You are on page 1of 3

Ministério da Educação e da Ciência Curso: Prova de Marketing – 61025 Nome: Nº de Estudante: Turma: Classificação: O e-fólio A é cotado para 4 valores

e cada uma das questões incluídas tem a cotação de 1 valor. As respostas serão avaliadas, tendo em consideração os conhecimentos adquiridos e a clareza e coerência da argumentação adequada à questão formulada. Será também valorizado o discurso próprio.

Estudo de Caso: O mundo atual está em permanente mudança, processa-se a um ritmo veloz e contínuo. As condições de mercado apresentam uma crescente agressividade o que obriga as empresas a defrontarem-se com novos desafios e riscos permanentes. As empresas são obrigadas a serem cada vez mais inovadoras e competitivas, para se manterem no mercado com sucesso. Neste contexto, a empresa portuguesa Corkfashion, Lda. que detém a marca Pelcor através da sua empresária Sandra Correia, criou um produto inovador, a pele de cortiça, que fez nascer uma das mais sólidas estruturas industriais portuguesas, no sector económico tradicional da cortiça.

Página 1 de 3

A empresa tem também participado em feiras internacionais com o objetivo de alcançar novos mercados.pelcor. fabricada a partir das mais finas zonas do sobreiro. permite criar uma diversidade de artigos. não podendo ser objeto de plágio para contrafacção. a partir de cortiça proveniente de São Brás de Alportel. A marca Pelcor tem vindo a conquistar um lugar de relevo no mercado nacional e internacional. confecionados em fábricas localizadas em Portugal. da política de marketing ou da interação entre as duas? Podem boas políticas de vendas contribuir para o êxito da empresa sem boas políticas de marketing? 2 – Face ao sucesso da marca Pelcor. Fonte: http://www. complementos e escritório. enumere e relacione os principais axiomas do marketing. trabalhados cuidadosamente por artesãos experientes e com acabamentos de excelência para garantir a mais alta qualidade. associada a novos materiais e tecnologias. A marca está registada na União Europeia e por isso protegida.pt Questões para reflexão: 1 – Considera que o êxito da marca Pelcor é uma resultante da política de venda. de modo a assegurar a preservação do ambiente. Página 2 de 3 . Os produtos em pele de cortiça são 100% Portugueses. Para combater a contrafação a marca Pelcor é identificada por etiqueta própria. uma em São Brás de Alportel e outra em Lisboa e ainda através dos revendedores autorizados. Os produtos podem ser adquiridos nas duas lojas da empresa. com destaque no universo da moda. São utilizados os melhores materiais.Ministério da Educação e da Ciência A pele de cortiça. A empresa manifesta preocupações ambientais relativamente à sustentabilidade do sobreiro e da cortiça. com efeitos surpreendentes.

descreva os passos necessários conducentes à segmentação de mercado. NOTA: Se o estudante utilizar outra bibliografia para além da recomendada. e respondido no “template” que se disponibiliza. • Os alunos que praticarem algum tipo de fraude têm zero valores. Página 3 de 3 . Fundamentos de Marketing. e espaçamento simples. • Os e-fólios devem ser enviados utilizando a ferramenta disponível para o efeito. • Os e-fólios regem-se por todas as regras dos exames. Sugestões de materiais para consulta: • Diapositivos da Professora Doutora Maria do Rosário Almeida e Mestre João Pereira disponíveis na Temática 1 da sala de aula virtual. Instruções para a apresentação do trabalho: • O trabalho deve ser estruturado pela ordem sequencial das questões. esta deve ser devidamente referenciada conforme indicado nas instruções. 4 – Atendendo à especificidade dos produtos comercializados pela empresa em análise. • O texto deve ocupar no máximo 4 a 5 páginas A4.Ministério da Educação e da Ciência 3 – Utilizando o exemplo da Corkfashion Lda. explique por que razão as funções de marketing e as variáveis incontroláveis e as variáveis controláveis não podem estar dissociadas. com tamanho de letra Times New Roman 12. ou equivalente. Bruno et al. se necessário). a saber: são trabalhos totalmente individuais (e originais). • Referir todo o material que consultar para elaborar as suas respostas (adicionar uma página só com as referências. Data limite de entrega: 12-04-2012 às 23 horas. a submissão do e-fólio supõe que o aluno não beneficiou da ajuda de ninguém nem prestou ajuda a nenhum colega. • Capítulos 1 a 7 do Manual: Ferreira. (2011). independentemente de ser quem praticou a fraude ou quem deixou praticar. Lisboa: Edições Sílabo..