You are on page 1of 9

10.

Abordagem Neoclássica

Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec.br

UNIRIO

Conteúdo

1. Abordagem Neoclássica 2. Características da Abordagem Neoclássica 3. Administração como Técnica Social 4. Aspectos Administrativos Comuns às Organizações 5. Eficiência X Eficácia 6. Princípios Básicos da Organização 7. Centralização X Descentralização

Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec.br

UNIRIO

1

Processo e Prática” Chiavenato.Editora Campus “Introdução à teoria Geral da Administração” Chiavenato.Editora Campus “Teoria da Administração .Bibliografia Recomenda Livro Texto: “Administração .Teoria.br UNIRIO 2 .sebrae.Editora QualityMark Site para Consulta Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas. agora de forma ampliada e mais abrangente. dos princípios e idéias da Teoria Clássica.br Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. Idalberto . João Pinheiro de .com.br UNIRIO 1. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. dentro de um ecletismo. A Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje.Sebrae www. aproveitando a contribuição de todas demais teorias administrativas.Curso Compacto” Barris Neto. Abordagem Neoclássica A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção e atualização. Idalberto .

Características da Abordagem Neoclássica Continuação Ênfase nos objetivos e resultados: As organizações existem para alcançar objetivos e produzir resultados e para isso deve ser dimensionada. estabelecendo também normas de comportamento administrativo. Ecletismo: Embora baseados na teoria clássica. estruturada e orientada. Ênfase nos princípios gerais da administração: Com flexibilidade. reestruturando-se conforme as contingências atuais. os neoclássicos utilizam-se de quase todas teorias administrativas. Características da Abordagem Neoclássica Ênfase na prática da administração (pragmatismo): através da prática. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec.2.br UNIRIO 2. os neoclássicos usam os princípios para busca de soluções administrativas práticas. mas levando em consideração das bases teóricas da administração.br UNIRIO 3 . busca de resultados concretos. Confirmação relativa dos postulados clássicos: Retomada das bases clássicas.

não haverá possibilidade de avaliar os resultados ou sua eficiência. Aspectos Administrativos Comuns às Organizações Todas as instituições são organizações e possuem uma dimensão comum. aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis”.br UNIRIO 4. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec.br UNIRIO 4 . O objetivo da organização está fora dela e é sempre uma contribuição específica para o indivíduo e para a sociedade. dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um esforço comum. Administração como Técnica Social Para os autores Neoclássicos.3. Tratam-se de julgamentos de valor. mas são meios. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. Se a organização não definir claramente seus objetivos. Peter Drucker salienta que existem três aspectos principais nas organizações Quanto aos objetivos: As organizações não vivem para si próprias. são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social. Não existe um processo científico para estabelecer os objetivos de uma organização. a “Administração consiste em orientar. E o bom administrador é.

Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos.br UNIRIO 5. Realizar tarefas de maneira inteligente. mas são essencialmente semelhantes na área administrativa. nada decidem. As organizações. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. em seus propósitos. Todas organizações têm o mesmo problema de equilibrar os objetivos da instituição com as necessidades e desejos do indivíduo. Eficiência X Eficácia Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto ao Desempenho Individual É o campo onde há menor diferença entre as organizações. São os indivíduos que fazem. com o mínimo de melhor aproveitamento possível de recursos. nada planejam. mais eficiente é a organização. . mais a organização é eficaz.br esforço e com o UNIRIO 5 . Aspectos Administrativos Comuns às Organizações Quanto à Administração Continuação Todas as grandes organizações são diferentes em seus objetivos. Quanto mais alto o grau de produtividade na utilização de seus recursos.4. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. Eficiência a palavra usada para indicar que a organização utiliza corretamente os seus recursos. Eficiência significa: Realizar atividades ou tarefas de maneira certa. nada fazem. decidem e planejam. por si só.

Princípios Básicos da Organização Continuação Os neoclássicos também trataram um pouco de organizações.5.br UNIRIO 6 . Amplitude administrativa Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. Princípios Fundamentais da Organização Formal 1. Eficiência X Eficácia Eficiência Ênfase nos meios Faz corretamente as coisas Resolver os problemas Cumprir tarefas Treinar subordinados Manter as máquinas Continuação Eficácia Ênfase nos resultados Fazer as coisas corretas Atingir objetivos Obter resultados Proporcionar eficácia aos subordinados Máquina disponível Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. Especialização 3. Divisão de trabalho 2.br UNIRIO 6. A organização é um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientadas para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Hierarquia 4.

maior tende a ser o número de níveis hierárquicos de sua estrutura. Divisão de trabalho Continuação Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido.br UNIRIO 7 . Quanto maior a organização. aumenta o volume de autoridade do ocupante do cargo. À medida em que se sobe na escala hierárquica. Redução dos custos de produção (especialmente mão-de-obra e materiais diretos). Princípios Básicos da Organização 1.br UNIRIO 6. Princípios Básicos da Organização 3. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. Especialização Como conseqüência da divisão do trabalho. Com isso a organização também precisa ter uma estrutura hierárquica A missão dessa estrutura hierárquica é dirigir as operações dos níveis que lhe são subordinados. 2. cada cargo e órgão passa a ter funções específicas e especializadas Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. Maior eficiência da organização.6. Hierarquia Continuação Outra conseqüência do princípio da divisão de trabalho é a intensa diversificação funcional dentro da organização.

Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. outro aspecto abordado pelos neoclássicos é a amplitude administrativa (ou amplitude de comando ou amplitude de controle). Amplitude Administrativa Continuação Em decorrência da distribuição de autoridade e responsabilidade. Princípios Básicos da Organização Pirâmide Hierárquica Nível Decisorial Continuação Nível Intermediário Nível Operacional A hierarquia da organização formal representa a distribuição da autoridade e da responsabilidade entre os diversos níveis da estrutura.br UNIRIO 6.br UNIRIO 8 . Significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec.6. Princípios Básicos da Organização 4.

7. Centralização X Descentralização O Problema de Centralização versus Descentralização foi muito discutido pelos neoclássicos Centralização significa uma maior concentração do poder decisório na alta direção de uma empresa. Descentralização significa uma menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa. sendo. mais distribuído pelos seus diversos níveis hierárquicos. Simone Bacellar Leal Ferreira – simone@uniriotec. portanto.br UNIRIO 9 .