You are on page 1of 3

1.

ARQUIVOS CORRENTES

Materiais de consumo:    Tira de inserção(papel picado para usar como notação na parte superior da ficha); Ilhó ( Tira de sustentação das fichas que fica na parte inferior chamada de pé) Projeção( Saliência na parte superior da ficha onde se insere a notação com tira de inserção)

Atividades {protocolo, expedição, arquivamento e consulta Protocolo está intimamente relacionado com as atividades de controle pode ser dividido em :   Recebimento e classificação Registro e movimentação

IMPORTANTE: Autuação é o ato de inserir o carimbo de protocolo- numerador-datador normalmente na parte superior da ficha. No protocolo se separam os documentos ostensivos dos sigilosos quando recebidos e se classifica enviando-os, posteriormente, para o setor de registro e movimentação, onde começam a ser distribuídos aos respectivos destinatários.

Empréstimo e consulta: Utiliza-se a guia-fora quando se retira uma pasta para empréstimo e se coloca no lugar a guia-fora, na qual possui informações sobre o empréstimo, como data, quem retirou.

Métodos de arquivamento: São divididos em classes :   Básicos Padronizados

Nos básicos estão os: Alfabéticos, Geográficos, Numéricos e ideográfico.  Numéricos podem ser: Simples, cronológico ou dígito-terminal.  Ideográficos podem ser: 1) Alfabético( enciclopédico, dicionário) 2) Numérico( duplex, decimal, unitermo ou indexação coordenada.

Ex: Métodos alfabéticos e geográficos. as fichas são postas em ordem de acordo com as regras de alfabetação. No indireto precisa-se recorrer ao um índice. Métodos básicos: Alfabético é só ir pelo nome arquivamento de nomes=onomástico. O primeiro não precisa de índice ou qualquer outro instrumento de pesquisa para chegar ao documento. baixo custo. Desvantagens: Erros constantes de arquivamento. Vantagens: rápida recuperação. sistema direto e de fácil implementação. Ex: métodos numéricos.Os métodos básicos e padronizados se subdividem em 2 sistemas: Direto e indireto. .

o uso de um EXCLUI o outro.Pode-se escolher letra por letra ou palavra por palavra. NÃO SE SEPARAM: Ex: MONTE ROSA. Ideográfico Numérico: No duplex é o mesmo caso do enciclopédico acrescentando aos assuntos uma notação numérica. Decimal: Pág. Todos os Exemplos da pag:44 em diante da apostila de arquivo. Sobrenomes formados por um substantivo e um adjetivo ou unidos por hífen. mantendo os grandes assuntos em ordem alfabética e suas subdivisões dentro de cada grande assunto também em ordem(ver os exemplos na apostila). 47 . Importante : Possui a vantagem de criar classes ilimitadas. 47 Ideográfico Alfabético(Enciclopédico ou dicionário): No dicionário se colocam os os assuntos em rigorosa ordem alfabética sem correlacioná-los e no enciclopédico se agrupam os assuntos afins. Heitor. Roberto . Ester . MÉTODO IDEOGRÁFICO(São os assuntos afins): Ver pag. VILLA-LOBOS. CASTELLO BRANCO.