Ensino Técnico em Química

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS INORGÂNICOS Reatividade de Ametais, Deslocamento entre Ametais e Propriedades dos Halogênios

Mayara Beatriz Tavares Moreira

Outubro / 2010 1) OBTENÇÃO DO BROMO

O que se Observa? Quando adicionamos o clorofórmio (solvente polar). Agitar e observar. Adicionar uma a oito gatas de solução de ácido sulfúrico 5%. Agitar e observar. que estava transparente. o Por que o cloro deslocou o bromo? Porque o cloro é mais reativo que o bromo.o Colocar 2 ml de solução de brometo de sódio ou brometo de potássio em um tubo. adicionar aproximadamente 2 ml de água de cloro. O que se observa? Houve reação? Não houve reação e sim solubilidade. pode-se constatar que a solução se tornou heterogênea a fase mais densa com uma coloração de vermelho sangue (Bromo). Observou-se em nosso experimento: utilizamos o Brometo de potássio que tem cor transparente. adicionamos 2 ml de água de cloro. pois quando colocamos o iodeto de potássio. Adicionar 2 ml de água de cloro. mudando de cor para amarelo. e a fase menos densa com coloração amarela (Cloro). agora. o Adicionar. e quando foi adicionado as gotas de ácido sulfúrico. O que se observa? Houve reação? Sim houve reação. 2KCl + Cl2 -----> 2KCl (aq) + Br2 (liq) 2) OBTENÇÃO DE IODO o Colocar 2 ml da solução de iodeto de potássio em um tubo de ensaio. e a solução ficou com a cor de amarelo esverdeado. . junto a água de cloro houve uma solubilização. aproximadamente 2 ml de solvente polar. a solução ficou com a cor laranja. Pois teve mudança de cor.

a solução ficou rosa. Agitar e observar. O que se observa? Depois que adicionamos o ácido sulfúrico e 2 ml de solvente apolar a solução escureceu. Podemos observar o deslocamento do iodo pelo bromo através da mudança de cor e corpo de fundo. sendo assim uma mistura heterogenia. Mg + 2HCl ----> Mg Cl2 H2 3) VERIFICAÇÃO DE ALGUMAS PROPRIEDADES DO IODO . 2 ml de solvente apolar. Adicionar aproximadamente 2 ml de água de bromo. O bromo deslocou o iodo? Houve solubilidade. o Como poderíamos saber se o cloro iria deslocar o iodo? Porque o iodo mais nobre que o cloro e sendo assim o iodo acaba sendo deslocado pelo cloro. o Colocar 2 ml da solução de iodeto de potássio em um tubo. o Adicionar. quando adicionarmos o iodeto de potássio com a água de bromo. a solução ficou preta. Agitar e observar. agora. ficou com a cor castanho escuro e característica homogenia.o Adicionar 2 gotas de solução de ácido sulfúrico 5%. Após adicionarmos o ácido sulfúrico 5%. Adicionar 10 gotas de solução de ácido sulfúrico 5%. O que se observa? Houve reação? Teve solubilidade e não reação. podemos observar esse fenômeno devido à mudança de cor na adição. Adicionar aproximadamente 2 ml de solvente apolar. Agitamos todos estes componentes e criou-se corpo de fundo na cor castanho turvo.

O que se observa? . Agitar e observar. se observa que a coloração ficou castanha escura numa solução homogênea. Agitar e observar. o Adicionar ao tubo de ensaio do item anterior uma ponta de espátula (pequena porção) de iodeto de potássio sólido. Adicionar água ate um pouco mais da metade do tubo de ensaio. O iodo é pouco solúvel ou muito solúvel em água? O iodo é pouco solúvel em água. Agitar e observar. Adicionar 2 cristais de Iodo. com o iodo sendo o corpo de fundo depositado no tubo de ensaio. o Colocar 2 ml de álcool em um tubo de ensaio. o Transferir um pequeno volume da solução (1 ml) do tubo de ensaio do item anterior para um tubo vazio. porque ao observar a mistura e verificar que esta é uma solução heterogênea. O iodo é solúvel em álcool? Sim. Adicionar 2 cristais de iodo. cinza e possui um cheiro forte. O Iodo a temperatura ambiente é sólido. cheiro) alguns cristais de iodo e anotar. o Iodo no álcool se dissolveu totalmente. pois a água com o iodo reage formando um líquido amarelo claro e com sólido no fundo do tubo. Agitar e observar. o Colocar 2 ml de água em um tubo de ensaio. cor.o Observar (estado físico. O que se observa? (OBS: o iodo torna-se solúvel em água em presença de KI) Ao adicionar o iodeto de potássio sólido. Colocar 5 gotas de solução de amido.

.Ao adicionar água a coloração ficou mais clara. Adicionar 4 gotas de solução de amido. Com a solução de amido a mistura ficou preta. Já o amido mais iodo. não havendo uma reação visível. O amido não indicou a presença do iodeto porque os dois são transparentes e no final continuaram transparente e líquido. mas continuou castanha. ou seja. o Colocar 2 ml solução de iodeto de potássio em um tubo de ensaio. indicou a presença deste. porque houve uma mudança de cor. mas para isso acontecer. pelo menos solúvel. ficar homogênea demorou um pouco. O que se observa? O amido pode indicar a presença de iodetos? E quanto ao I2? Observou-se uma solução homogênea transparente.

PERGUNTAS DE VERIFICAÇÃO 1. O iodo e iodeto são a mesma coisa? Explique. . Como se pode proceder para obter uma solução aquosa de iodo? Basta adicionar iodo em uma solução que contenha água H2O e em seguida um iodeto. O iodo é solúvel em água? O iodo é um sólido molecular pouco solúvel em água mesmo quando é aquecido 3. pois nestas condições o iodo é solúvel. Não. ficando com cores características. K = cátion. 5. Para que pode ser utilizada uma suspensão de amido? Para verificar a presença de iodo na solução. 4. I = ânion). Extraiu o bromo e o iodo da água. O iodo é um elemento. Para que utilizamos clorofórmio nesta aula? O clorofórmio é insolúvel e mais denso do que a água. 2. e o iodeto é um ânion de um composto (Ex: KI.

textura e odor). Além disso. observamos as propriedades organolépticas (cor. E também os fenômenos de solubilidade.CONCLUSÃO Pode observar-se e comprovar os deslocamentos dos elementos utilizados de acordo com a fila de reatividade dos ametais. A Rita escreveu isso no outro relatório: “E o que vocês concluíram?”. . quando estes ocorreram ou não.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful