You are on page 1of 12

Instituto Superior de Educação e Trabalho

Terceira Idade: Processo de Envelhecimento

Cadeira: Desenvolvimento de Projecto de Intervenção Docente: Luís de Melo Discente: Júlio Filipe Pinto

Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa

.. O envelhecimento biológico..........................3..........................................................................................................................3...........2.2............................................................................10 3............................ Personalidade...............1...... 4 Envelhecimento Humano ................ Relações familiares.............8 3................................................ Reforma....................................11 3........Redes sociais....12 3............. Que idade temos?........12 2 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa .........1Principais modificações estruturais e funcionais........................2....................................2...................................10 3..12 3.3........11 3..........................3...... O envelhecimento psicológico e cognitivo...............2.........Instituto Superior de Educação e Trabalho Índice "Mensagem à terceira idade"....... Inteligência.....................3 Introdução.............................7 3........................... Processo de Envelhecimento.....................................................................................8 3......4 1....................... O envelhecimento social......1...........3................1.......................................................................2...................................1....6 3....................................................2........................3......................... Factores endógenos VS factores exógenos.................12 3.......................6 1.2......................................... Memória e aprendizagem..........................................................

(autor desconhecido) 3 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa . "Mensagem à terceira idade" O tempo vai passando e o sofrimento e as lágrimas abrem caminhos ao passar a que os homens chamam rugas.Instituto Superior de Educação e Trabalho Poema dedicado aos idosos. Breve surgiu o Outono de riso triste e magoado e com ele o sofrimento que nos conduz à verdade. A vida é curta mas bela! É tão frágil a alegria como uma gota de orvalho dançando nas flores em perpétua harmonia. Acreditai sempre no Amor! Vejam nele a mais bela flor mesmo que traga dor e solidão... quem mesmo o quiser ser. dor e turbilhão.. Vós precisais da bengala do nosso carinho e força.. Há sempre algo para encontrar em contínua renovação. Há muito pouco tempo a Primavera sorria nos ninhos dos passarinhos! Depois vem o Verão que trouxe a experiência da certeza dos caminhos. pois é na força do coração que está o segredo da alegria conjugando a noite com o dia. A frescura e o tempo não se podem reter. Os anos passam sem nada poupar.. Os anos passam apenas. Bate à porta o Inverno. mas há sempre lugar para receber. Vossos olhos são pássaros cujas asas cruzam os céus sem caminhos. Nós queremos a riqueza da vossa experiência que nenhum livro iguala.. Mas não serão todos eles frutos da mesma estação? As pessoas não têm idade. Há frio. Só é velho a valer.

fizeram com que hoje em dia a faixa populacional com idades superiores aos sessenta 4 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa . aos cuidados médicos e os progressos médicos a partir da segunda Guerra Mundial. amadurecem. inerente a qualquer ser vivo. crescem. envelhecem e por fim surge a morte do organismo vivo. Actualmente e graças à melhoria da qualidade de vida. na qual nascem.Instituto Superior de Educação e Trabalho Introdução Envelhecimento Humano Todos os seres humanos passam por um ciclo vital.

traduzindo-se na existência de cada vez mais pessoas envelhecidas. a fase reprodutiva e a senescência ou envelhecimento”. Segundo CANCELA (2007. Sendo o envelhecimento um processo complicado e universal. p. é importante não falarmos em envelhecimento populacional. no envelhecimento.1) “a vida de um organismo multicelular costuma ser dividida em tres fases: a fase de crescimento e desenvolvimento. 5 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa . assistir ao naufrágio de toda uma vida colocando em causa a nossa existência. este pode evoluir mais rapidamente e notoriamente nas últimas fases da vida do ser humano. Inicialmente. Na última fase. que se prolongará até ao final da vida. Apesar disto. mas sim de envelhecimentos múltiplos e diversos que se traduzem numa velhice mais ou menos estável. mais que aumentar o tempo ao nosso tempo de vida. comum a todos os seres vivos. torna-se inprescindível atribuir-lhe mais qualidade e sentido de vida. o organismo começa por perder algumas das suas capacidades funcionais. tivesse um boom acrescido. Dependendo da velhice que iremos viver. Seguidamente. vai depender bastante do nosso estado de espírito. Qualquer organismo vivo sofre mudanças ao longo da sua vida. ou por outro lado. estando por um lado satisfeito com o percurso de feito ao longo da vida.Instituto Superior de Educação e Trabalho anos. que lhe permitirá mais tarde estarem aptos a reproduzir. o organismo fica plenamente capaz de reproduzir. sendo que este passa por diversas mudanças com o passar do tempo. e para garantir a sobrevivencia da espécie humana. o organismo sofre mudanças nos orgãos. Com o aumento da esperança média de vida.

.” (ibidem). sendo um factor fundamental para a conservação da sua autonomia e controlo. para a categoria de reformado. “o ser humano não envelhece de uma forma brusca. pois cada ser é imbuído de características únicas. assalariado e produtivo. O envelhecimento é por si só um fenómeno que chega numa determinada altura a todos os seres vivos. a idade social e a idade psicológica. 1.Instituto Superior de Educação e Trabalho 1. A idade biológica está lidaga ao envelhecimento orgânico. o ser humano é dotado de três idades diferentes: a idade biológica. No entanto. pelo que a velhice instala-se de uma forma que acabamos por nem nos aperceber”. através das alterações do organismo e do seu funcionamento. as condições de vida e as agressões do meio envolvente influenciam o percurso desta etapa.2. devemos ter sempre em conta diversos factores. mas sim paulatinamente. Que idade temos? Segundo BIRREM e CUNINGHAM (1985).2. que podem variar de pessoa para pessoa. O mesmo autor diz ainda que “. Neste contexto. A idade social refere-se ao estatuto que o indivíduo tem na sociedade. a passagem do indivíduo da categoria dos trabalhadores. A idade psicológica diz respeito às capacidades intelectuais do indivíduo. Para IMAGINÁRIO (1999. traduz-se muitao das vezes na morte social do indivíduo. p. Factores endógenos VS factores exógenos 6 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa . 41).. e que de alguma forma podem influenciar o seu processo de envelhecimento. sendo este um momento de triagem da sociedade. mas que é vivido indivualmente.

Neste sentido. de acordo com as particularidades genéticas de cada indivíduo e com o estilo de vida de cada um. Por outro lado.26) “.”. solteiro. as condições de vida e as agressões do meio envolvente influenciam o percurso desta etapa. Teorias do envelhecimento: Período moderno 3. casado. não é igual envelhecer no feminino ou no masculino. o contexto social em que nos enserimos são factores exógenos e preponderantes que influênciam bastante o processo de envelhecimento. 2.” (ibidem). na nossa inteligência e no aparecimento até de doenças. Os genes transmitidos pelos nossos pais estão carregados de informações e características genéticas hereditárias que têm uma importância na nossa personalidade. Assim. a psicologia tem tido um papel fulcral no estudo dos comportamentos das pessoas com a idade e as alterações que daí 7 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa .. Processo de Envelhecimento No estudo do envelhecimento. podemos dizer que se envelhece de formas diferentes. os comportamentos. sozinho ou no seio da família. p.Instituto Superior de Educação e Trabalho Para MARTINS (2007. Nos factores endógenos.. a nossa alimentação. viúvo ou divorciado. a nossa carga genética influência e predispõem-nos para diferentes estados de velhice.. podendo-se verificar em idades mais precoces ou mais avançadas.. com filhos ou sem filhos. “.. existem factores endógenos e exógenos que podem influenciar o envelhecimento. no meio urbano ou no meio rural. não se manifestando de forma homogénia para todos os indíviduos..

Envelhecimento causado por doenças. Nesse sentido. caracterizado pelo deteriorização do desempenho num período de tempo curto.b) um Características Envelhecimento normal com total ausência de envelhecimento social. 3. 3. a coordenação. a agilidade... tem 3 componentes:a)o processo de envelhecimento biológico. 1997. segundo Schroots e Birren.Instituto Superior de Educação e Trabalho pode surgir. diversos autores dividiram o envelhecimento em três grandes fases: Fases do envelhecimento 1)Envelhecimento primário 2)Envelhecimento secundário 3)Envelhecimento Terciário doenças. isto é diminui a sua flexibilidade. o equilíbrio. assim como as suas principais características. Além disto. tornando-a dependente de outros e deixando-os emocionalmente constrangidos por não conseguirem executar as suas actividades diárias. entre outros.. O envelhecimento biológico Com o avançar da idade o ser humano vai perdendo as suas capacidades motoras. 11) No ponto seguinte. são apresentadas de cada um destes envelhecimentos. que de alguma forma limitam a pessoa..1. p.. Declínio terminal (próximo da morte).1Principais modificações estruturais e funcionais 8 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa .c) o envelhecimento psicológico”. O fenómeno do envelhecimento.. “. surgem muitas vezes diversos tipos de doenças patológicas. (Paúl.1..

Instituto Superior de Educação e Trabalho 9 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa .

o vocabulário. divide a inteligência em duas grandes vertentes: a inteligência cristalizada e a inteligência fluída. Neste sentido. As aptidões primárias que lhe estão associadas são a compreensão verbal. apesar de estas se apresentarem de formas diferentes de pessoa para pessoa. a formação de conceitos. enquanto que a inteligência cristalizada mantém-se estável até uma idade avançada e muitas das vezes compensando os défices da inteligência fluida.2. O envelhecimento psicológico e cognitivo 3.Instituto Superior de Educação e Trabalho 3. Assim. da compreensão das relações sociais e da conversação.2. CATTEl(1963). Inteligência A inteligência é um elemento que também tem mutações com o envelhecimento. podemos dizer que o factor velocidade (raciocínio) é um factor preponderante para justificar o envelhecimento cerebral. o envelhecimento potencia o declínio da inteligência fluída. Com o envelhecimento a rapidez de raciocínio é também lesada. Esta apresenta-se atrvés das actividades associadas à profundidade do saber e experiências. ou seja. as competências numéricas e ainda a fluidez verbal.1. Na inteligência cristalizada estão implantadas as actividades cujo julgamento se cristaliza em material cultural. estando a velocidade de pensamento correlacionada com a lentidão das actividades intelectuais. do julgamento. A inteligência fluída revela-se através das actividades de compreensão das relações. o raciocínio lógico e o raciocínio geral. 10 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa .

3. a deterioração sensorial.Instituto Superior de Educação e Trabalho 3. Para tal. Memória e aprendizagem Com o avançar da idade. provocando um abrandamento substancial da velocidade de percepção e a redução da própria capacidade de memorização.2. Personalidade A personalidade é uma característica que pode ou não ser alterada com o envelhecimento. a história de vida e contexto social de cada indivíduo influenciará a sua personalidade. por exemplo.2. ou não. a capacidade de aprender tende a reduzir significativaamente.3. Este processo pode depender de diversos factores como. mediante solicitações sociais. A personalidade altera-se. 11 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa .2. onde a estabilidade e as mudanças de personalidade podem estar ligadas a uma vida estável ou simplesmente a grandes situações de ruptura.

3.3.Instituto Superior de Educação e Trabalho 3. Relações familiares 3.1. Reforma 3.3. O envelhecimento social 3.2.Redes sociais 12 Licenciatura em Educação – Intervenção Educativa .3.3.