You are on page 1of 5

COMO CONQUISTAR CANAÃ Texto: Números 13.

30-33 Introdução: Conta-se uma história sobre um arquiteto inglês, que fez o projeto de algumas catedrais da Inglaterra. Um dia, ao visitar a área onde estavam construindo uma, ele encontrou três homens trabalhando na escavação. "O que vocês estão fazendo?", ele perguntou. "Eu estou apenas retirando entulhos", replicou um deles com azedume. "Eu estou cavando uma vala de alicerce", reclamou o segundo homem. Mas o terceiro homem respondeu com orgulho: "Eu estou ajudando a construir uma grande catedral!". Observem nesta história três pessoas com o mesmo Porém, visões, ânimos diferentes um dos Como você se comporta diante de seus objetivos e objetivo. outros. sonhos.

Você está abrindo valas ou construindo catedrais? As pessoas em busca de seus objetivos têm tido um comportamento muito negativo e se contentado com muito pouco. Temos de buscar o melhor em vez do bom; buscar o excelente em vez do melhor; e procurar o extraordinário mais do que o excelente. Deus quer nos dar o extraordinário. Veja o restante do Estudo Transição: Quando observamos a história do povo de Israel, chegamos a uma conclusão de que sua vida era de desafios e conquistas. O texto lido mostra-nos mais um desses desafios com um propósito de conquista. Eles estão diante da tão sonhada e desejada Terra de Canaã, uma promessa a qual Deus fez a Abraão. O Senhor pede a Moisés para que envie doze homens para que espiem a Terra e tragam alguma noticia para o povo. No nosso linguajar popular “conhecer o terreno”. Então, são enviados homens como Deus havia ordenado e ao cabo de quarenta dias voltaram com o relatório para Moisés e o povo. Existem dois tipos de noticias: as boas e as ruins. Dez dos doze espias desencorajaram o povo da tentativa de conquistar Canaã. Trouxeram uma noticia ruim: “Nós vimos gigantes lá”. Porém, Josué e Calebe voltaram com a boa noticia: “Essa é uma das terras mais ricas e férteis que nós já vimos nela manava leite e mel”, por causa da abundancia de figos, nozes que lá havia. Os dez em vez de confiar nas promessas de Deus, olharam para sua desvantagem militar, embora Deus houvesse prometido ser fiel, eles não lhe deram crédito. Calebe resistiu à maioria, e assim fez calar o povo, “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos”. Moisés, como Calebe, com toda certeza estava confiando nas Palavras de Deus e provavelmente repreendeu a maioria dos que estavam a favor dos dez espias.

26) fez o povo não dar ouvido nem a Moisés e nem a Calebe. eles desistiram esqueceram-se do que Deus havia feito em favor deles. .Agora diante desse novo desafio. . Mas o espírito de rebeldia e murmuração (Deuteronômio 1.Durante todo trajeto no deserto. Sem duvidas. II – Caminhe sem enxergar as dificuldades maiores do que são. jovens ou ainda aquelas que já servem ao Senhor por muitos anos.O trecho de (Deuteronômio 1. . eles são mais fortes do que nós”. .29). . e assim os livrou mais uma vez de morrer nas mãos dos soldados egípcios. . . antes mesmos de os espias terem apresentado seu relatório.Esse milagre quem fez foi Deus. Qual tem sido o seu comportado diante dos desafios que Deus tem colocado para que você os conquiste? “Algumas atitudes de como devemos se comportar diante dos objetivos que Deus tem nos colocado para conquistarmos?”. . Ele é Poderoso para abençoá-lo muito mais ainda. abençoando e usando Moisés para falar ao coração deles.Basta olhar para sua vida no passado e veja o que Ele tem feito dela hoje. a reação do povo ao relatório dos dez espias parece ter sido compreensível em vista da realidade da situação. . essa era a posição deles.Não se esqueça: Ele continua sendo o Deus Poderoso. aliás. mostra que Moisés encorajou à invasão.O Senhor sempre estava presente com seu povo. . estão se esquecendo do que o Senhor já fez em favor de sua vida.Deus havia feito muitas coisas em favor da Nação de Israel.Eles se esqueceram e morreram no deserto. você é templo do Espírito Santo. .Quantas pessoas dentro da igreja.“Não podemos enfrentá-los. . novo que não era novo. . adolescentes.Ele libertou o povo das mãos de faraó.As pessoas têm muita facilidade de esquecer daquilo que o Senhor já realizou. . foram derrotados e não alcançaram o objetivo do Senhor para suas vidas. eles estavam sendo escravizados e o Senhor os libertou. todas irão se cumprir.Então. .Você precisa lembrar das promessas que Deus têm feito a você. I – Caminhe sem se esquecer de quem é Deus e do que Ele já fez. não lhe faltou nada. . . E com essa rebeldia eles não conquistaram a promessa de Deus. disseram. . . guardando livrando.Desafio menor que os outros. eles estavam acostumados a invadir e derrubarem os moradores das terras para conquistar. . Deus sustentou a Nação.Já no deserto Deus abriu o Mar Vermelho para que eles passassem.A principio.Você é uma nova criatura.O povo esqueceu completamente que Deus estava ao lado deles. Deus fará o impossível a você.

. . era uma terra que manava leite e mel. não eram capazes de conquistá-las. pois aumentamos os problemas. .Existem pessoas que estão se esquecendo disso. você enfoca a situação e as dificuldades. E não os alcançamos.Eram lideres fisicamente capazes de cumprir a tarefa que lhe foi dada. G. . nação santa. nada seria capaz de permanecer diante das Mãos de Deus. ou fixa os olhos em Deus? .Mas. mas ficaram com cara de gafanhoto. escolhido Dele.O seu Deus é maior do que o problema.Sabe para que? Para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz . vejo muitos com cara de gafanhotos. . adultos.9).Quem tem medo de gigantes se o Deus que os criou está do nosso lado.Você é chamado por Deus.Quem eram os espias? Será que eram quaisquer homens? . . eram príncipes.Esta é uma boa notícia. .Muitas vezes estamos a um passo de conquistar os objetivos de Deus para nossa vida.Eles precisavam simplesmente confiar em Deus e no Seu agir. achando que o Senhor não seja capaz de vencer para nós.O povo que habitava na terra era realmente forte e causava medo.Deixaram os problemas e obstáculos crescerem diante de seus olhos.E assim diminuem o Poder de Deus. os seus valores.D.Eles permitiram que a aparente impossibilidade da tarefa os fizesse esquecer a grandeza do Seu Deus.Ou seja. . III – Caminhe sem perder visão de quem é você. sábio e bem-sucedido: "Eu jamais vejo problemas. os melhores do meio da nação de Israel. . mesmo que fossem grandes. .Tornaram grande aquilo que não era grande.Não.Dizia um homem de negócios.Na verdade. . Estão trocando os lugares. que eram filhos de Abraão. bem como nas fortificações das cidades a serem conquistadas. Watson .O medo dos israelitas baseava-se no tamanho dos seus inimigos.Estão ou preferem ficar com cara de gafanhoto. . Cada um representava uma tribo.. um grande problema. Eles eram os maiorais.Existem pessoas que fazem tempestades com um copo da água. .A Bíblia nos diz que somos sacerdócio real. .Quando olho para a igreja. jovens. a dificuldade que você está enfrentando. . . . . .Eles viram homens grandes.Deus prometeu superar todos os seus problemas hoje e no futuro. fazem do pequeno problema. e psicologicamente preparado para ela. . . conforme fora prometida para Abraão.Eram os melhores.Um empecilho à fé é olhar para as circunstâncias e não para as promessas imutáveis de Deus. Vejo desafios". extraordinários. .Mas eles. . povo escolhido por Ele. e realmente a única que importa. .Ao enfrentar uma situação difícil. . . cidades fortificadas e muralhas enormes. . (I Pedro 2.

Voltaram. .Quantas vezes nos fixamos na dificuldade da tarefa em vez de focar o poder e a promessa de Deus? . IV – Caminhe sem perder o rumo o a direção . . Pessoas querendo voltar para o deserto ou para o Egito. têm pessoas se desviando para o pecado. .Os espias foram chamados para observarem a terra e logo depois tomarem posse. você é príncipe. vejo pessoas perdendo o rumo. o objetivo de sua vida. é de ter uma vida no centro da vontade de Deus.O objetivo do cristão é o céu. o Senhor diz a você nesta noite: “Este é o caminho.Você não é qualquer um.O pecado da descrença manifestou-se na recusa do povo de tomar posse da promessa de Deus. . problemas e pecados."Você é uma jóia preciosa que Deus guardou no bolso para reluzir em nossos dias. se fazendo coitado. perdemos as bênçãos que Deus nos prometeu. . . .George Elliot disse: "Nunca é tarde demais para se tornar aquilo que você deveria ter sido".Não faça isto.Para eles as dificuldades eram insuperáveis. ou seja. .Mas.É isto que o inimigo quer ouvir de você.Pessoas se desviando da promessa de Deus. .Quando olho para igreja. . desistiram e foram fracassados.O caminho é Cristo.. . . sacerdotisa.Sua falta de fé na promessa de Deus levou-os a quarenta anos de peregrinação sem rumo no deserto. . princesa. . Não faça isto. .Todos naquela geração que murmuraram e tiveram medo de obedecer a Deus morreram no deserto e perderam a benção divina. . basta agora tomar posse e glorificar e adorar a Deus.Existem pessoas que desistem com muita facilidade. os únicos que entraram daquela geração antiga foi Josué e Calebe. para ele lhe destruir e tirar tudo de sua vida. E a terra seria o rumo o destino a qual eles deveriam caminhar e lutar para conquistarem. Você foi chamado para marcar sua geração como um vencedor e não um derrotado.Estão abaixando a cabeça para as lutas.Não fique com auto-piedade. dizendo que não vai conseguir. . de pequeno.O medo os levou a reclamar e questionar a motivação e a liderança de Moisés. precisamos andar por Ele.A geração que entrou era nova. sacerdote. não deve ser assim. .Quando fazemos isso. desviando para uma vida leviana e sem sentido algum. O medo fez com que perdessem o rumo o destino. . . .O Senhor já venceu por você. .Deus prometeu que daria uma terra para o povo de Israel.Você precisa estar de cabeça erguida. profeta e profetiza do Senhor. andai por ele”. para alcançar os objetivos de Deus na sua vida. . amém?". você é especial para Deus e Ele tem lhe reservado grandes bênçãos.

. Conclusão: . a direção que vai levá-lo a alcançar os objetivos de Deus para sua vida.Alguém disse: "Um riacho perderia sua canção se Deus removesse as pedras". Martin Luther King Jr. .“A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência. .Os obstáculos da vida. mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio”. . devem motivar-nos a buscar novas alternativas e.aliás. . você não pode desistir por nada. em vez de desanimar-nos. assim. mas a direção para a qual nos movemos”.“O mais importante na vida não é a situação onde estamos.Não perca o rumo. encontrar o melhor caminho para atingir nossos objetivos e realizar os nossos sonhos.