You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CURSOS DE GRADUAÇÃO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS ENGENHARIA DE AMBIENTAL DISCIPLINA

: BIOQUÍMICA GERAL PROFESSOR: Franciscleudo Bezerra da Costa Pombal-PB, Junho de 2010 LISTA DE EXERCÍCIOS (03) Esta lista de exercícios compreende a abordagem temática das unidades: X. XI. XII. XIII. XIV. Visão Geral do Metabolismo Glicólise Ciclo do Ácido Cítrico Fosforilação Oxidativa Fotossíntese

1. Descreva as diferenças entre organismos autotróficos e heterotróficos. Os organismos autotróficos possuem o CO2 como fonte única de C e são relativamente autossuficientes. Ex: plantas e algumas bactérias. Já os organismos heterotróficos não usam o CO2 como fonte de C no metabolismo, obtém o C do ambiente na forma reduzida e relativamente complexa (C orgânico), e podem ser classificados como aeróbicos (O2 como aceptor final de e-) e anaeróbicos (usam outras moléculas com aceptores de e-).

2. Explique como o carbono contido no CO2 atmosférico passa a fazer parte das moléculas de
nosso organismo.

3. Descreva as maneiras pelas quais um processo exergônico pode promover um processo
endergônico. A reação exergônica liberta energia através da respiração celular e do catabolismo. Essa energia é convertida de ADP e Pi para ATP. Em seguida, ocorre a hidrólise de ATP para ADP e Pi e através do transporte, movimento e anabolismo, a reação endergônica requer energia.

4. Descreva sobre o catabolismo e o anabolismo.
O catabolismo é o conjunto de reações de degradação. Nele ocorre a liberação de energia livre e a conservação da ATP. As vias catabólicas convergem para uns poucos produtos finais. Já o anabolismo é o conjunto de reações de síntese. Nele ocorre o gasto de energia e sua energia é gerada no catabolismo. As vias anabólicas divergem para a síntese de muitas biomoléculas.

5. Como se caracteriza uma reação anfibólica? Cite exemplos de rotas que ocorrem reação
anfibólica. Uma reação anfibólica possui vias metabólicas catabólicas e anabólicas. O ciclo de Krebs é um exemplo de rota anfibólica.

14. Quais são as fases da respiração aeróbia? Em qual delas ocorre maior rendimento energético? Glicólise.Quantas moléculas de piruvato se formam a partir de uma molécula de glicose? Duas. Escreva a equação química da respiração química.Quais os passos irreversíveis que aparecem no mapa? 12.Considerando o número de moléculas de ATP consumidas e formadas. lactato (por glicólise anaeróbica) e etanol (por fermentação anaeróbica). sua principal forma de produção de ATP acontece por meio da fermentação e seu agente aceptor é o ácido pirúvico. Cite três características da respiração anaeróbia. estabelecer o saldo final de ATP (balanço energético) na oxidação de uma molécula de glicose pela via glicolítica.Que hexose dá origem a trioses? A frutose. NADP e do FAD nas formas reduzida e oxidada.6. 8 ATP. Acetil CoA (por oxidação aeróbica). 7. No ciclo de Krebs. 15. 13.Indicar as reações de óxido-redução que aparecem no mapa. C12H22O11 + 12O2  12CO2 + 11H2O + Energia 10. Descreva os três possíveis destinos do piruvato proveniente da glicólise. 8. Representar o grupo ativo de NAD+ . . Citar exemplos de tecidos ou organismos onde ocorrem fermentação lática e alcoólica. É um processo metabólico celular condicionado em ambientes caracterizados pela ausência de gás oxigênio (O2). 16. ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons. 11. 9. Esquematizar as reações de fermentação alcoólica que possibilitam a obtenção de NAD+ na forma oxidada.

Esquematize as reações de oxidação e redução.Cite as etapas da fotossíntese e explique sobre cada etapa.Escrever a reação de formação de acetil-CoA a partir de piruvato. Cite os reagentes e os produtos finais da fotossíntese? 33. fosforilação oxidativa e ciclo do glioxilato.Citar as localizações celulares da glicólise. Citar exemplos de inibidores de fosforilação oxidativa e em. 28. quais complexos cada inibidor atua. c) NADH. A glicólise ocorre no citoplasma da célula.Na oxidação de uma molécula de acetil-CoA no ciclo de Krebs.17.Responda: a) Que processos ocorrem.Quais os fatores limitantes da fotossíntese? 35. 21.Exemplos de fatores ambientais que afetam a respiração.Esquematize a classificação metabólica dos organismos.Escreva e descreva a equação completa da fotossíntese. ciclo de Krebs. 25. . 27. respectivamente.Esquematize as vias metabólicas nucleares (anabólicas e catabólicas). O que está sendo fosforilado? O que está sendo oxidado? Indicar o número de ATP sintetizados para cada NADH e FADH2 oxidados. 31. Diferencie plantas C3. nos cloroplastos e nas mitocôndrias de uma célula? b) Como esses processos se relacionam? 18. e) H2O 20.Quais os pigmentos que participam da fotossíntese? 34. Esquematize as reações endergônicas e exergônicas do ATP.Faça um esquema sobre o fluxo de energia na biosfera. 19. b) GTP.Fale sobre a fosforilação oxidativa. o ciclo de Krebs ocorre na mitocôndria. C4 e CAM. indicar a enzima que catalisa a reação onde há produção ou consumo de: a) CO2. 24. 23. 26. 32. d) FADH2. 30. a fosforilação oxidativa também ocorre na mitocôndria e o ciclo do glioxilato ocorre nos glioxissomos.Cite funções fisiológicas da fosforilação oxidativa. 22. 29.