You are on page 1of 9

PROJETO DE MONOGRAFIA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ELABORAÇÃO DO PROJETO Para que haja um norte a seguir, toda monografia deve ser precedida por um projeto de pesquisa, pois com o projeto o caminho estará traçado e o trabalho alcançará o objetivo, uma vez que o mesmo foi preestabelecido. Elementos essenciais a um projeto de pesquisa 1. Capa Segue os mesmos padrões da monografia. 2. Folha de rosto Segue os mesmos padrões da monografia, sem mencionar o nome do professor orientador. 3. Sumário Segue os mesmos padrões da monografia. 4. Introdução: delimitação do problema O pesquisador, na introdução, estabelece o seu objetivo científico, define o que vai estudar e explica os principais aspectos do projeto (apresenta o tema escolhido de forma problematizada): exemplo: “qual a configuração de um sistema de custos para uma empresa agro-industrial de aves de corte que tenha condições de gerar as informações necessárias para dar suporte à tomada de decisões, com ênfase no processo de produção”, explicita o propósito do trabalho: exemplo: “evidenciar a importância das informações geradas por um sistema de custos para a tomada de decisões por parte do gestor da empresa”, pontua o objetivo geral:

para o levantamento dos dados primários. para operacionalizar a pesquisa. de difícil execução e avaliação sem o detalhamento dos objetivos específicos: exemplo: “o objetivo geral é desenvolver um sistema de custos para uma empresa agroindustrial de aves de corte. Ms.2 Projeto de Monografia do curso de Ciências Contábeis – Prof. Objetivos: geral e específicos O objetivo é a situação que se deseja obter ao final do período de duração do projeto. para a análise dos dados. com o conhecimento do volume de produção de um determinado período. que tenha condições de gerar as informações necessárias à tomada de decisões. serão utilizadas as técnicas de análise documental e análise descritiva”. . com ênfase no processo de produção”. será realizado um estudo de caso. e como objetivos específicos: exemplo: “a) apresentar as informações de custos como instrumentos quantitativos para auxiliar os gestores no processo decisório em uma empresa agro-industrial de aves de corte. Emilio Sérgio de Oliveira Werneck exemplo: “o objetivo geral é desenvolver um sistema de custos para uma empresa agro-industrial de aves de corte. será utilizada a técnica da entrevista não estruturada. Os objetivos específicos detalham o objetivo geral. com ênfase no processo de produção”. O objetivo geral é em geral vago. onde serão utilizados dados primários e secundários e. c) aplicar esta proposta através de um estudo de caso em uma agroindústria de aves de corte”. Os objetivos específicos e o geral devem manter uma coerência entre si e isso pressupõe harmonização e ordenamento entre eles. do tipo informal e. a abordagem do estudo será de natureza predominantemente qualitativa e. e adianta os resultados esperados: exemplo: “a determinação dos custos dos centros de custos ou atividades e. e a metodologia: exemplo: “o presente trabalho se caracterizará como sendo um estudo exploratório. 5. b) propor um modelo de apropriação dos custos que evidencie cada etapa do processo de produção em uma empresa agro-industrial de aves de corte. estabelecer o custo de cada unidade”. que tenha condições de gerar as informações necessárias à tomada de decisões por parte dos gestores da empresa.

7. levando a estudo de novas metodologias de apuração. “c) os relatórios gerenciais de custos são ferramentas de suma importância para o controle das atividades da empresa”. salientando a contribuição que os resultados da pesquisa trarão para o seu campo de atuação e para a área de conhecimento: “desse modo. A elaboração da hipótese antecipa respostas para o problema que se decidiu estudar.3 Projeto de Monografia do curso de Ciências Contábeis – Prof. dos serviços e dos departamentos. Justificativa da pesquisa O acadêmico deve discorrer brevemente sobre a importância da pesquisa a que se propõe: exemplo: “a) um eficaz gerenciamento de custos torna-se de fundamental importância para a empresa. melhoria de processos e eliminação de desperdícios. controle dos custos de produção. Como o projeto é um trabalho acadêmico/científico. Ms. métodos de custeio. Nos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e monografias de final de curso. . auxilio na tomada de decisões. “b) os gestores das empresas necessitam conhecer profundamente os conceitos e a metodologia para a apuração dos custos de produção”. avaliação de desempenho e subsídio para o estabelecimento do preço de venda”. apuração da rentabilidade dos bens. a hipótese pode ser dispensada. terminologia e classificação de custos. Referencial teórico e hipótese(s) Em qualquer tipo de pesquisa é imprescindível que se faça uma abordagem teórica sobre o assunto no qual se insere o objeto-problema a ser estudado. atribuição de responsabilidades aos diversos encarregados e departamentos. Emilio Sérgio de Oliveira Werneck 6. a contribuição prática do trabalho está na geração de informações para os gestores de uma empresa agro-industrial de aves de corte. a revisão bibliográfica não necessita ser ampla como na monografia. traduzido em forma de monografia. sobre os custos dos bens. Portanto. otimização dos resultados. análise e gestão dos custos nas organizações”. produção conjunta e custos conjuntos”. a revisão bibliográfica que se propõe para o projeto de pesquisa tem a finalidade de construir bases mínimas para nortear o estudo a ser realizado: exemplo: “falar sobre os aspectos conceituais dos sistemas de custos: a importância dos sistemas de custos.

11. Anexos. Metodologia A metodologia é a descrição detalhada do método que será adotado para o desenvolvimento do trabalho. exemplo: “exemplos já abordados na introdução”. concordando com a programação a ser apresentada e permitindo acesso do coordenador à empresa. Referências bibliográficas Término da Pesquisa: ____/____/____ Mar/abr Bimestres Mai/jun Jul/ago Set/nov Seguem os mesmos padrões da monografia. A apresentação das atividades no cronograma do projeto varia de acordo com o tipo de pesquisa e o tempo disponível para colocá-la em prática. se for o caso. Emilio Sérgio de Oliveira Werneck 8.4 Projeto de Monografia do curso de Ciências Contábeis – Prof. 9. O cronograma de atividades poderá ser mensal. Balanço Social. Cronograma de atividades Trata-se do planejamento do desenvolvimento do trabalho. Modelo de Cronograma de Atividades Início da Pesquisa: ____/_____/_____ Atividades Elaboração do projeto de pesquisa Levantamento bibliográfico Detalhamento da metodologia Desenvolvimento da monografia Redação definitiva Defesa 10. Ms. . determinando prazos para a consecução de cada etapa. Temas sugeridos para pesquisa 1. compreendendo: Carta da empresa em que o acadêmico pretende trabalhar (caso seja utilizado um estudo de caso).

nas empresas do Brasil e do mundo? 9. Métodos e Sistemas de Custeamento. A Contabilidade e as micros e pequenas empresas. A Contabilidade no Brasil e suas diferenças com os padrões internacionais. 4. O contador como consultor econômico pequenas e médias empresas. e financeiro nas micros. Sistemas de informações gerenciais e sua eficácia. A importância da Controladoria nas empresas de pequeno e médio portes. 16. 19. Emilio Sérgio de Oliveira Werneck 2. Estudo de Caso. A Contabilidade Geral e a Contabilidade de Custos. Implementação do método da Unidade de Esforço de Produção – UEP em uma pequena indústria (moveleira. Análise da utilização da Contabilidade Gerencial. 15. um banco de dados para todos os objetivos. Custos e formação de preços. 11. 17. de vestuário. 8. 20. Quais as principais contribuições que a Contabilidade proporciona. 13.). 18. 12. Proposta de um Sistema de Custos para uma indústria (moveleira. O uso da Contabilidade para fins decisoriais. 3. atualmente. de vestuário. sua missão no contexto da Controladoria.5 Projeto de Monografia do curso de Ciências Contábeis – Prof. Análise de balanço na área pública. . 6. Estudo de Caso. Ms. Tecnologia de informação aplicada à Contabilidade. alimentícia etc. 5.). 7. 10. Papel do administrador financeiro x papel do controller. A Contabilidade e os novos instrumentos financeiros. 14. Análise do retorno do investimento a partir de relatórios contábeis. alimentícia etc. Auditoria de sistemas contábeis informatizados.

br (colaboradores)  www.  www.google..br/cadernos/completos/cad01/index.inf.eac.jcleite.contabiliza..br (VI Congresso Brasileiro de Custos)  www.br (pesquisar Bornia) ou outro tema  www.com.fea.hpg.fea.eac.asp (cad01) (cad02) (cad03). Emilio Sérgio de Oliveira Werneck Sites para pesquisas  www.usp. Ms.br/siqueira  www.6 Projeto de Monografia do curso de Ciências Contábeis – Prof.com.fea.usp.milenio.br (contabilidade e finanças)  www.br/~cezar (trabalhos que orientei)  www.ufsc.com.br (colaboradores) .usp.com.eac.

declara ter conhecimento do Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso.09. Apucarana. firma a presente. Para maior clareza. Estado do Paraná. expedida pelo Instituto de Identificação do Paraná em 09. na cidade de Apucarana. aluno regularmente matriculado no 4• (quarto) ano do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA. do curso de Ciências Contábeis. residente e domiciliado à Rua Nove de Julho n• 300.999.9999.999. portador da Carteira de Identidade Civil RG n• 9. maior. brasileiro. Emilio Sérgio de Oliveira Werneck TERMO DE COMPROMISSO Pelo presente Termo de Compromisso. do curso de Ciências Contábeis da FECEA. 03 de março de 2004 Fulano de Tal (acadêmico) .7 Projeto de Monografia do curso de Ciências Contábeis – Prof. e das normas disciplinares do trabalho. Ms. em processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (monografia). e se obriga a cumprir todas as condições previstas no regulamento. solteiro. Fulano de Tal (nome do acadêmico).

Coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis Rodovia do Café. se necessário. Ms. para o que se fizer necessário. Fulano de Tal. Pela presente comunicamos a V. se necessário. Km. concordando com a programação a ser apresentada e permitindo acesso do coordenador do TCC à empresa.8 Projeto de Monografia do curso de Ciências Contábeis – Prof. Emilio Sérgio de Oliveira Werneck Carta da empresa em que o acadêmico pretende trabalhar. que autorizamos o acadêmico de Ciências Contábeis dessa instituição de ensino superior. a desenvolver o seu Trabalho de Conclusão de Curso em nossa empresa.S. Assim sendo. colocamo-nos à disposição de V. 03 de março de 2004 À Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA Att. Sem m ais para o momento. 03 86800-000 – Apucarana – Paraná Prezado Senhor. (modelo – somente se houver estudo de caso) Apucarana. concordamos em fornecer ao acadêmico as informações necessárias ao desenvolvimento do trabalho. bem como autorizamos a visita do Coordenador do Trabalho a nossa empresa. Atenciosamente ____________________________________ .S.

encaminhando o acadêmico empresarial. O referido trabalho é uma das exigências do Ministério da Educação para a graduação dos alunos de terceiro grau e possibilita o confronto entre o conhecimento teórico adquirido na escola e a prática adotada ou a ser adotada na empresa. Km. Ms. para o que se fizer necessário. atender o estagiário. dentro das reais possibilidades. (modelo – somente de houver estudo de caso). antecipadamente agradecidos. à unidade FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA . Ms. Assim sendo. aluno regularmente matriculado no quarto ano do curso de Ciências Contábeis desta faculdade. Atenciosamente Prof. Coordenador . 34 – Distrito Industrial 86800-000 – Apucarana – Paraná Prezados Senhores. Emilio Sérgio de Oliveira Werneck. que deverá elaborar uma monografia. Emilio Sérgio de Oliveira Werneck Carta de apresentação.9 Projeto de Monografia do curso de Ciências Contábeis – Prof. solicitamos a gentileza de. Rodovia do Café. Sem mais para o momento.FECEA DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE COORDENADORIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Apucarana. 03 de março de 2004 À CICAL – Comércio de Indústria de Colas e Adubos Ltda. colocando à sua disposição as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Sas. colocamo-nos à disposição de V. Servimo-nos da presente para apresentar Fulano de Tal. como Trabalho de Conclusão de Curso.