You are on page 1of 29

Código de Conduta

Código de Conduta da ABB

Por que temos um Código de Conduta? Determinação – Como ajudamos nossos clientes a terem sucesso Qualidade e desempenho Confiabilidade e integridade Concorrência honesta Pagamentos indevidos Presentes e programas de entretenimento Responsabilidade – Como preservamos os ativos da empresa Uso de ativos da empresa Sistemas de informação, correio eletrônico e Internet Informações confidenciais Direitos de propriedade intelectual de terceiros Conflito de interesses Informações privilegiadas e negociações com base em informações privilegiadas Cumprimento de normas contra a lavagem de dinheiro Registros financeiros Oportunidades Corporativas Responsabilidade – Como selecionamos e atuamos com parceiros comerciais Fornecedores Representantes e consultores Subcontratados Joint ventures e Consórcios Agências de crédito e financiamento de exportações Responsabilidade – Como interagimos com governos Trabalhando com funcionários públicos Contribuições às iniciativas públicas

4 6 7 7 7 8 9 10 11 11 12 12 13 14 15 15 15 16 16 16 17 17 17 18 18 19

2 Código de Conduta

Respeito – Como nos ajudamos mutuamente a alcançar sucesso Comunicação Respeito mútuo e privacidade Diversidade e oportunidades iguais Proteção contra assédio Saúde e segurança Respeito – Como cumprimos com nossas responsabilidades sociais mais abrangentes Conformidade Legal Promovendo a sustentabilidade Protegendo o meio ambiente Atuando ativamente na comunidade Reportando a não-conformidades Penalidades em caso de violação 20 21 22 22 22 23 24 24 25 25 25 26 27 Código de Conduta 3 .

Desejamos que ABB seja reconhecida como líder mundial em tudo o que faz. contribuímos de maneira significativa para o desenvolvimento dos negócios e das comunidades no mundo. é “a maneira como” fazemos. os direitos das pessoas como indivíduos. O ativo mais valioso da ABB é a sua reputação. e também desejamos que todos os nossos parceiros sintam orgulho de sua associação com a nossa empresa. A abrangência do Código vai além do mero cumprimento de leis e regulamentos vigentes nos locais em que atuamos. em todas as suas unidades e permanentemente. No entanto. O Código de Conduta é essencial para a proteção e o desenvolvimento de nossa reputação. Esse é o comportamento que esperamos de todos os empregados da ABB. algo permanece inalterado: o compromisso da ABB em observar os mais elevados padrões de ética e integridade em seus negócios. Nutrimos as mesmas expectativas em relação a todos os nossos parceiros de negócios. Ele demonstra o compromisso de agirmos com ética e integridade em todas as circunstâncias. que definirá a nossa reputação perante nossos parceiros e que nos auxiliará a perpetuar nosso sucesso. respeitando. Como qualquer outro ativo. ao mesmo tempo. Ele se baseia nos princípios de Responsabilidade. Os elevados padrões que caracterizam nossos relacionamentos constituem a base de um sucesso duradouro. não somente em termos gerais mas também diante de diversas situações nas quais nossas ações poderiam ter impacto crucial sobre a imagem da ABB.Por que temos um Código de Conduta? Qualquer que seja a mudança que possa estar ocorrendo no mundo que nos cerca. Por meio da tecnologia da ABB. Respeito e Determinação que cultivamos e rege o modo segundo o qual nos comportamos. ele precisa ser desenvolvido e protegido. e não “o que” fazemos. 4 Código de Conduta .

cada qual. havendo dúvidas sobre como agir diante de uma situação específica. o seu papel no sentido de aplicar os elevados padrões de ética profissional que todos os nossos parceiros esperam da ABB. Joe Hogan CEO ABB Ltd Código de Conduta 5 . departamento de RH ou diretor na área de compliance para obter as informações ou orientações necessárias. Agradeço a cada um de vocês por sua adesão ao compromisso global da ABB de observar leis e regulamentos e de preservar a integridade em tudo o que fazemos. Finalmente.Conclamo todos os empregados a ler o Código integralmente e a desempenhar. entrem em contato com seu gerente.

6 Código de Conduta .

Consequentemente. Mantemos o foco na qualidade Empenhamo-nos em auxiliar nossos clientes a obter vantagens sobre a concorrência ao agregar-lhes valor por meio do desempenho e da qualidade de nossa tecnologia e de nossos serviços na área de energia e automação. Os clientes da ABB buscam nela inovação. confiabilidade e integridade. parceiros e colaboradores tenham todos os motivos para confiar em nossa palavra. fundamentais numa economia de livre mercado.Determinação Demonstramos determinação ao auxiliar nossos clientes a alcançar sucesso O sucesso de nossos clientes é fundamental para o sucesso da ABB. Para alcançar sucesso em bases sustentáveis. Ganhamos a confiança ao agir com honestidade A confiabilidade se adquire por meio de transparência e honestidade. são protegidos e fomentados pela lei da concorrência. Perderemos a confiança de nossos clientes se a eles dispensarmos um tratamento desigual ou se nos unirmos aos concorrentes em prejuízo dos interesses desses clientes. nossas ações devem sempre observar a totalidade das leis de repressão ao abuso do poder econômico e demais leis de defesa da concorrência. Embora estas leis variem de país para país. Esses preceitos. os padrões mínimos adotados pela ABB definem-se conforme segue: Código de Conduta 7 . devemos fundamentar a confiança em nós depositada por nossos clientes na integridade de nossas palavras e ações. Nossos padrões de comportamento no relacionamento com os clientes destinam-se a assegurar o respeito contínuo a esses valores e a evitar erros que prejudiquem nossa reputação. Nossa concorrência é honesta Acreditamos no sistema de livre concorrência e livre iniciativa porque ele garante a recompensa ao nosso árduo trabalho e às nossas inovações. Não prometemos o que não podemos cumprir e empenhamo-nos para assegurar que os clientes.

quer diretamente. participação de mercado. Exige-se dos empregados da ABB que: – Compareçam somente a reuniões de entidades de classe e categorias profissionais legítimas. científicas ou profissionais. – Não fazemos acordo com clientes nem lhes exigimos a revenda de nossos produtos a preços específicos. práticas de distribuição. se. nem compartilhamos com eles. Recusamo-nos a efetuar pagamentos indevidos A reputação da ABB em termos de honestidade e integridade não deve ser colocada em risco pelo oferecimento de pagamentos indevidos. margens de lucro ou custos. antes de comparecer à reunião. mercados. no intuito de fixar ou determinar preços ou alocar produtos. ou empregados do setor privado. licitações. territórios ou clientes. quer por intermédio de terceiros. com o objetivo de obter ou reter negócios ou vantagens indevidas na administração de seu negócio. No relacionamento com autoridades públicas. condições de venda e clientes ou fornecedores específicos. – Não obtemos de concorrentes. prometer ou ofertar nenhuma vantagem indevida. observarem qualquer atividade que lhes pareça ilícita ou suspeita. partidos políticos e seus integrantes.– Concorremos de modo aberto e independente em todos os mercados. – Abordem quaisquer itens questionáveis da pauta de uma reunião com seu respectivo supervisor ou com um integrante do departamento jurídico e/ou de compliance (Função de Grupo . Recomendamos atenção aos riscos de concentração econômica que as reuniões de entidades de classe e categorias profissionais nos apresentam.Legal Affairs & Compliance). Havendo dúvidas em relação ao cumprimento das leis de livre concorrência. informações atuais ou futuras sobre preços. durante sua realização. os empregados da ABB não devem oferecer. – Não agimos de modo que injustamente favoreça ou beneficie um cliente em detrimento de outro cliente concorrente. 8 Código de Conduta . entre imediatamente em contato com um integrante do Departamento Jurídico e de Compliance. Não esta belecemos acordos (formais ou de outro tipo) com concorrentes. financeira ou de outra natureza. realizadas com finalidades comerciais. – Saiam da reunião e imediatamente informem seu supervisor ou integrante do Departamento Jurídico e de Compliance.

favores estes sobre os quais se possa razoavelmente supor que venham a influenciar operações comerciais. se tais ofertas não se enquadrarem nos termos de uma cortesia comercial costumeira ou sejam proibidos pela legislação pertinente. Código de Conduta 9 . ou o oferecimento desses favores a terceiros. Assim. ofertar. pagamentos. os empregados da ABB não devem oferecer. prejudica nossa credibilidade.Protegemos nossa credibilidade evitando presentes e favores A aceitação de presentes ou de programas de entretenimento ofertados por parceiros comerciais. programas de entretenimento ou serviços em seu relacionamento com parceiros comerciais existentes ou potenciais. Este tipo de procedimento torna a ABB vulnerável a alegações de que decisões comerciais não são influenciadas por fatores puramente meritórios. procurar obter ou aceitar presentes.

10 Código de Conduta .

devem ser usados somente com finalidades comerciais. O auxílio mutuamente dispensado na conquista do sucesso também depende da maneira como lidamos com cargos de autoridade. em geral.Responsabilidade Demonstramos responsabilidade ao preservarmos os ativos da empresa Somos todos integrantes da equipe da ABB. recomendamos que os empregados da ABB demonstrem respeito e apoio em relação às aspirações de seus colegas. métodos de fabricação. Assim sendo. o presente Código de Conduta e as normas e procedimentos da ABB. Por isso. Os ativos representados por informações abrangem organogramas. Respeitamos os ativos da empresa A ABB empenha-se em proporcionar aos empregados as ferramentas de que eles necessitam – equipamentos e informações – para realizar um trabalho eficiente. sem prejudicar os direitos ou interesses do Grupo ABB e em consonância com as normas emitidas pelo Grupo ABB. publicidade. zelando pelo ambiente de trabalho. os direitos de propriedade intelectual e as informações da ABB devem ser objeto de cuidado diligente para que se evitem perdas. roubos ou danos. ou que possam envolver a ABB em situações indesejáveis de caráter legal ou contratual. Estes sistemas. os empregados devem estar atentos para não divulgar informações que sejam comercialmente importantes ou discrepantes. com o acesso a informações privilegiadas e com possíveis conflitos de interesses. sistemas de informação. estudos e planos de desenvolvimento de negócios. tecnologia e processamento. além de dados de marketing. O uso particular e limitado de tais ativos só é permitido se não constituir conflito com os interesses da ABB. equipamentos e demais instalações de que todos necessitam para realizar o melhor trabalho possível. Usamos os sistemas de informática profissionalmente Os sistemas de informática da ABB estão implantados para permitir o desenvolvimento de trabalho eficiente e profissional. Código de Conduta 11 . O uso de ativos da empresa visa atender a finalidades comerciais. É preciso atentar para o fato de que qualquer comunicação veiculada por correio eletrônico pode ser considerada uma declaração feita pela ABB. Os ativos físicos.

reservando-se assim a ABB o direito de acessar todos os referidos dados. Aqui se incluem as atividades de criação e encaminhamento de correntes ou mensagens eletrônicas de caráter comercial e não solicitadas (spam). Qualquer outra informação que chegue aos empregados em razão do trabalho que realizam. Recomendamos. Os equipamentos de informática da ABB não devem ser usados para atacar a integridade das redes ou dados contidos nos sistemas da ABB ou de terceiros. Protegemos as informações confidenciais As informações representam um ativo. restaurantes e bares. a assinatura de um acordo de sigilo aprovado por um integrante do Departamento Jurídico e de Compliance. talvez. tais como aeroportos. mantê-las em segurança e limitar seu acesso às pessoas que necessitam conhecê-las a fim de realizar o seu trabalho. Recomendamos identificar devidamente as informações. Compartilhamos algumas delas por meio de comunicados à imprensa. independentemente de sua fonte. transportes públicos. salvo restrição imposta por lei ou acordo. dados sobre produtos. elevadores. de práticas de difamação e discriminação e de outras formas de comunicação escrita também se aplicam à comunicação por internet e por correio eletrônico. Nas dependências da ABB não deve ser instalado nenhum software sem a devida autorização ou sem a respectiva licença de uso. se torne conveniente solicitar a qualquer terceiro externo. sanitários públicos e áreas de refeição. relatórios anuais e outros documentos abertos ao público. 12 Código de Conduta . Respeitamos os direitos de propriedade intelectual de terceiros A ABB protege seus próprios segredos profissionais e respeita os direitos de propriedade intelectual de terceiros. As informações são de tal valor que. A ABB entende que os dados produzidos e armazenados em seus sistemas de informação são de sua propriedade. deve ser mantida em sigilo para impedir que terceiros copiem nosso trabalho ou invadam os sistemas de clientes. Entre as mencionadas informações também podem estar inclusos os dados que fornecedores.Todas as leis que tratam de direitos autorais. A seus empregados é vedado obter dados sigilosos de terceiros por meios impróprios ou divulgá-los sem a devida autorização. ao qual seja concedido acesso a elas. ainda. clientes ou associados tenham confiado à ABB. Cabe aos empregados da ABB a responsabilidade de manter seus arquivos eletrônicos de maneira ordenada. evitar fazer comentários sobre as mencionadas informações em áreas públicas.

Os empregados que se julgarem em situação de “conflito” devem informar seu gerente direto ou o representante de recursos humanos para que a empresa possa avaliar se o conflito efetivamente existe. Podemos impedir que um conflito de interesses se estabeleça se tivermos conhecimento do desafio com que nos deparamos e se tomarmos as providências cabíveis. Os conflitos de interesses mais frequentes ocorrem em situações nas quais um empregado. Código de Conduta 13 . fornecedor ou cliente). em cargo que lhe permita celebrar contratos comerciais e contratar pessoal administrativo. tem acesso a informações que possam ser de valia no mercado de capitais ou recebe oferta de emprego de um concorrente. não devemos permitir que transações comerciais em prol da empresa sejam influenciadas por considerações ou relacionamentos de caráter pessoal.Evitamos e administramos os conflitos de interesses Os conflitos de interesses podem surgir quando interesses individuais ou familiares ou outros relacionamentos de fidelidade contrapõem-se aos interesses da empresa. atividades externas. consultor ou conselheiro de qualquer negócio ou organização no setor de tecnologia energética ou de automação. – Atuação em outras empresas: atuação ou aceitação de cargo na qualidade de diretor. ou trabalho realizado para um concorrente. – Investimentos: aquisição de participação em bens ou empresas que a ABB possa ter interesse em adquirir. Esses empregados receberão comunicação a respeito das medidas a serem tomadas. – Direitos de participação significativos: posse de determinadas quantias em outras empresas que negociam ou procuram negociar com a ABB. fornecedor ou cliente atual ou potencial da ABB. que possa constituir conflito com o desempenho de suas funções na ABB. interesses financeiros ou determinados relacionamentos estejam ou pareçam estar em conflito com os interesses da ABB. A seguir. devemos evitar as situações em que interesses pessoais. de acordo com as normas emitidas pelo Grupo ABB. ou cargo que implique envolvimento com a ABB (como sócio. apresentamos alguns exemplos de conflito de interesses: – Emprego externo: ocupação externa semelhante àquela que o empregado tem na ABB. da mesma forma. ou que são concorrentes da ABB. Em geral. – Parentes e relacionamentos pessoais íntimos: celebração de contrato com negócio pertencente ou administrado por um parente ou por companheiro(a).

Elas podem consistir em informações que afetem os valores mobiliários da ABB ou de uma outra sociedade. e mudanças no quadro de pessoal com funções estratégicas na empresa. A ABB adota rotinas e diretrizes rigorosas referentes à divulgação de informações privilegiadas. Negociar valores mobiliários (tais como ações ou títulos/obrigações). As leis e acordos envolvendo bolsas de valores proíbem qualquer pessoa com conhecimento de informações privilegiadas de negociar valores imobiliários ou divulgar as referidas informações. como outras empresas. parentes ou amigos – que talvez venham a tomar uma decisão de investimento com base nas referidas informações. dentre as quais se incluem dados financeiros. em relação à divulgação das informações privilegiadas. Por terem considerável valor para os investidores. é atividade não só antiética como também ilícita. Não se deve compartilhar informações privilegiadas com os empregados da ABB. salvo quando eles tiverem necessidade de conhecê-las e estejam cientes de suas obrigações ao uso estritamente profissional de tais informações. perspectivas e planos de negócios. Se os empregados da ABB não tiverem certeza acerca da natureza “privilegiada” das informações de que têm conhecimento. É ilegal fornecer “dicas” ou compartilhar informações privilegiadas com outras pessoas – inclusive colegas de trabalho. eles deverão entrar em contato com o respectivo supervisor ou um representante da Função de Grupo – Legal Affairs & Compliance para esclarecer a situação. as informações privilegiadas estão sujeitas a leis que se destinam a preservar a confiança do público nos mercados de capitais e a integridade desses mercados em muitos países. A ABB. também tem acordos firmados com as bolsas de valores nas quais estão listadas as suas ações.Protegemos as informações privilegiadas Informações privilegiadas são aquelas que não se encontram imediata e publicamente disponíveis ao público e que um investidor consideraria importante para a decisão sobre a compra ou a venda de valores mobiliários de uma sociedade. 14 Código de Conduta . com base em informações privilegiadas.

todas as operações da ABB precisam ser registradas integral e corretamente. Mantemos registros financeiros precisos e integrais Investidores. em todo o mundo.Cumprimos as normas contra a lavagem de dinheiro O comprometimento da ABB com a imparcialidade. Os empregados da ABB devem proteger a integridade e a reputação da empresa. ocorre quando recursos advindos de fontes ilegítimas são transferidos para canais financeiros legítimos com a finalidade de ocultálos ou conferir-lhes legitimidade. A integridade das contas da empresa depende de lançamentos efetuados de modo fiel. Compete-lhes aprender a captar sinais de advertência. como. de acordo com os princípios contábeis da ABB e demais exigências correlatas. Documentos ou relatórios inadequados ou fraudulentos são ilegais. em geral. completo e oportuno. por exemplo. auxiliando-a para tanto a detectar possíveis atividades de lavagem de dinheiro. honestidade e transparência estende-se à plena observância de todas as leis contra a lavagem de dinheiro. credores e demais partes têm legítimo interesse na manutenção da contabilidade da ABB. Atuamos com integridade ao lidar com as oportunidades que as circunstâncias dentro da empresa oferecem Respeitamos os ativos da empresa e não procuramos obter oportunidades ou ganhos pessoais por meio da utilização de bens. Código de Conduta 15 . informações ou cargos da ABB. A lavagem de dinheiro. Portanto. clientes que relutam em fornecer informações completas a seu respeito ou desejam efetuar seus pagamentos em dinheiro.

De forma análoga. representantes e consultores. seus parceiros de negócio devem ser considerados como aliados. Somos imparciais em nossas relações com fornecedores A ABB espera enfrentar uma concorrência honesta nos mercados em que atua. e aplica este mesmo padrão em seus negócios com fornecedores. Colaboramos com representantes e consultores As comissões e os honorários pagos a representantes e consultores devem ser compatíveis com os serviços prestados. patrocinadores. corretores. Neste segmento. Os padrões adotados no estabelecimento de uma joint venture ou consórcio também devem ser compatíveis com os padrões da ABB. abordamos as diretrizes para uma conduta apropriada com fornecedores. 16 Código de Conduta . inclusive funcionários públicos ou empregados de clientes. tomando como base qualquer fator que não os melhores interesses da ABB. representantes ou outros intermediários não serão usados como canal de pagamentos a quaisquer pessoas. todas as compras de bens e serviços para a ABB devem ser realizadas em estrita observância às políticas da empresa. Ao selecionar fornecedores e/ ou com eles entabular negociações. os empregados não devem favorecer ou demonstrar preferência por indivíduo ou negócio específico. Acordos com consultores. Os empregados da ABB não devem permitir que interesses pessoais ou familiares influenciem as negociações comerciais empreendidas em nome da empresa. entre outros. Aos empregados é vedado concordar ou pagar comissões ou honorários que poderiam ser considerados como pagamentos indevidos.Responsabilidade Demonstramos responsabilidade ao selecionar cuidadosamente nossos parceiros de negócio A maneira como a ABB realiza negociações é crucial para a sua imagem e seu sucesso.

devem ser assinados de acordo com as normas e padrões de compliance da ABB. e reconhecemos sua contribuição em prol de nosso relacionamento com os clientes e em prol da imagem da ABB. Código de Conduta 17 . selecionamos subcontratados cuja conduta seja compatível com o presente Código de Conduta. unimo-nos a parceiros que compartilham de nossos valores O vigor e o sucesso da ABB também dependem da formação de relacionamentos duradouros com parceiros que compartilham de nosso comprometimento com os princípios de ética comercial. Ao formar joint ventures e consórcios. Estendemos nossos padrões de transparência a financiadores e agências de crédito de exportações A ABB divulga todos os fatos que sejam fundamentais e relevantes na obtenção de financiamento junto a agências de crédito e outras agências financeiras governamentais. Com o objetivo de proteger e promover a reputação da ABB. Também é política da empresa divulgar todos os fatos relevantes que seriam necessários em eventual análise por potenciais credores.Criamos laços com subcontratados que agem como nós Nós confiamos em subcontratados para nos auxiliar a realizar alguns projetos. Os padrões adotados para o estabelecimento de joint ventures e consórcios devem ser compatíveis com os padrões da ABB. na qualidade de fornecedora ou exportadora com respaldo de agência de crédito às exportações. Os certificados emitidos pela ABB.

Cooperamos integralmente com as autoridades A ABB atua em mais de 100 países e dá valor às relações que mantém com autoridades governamentais. elas proíbem o oferecimento de favores a funcionários públicos e. apresentamos as diretrizes a serem adotadas não só na atuação perante as autoridades públicas. bem como observar os mais elevados padrões de conduta nas negociações com representantes governamentais. com frequência. Nesta seção. 18 Código de Conduta . fornecedores. organizações não-governamentais e autoridades locais. Em geral. Os empregados da ABB devem agir com lisura e correção nas interações com funcionários públicos. mas também quando (e se) as contribuições de cunho político são admissíveis. o que inclui clientes. os empregados são responsáveis por conhecer e cumprir as leis e regulamentos pertinentes e não devem entrar em contato com autoridades governamentais em nome da empresa.Responsabilidade Demonstramos responsabilidade ao observar os mais elevados padrões éticos em nossa interação com o governo A ABB interage com diferentes grupos de partes interessadas. incluem restrições quanto à contratação de indivíduos que ocupam ou tenham ocupado recentemente cargos públicos. A interação com governos ao redor do mundo é de especial relevância. As administrações governamentais nacionais e locais em todo o mundo adotam leis específicas e variadas que regem as atividades de compras públicas e que visam proteger o interesse público como um todo. meios de comunicação. salvo quando esta for especificamente sua função. Nas negociações na esfera governamental. Quaisquer condutas que possam ser vistas como tentativas de influenciar indevidamente a imparcialidade em um processo decisório são proibidas.

bens ou serviços da ABB não devem ser utilizados para apoiar qualquer candidato a cargo público. partido político. para tanto.Permitimos aos empregados oferecer sua contribuição a iniciativas públicas em seu tempo livre Os empregados da ABB têm liberdade para oferecer sua contribuição (sem ressarcimento por parte da empresa) a um candidato ou partido político utilizando. em nenhuma parte do mundo. Os recursos financeiros. seu próprio tempo. funcionário público ou comitê. Eventuais exceções a esta regra estão sujeitas à prévia autorização por parte do Departamento Jurídico e de Compliance. Código de Conduta 19 . dinheiro ou outros recursos.

20 Código de Conduta .

treinamento. deve demonstrar progresso e. Esta comunicação. segundo as expectativas. Comunicação franca e frequente. a comunicação entre empregados e seus superiores deve procurar esclarecer a maneira pela qual eles contribuem para a consecução dos objetivos comerciais da ABB. Promovemos a comunicação franca e frequente A comunicação frequente entre os gerentes e suas equipes é fundamental para o êxito do negócio. que normalmente se processa na forma de reuniões ou transmissão de instruções. com formação e cultura também distintas. diversidade. igualdade de oportunidades e zelo da saúde e segurança dos empregados são fatores essenciais à promoção de um ambiente de trabalho no qual todos se sintam bem acolhidos e descontraídos. incluir planos propostos para um desenvolvimento contínuo. objetivos a longo prazo e prioridades a curto prazo. Os empregados têm o direito de conhecer a avaliação que seus superiores fazem a respeito de seu desempenho. apresentações etc. o qual. Somente podemos apreciar a contribuição que cada indivíduo traz à empresa se observarmos os padrões normais de cortesia e respeito em nossa interação. páginas na intranet/Internet. A ABB é julgada por terceiros de acordo com o tratamento a eles dispensado em suas relações comerciais com a empresa.Respeito O respeito mútuo transparece quando nos auxiliamos reciprocamente a alcançar sucesso As pessoas que trabalham na ABB provêm de muitos países diferentes. Código de Conduta 21 . deve abranger assuntos tais como estratégias comerciais. Complementada pelo respaldo oferecido pelo Grupo ABB por meio de cartas informativas. quando cabível..

Esforçamo-nos para criar um ambiente isento de assédios Os empregados não se sentirão bem acolhidos e descontraídos na ABB se eles próprios. 22 Código de Conduta . idade. subcontratados ou fornecedores – deve ser objeto de perene respeito. treinar. incapacidade física. recebidas e expedidas dentro das dependências da ABB. remunerar. assim sendo. independentemente de seu gênero. por meio eletrônico ou verbalmente. recuperação. são tratadas como informações pertinentes ao negócio da empresa e. ou mesmo incentivar a discriminação de profissionais. controle e divulgação por parte da ABB. partes interessadas e parceiros comerciais. seus colegas de trabalho ou quaisquer outras pessoas que mantenham relações comerciais com a ABB forem vítimas de assédio. sob a égide da ABB. Não haverá tolerância para o assédio. orientação sexual. Celebramos a diversidade Para a ABB.Valorizamos o respeito mútuo e a privacidade A privacidade inerente a dados de caráter pessoal – quer de empregados. sem considerar diferenças ou semelhanças. idade. utilizar e divulgar dados de caráter pessoal de acordo com as políticas de privacidade da ABB e respectivas leis aplicáveis. portanto. Todas as comunicações por correio eletrônico e por Internet. não se faculta aos empregados reclamar privilégios de privacidade além daqueles previstos nas leis locais em relação às comunicações que se utilizem dos equipamentos ou recursos da ABB. armazenar. característica física. os empregados não devem contratar. demitir ou aposentar pessoas. a ABB está autorizada a supervisionar o uso do correio eletrônico e da Internet. nacionalidade. Sujeita às leis locais. Os empregados da ABB só devem coletar. A ABB contrata e promove pessoas com base nas respectivas aptidões. Em suas atividades profissionais com colegas de trabalho. qualquer que seja a forma como ele se manifeste: em contato pessoal. filiação sindical ou partidarismo político. a diversidade é um ativo. No entanto. promover. por escrito. e a cultura desta última estendeu sua boa acolhida a todos os representantes desses negócios. quer de clientes. clientes. religião. usar. com base no sexo. ficam sujeitas ao acesso. os empregados da ABB devem demonstrar respeito por todas as pessoas. no decorrer dos anos. Dezenas de negócios diferentes em diversos países do mundo congregaram-se. casta. capacidade física ou qualquer outro aspecto de sua diversidade. etnia ou nacionalidade.

Código de Conduta 23 . As regras fundamentais que a ABB estabelece para seus empregados são: trabalhar com segurança e cuidar de sua própria proteção e da proteção de colegas de trabalho. As políticas. religião. da comunidade e do meio ambiente. visando com isto reduzir a incidência de acidentes de trabalho e implementar medidas corretivas. respectivas famílias e comunidades. nacionalidade. proteger o meio ambiente. As pessoas podem se sentir assediadas em razão de calúnia. intimidação. raça. piadas depreciativas. Os estritos procedimentos da ABB em termos de saúde e segurança. Estabelecemos os mais elevados padrões de saúde e segurança É nosso dever. segurança e meio ambiente. Também é obrigação imperativa relatar imediatamente situações perigosas e outras condições inaceitáveis relativas à saúde. O assédio também pode se manifestar por meio da comunicação ou exibição de material ofensivo relacionado a qualquer dos aspectos de diversidade acima mencionados. perante colegas de trabalho. zelar por sua saúde e segurança no trabalho. procedimentos e programas da ABB têm aplicação em âmbito mundial e visam promover condições de trabalho seguras e saudáveis.O assédio pode assumir muitas formas. tais como sexo. palavras ou atos agressivos. assim como em relação ao atendimento de exigências de divulgação de informações nesse sentido. orientação sexual ou deficiência física. destinam-se a proteger as vidas e a condição de saúde de seus empregados. Os empregados devem conhecer e observar as leis e os procedimentos adotados pela empresa se a eles forem atribuídas responsabilidades em áreas sujeitas a normas e regulamentos relativos à segurança e/ou ao meio ambiente. gestos impróprios ou conduta física ou verbal indesejável. e respaldar o comprometimento do Grupo em relação à observância das leis e regulamentos aplicáveis.

24 Código de Conduta . é possível que surjam questões relativas ao cumprimento de leis por parte da empresa. Portanto. a ABB está profundamente comprometida com princípios de nãodiscriminação e de imparcialidade. tanto no modo como desenvolvemos nossas operações quanto na tecnologia que oferecemos. poderão ocorrer controvérsias e processos litigiosos acerca da efetiva regularidade da ABB ante tal cumprimento. porém a ABB sempre acatará as decisões definitivas pronunciadas em juízo a esse respeito. administrando assim suas unidades em estrita conformidade com as referidas leis. Respeitamos as leis A preservação da integridade da ABB exige o absoluto cumprimento das leis por parte da própria empresa e de todos os seus empregados.Respeito Demonstramos respeito ao reconhecer nossas responsabilidades sociais mais abrangentes Nós. A observância dos preceitos vigentes num estado de direito é fundamental para a obtenção de nossos alvarás e licenças de funcionamento. Devido à complexa estrutura reguladora dentro da qual a ABB desenvolve seu negócio. com a proteção do meio ambiente e com a preservação da saúde e segurança dos empregados. Promover o enfoque da sustentabilidade para o negócio. a ABB espera que seus empregados cumpram todas as leis relativas à proteção da saúde. da ABB. é elemento-chave para manifestarmos boa cidadania societária e para nos sentirmos “à vontade” num ambiente global. Espera-se que os empregados da ABB estejam familiarizados com as referidas leis na medida em que elas se aplicarem a seu trabalho e que a administração da empresa forneça as devidas instruções e orientações que se fizerem necessárias. analisamos as expectativas da ABB com referência aos empregados que atuam em áreas que abrangem desde o cumprimento de leis até a proteção do meio ambiente. temos orgulho de nos sentir “em casa” nas comunidades em que atuamos. Ocasionalmente. Nesta seção do Código. Por exemplo. segurança e meio ambiente a fim de que ela possa obter todos os alvarás e licenças exigíveis.

se empenha no exercício da cidadania. Para esta finalidade. Somos membros ativos de nossas comunidades Da mesma forma que a ABB. significa que a empresa dispensa a todas as partes envolvidas um tratamento socialmente responsável. promovendo um franco diálogo com essas partes interessadas sobre as contribuições econômicas. é importante informar a ABB o mais cedo possível a respeito destas questões. Nestes casos. Sustentabilidade. é responsabilidade dos empregados informar a administração da empresa sobre o fato. Havendo indícios da possível existência de qualquer das questões acima aludidas. na ABB. a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento social. Apoiamos a responsabilidade ambiental Cabe a todos os empregados da ABB a responsabilidade de acatar o teor e o sentido das leis e regulamentos ambientais. Promovemos o desenvolvimento sustentável Todos os empregados da ABB contribuem para a consecução das metas de sustentabilidade da ABB ao respaldar o progresso econômico. os empregados devem se familiarizar com a política de sustentabilidade da ABB e suas exigências econômicas.Também poderão ocorrer questões relativas ao cumprimento das exigências impostas por órgãos governamentais. cada qual individualmente. Os empregados podem cooperar nesse esforço. doações beneficentes e apoio prático a iniciativas louváveis. a atividades de cunho social. ela também incentiva seus empregados a se dedicarem. Um dos aspectos envolvidos nestas áreas está representado por iniciativas que aprimoram a qualidade de vida nas comunidades e nos países em que a ABB atua. envolvendo-se com a comunidade de modo mais abrangente por meio de projetos. ambientais e sociais. sociais e ambientais bem como sobre o desempenho da ABB. bem como respeitar o meio ambiente onde quer que eles atuem. Código de Conduta 25 . como empresa.

No entanto. os padrões abordados no presente Código de Conduta representam a essência da cultura e dos compromissos assumidos pelo grupo ABB. os serviços gratuitos disponibilizados por Yahoo. uma conta externa de correio eletrônico que não divulgue nome (como. a um representante do Departamento Jurídico e de Compliance. ou. Gmail. espera-se que as empresas que integram o grupo tomem decisões independentes sobre vários assuntos relativos ao negócio como um todo. O cumprimento uniforme e global de leis e regulamentos é fundamental. os empregados devem estar cientes de que. usando a ABB Business Ethics hotline ou enviando um e-mail ao diretor geral para assuntos de compliance no endereço ethics. usando. Hotmail etc. de boa-fé. obrigatoriamente. Os empregados poderão relatar possíveis violações anonimamente. relatar à empresa fato associado a uma conduta ilegal ou antiética não serão toleradas e estarão sujeitas a ação disciplinar.). Represálias contra qualquer empregado que. ao diretor local ou regional para assuntos de compliance. do presente Código de Conduta ou das políticas da empresa. Todos os empregados devem. ainda. para tanto. como tal. O sigilo será mantido ao máximo possível. relatar não só qualquer violação real ou suspeita de violação de leis. Os relatos podem ser apresentados ao supervisor imediato desse empregado. O mesmo se aplica a eventual abuso intencional destes procedimentos de divulgação.com. 26 Código de Conduta .contact@ch. cabendo a cada empregado a responsabilidade pela defesa dos princípios aqui delineados. no caso de relatos anônimos. Contudo. como também qualquer solicitação que recebam no sentido de empreender ato que poderia implicar uma violação.Divulgação de violações às normas A ABB é um grupo descentralizado e.abb. a investigação poderá se tornar mais difícil. por exemplo. por meio da linha direta (Hot Line) de Ética nos Negócios.

o presente Código de Conduta. o presente Código de Conduta e os procedimentos da empresa. tanto por parte de um indivíduo quanto por parte de seus subordinados. A ABB adota o princípio de “tolerância zero” e aplicará medida disciplinar – até mesmo e inclusive rescisão do contrato de trabalho (demissão por justa causa) – a empregados que violem leis.Os empregados que tenham dúvidas a respeito de uma situação específica deverão solicitar o auxílio de qualquer dos contatos acima indicados. A obrigação de cumprimento. ou recusar-se a cooperar na investigação de uma suspeita de violação. ou os procedimentos da empresa. Também constituirá violação do presente Código de Conduta a omissão em relatar uma violação real ou uma suspeita de violação de que se tenha conhecimento. será um fator a ser considerado nas avaliações periódicas de desempenho. É vital manifestar-se e abordar abertamente os problemas para que possam ser resolvidos rapidamente. Código de Conduta 27 . antes que ocorram graves danos. Penalidades em caso de violação Cada empregado é responsável por zelar para que sua conduta e a conduta de qualquer pessoa que a ele se reporte traduzam integralmente as leis aplicáveis.

com. dos Autonomistas. Comunicação Corporativa Av.ABB Ltda.br © Copyright 2009 ABB.abb. All rights reserved . 1496 06020-902 – Osasco – SP Brasil ABB Atende: 0800 0 14 9111 www.

ou pela linha direta de ética empresarial da ABB. Assinatura: _________________________________ Data: ___/__ /___ Nome do Funcionário:________________________________________ (Em letra de forma) Empresa/Divisão Local:_______________________________________ Localização: ________________________________________________ . Entendo ainda que se eu deixar de cumprir as políticas e normas contidas no Código de Conduta. isso pode resultar em ação disciplinar. Eu reconheço que como funcionário da ABB. Entendo que devo informar qualquer possível violação do Código de Conduta e levantar qualquer pergunta ou preocupação que eu possa ter com relação ao cumprimento do código. é minha obrigação: • Nunca violar conscientemente as políticas e normas contidas no “Código de Conduta”. suas subsidiárias ou divisões. • Relatar prontamente qualquer questão de que tenha ciência ou acredite constituir uma violação do Código de Conduta ou lei. por meio de discussão com minha gerência ou com o representante legal ou de recursos humanos de minha empresa. incluindo até mesmo a minha possível demissão.ABB – CÓDIGO DE CONDUTA DECLARAÇÃO DE CONFIRMAÇÃO Confirmo que recebi e li o Código de Conduta da ABB e entendi as políticas e normas nele contidas. • Procurar aconselhamento sempre que tiver questões relativas à interpretação ou aplicação das políticas e normas contidas no “Código de Conduta”. e cumprir qualquer determinação emitida pela Empresa.