You are on page 1of 10

Esta revista faz parte do projeto Clube da Química Departamento de Química Instituto de Ciências Exatas Pró-Reitoria de Extensão

Universidade Federal do Amazonas

Divirta-se com o Clube da Química

Produzido por Prof. Dr. Genilson Pereira Santana
Patrocínio

www.cq.ufam.edu.br

edu. Prof. O Clube da Química (www.br) tem como princípio mostrar os conceitos da química de uma forma divertida.ufam. Espero que você ao resolver as situações inseridas na revista tenha condições de exercer os seus conhecimentos da química. Genilson Pereira Santana 9 10 11 12 . Acreditamos que assim a química possa ser inserida no gosto do aluno. Divirta-se com o Clube da Química propõe uma maneira divertida de ensinar a química usando as palavras cruzadas e jogos como o Soduku. já que sem ela o futuro cidadão não terá condições de entender o seu mundo. o domino. o jogo do erro. caça palavras. etc. A idéia é associar essa ciência ao cotidiano do aluno usando as palavras cruzadas. Dr. a atualidade.cq. etc.Respostas Esta Revista é parte integrante do projeto Clube da Química que é executado no Departamento da Química da Universidade Federal do Amazonas. dominox.

5 4 B O P C H V Z N G N C N L C U A H J A Q H D O R A H A I L I D O T S Y Q R Q Y S C L S R O K H L O I R T I B O H T O Q P N O E H O T H S L I D U H V E A T S Q P D O N P M K Q R J F F V B Q S A T G H K L M U O B R E L O H N O D T G N O P Q Q P L K M J U Y G F C Q A D X Z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 . As letras juntas H O e o sub-índice 2 formam H2O. As letras N A C L formam a fórmula do cloreto de sódio. Existem pelos menos 10 fórmulas encontre-as. Exemplos: .R p S O L U C AO l i p r o t i c o s L I Z A C A O 2 C A O O D I C E D U C A O D T A MP A O A A regra do jogo é bastante simples basta selecionar as letras. que é a fórmula da água . utilizando os números abaixo como subíndices.Respostas 1 N E U TRA Q U P R E C I P I T A E L R I D B E R R I O X I .

O fenômeno no qual se observa uma transferência de elétrons é conhecido como? 8. chama-se .Tem a capacidade de manter o pH mais ou menos constante após a adição de pequenas quantidades de ácido ou base são adicionados 5.Qual a sigla do ácido etilenodiaminotetracético 7.. Com uma cola bastão é só colar que terá uma geometria de estrutura química.Nome que se dá ao estado no qual a velocidade de formação de produto e reagente são iguais. 6 9 7 5 4 10 1. 9.O valor de pH de uma solução de cloreto de amônio é ácido. 4. neutro ou básico 6.O ácido fosfórico se encontra em qual categoria dos ácidos? 10.1 Palavra Cruzada 1 2 8 3 Tire uma cópia desta página e depois basta recorta conforme indicado. 2. 3..Como é o nome do fenômeno que ocorre ao serem misturados o cloreto de sódio com nitrato de prata.A reação que ocorre entre um ácido e uma base.Os metais alcalinos para obter a configuração eletrônica de um gás nobre necessitam de ganhar ou perder elétrons. O processo de liberação de um próton do ácido acético é conhecido como? .

eram ricos em "flogístico". não poderia mais S X C B N M L K J H T R Q W D F Y G A S T R F V B Q A B E L F F U N D I C A O X L A D D G E P I K M Q O A Q U L C Q U I T O U T C A A Z D G Y H N J E E Q X U C A A U A T Z M Q Q E S R V H J O O P V T R F V I A M O A T S U B M O C D P O O Y X A A D A T Q G A U R V A G C A E E D Z A I O WE Q X U S E R Q U V E WQ Q T I O Y D I N B S Q A S B F V I S L O P L A S N R P R I T T I R V Q A Q M A I E W A WT E F R X E N S T E T WI I L H O L D C A I V U I H K A L A A C O U M A S S T S E G H E B MR Q E A S D T R Q L E Q S T E O L O Y P J S A R A A X A Q W D E E A C R A A A I P A D H G H D H Q E R V P G I A N A G L F S S C S H R F G L Z E L E L A A O A S E X Z Q A K D B A A W A A A A Q B A T O T A I Q W V D R P L W F D T S A F L O G I S T I C O D U queimar. como carvão ou madeira. A OXIDAÇÃO dos metais também envolvia a transferência de flogístico. abandonou-se a teoria do flogístico. portanto. em um recipiente fechado. Essencialmente Stahl assumiu que materiais combustíveis. Por acaso. que na verdade não existe. . a FUNDIÇÃO dos METAIS era consistente com a teoria do flogístico. Durante a combustão haveria uma liberação desta substância invisível que é o flogístico. prescindindo da existência de qualquer substância como o flogístico. Assim. era EQUIVALENTE à perda de peso de ar preso no vaso. Mas o químico francês LAVOISIER (1743-1794) demonstrou que o ganho de peso quando um metal se oxidava.12 2 Sudoku Caça Palavra I O que é flogístico? FLOGÍSTICO era o nome usado no século XVIII para uma suposta substância que surgia durante os processos de COMBUSTÂO. Após a combustão. Carvão vegetal também perde peso com a combustão. e em seu lugar ficou a descoberta de que a combustão é apenas uma reação com o OXIGÊNIO. e que nenhum material queimava na ausência de oxigênio. A teoria do flogístico foi desenvolvida nos primeiros anos da década de 1700 pelo químico e físico alemão Georg Ernst STHAL (16601734). o que reforçava a teoria de Stahl. Lavoisier demonstrou também que a presença de oxigênio era imprescindível na combustão. o que sobrava não continha mais flogístico e.

3 11 Jogo dos 7 erros Sudoku .

Muitos outros elementos são importantes em quantidade pequenas. por exemplo.10 4 Caça Palavra III Elementos necessários aos organismos Mais de 97% da massa da maioria dos ORGANISMO(1) é atribuída a apenas seis ELEMENTOS(2) . ÁTOMOS(10) de carbono são encontrados em grande variedade de MOLÉCULAS(11) orgânicas ligados a outros elementos. são chamados de MICROELEMENTOS (16). P e S. principalmente H. microquantidades de cobre são necessárias na nossa dieta para auxiliar na síntese da hemoglobina C T N O S 1 I 9 7 11 8 2 CATIONICO CONDUTIVIDADE ELETRICA ELETRONICO ESPINELIO FERRO MAGNETITA MATERIAIS NANOPARTICULA NANOTECNOLOGIA OCTAEDRICO OXIDOS OXIGENIO SITIO TETRAEDRICO 5 . mais 23 elementos foram 13 6 10 15 14 4 3 12 16 Dominox da Química I N encontrados em diversos organismos vivos. K e Na. O carbono é o elemento mais presente (por massa) nos componentes sólidos das CÉLULAS(9). Cinco são necessários a todos os organismos: Ca. CARBONO(4). O. N. Além disso. Por exemplo. Mg.OXIGÊNIO(3). ìons de cálcio. A água é o composto mais comum nos organismos vivos respondendo por no mínimo 70% da massa da maioria das células. NITROGÊNIO(6). são necessários para a FORMAÇÃO ÓSSEA(12) e pela transmissão de sinais do SISTEMA NERVOSO(13). HIDROGÊNIO(5). por isso. com os que provocam a contração dos MÚSCULOS(14) cardíacos fazendo o CORAÇÃO(15) bater. FÓSFORO(7) e ENXOFRE(8). Cl.

de água preta. * Corte uma pequena fatia da cortiça com auxilio de um estilete. Encontro das águas dos rios Solimões e Negro . * Um copo de leite. de água barrenta. É uma das principais atrações turisticas da cidade de Manaus. ainda. resultam em um fenômeno popularmente conhecido como "Encontro das Águas". * Um copo de cáfe. as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar. ARRENHIUS AVOGADRO BOHR BUNSEN DANIEL FARADAY LAVOISIER LEWIS LINUS PAULING NERNST PASTEUR RUTHERFORD VOLTA Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e. * Com auxilio do canudo coloque em cima da rolha pequenas quantidades de cáfe. Material Necessário * Um recipiente incolor pequeno. * Observe a divisão de cores conforme a figura ao lado. * Um canudo de plástico. e o rio Solimões. * Tente explicar esse fenômeno. * Coloque a fatia da cortiça em cima do leite contido no recipiente incolor. Parte Experimental Imagem de satélite do encontro das águas * Coloque metade de leite no recipiente incolor. à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C. Por uma extensão de mais de 6 km.5 Caça Palavra II A D V B M A B A N T A E T R T Y U X V B N MG A A D E E R T I G O H S E F E G Y R P A C O Q P S L Z N DM R S F F H A Q X A C O A N S B D H O J U N W C Q V W O E A R Z F T C R D E G A Y R W M E O Q P Q T Q F A R D Q B A A E E G N I L U A P S U N I L S U T WQ W E S A B T S O A R D D G A C G D O A V F A R F A S R X E V N V W P E W D F H E R O P Y E R E B E D E WU QW E R E N A S Q N I L A S A A C B O I S G A S W S R T E U L A V P A S O L T N E R I S A G T Q F O T E V W MQ I O R T H I W E A S D O O I I E Q W F T R A O I T L A V N S WE WE R D D A Q N W I P E Y L U S R T C F F R A R R A A X D A A E Y E I N O L A D D F R T A S S D F G H J G H B U Y T R D S A Q W S Experiência Encontro das águas dos Rios A confluência entre o rio Negro. * Uma rolha de cortiça. * Um estilete. enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.

existentes à escala nano.9 6 Dominox da Química II Descubra a frase de Linus Pauling. Li 4 Rb 9 Cs 3 Fr 8 Na 10 K 11 9 Mg 2 Be 3 Ca 9 Sr 7 Ba 6 Ra 1 1 2 3 4 6 7 2 1 8 3 9 7 1 10 3 9 10 3 9 1 11 3 7 2 9 11 1 12 9 10 3 9 1 12 A química está presente em todas essas áreas . pode ser vista como uma extensão das ciências. robótica e informática. física. principalmente química. Prêmio Nobel de Química em 1954 e Nobel da Paz em 1962. estando associada a várias áreas como a medicina. Numa visão simplista. químico americano. electrónica. 1901-1994 Sessão Relax Áreas da Química Nanotecnologia é um campo das ciências aplicadas dedicado à construção de estruturas e novos materiais à escala atómica e molecular. biologia. química. É altamente multidisciplinar.

Você é capaz de encontrar os metais alcalinos e alcalino-terrosos? Decomposição Onde estão localizados os gases nobres? Encontre a aspiral proposta pelo professor Theodor Benfey. em que os elementos são organizados de forma a radiaram do centro para fora. Síntese Dupla troca Simples troca .7 8 Cenas da Química As reações químicas Monte fórmulas Químicas O professor Theodor Benfey (1960) desenvolveu a Tabela Periódica acima. lantanídeos e os actinideos. A Tabela se inicia do hidrogênio e desenvolve na forma de aspiral. Na parte externa do círculo existem duas ilhas formadas pelos elementos de transição.