You are on page 1of 17

FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS Administração 6º período

Foz do Iguaçu - 2012

um presente para aqueles que ajudam no desenvolvimento e formação das crianças. Todo o referencial teórico contido nesse trabalho foi extraído do livro: Recreação na escola. das atividades em círculos. Todas elas emolduradas pela compreensão e respeito ao sentir. aplicável tanto em estruturas escolares como não-escolares de ensino. garantindo um processo formativo com alegria e prazer nas aulas de Educação Física. . com o objetivo de poder auxiliar aos professores e educadores com atividades para a recreação infantil. uma obra de Raul Ferreira Neto. pensar e agir infantil.Apresentação A obra aqui apresentada contém os fundamentos teóricos e a estruturação prática das atividades de integração e socialização. de volta à calma e de confraternização. dos circuitos recreativos. bem como das atividades para dias de chuva. dos piques. dos contestes.

O professor dirá que neste momento ocorre um grande nevoeiro. o quarto e o quinto. . e este deverá fechar os olhos também. E a viagem continuará. o nevoeiro passa e todos retornam à sua visão. Divididos em quintetos.TRENZINHO CEGO Os quintetos formarão trens (coluna) que se locomoverão pelo espaço. escolherão uma palavra com cinco letras por grupo. que deverá ser apresentada aos demais. FORCA CORPORAL Todo o grupo escolhe uma representação gestual estática para cada uma das vogais. até todos os alunos do trem estar com os olhos fechados. E assim anuncia a problemática com o terceiro. O primeiro aluno do trem deverá fechar os olhos. e que o maquinista sofreu uma "perda de visão" momentânea. para que não haja graves acidentes e para tenham boa viagem. Com certeza cada grupo terá que criar suas estratégias. O professor anuncia que o segundo aluno do trem teve o mesmo problema. que farão a leitura. Ao final.

respectivamente. V. A leitura será feita da direita pela esquerda. O farão o gesto escolhido. A. agadiado. Os demais grupos terão que fazer a leitura. fará o gesto escolhido. com as pernas afastadas. os alunos ficarão abaixados. O pegador continua "colando" e os colegas que estiverem livres. as vogais serão apresentadas com a forma (representação gestual).Na palavra escolhida pelo grupo. . salvando-os. e. O primeiro aluno que representa o N ficará agachado. o terceiro. deverão passar por baixo das pernas deles. Exemplo: A palavra escolhida por um grupo é NAVIO. I e o quinto. o segundo. aqueles que forem pegos deverão ficar "colados". o quarto. nas consoantes. PIQUE COLA AMERICANO O aluno pegador corre atrás dos demais.

que estarão afastadas. que está atrás. fazendo lindas poses. deverá segurar a mão do primeiro com a sua mão direita e colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas. irão procurar um espaço e farão com o seu corpo a mesma pose que fizeram com o corpo do seu companheiro. o primeiro aluno deverá colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas. A seguir. o segundo. ao sinal do professor.EU ESTOU ASSIM Dois círculos. Depois. deverá segurar a mão do segundo com sua mão direita e colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas. outro externo. que está atrás. e assim . trocam-se os círculos. Os alunos do círculo interno ficarão com os olhos fechados. o terceiro. estes. abrirão os olhos e irão descobrir quem os "modelou". um interno. Esta atividade é ótima para a educação infantil! CENTOPÉIA Duas colunas. os do círculo externo irão "modelar" o corpo dos colegas. que estarão afastadas. que estarão afastadas.

A atividade termina quando a bola chegar ao local de origem.duas bolas. formando uma linda centopéia. um ao lado do outro. .sucessivamente. os primeiros alunos de cada coluna deverão passar a bola para o companheiro próximo. estas centopéias terão que se deslocar até um local previamente determinando por ele. que retornará. ou seja. Ao sinal do professor. Duas colunas. até chegar ao último da coluna. com os alunos sentados em ziguezague. Vencerá a centopéia que chegar primeiro. sem largar as mãos. porém em sentido contrário. até chegar ao último. BOLA EM COLUNAS Material: . Ao sinal do professor.

. Cada animal certo vale dois pontos. bem próximos. estarão vários nomes de animais. em hipótese nenhuma. A bola tem que ir até o último aluno e voltar até o aluno que iniciou a atividade. deverão passar a bola. ADIVINHAR O ANIMAL Em um saco plástico. Ao sinal do professor. sem o auxílio das mãos. escolhido pelo grupo. OBSERVAÇÃO: A bola tem que passar pelas pernas de todos os alunos.duas bolas Mesma formação da atividade anterior. O grupo tentará descobrir qual é o animal. fará o sorteio e terá que imitar (expressão corporal) o animal sorteado. e com as mãos pra trás. A bola será colocada sobre as pernas dos primeiros alunos de cada coluna.BOLA QUENTE Material: . Um aluno. porém todos os alunos com as pernas estendidas.

Os alunos terão que formar nomes de esportes com os palitos. Os palitos de fósforos deverão estar espalhados em um local. pedindo que convidasse também a turma toda para uma grande festa no céu. Alguns entrarão na festa. e pede que cada aluno fale o nome do seu. Cada música certa valerá dez pontos. e que ele o convidou. não podemos deixar de levar um presente.três caixas de fósforos. outros não! . Como será uma festa de aniversário. FESTA NO CEU O professor diz que é muito amigo de são Pedro. Cada palavra certa valerá cinco pontos. QUAL É A MÚSICA? Material: uma fita gravada com músicas de sons e de ritmos diferentes. no próximo sábado. Então ele anuncia o nome do presente que vai levar.ESCREVER COM PALITOS Material: . O grupo ouvirá as músicas e terá que escrever os nomes delas.

e o colega que estará observando terá que descobrir quem é. que não sabe a combinação. só poderá ir à festa o aluno que falar um presente cuja letra inicial seja o (última letra de palavra rádio). Apenas aquele aluno. apenas um aluno. observará atentamente. ele fará três vezes a pergunta: "Tem Bobo aí?" Na primeira e. todos estarão fazendo um mesmo movimento. Ou seja. que após ele acertar e ficar no círculo. Após a descoberta. após a pergunta. para acertar. salta e responde: "Tem!". na segunda vez. todos saltam com as mãos para cima. . este aluno falou óculos (ele entrou na festa). na terceira vez. O professor fará a seguinte pergunta: "Tem bobo aí?" Todos fazem um mesmo movimento respondendo: “Tem!”. tem que falar um presente que comece com a letra s. alegre. O próximo. TEM BOBO AÍ? Alunos em círculo. o presente tem que começar com a última letra da palavra anterior. Porém. Um aluno se retira e. todos ficam parados. e outro aluno tentar descobrir. recebe uma salva de palmas. escolhido pelo professor. não faz este movimento. O aluno descoberto (deverá ser conhecido por todos.Por quê? Caso o professor leve um rádio. e respondem: "Tem!" Porém. brincalhão e ter espírito esportivo) se retira e neste momento o professor combina com a turma. ao voltar.

lhe será dito que ele ainda não está viajando e passará a vez para o seguinte. capitais. última letra da palavra mundo. depois com a letra o (Ouro Preto).VIAGEM AO MUNDO O professor escreve no quadro-negro a seguinte frase: "EU VOU FAZER UMA VIAGEM AO REDOR DO MUNDO” E convida seus alunos para fazerem parte desta excursão. e perguntará aos alunos. momentaneamente. Os alunos terão que seguir as letras das palavras da frase que está escrita no quadro-negro. lembrando que esta viagem pode ser por qualquer lugar do mundo (países. após u (Uberaba). e lugarejos). Começará pela Espanha. municípios. . vilas. estados. bairros. por onde deve continuar a viagem. que finaliza a frase acima. e assim até chegar à letra o. Ao aluno que não acertar. até que todos descubram o segredo. Acertará o aluno que falar um lugar que comece com a letra u (Uruguai). um de cada vez. depois com a letra v (Volta Redonda).

FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS Administração 6º período Foz do Iguaçu .2012 .

percepção da realidade e coordenação motora. avião. COMO BRINCAR: Peça para a criança fazer imitações de diversos objetos em movimento: carro. percepção de si próprio e do outro. coloque seis cadeiras no centro da sala e forme com elas uma roda. atenção e concentração. bola e barco. Quando a música parar. a criança vira um carro ligeiro ou um barco. Sai da brincadeira quem ficar sem cadeira. Tire uma cadeira e recomece a atividade. O QUE DESENVOLVE: Noções de espaço e tempo. Quem não se sentar sai do jogo IDADE: A partir de 3 anos. IDADE: A partir de 2 anos. Faça você também diferentes imitações e pergunte para a turma o que você está representando. O QUE DESENVOLVE: Criatividade. Coloque uma música e peça para eles andarem e dançarem em volta das cadeiras. trem. . DANÇA DAS CADEIRAS A brincadeira exige atenção e mostra o que são regras. COMO BRINCAR: Separe cadeiras baixinhas de acordo com o número de alunos da classe – se a turma tem sete estudantes. conceito de regras e compreensão de que é possível ganhar e perder.MÍMICA Na imaginação. socialização. todos devem se sentar. O jogo acaba quando restar apenas um assento e uma criança.

vão todos brincar com tinta. com graus variados de dificuldade: na ponta dos pés. Quando o som parar. O QUE DESENVOLVE: Equilíbrio e consciência corporal. A tarefa termina com um banho de mangueira IDADE: A partir de 3 anos. CIRCUITO Como uma formiga. blocos de espuma. O objetivo é que as crianças se ajeitem até que. todos os alunos devem se sentar. com os calcanhares. apenas as cadeiras são retiradas uma a uma. a criança dá passos curtinhos. no final. Corram com passos largos para não ser pegos!” Esses comandos podem incluir outras formas de andar. Separe um número de cadeiras igual ao de alunos e forme a roda. com passos bem pequeninos. PINTURA NO CORPO Dia de sol. não há vencedores. Coloque uma música e peça para as crianças andarem e dançarem em torno das cadeiras. para frente e para trás. Porém. Mas também corre e até anda de costas IDADE: A partir de 3 anos. COMO BRINCAR: Distribua pela sala almofadas. Diga: “Imagine que vocês são formiguinhas. Todos andam bem devagar. É possível criar um circuito. Agora.VERSÃO COOPERATIVA: Nessa brincadeira. todas se acomodem em apenas uma cadeira. diferentemente da versão anterior. comandado por ordens verbais. bancos e outras peças para que a turma ande sobre eles. . vocês terão de passar perto de um grande tamanduá.

torcer o nariz demonstra desprezo. imprimindo o corpo na folha. diga que está sério ou bravo. CARAS E CARETA Mudando as expressões. Coloque papel pardo no chão e oriente o aluno a se deitar. a barriga.” LEMBRETE: Para evitar que a brincadeira cause problemas de saúde. Para ajudar a turma a ganhar autonomia.O QUE DESENVOLVE: Expressão artística e exploração do próprio corpo e do colega. nomeando as partes: “Agora vamos lavar os pés! Agora as mãos! Os braços!. Vá. as crianças vestidas com trajes de banho recebem tinta guache para pintar o corpo. Leve um espelho para que todos se vejam. Depois diga o que significam. colocando a língua para dentro e para fora. sorriso mostra alegria. franzindo o nariz. Se você franzir a testa. COMO BRINCAR: Coloque a turma ao seu lado. . oriente os alunos a pintá-los. em frente a um espelho. Passe então para as pernas. novamente. Depois. e peça para todos imitarem as suas expressões. diga para cada um tirar a tinta do próprio corpo. é importante que sejam utilizados produtos antialérgicos.. imite animais: um coelho. Escolhidos os pés. O QUE DESENVOLVE: Capacidade de representar os sentimentos. a garotada mostra raiva e ainda pode imitar um bichinho IDADE: A partir de 3 anos. por exemplo.. ou uma cobra. os braços e as mãos. COMO BRINCAR: Numa área ao ar livre. falar com os dentes cerrados indica raiva.

Coloque uma música lenta e peça para ela . Elas podem ser de diferentes tamanhos. para a esquerda e para a direita. O QUE DESENVOLVE: Coordenação motora. Feito com música.BOLA Os pequenos vão se divertir ao ficar de barriga para baixo em cima de uma grande bola IDADE: A partir de 1 ano. pernas e do corpo inteiro. Utilize também bolas maiores e diga para o bebê se sentar sobre elas. braços. Peça para ela passar a bola por baixo das próprias pernas ou das suas. O QUE DESENVOLVE: Percepção da própria imagem e das partes do corpo. Coloque-o de barriga para baixo em cima de uma bola grande e faça movimentos lentos para a frente e para trás. COMO BRINCAR: Chute a bola e peça para a criança devolver com os pés ou com as mãos. criatividade e conceitos de rápido e lento. o exercício ensina ritmo e a relação entre movimento e som. ESTE VOCÊ FAZ: Faça uma bola colocando retalhos de tecido ou pedaços de lã dentro de uma meia ou amassando bem várias folhas de jornal presas com fita adesiva. ESTICA E ENCOLHE Os movimentos são simples e dão às crianças a noção de ritmo IDADE: A partir de 2 anos. Mostre que a mão. COMO BRINCAR: Incentive a criança a fazer movimentos de extensão e flexão de mãos. sempre segurando a criança com firmeza. fica igual a uma bolinha. BRINQUEDO: Bolas de plástico de vários tamanhos. contraída.

Depois. fazendo com que ele procure você. bocejar e rolar sobre um colchonete. IDADE: A partir de 6 meses. Depois. como um ursinho. mas não é para sempre. ponha uma canção mais agitada e indique como ficam os movimentos nessa marcação. Essa atividade ajuda a criança a . COMO BRINCAR: Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê. todos se deitam e rolam de um lado para o outro. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. e como bocejar. Apareça novamente. Diga para fazerem o mesmo. Esconda um objeto que o bebê goste. e pergunte: “Cadê o ursinho? Onde ele está?” Incentive a criança a procurá-lo. O QUE DESENVOLVE: Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão. Depois. retire o pano.. descalças e sentadas no chão. esticando todo o corpo. COMO BRINCAR: Deixe as crianças bem à vontade. RELAXAMENTO Espreguiçar. Tem coisa mais gostosa? IDADE: A partir de 2 anos. Depois de alguns segundos. mostre o objeto. Mostre como espreguiçar.. ESCONDE-ESCONDE Cadê o ursinho? Ele sumiu. O QUE DESENVOLVE: Atenção à respiração e às batidas do coração.fazer os movimentos no ritmo.

compreender a ausência dos pais quando eles saem. coloque o chocalho nas mãos dele e o ensine a fazer o movimento. quando ele começa a segurar objetos. O QUE DESENVOLVE: Audição e coordenação motora. BRINQUEDO: Chocalho. Feche bem com fita crepe.. por exemplo. afastando-o dos olhos e variando o ritmo – ora lento. IDADE: A partir de 3 meses. Vá para diferentes locais da sala e faça barulhos para que ele procure de onde vem o som. SONS Faz-se barulho. . A partir do quarto mês. ora rápido. chama a atenção dos bebês. para trabalhar. Atenção para que os pequenos não abram os chocalhos caseiros com a boca. COMO BRINCAR: Agite o brinquedo perto e longe do bebê. ESTE VOCÊ FAZ: Coloque arroz ou sementes dentro de um pote de iogurte.