You are on page 1of 10

Investigaao social

estratgia de investigao consiste num projecto de trabalho em que a escolha, elaboro e organizao dos processos de investigao variam com a pesquisa que em concreto queremos fazer. investigaao social - Permitem com mais nitidez conhecer determinados
fenomenos sociais ate investigaoes em profundidade que contribuam para fazer progredir os quadros conceptuais das ciencias sociais.
Principais estrategias de investigaao

As estrategias de investigaao utilizadas com mais frequencia sao a


INTENSIVA, A EXTENSIVA E A INVESTIGAO-ACO.

Estrategia de investigao intensiva consiste no estudo de um fenmeno em profundidade, onde a investigao tem que ser feita de forma exaustiva e com uma procura de singularidades. Por fim, tem que existir uma grande qualidade nas informaes obtidas. Estrategia de investigaao extensiva A investigao extensiva se
tiver em conta no a profundidade dos conhecimentos mas a qualidade desses elementos. Aqui, o nmero de sujeitos que constituem o nosso estudo tem que ser elevado, para se conseguir obter deles respostas semelhantes. Procura-se a repetio, as regularridades comportamentais. Neste tipo de estratgia muito recorrente a utiliizao de tcnicas de amostragem.

Estrategias de investigao-aco

- Esta estrategia distingue-se das

restantes pelo facto de o investigador ser tambem um dos individuos objecto de estudo. Na investigao-aco o investigador participa, com os investigados, na procura de solues para o problema, as quais surgem a partir da analise das prticas do quotidiano realizada conjuntamente pelo investigador e pelos investigados durante o processo de investigao. O pblico-alvo constitui o conjunto de indivduos sobre os quais assenta a nossa investigao. totalidade dos indivduos que constituem o nosso publico-alvo chama-se universo. notrio que o univero constitudo por um nmero elevado de indivduos, por isso, nas investigaes extensivas usual pegar-se numa parte

desse universo, ou seja, numa amostra. A amostra o subconjunto do universo, ou seja, uma parte representativa que apresenta as mesmas caractersticas do universo, relativamente a um conjunto de critrios do investigador.

Para obter uma amostra representativa do universo devemos percorrer duas etapas:
determinar as medir-lhes pessoas que a a iro constituir; representatividade.

Amostragem

amostra

A esta tecnica, que consiste em inquirir um subconjunto, considerando as suas opinioes representativas de todo o universo, chamamos tcnicas da amostragem. Ao subconjunto inquirido, tirado do universo, designamos por amostra. Etapas de investigao

ETAPA 1 ( a ETAPA 2 (a exploraao) ETAPA 3 (A problemtica)

pergunta

de

partida) Ruptura

ETAPA 4 ( a construo do modelo de anlise ) ETAPA ETAPA ETAPA 5 6 (analise 7 das ( (a informaoes) As

Construo

observao) Verificao conclusoes )

Documentaao Um documento todo o objectivo, escrito ou nao escrito, que nos permite retirar informaoes sobre determinado fenomeno. neste sentido, o documento pode ser um texto escrito, um grafico estatistico, um quadro, um filme, uma serie televisiva ou o resultado de uma conversa, por exemplo. O investigador devera efectuar uma pesquisa documental. Apos essa pesquisa, cabe ao investigador estudar os elementos obtidos, ou seja, tem de fazer uma analise do contedo que consiste numa tcnica que permite identificar ideias comuns. Analise de conteudo como imagem da realidade social Analise de conteudo constitui, entao, um conjunto de tecnicas de analise das comunicaoes, visando obter indicadores (quantitativos ou nao) que permitam a

inferncia de conhecimentos relativos as condioes de produao/recepao destas mensagens. A anlise possibilita o tratamento metdico de informaoes com um certo grau de complexidade e de profundidade.

Observaao Compreende o conjunto das operaoes atraves das quais o modelo de analise confrontado com os dados observveis.

Tipos de observaao: Directa Indirecta A observaao participante/observaao directa


A observaao participante uma tecnica que se baseia na recolha de elementos de informaao, a partir da observaao feita por um pesquisador que se encontra intencionalmente no grupo a observar, ou dele fazendo efectivamente parte.

observaao

nao

participante/observaao

indirecta

A observaao nao participante recorre a recolha de informaao, sem que o cientista tenha de se inserir no grupo a observar. Entre as tecnicas que constituem a observaao nao participante, destacamos a entrevista e o inquerito por questionario.

A entrevista
A pesquisa da opiniao publica socorre-se, grande parte das vezes, desta tecnica. Por entrevista entenda-se um procedimento de recolha de informaoes que utiliza a forma da comunicaao verbal. Deste modo um entrevistador poder questionar ou deixar livremente falar o entrevistado. Naturalmente a forma de comunicao verbal e o tipo de relacionamento entre entrevistador e entrevistado sao condicionantes desta forma de inquirir. Estas informaoes serao avaliadas segundo o seu grau de pertinencia, validade e fiabilidade. Este tipo de tcnica no utilizado na observaao participante uma vez que o investigador pode contaminar as observaoes efectuadas com a sua forma de pensar. Entrevistas estruturadas - Obedecem a um esquema rigido, previamente fixado, que o entrevistor dever respeitar integralmente. Neste tipo de entrevista, as questao sao geralmente fechadas ou seja o entrevistador nao tem a possibilidade de desenvolver a resposta dada.

Entrevistas nao estruturadas - O entrevistador mais flexivel, podendo orienta-la com a sequencia e as questoes que julgar mais conveniente, de acordo com a sua sensibilidade e tacto. As questoes sao geralmente abertas, ou seja, o entrevistador tem toda a possibilidade de exprimir e justificar livremente a sua opinio.
Por isso, costuma chamar-se s entrevistas estruturadas entrevistas fechadas e designa-se a entrevista nao estruturada por entrevista aberta.

O inquerito por questionario


Destina-se a ser aplicado a um elevado numero de individuos . O inquerito por questionario consiste em apresentar um conjunto predeterminado de perguntas populaao, ou a uma amostra representativa dessa populao. necessrio saber sobre que assuntos se vai interrogar e que pessoas se vai interrogar. necessrio tambm saber o que se procura obter. O inqurito por questionrio distingue-se entre as questes fechadas e as questes abertas.

As questoes fechadas nao permitem nenhuma ambiguidade. as questoes


abertas, pelo contrario, sao o segundo tipo de questoes-interrogaes, permitem pessoa interrogada dar uma resposta livre e pessoal. As questoes abertas apresentam, ao lado desa incontestavel vantagem a de nao manipular as respostas dos interrogados mas apresentam numerosos inconvenientes para os realizadores de inqueritos. Como seria de esperar, tentou-se combinar as vantagens respectivas dos dois tipos de questoes, esforando-se por reduzir os seus inconvenientes. nesta dupla optica que poderemos falar das questoes semi-abertas - ou semifechadas.

Interpretar sociologia dos dados de um inquerito: um exemplo


A interpretaao sociologica das respostas dadas num inquerito implicar, apos um primeiro apuramento dos resultados obtidos, relacionar o que se respondeu com as caracteristicas do grupo social inquirido, de modo a encontrar explicaoes para a resposta dada que afinal nao mais do que um comportamento social. Interpretar sociologicamente os dados obtidos num inquerito por questionario exige que se procurem correlaoes entre as respostas dadas e o grupo que as deu.

para tal, teremos de considerar no inquerito algumas caracteristicas que permitam tipificar o grupo social, tais como: a idade, o sexo, as habilitaoes literarias, a profissao, o local de residencia, entre muitas outras.

Novos

campos

de

investigaao

Se quisermos estudar com mais profundidade aspectos particulares do dominio social teremos de recorrer s sociologias especializadas . Estas surgem-nos da necessidade de dar resposta a problemas concretos, em dominios especificos que o funcionamento da sociedade levanta.

Sociologia antropologica Estuda as semelhanas que existem entre o factor antropologico e as sociedade humanas. ex: A influencia dos grupo etnicos numa sociedade, nos vamos deixando a nossa cultura de lado. sociologia da comunicao Preocupa-se com o estudo da comunicao entre seres humanos, com ou sem auxilio de meios mecnicos. analisa os comportamentos sociais em face dos meios de comunicaao. Um dos aspectos mais relevantes o estudo da cultura de massa. ex: Papel dos meios de comunicaao de massa na formaao da opiniao publica; interferencias provocadas pela imprensa ou pela televisao numa campanha eleitoral. sociologia industrial e sociologia do trabalho referem-se ao estudo sistematico das relaoes sociais e interao entre individuos e grupos relacionados com a funao economica da produao e distribuiao de bens e servios necessarios sociedade. especificamente, analisam o conteudo dos papeis profissionais, as normas e expectativas a eles associadas em diferentes organizaoes de trabalho. ex: influencia da industria no sistema de estratificaoes.

sociologia do lazer estuda os fenomenos decorrentes da reduao do trabalho na sociedade industrial. O tecnicismo e a automaao provocam uma ampliaao do tempo livre, cuja utilizaao o objecto de estuda desta area da sociologia. ex: o quotidiano rotineiro vivido nas cidades industriais obriga a que muitas pessoas, durante o fim-de-semana, se dediquem a tarefas diversas como a bricolagem, a jardinagem, etc.

Interdisciplinariedade

A complexidade da realidade social que nos obriga a uma divisao de forma a tornar mais facil a leitura inicial do fenmeno.
A esta atitude metodologica que procura integrar o contributo de varias ciencias (ou disciplinas) no sentido de encontrar uma explicao e um entendimento mais profundo da realidade social chamamos interdisciplinariedade. Existe uma necessidade de um estudo integrado das diferentes componentes sociais, introduzindo o conceito de fenomeno social total. Todos os fenomenos da realidade social sao fenomenos sociais totais. CULTURA Conceito sociologico de cultura A vida em grupo uma vida em estado de cultura. Isto , cada sociedade expreme-se e realiza-se atravs de uma cultura. A cultura representa a expresso de um grupo e concretiza tudo o que socialmente aprendido e partilhado pelos membros desse grupo. Cultura, o conjunto de maneiras de prprias de pensar, sentir e agir de qualquer grupo. Todos ns integramos uma determinada cultura. CULTURA E SUBCULTURA Todas as sociedades so portadores de uma cultura que as identifica, o que torna possvel associar-lhes traos culturais gerais especficos. possvel encontrar grupos restritos cuja aco social se manifesta atravs de alguns traos culturais prprios e distintos dos que caracterizam a sociedade global. Essa situao tolerada pois no poe em causa a cultura dominante. e o caso dos jovens que embora se inserindo na sociedade de que fazem parte, tm maneiras prprias de falar, de se vestir, de pensar e de sentir. Assim, todas as sociedades so portadoras de mltiplas subculturas. Elementos da cultura

os elementos espirituais compreendem as ideias, crenas, normas, valores, usos e costumes do grupo, revestem-se de especial importncia os valores, j que toda a vivencia colectiva se realiza e se ajuza em funo deles. Os elementos materiais de uma cultura abarcam as obras realizadas, as tcnicas ou os instrumentos de trabalho do grupo, que no s lhe permitem exercer o necessrio domnio da natureza como exprimem o universo espiritual do ser humano.

Naturalmente como parte integrante da cultura, os elementos espirituais e materiais nao tem existencia separada, antes interagem dialecticamente, produzindo a cultura. Valores, normas e comportamentos como exclusivos de um grupo As condutas individuais devero obedecer a um conjunto de regras que defendam e garantam a ordem social, preservando a sobrevivncia do grupo. Nesse sentido, as atitudes individuais devero assemelhar-se, devero obedecer a um padro conjunto de regras.

Os valores so concepes gerais do bem, noes que definem os tipos de objectivos que as pessoas devem de procurar, procurar atingir ao longo das suas vidas e atravs das mltiplas actividades que desenvolvem. A interiorizao dos modelos sociais indispensvel ao funcionamento da sociedade. O que de caracterstico nos comportamentos dos indivduos a sua relativa conformidade com os modelos de conduta impostos pelo grupo e baseados nos valores socialmente aceites. Em consequencia o nosso comportamento tanto mais conforme com esses modelos, isto , tanto mais padronizado quando maior for a interiorizaao, por ns feita, daqueles modelos.

Diversidade

cultural

padroes

de

cultura

etnocentrismo

cultural

uma vez que cada grupo engendra a sua cultura, natural que cada sociedade possua os seus padroes culturais. Deste modo, a compreensao dos comportamentos humanos exige o conhecimento dos seus padroes de cultura.

Padres da culturais so valores, normas, costumes, saberes tericos e prticos que so transmitidos numa sociedade. Querer interpretar um comportamento social luz de outras culturas incorrecto, levando o observador a graves erros de analise. Mais grave ser, ainda, considerar a cultura do observador como a correcta - a central, a mais perfeita - e avaliar as outras em funo dela. Estamos no campo do etnocentrismo cultural. Etnocentrismo Cultural Falar em etnocentrismo cultural referir o facto de cada povo presumir a superioridade da sua prpria cultura, como se houvesse culturas superiores e culturas inferiores O ser humano como produto/produtor de cultura

Os indivduos surgem-nos assim como produto de uma cultura. A cultura encontra-se em cada um de nos e cada um de nos encontra-se, por sua vez, integrado num certo tipo de organizao social. A cultura impe-se do exterior ao novo individuo que a recebe por herana. A cultura transmite-se, assim, por herana.

A cultura cumulativa. Cada geraao recebe a cultura como um patrimonio que herda e, simultaneamente, trabalha-a, acrescenta-lhe as suas contribuies. Neste dinamismo assenta, afinal, a mudana que a cultura de um grupo vai conhecendo ao longo dos sculos. Porque o individuo pode alterar a cultura, ele surge, entao, nao so como produto, mas tambem, como produtor da cultura, indo, tambm ele, transmiti-la por herana s geraoes vindouras. A cultura um patrimonio que se herda e se acrescenta.

A socializao

Processo

de

socializao

Quando nascemos, a criana apenas um organismo biologico, preocupada com o seu bem-estar fisico. medida que toma contacto com o ambiente grupal que a rodeia, a criana torna-se, rapidamente um ser cultural. Esta regulao de comportamentos pelos padros de conduta do grupo esulta de um processo de aprendizagem. Entenda-se por socializaao a dinamica da transmissao de cultura, o processo pelo qual os homens aprendem as regras e as praticas dos grupos sociais. A socializaao um processo A socializaao exige a adaptaao e a acomodaao constantes das estruturas mentais aos novos dados sociais. Asocializaao nao , portanto um acto mas, pelo contrario, constitui-se num processo. A socializaao e integraao social A socializaao surge, assim, como um processo de integraao que motiva o desenvolvimento da cooperaao e da solidariedade entre os membros do grupo, permitindo a sobrevivencia do proprio grupo. , portanto, um processo pelo qual o grupo transmite aos seus membros os traos culturais que o identificam e, simultaneamente, como um processo pelo qual o individuo realiza a interiorizaao e assimilao dessa identidade tornandose membro de um grupo. Mecanismo de socializaao

A aprendizagem da cultura do grupo a que o individuo pertence faz-se atraves de tres mecanismos aprendizagem, imitaao e identificaao. A aprendizagem o primeiro mecanismo de socializaao e consiste na interiorizaao das normas e modelos comportamentais, atraves de tentativas, erros e repetioes; a imitaao o processo pelo qual o individuo reproduz mecanicamente comportamentos e atitudes que observa nos outros membros; a identificaao outro mecanismo, identificaao com outra pessoa que se considera proxima e apropriaao dos seus comportamentos. Agentes de socializaao A socializaao um processo dinmico e permanente de transmissao de cultura que nunca nos abandona. A famlia surge-nos como o pimeiro dos agentes de socializao, dado que a criana vai aprendendo aquilo que os seus familiares realizam. Tambm a escola surge como o grande agente de socializaao, pois ministra os conhecimentos e desenvolve as competencias necessarias transformaao da criana num ser util sociedade. No mundo de hoje, assistimos ao florescimento de outro importante e avassalador agente de socializaao: os meios de comunicaao de massas. A radio, a televisao, a imprensa escrita, o cinema, a internet, constituem hoje poderosos instrumentos de aprendizagem, uma vez que nos inculcam normas, crenas, valores, modelos de conduta, etc., isto , modelam-nos os comportamentos. Principais meis agentes de socializaao: familia escola (amigos)

de

comunicaao

social

O papel dos meios de comunicaao social na socializaao O papel dos meis de comunicaao, em especial da televisao, no processo de socializaao evidente se nos lembrarmos que os jovens hoje, em particular nas sociedades industrializadas, passam horas em frente dessa caixa escura que nso entra casa dentro. Ao longe de uma boa parte do dia, os jovens sao confrontados com os valores, as ideias e os modelos de comportamento implicita ou explicitamente transmitidos pelos programas televisivos e , assim, vao recosntruindo o seu processo de socializaao. SOCIOLOGIA (processo permanente de aprendizagem com vista integrao do individuo na sociedade)

primria- processo por meio do qua a criana se transforma em membro participante da sociedade. So aprendizagem dos comportamentos bsicos. ex: comer, vestir secundria- processos posteriores por meio dos quais o individuo faz a aprendizagem de novos papeis. aprendizagem ao longo da nossa vida, decorre na vida adulta. ex: casamento, 1 emprego. O grupo de amigos tem importancia na socializaao De facto, muito em especial nos adolescentes, o grupo de amigos constitui-se num referencial para cada individuo. Formado por individuos com aspiraoes, modelos e comportamentos relativamente semelhantes, apesar de o seu objectivo fundamental ser frequentemente o lazer, o grupo de amigos encarna o papel de suporte de cada jovem adolescente em situaao de confronto com a autoridade dos pais ou dos professores, de crises de identidade face s mudanas que a adolescencia atravessa.

You might also like