You are on page 1of 5

1.

Biografia

Nasceu em 14 de Outubro de 1900 em Sioux City, Iowa. Em 1921 licenciou-se em Física, na Universidade do Wyoming e, em 1928, doutorou-se em Matemática pela Yale University. Trabalhou no Census Bureau dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1950, foi convidado para dirigir ações de formação em estatística e controlo de qualidade no Japão. O impacto das suas ideias foi de tal forma elevado que Deming é, hoje, considerado como o pai do milagre industrial japonês. Em sua homenagem, a JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) instituiu o Deming Prize, que premia anualmente as melhores empresas no campo da qualidade. Deming foi condecorado pelo imperador com o mais elevado galardão alguma vez atribuído a um estrangeiro: a Medalha de 2.ª Ordem do Sagrado Tesouro. Os Estados Unidos só o descobriram na década de 80. Em 1986, Reagan atribuiu-lhe a National Medal of Technology e nesse ano foi lançado o livro Out of Crisis, a obra que consolidou de vez a sua fama como o grande mestre da qualidade. Durante mais de 40 anos, Deming exerceu uma intensa atividade como consultor, escritor e formador e professor da Stern School of Business (Nova Iorque). Em sua homenagem foi criado o Edwards Demings Institute. Morreu em 1993, com 93 anos.

2.

Apresentação

Alguns conceitos de Deming até hoje são difundidos por todo o mundo, mais Os 14 pontos de Deming para a melhoria da qualidade , as cinco doenças mortais da qualidade e os 12 grandes obstáculos tornaram-se uma referência universal no ensino e na prática da qualidade. A vida e a obra de Deming foram objeto de quatro livros biográficos que se tornaram best-sellers da gestão.

Visitou o Japão encarregou-se da tarefa de reestruturar a sua indústria, realizando palestras acerca do controle da qualidade. O público foi receptivo e

Os 14 passos recomendados por Deming 1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade. Conceitos / Históricos Para Deming. Esta não melhora a qualidade. Só que Deming considera não ser suficiente cumprir as especificações. Como elas estão em permanente mudança as especificações de qualidade devem ser alteradas constantemente. seguinte”). não a garante e até aceita um certo número de defeitos. 3. é uma das suas frases famosas.aplicou a mensagem com mestria. Deming criticou o sistema empresarial norte-americano por não apostar na participação dos trabalhadores no processo de decisão. “Os executivos devem fazer os outros trabalhar melhor. Ele recomenda igualmente uma seleção criteriosa dos fornecedores com que a empresa trabalha. em vez da mera inspeção de produtos. A vida e a obra de Deming foram objeto de quatro livros biográficos que se tornaram best-sellers da gestão. Ele argumenta que os gestores são responsáveis por 94% dos problemas de qualidade. 2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa. Os 14 pontos de Deming para a melhoria da qualidade (veja caixa”Os 14 passos recomendados por Deming na pag. É preciso utilizar os intrumentos de controle estatístico de qualidade. a qualidade é definida consoante as exigências e as necessidades do consumidor. . e não apenas mais”. as cinco doenças mortais da qualidade e os 12 grandes obstáculos tornaram-se uma referência universal no ensino e na prática da qualidade. 3 Termine com a dependência da inspecção como via para a qualidade. O seu principal papel é remover as barreiras na empresa que impedem a realização de um bom trabalho.

pelo castigo e não pela . Também ficou conhecido como o cientista que foi ensinar qualidade e estatística aos japoneses durante a ocupação norteamericana (porque os telefones no Japão não funcionavam direito) . 8 Não lidere com base no medo. W. Edwards Deming. prazo. abaixo nos ensina as famosas cinco "doenças mortais da administração" ("the administration’s five deadly diseases"): 1(Lack Falta of de constancy objetivos of constantes. purposes) Não é possível realizar um bom trabalho se os objetivos gerencias mudam a 2cada instante em on ou não lucros estão bem claros a term e divulgados.Sistema atual de avaliação dos assalariados que esconde uma administração (Annual pelo medo. Evite usar um estilo autoritário de gestão. 6 Promova a aprendizagem no terreno (training on the job). profits) Ênfase imediatos short curto (Emphasis Isso é muito comum no ocidente. 7 Encare a liderança como algo que todos podem aprender. 3. 9 Destrua as barreiras entre os departamentos funcionais. 10 Elimine as campanhas ou slogans com base na imposição de metas. 5 Melhore de uma forma constante e contínua cada processo. 13 Crie um ambicioso programa de formação para todos os empregadores. 12 Não classfique o desempenho dos trabalhadores ordenando-os por ranking. performance) O desempenho é conseguido pelo medo. em que a "taxa interna de retorno" manda mais que o bom senso. 14 Imponha a mudança como sendo uma tarefa de todos os trabalhadores.4 Minimize os custos com a selecção de um fornecedor preferencial. 11 Abandone a gestão por objetivos com base em indicadores quantitativos. rating Uma boa of avaliação leva tempo.

4. Deming foi o principal responsável pela popularização do ciclo PCDCA. onde a empresa deve estar adaptada ao ambiente. Desenvolvido por Walter Shewart. O segundo a atividade de Fazer (Do). 5. acordar para os desafios que o mercado está impondo. enquanto o terceiro significa verificar (Check) e o quarto representa a ação na correção de eventuais distorções (action). " Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto no ponto de vista do . O ciclo consiste em um processo de desenvolvimento de melhorias contínuas. O primeiro quadrante representa a atividade de planejar (Plan). A alta direção deve ir aos locais de trabalho (Lack para of conhecer mobility a of raiz the dos problemas. A criatividade é castrada. É representado por um círculo onde cada quadrante representa uma atividade gerencial para a busca de melhorias. Erros são escondidos. management) Não fiquem sentados nos escritórios com ar condicionado imaginando quais são as causas dos problemas. 4. Conclusão Diante das recomendações de Deming constatamos que a empresa deve estar inserida na nova economia. objetivando tornar-se competitiva e manter-se em atividade. como as novas tecnologias.conscientização.Levantamento de dados e mais dados (só números) E o intangível? (Use of visible figures only) Por exemplo: como posso colocar em números qual o efeito multiplicador de um cliente insatisfeito? PDCA Além dos princípios e das cinco doenças.Imobilidade da administração.

pois a transformação da empresa é competência de todos. mais Os14 pontos de Deming para a melhoria da qualidade. INTRODUÇÃO Alguns conceitos de Deming até hoje são difundidos por todo o mundo. A empresa deve atender as necessidades e desejos do cliente. Enfatiza o clima organizacional da empresa. . destruindo as barreiras entre os departamentos. Esta concepção é representada pelo ciclo PDCA: As atividades de planejar. para isso deve melhorar de forma contínua seus processos. onde deixa claro que todos os funcionários devem participar dos desafios que a empresa enfrenta. as cinco doenças mortais da qualidade e os 12 grandes obstáculos tornaram se uma referência universal no ensino e na prática da qualidade. A vida e a obra de Deming foram objeto de quatro livros biográficos que se tornaram bestsellers da gestão. verificar e agir.cliente". fazer. de modo a favorecer a qualidade e produtividade para atender aos seus clientes. Sendo assim a empresa deve estar bem-estruturada e harmônica para produzir com qualidade. deve-se trabalhar em equipe.