua:


       

 

32

Pa umetro:
        

 

Micrmetro:
        

 

5 Faa a interpretao da f rmula da densidade de um materia l.


Densidade massa dividida pelo volume, significa que um objeto de mesmo peso, mas com menor volume tem mais concentrao de massa do que o outro. Quanto menor o volume maior a densidade. Em relao ao mesmo volume, quanto maior o peso, maior a densidade e quanto menor o peso menor a densidade. Exemplo 1kg de chumbo tem o volume menor do que 1kg de algodo, consequentemente o algodo menos denso do que o chumbo, embora tenham o mesmo peso.

33

6 - Qual seria o raio de uma esfera metlica cuja massa e material fossem os mesmos do corpo metlico utilizado no laboratrio.
R: Supondo que a massa e o material fossem os mesmos que o utilizado no laboratrio, o raio da esfera, seria o seguinte: 5,445 s0,01

2 Densidades:

Elementos simples a 20C

Elemento Alumnio Antimnio Prata Bismuto Cdmio Clcio Carbono (diamt) Carbono (grafita) Csio Cobalto Cobre Estanho Ferro Germnio Magnsio Mangans Mercrio Nquel Ouro Platina

Smbolo Al Sb Ag Bi Cd Ca C C Cs Co Cu Sn Fe Ge Mg Mn Hg Ni Au Pt

d (kg/m3 ) 2 700 6 600 10 500 9 800 8 600 1 540 3 500 2 270 1 870 8 700 8 890 7 300 7 900 2 270 1 740 7 400 13 600 (liq.) 8 800 19 300 21 400

34

Potssio Chumbo Silcio Sdio Enxofre Tntalo Tungstnio Zinco Substncias comuns a 20C d (kg/m3 ) Ao Bronze Lato Invar Mica Cortia Parafina bano 7 830 8 740 8 600 8 000 2 900 220 900 1 200

K Pb Si Na S Ta W Zn

870 11 340 2 400 970 2 000 16 600 18 900 7 100

d (kg/m3 ) Mercrio Quartzo Vidro comum Glicerina Acetona Etanol Benzeno Clorofrmio 13 600 2 670 2 600 1 260 792 791 899 1 490

You might also like