You are on page 1of 2

Escola E.

B 2,3 da Maia Teste de Matemática
Duração: 90 minutos

7º Ano

Março de 2012

1. Observa a seguinte figura, onde a reta DC é perpendicular à reta FA. Indica, justificando, um par de ângulos: a) verticalmente opostos c) suplementares b) complementares d) adjacentes

2. Indica, justificando, se são verdadeiras ou falsas as afirmações que se seguem: a) É possível construir um triângulo cujos comprimentos dos lados são 2 cm, 4 cm e 6 cm; b) É possível construir um triângulo cujos comprimentos dos lados são 3 cm, 5 cm e 7 cm; c) Um triângulo que tenha um ângulo externo com 85° de amplitude é um triângulo acutângulo. 3. Indica, justificando, se os seguintes pares de triângulos são, ou não, geometricamente iguais. a) b)

4. Determina a amplitude x na figura ao lado. Justifica, usando palavras e cálculos. 5. A seguir aparecem representadas quatro correspondências.

f

g

h

j

Quais representam funções? Escolhe a opção correta, justificando. A Apenas as funções f, h, j B Apenas as funções f, g C Apenas as funções f, g e j D Apenas as funções f, j

6. Uma matrioska é um brinquedo tradicional da Rússia, constituído por uma série de bonecas que são colocadas umas dentro das outras, da maior até à menor (a única que não é oca). Numa série de matrioskas, a mais pequena mede 1 cm de altura e cada uma das outras mede mais 0,75 cm do que a anterior. a) Se a série tiver 8 bonecas, quanto mede a mais alta? b) Imagina que existe uma série com 100 bonecas nestas condições. i) Alguma delas pode medir 20 cm de altura? Justifica a tua resposta. ii) Quanto mede a boneca mais alta? Explica a razão da tua resposta.

como representa a tabela seguinte. b) Indica o valor da constante de proporcionalidade. a) Indica qual das seguintes afirmações é verdadeira: A B f ( x)  3 x C D f ( x)  3 x  1 f ( x)  3 f ( x)  x 3 b) Tendo em conta a tua escolha da alínea anterior. 5) 8. a) Verifica se se trata de uma situação de proporcionalidade direta. − 2). Qual é o quadrante a que pertence cada um dos pontos seguintes? (2 . no caso de teres respondido afirmativamente à alínea anterior e escreve o seu significado. Observa a sequência numérica seguinte. a Ana saiu de casa e dirigiu-se para a escola. b) Escreve uma expressão algébrica que te permita determinar os infinitos termos desta sequência. O gráfico que se segue mostra a distância percorrida pela Ana. 9. 4). Hoje de manhã. Fez uma parte desse percurso a correr e outra parte a andar. d) Representa graficamente a função. em que faltam alguns termos: a) Escreve os termos da sequência que te parecem estar em falta. que representa o gráfico de uma função f . podemos afirmar que a Ana percorreu maior distância a correr do que a andar. − 3) . em função do tempo que decorreu desde o instante em que ela saiu de casa até ao instante em que chegou à escola. (− 2 . Considera uma torneira cujo caudal se relaciona com o tempo.” 11. Bom Trabalho! Jaquelina Correia . (1 . b) Diz se é verdadeira ou falsa a afirmação. (−1 . 10. c) Escreve uma expressão analítica que represente esta situação. justificando: “Pela análise do gráfico. determina: i) A imagem de ‒3. a) Indica as coordenadas dos pontos A e B.7. Observa a figura ao lado. ii) O objeto que tem por imagem 24.