You are on page 1of 2

Punção venosa

Informações gerais Riscos Resultados Figuras

Nomes alternativos:
Coleta de amostras de sangue por punção venosa.

Como é realizado o exame:
O sangue é extraído de uma veia (punção venosa), normalmente da parte interna do cotovelo ou parte posterior da mão. O local da punção é limpo com um antiséptico; um torniquete (um elástico) ou um manguito para medir a pressão arterial é colocado em volta do braço para aplicar pressão e restringir o fluxo sangüíneo através da veia. Isso faz com que as veias abaixo do torniquete se distendam (encham-se de sangue). Insere-se uma agulha na veia, e o sangue é coletado em um frasco ou uma seringa herméticos. Durante o procedimento, o torniquete é retirado para restaurar a circulação. Assim que o sangue tiver sido coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para deter o sangramento.

Como se preparar para o exame:
A preparação depende de cada exame. Alguns exames requerem um jejum durante a noite, o consumo ou a abstinência de algumas drogas ou a mudança de hábitos alimentares por curtos períodos de tempo. A maioria dos exames não requer um preparo especial. Assim como em qualquer exame de sangue, o médico pode limitar o consumo de certos alimentos e medicamentos pouco antes do teste, para assegurar o obtenção de uma amostra precisa. Bebês e crianças: A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criança, seus interesses, experiência anterior e nível de confiança. Para obter informações específicas sobre como preparar a criança, consulte os tópicos abaixo, obedecendo aos critérios de idade correspondentes: • • • • • preparação de de idade) preparação de (1 a 3 anos) preparação de (3 a 6 anos) preparação de a 12 anos) preparação de bebês para o exame ou procedimento (menores de um ano crianças aprendendo a andar para o exame ou procedimento crianças em idade pré-escolar para o exame ou procedimento crianças em idade escolar para o exame ou procedimento (6 adolescentes para o exame ou procedimento (12 a 18 anos)

O que se sente durante o exame:
Ao inserir a agulha para a extração de sangue, algumas pessoas sentem uma dor moderada, enquanto que outras sentem uma sensação de ferroada ou picada. Após o procedimento, pode haver um certo latejamento.

Motivos pelos quais o exame é realizado:

alimento. pronto para infusão . Pelo fato de ser utilizado para múltiplas funções dentro do corpo. os fluidos do corpo e equilibrar o ácido-base. mas também inclui células brancas e plaquetas. Figuras Amostra de sangue Sangue doado pela e para a mesma pessoa Sangue em uma bolsa. resíduos metabólicos e outros materiais através do corpo. O plasma contém várias substâncias dissolvidas no fluido. Também é utilizado para regular a temperatura.O sangue é utilizado para o transporte de oxigênio. os exames de sangue ou de seus componentes podem fornecer pistas valiosas sobre o diagnóstico de um grande número de condições médicas. O sangue é formado por uma porção líquida (plasma) e outra celular. A porção celular é constituída principalmente de células sangüíneas vermelhas. O soro é o que permanece após a remoção do fibrinogênio do plasma (que é o fluido que permanece depois da coagulação em um tubo de ensaio).