You are on page 1of 2

DENGUE

Introduo A Dengue uma virose, ou seja, uma doena causada por vrus. O vrus transmitido para uma pessoa atravs da picada da fmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti. Tipos da doena e sintomas A doena pode se manifestar de duas formas: a dengue clssica e a dengue hemorrgica. Dengue Clssica: os sintomas so mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabea, nas costas e na regio atrs dos olhos. A febre comea a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do dcimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicaes, porm alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz. Dengue hemorrgica (ocorre quando a pessoa pega a doena por uma segunda vez): neste caso a doena manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas so semelhantes ao do tipo clssico. Porm, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vrios rgos e choque circulatrio. Pode ocorrer tambm vmitos, tontura, dificuldades de respirao, dores abdominais intensas e contnuas e presena de sangue nas fezes. No ocorrendo acompanhamento mdico e tratamento adequado, o paciente pode falecer. No vero essa doena faz uma quantidade maior de vtimas, pois o mosquito transmissor encontra timas condies de reproduo. Nesta estao do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reproduo do Aedes Aegypti: a gua parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas dgua e outros locais deste tipo so usados para fmea do inseto depositar seus ovos. Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano. Preveno e Combate dengue Como no existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a nica forma de combater a doena eliminar os locais onde a fmea se reproduz. Algumas dicas de aes:

- No deixar a gua se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc. - Manter fechadas as caixas dgua, poos e cisternas - No cultivar plantas em vasos com gua. Usar terra ou areia nestes casos. - Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal deix-las cobertas ou vazias quando no for usar por um longo perodo. - Manter as calhas limpas e desentupidas - Avisar um agente pblico de sade do municpio caso exista alguma situao onde h o risco de proliferao da doena. Tratamento: Para o caso da dengue clssica, no existe um tratamento especfico. Os sintomas so tratados e recomenda-se repouso e alimentao com muitas frutas, legumes e ingesto de lquidos. Os doentes no podem tomar analgsicos ou anti-trmicos com base de cido acetil-saliclico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo. J no caso mais grave da doena, a hemorrgica, deve haver um rigoroso acompanhamento mdico em funo dos possveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatrio.

Curiosidades: - Voc sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste perodo ele entrar em contato com gua, poder gerar uma larva e, em seguida, o mosquito. - A dengue no transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo atravs de alimentos ou uso de objetos.

Fontes:
- http://www.prdu.rei.unicamp.br -Unicamp - http://portal.sespa.pa.gov.br - Portal de Sade Pblica do Par

You might also like