You are on page 1of 35

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao da Utopia Pan-arabista*

Silvia Ferabolli*

Desde a formao do Sistema rabe de Estados, na esteira do processo de descolonizao, a retrica nacionalista rabe, ou pan-arabista, tem sido o pano de fundo sobre o qual as relaes polticas intra-rabes se desenvolveram.1 A crena bsica que subjaz ao discurso pan-arabista a de que todos os rabes, como uma comunidade imaginada, compartilhariam a mesma lngua, cultura e histria, e que, por isso, deveriam unir-se em um nico Estado-nao, sob um governo central, formando a to sonhada Grande Nao rabe. Contudo, as relaes entre os Estados que formam aquilo que se denomina Mundo rabe sempre estiveram muito aqum da unidade, tendo se caracterizado mais pela desintegrao.

*Artigo recebido em maio e aprovado para publicao em julho de 2006. **Mestre em Relaes Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora de Cincia Poltica e Relaes Internacionais da Faculdade Montserrat de Caxias do Sul.

CONTEXTO INTERNACIONAL

Rio de Janeiro, vol. 29, no 1, janeiro/junho 2007, p. 63-97.

63

Silvia Ferabolli

Apesar do fracasso das ideologias pan-arabistas para promover a unidade regional, repetidos esforos tm sido feitos para alcanar alguma medida de integrao ou, pelo menos, de coordenao poltica e/ou econmica. Os esforos da Liga rabe de Estados em tentar promover a cooperao intra-rabe remontam ao ano de 1950, com a assinatura do Tratado da Junta de Defesa e Cooperao Econmica (em ingls, Treaty on Joint Defence and Economic Cooperation TJDEC), que tinha como principal objetivo promover uma ao coordenada que garantisse o desenvolvimento econmico dos signatrios. Esse foi o primeiro de uma srie de cinco tratados que, nos ltimos cinqenta anos, visaram dar impulso integrao poltico-econmica intra-rabe. Primeiro fruto do TJDEC, em 1953 assinado o Tratado sobre Trnsito Comercial (TTC), que objetivava facilitar as trocas comerciais entre os Estados rabes por meio do estabelecimento de tarifas preferenciais para alguns produtos agrcolas e minrios. Ainda dentro do escopo do TJDEC, foi lanado, em 1964, o ambicioso Mercado Comum rabe (MCA), cujo objetivo era garantir a livre circulao de mercadorias, mo-de-obra e capital em um prazo de cinco anos. Assim como o TTC de 1953, o MCA no avanou e sua proposta foi abandonada poucos anos depois. J o Acordo para a Facilitao e Promoo do Comrcio Intra-rabe (em ingls, Agreement for the Facilitation and Promotion of Trade Afpat), de 1981, era bem menos ambicioso do que o MCA, pois tinha como objetivo a liberalizao progressiva de tarifas com cuidadosas listas de excees e prazos flexveis para a implantao das medidas necessrias constituio de uma rea de livre-comrcio intra-rabe. Porm, uma vez mais, os esforos da Liga rabe foram em vo e o projeto do Afpat foi abandonado ainda em seu estgio inicial.
64
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

A rea rabe Ampliada de Livre Comrcio (em ingls, Greater Arab Free Trade Area GAFTA) representa o atual esforo da Liga rabe em promover a integrao econmica na regio do Oriente Mdio e Norte da frica (OMNA).2 Lanada na reunio de cpula da Liga em 1996, a GAFTA retoma o projeto abandonado do Afpat de 1981 e inova-o, na medida em que o setor privado, representado pela Unio das Cmaras de Comrcio rabe, foi convidado a monitorar todo o processo de implantao dessa rea de livre-comrcio. At o presente momento, contudo, poucos indcios apontam para o comprometimento dos Estados signatrios da GAFTA em implementar as medidas estipuladas pelo seu tratado de criao, que data de janeiro de 1998. No plano sub-regional e, portanto, fora dos auspcios da Liga rabe, mas ainda motivados pelo pan-arabismo, tambm se encontram exemplos de tentativas de integrao poltico-econmica, como a Repblica rabe Unida (RAU, de 1958), a Federao das Repblicas rabes (1971), o Conselho de Cooperao do Golfo (CCG, de 1981), a Unio do Magreb rabe (UMA, de 1989) e o Conselho de Cooperao rabe (CCA, de 1989). Destes, apenas o CCG e a UMA permanecem em atividade, ainda que com srios problemas estruturais. Por fim, dois casos de unificao poltica e territorial no Mundo rabe podem ser destacados: a formao dos Emirados rabes Unidos, em 1971, e a reunificao do Imen do Norte e do Sul, em 25 de maio de 1990. Esse breve resumo de cinco dcadas de tentativas, tanto polticas quanto econmicas, de integrao intra-rabe nos nveis regionais e sub-regionais indica a relevncia e a complexidade do problema representado pelo regionalismo rabe, tema deste artigo, que expe os resultados obtidos durante a pesquisa que resultou na dissertao de Mestrado intitulada A (des)construo da Grande Nao rabe:
65

Silvia Ferabolli

condicionantes sistmicos, regionais e estatais para a ausncia de integrao poltica no Mundo rabe. Nessa dissertao, foram investigados os diversos aspectos envolvidos no aparente contra-senso representado pela realidade poltica da regio (desintegrada) em comparao com o discurso nacionalista rabe (integrador). Para se ter uma idia clara do nacionalismo rabe, ou pan-arabismo, preciso entend-lo em termos polticos um movimento com diferentes ideologias, lideranas e partidos e institucionais com a proeminncia da Liga rabe de Estados e dos encontros peridicos de cpula dos chefes de Estado rabes. Em termos polticos, o nacionalismo rabe nasceu nos clubes literrios de Damasco, no final do sculo XIX, e comeou a florescer e a se desdobrar em diversos movimentos nos anos que precederam a Primeira Guerra Mundial. Esses movimentos bradavam por um despertar rabe3 a emergncia de uma identidade rabe. Durante essa fase inicial do pan-arabismo, tentou-se promover e definir o prprio conceito de Nao rabe, criar um vocabulrio poltico para o nacionalismo rabe e identificar o ns e o eles na geografia da identidade (BARNETT, 1993). Ns, neste caso, referia-se comunidade imaginada formada por aqueles que falavam rabe, olhavam para a histria dos rabes com orgulho e consideravam-se rabes (KHALIDI, 1991, p. 1.365). Eles, logicamente, referia-se a todos aqueles que no compartilhavam do sentimento de companheirismo profundo e horizontal4 com aqueles que pertenciam Nao rabe. O prprio conceito de Mundo rabe nasceu durante essa fase inicial e o termo est intimamente conectado com a idia de ns definida acima.
66
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

De acordo com Barnett (1993, p. 281), entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o nacionalismo rabe fortaleceu-se em virtude de cinco fatores principais: 1) a norma da autodeterminao, que legitimou e reforou o desejo dos nacionais rabes por independncia; 2) as promessas e garantias de autonomia feitas tanto pelo Imprio Otomano quanto pelas foras aliadas, durante a Primeira Guerra; 3) o estabelecimento do Sistema de Mandatos e a diviso dos territrios rabes sob controle britnico e francs, desconsiderando tanto as divises geogrficas e histricas da regio quanto as lideranas locais; 4) o sentimento de traio despertado pelas potncias ocidentais nas populaes rabes, fruto do reconhecimento do Imprio Britnico da legitimidade do movimento sionista; e 5) o desenvolvimento dos sistemas de comunicao. creditada ao principal terico do Bath, Michel Aflaq, a definio do conceito e dos termos que viriam a definir o que seria o pan-arabismo: S h uma nao rabe, com direito a viver num nico Estado unido (HOURANI, 1994, p. 406). Embora j tivesse o seu significado poltico definido nas palavras de Michel Aflaq, o nacionalismo rabe era interpretado de maneiras diferentes pelos lderes rabes. Embora se identificassem como panarabistas e defendessem a unidade regional, eles discordavam dos projetos polticos associados com esse nacionalismo. Para alguns, o estreitamento dos laos econmicos, culturais e de segurana, com respeito soberania estatal, era o bastante. Para outros, no entanto, as fronteiras territoriais estipuladas pelas potncias coloniais deveriam ser apagadas, emergindo assim um Estado rabe Unido, correspondente Nao rabe. Esse debate repercutiria nas conversaes que precederam a criao da Liga rabe de Estados. Durante a Conferncia de Alexandria, realizada em setembro de 1944,5 o principal problema discutido foi o de como deveria ser a estrutura organizacional da Liga rabe a ser criada. Seria ela um Esta67

Silvia Ferabolli

do unitrio, com uma autoridade poltica central? Ou seria a Liga um Estado federado com um parlamento central e um comit executivo com total poder poltico sobre as questes federais? Ou, ainda, uma confederao frouxa, com nfase na coordenao e na cooperao, seria criada? De comum acordo, e com o apoio explcito da Gr-Bretanha, a ltima opo foi escolhida. Como foi dito anteriormente, embora houvesse variaes no significado dos projetos polticos regionais que deveriam ser associados ao nacionalismo rabe desde a completa unificao poltica e territorial dos Estados at uma cooperao intra-rabe com a permanncia das fronteiras estabelecidas pelas foras coloniais , a constituio da Liga rabe era vista como um primeiro passo rumo realizao de um futuro Estado rabe Unido (KHADDURI, 1946). Se esta era a inteno dos membros fundadores da Liga, ela no ficou clara na Carta do Pacto da Liga rabe. No artigo 2o da Carta, enfatizado que uma das atribuies da Liga seria a de salvaguardar a independncia e soberania [dos Estados rabes] (LEAGUE OF ARAB STATES, 1945, p. 267). Ao enfatizar a proteo da soberania e independncia dos pases em vez da unificao poltica, a recm-criada Liga demonstrava que a unidade rabe no era uma questo de prtica poltica, mas de sentimento. Claro parece estar que existia, naquele incio da formao do Sistema rabe de Estados, uma distncia entre o ideal de unidade pan-rabe e a realidade poltica regional, e a maneira como a Liga foi constituda era um reflexo dessa dicotomia. Na verdade, mesmo que a Liga rabe tenha sido criada para preservar a independncia dos Estados rabes tanto em relao s grandes potncias quanto deles mesmos (!) , ela assumiu o papel de instituio do pan-arabismo, o principal elo entre os seus Estados-membros, por meio do qual os lderes rabes podem discutir os limites e as pos68
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

sibilidades de seu nacionalismo comunal, promovendo, assim, o estreitamento dos laos entre os Estados do OMNA. Se, nas primeiras fases do nacionalismo rabe, buscava-se identificar quem fazia parte da comunidade ns rabes, a criao da Liga e seu desenvolvimento em uma instituio com 22 membros no deixam mais dvida quanto ao que vem a ser, ou no, um Estado rabe. Como consta no artigo 1o da Carta: Todo o Estado rabe independente tem o direito de tornar-se membro da Liga, se ele assim desejar (LEAGUE OF ARAB STATES, 1945, p. 266). Sendo assim, os 22 Estados-membros da Liga6 constituem o Mundo rabe, j referido aqui diversas vezes. E, se esse mundo no se v como uma parte isolada do sistema internacional, certamente se percebe como um subsistema, o qual se denomina, a partir da proposio de Korany (1999, p. 37-38), Sistema rabe de Estados. Este sistema v o Mundo rabe como uma nao, que tem interesses comuns e prioridades de segurana distintas daquelas dos pases capitalistas centrais. De acordo com a lgica do Sistema rabe de Estados, os pases do Oriente Mdio e Norte da frica que gozam de unidade lingstica, religio, histria e cultura poderiam criar e desenvolver seu prprio sistema econmico, poltico e estratgico para contrapor as ameaas que surgissem de fora desse sistema. Em vista do apresentado acima, inevitavelmente surge um questionamento: o que condiciona o Mundo rabe a viver uma permanente fragmentao, a despeito de todo o discurso unificador do panarabismo? O caminho para o encontro de uma resposta satisfatria apontado por Hudson (1999, p. 15):
[...] os obstculos para a unidade [rabe] situam-se em quatro categorias: fatores sociopolticos internos; interesses econmicos que no se susten69

Silvia Ferabolli

tam; a estrutura dos sistemas rabe/no rabe de Estado; e os padres estratgicos, econmicos e culturais exgenos [ao Sistema rabe de Estados].

Essas categorias de obstculos integrao no Mundo rabe apontadas por Hudson (1999) remetem diretamente aos pressupostos tericos do realismo estrutural na verso da chamada Escola Inglesa, tendo em vista que esse trabalha com a idia de que os fenmenos internacionais entre eles, a cooperao entre os Estados devem ser analisados em trs nveis distintos: o estrutural, o da interao e o das unidades. O realismo estrutural, concebido a partir das idias de alguns dos tericos da Escola Inglesa, tais como Buzan, Little e Jones (1993), apresentado, no livro A lgica da anarquia, como uma espcie de sntese superior das abordagens liberais e realistas, compatvel com o marxismo e capaz de transformar uma teoria da poltica internacional em uma teoria das relaes internacionais. Na verso proposta por Buzan, Little e Jones (1993), o realismo estrutural capaz de oferecer uma sntese superior das abordagens liberais e realistas e ser compatvel com o marxismo, porque, embora se assuma como uma extenso da tradio realista, tambm se abre para as abordagens de interdependncia do liberalismo e, assim como os marxistas, v a fundamentao histrica e emprica como condio necessria para o entendimento das relaes internacionais. Conforme dito anteriormente, no realismo estrutural, trs nveis distintos de anlise devem ser considerados no estudo do setor poltico internacional: o estrutural, o da interao e o das unidades. O nvel de anlise estrutural est dividido em estrutura profunda, na qual o princpio organizacional a anarquia e a inexistncia de diferenciao de funo entre as unidades, ou seja, todos os Estados so soberanos e exercem mais ou menos as mesmas funes; e estrutura distribucional, com os padres sistmicos na distribuio dos atribu70
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

tos das unidades, analisvel a partir dos conceitos de polaridade e estratificao. No nvel de anlise da interao, encontra-se a capacidade de interao sistmica, que pode ser estudada a partir dos conceitos de qualidade absoluta das capacidades tecnolgicas (transportes, comunicao, informao) e de qualidade absoluta das capacidades sociais (regimes, normas e instituies), ambas por intermdio do sistema. Por fim, tem-se um terceiro nvel de anlise, o da unidade, dividido em formaes processuais analisvel a partir das relaes de ao-reao entre os Estados e padres recorrentes de ao-reao (alianas, equilbrio de poder, corrida armamentista) e anlise de atributo, que pode ser apreciado a partir do estudo do comportamento dos Estados em termos de atributos de poder (poltica externa, protecionismo, papis). Este artigo busca apresentar os resultados obtidos na pesquisa que deu origem dissertao supra-referida, que se props a entender os fatores que obstaculizam a integrao poltica e econmica no Mundo rabe. O foco ser direcionado para as seguintes variveis analticas propostas pelo realismo estrutural: estrutura distribucional (nvel de anlise sistmico); qualidade absoluta das capacidades sociais (nvel de anlise da capacidade de interao); e formaes processuais (nvel de anlise das unidades). Essa escolha permitiu uma investigao mais sistemtica das categorias de obstculos integrao poltica no Mundo rabe apontadas por Hudson (1999), as quais j foram referidas anteriormente. Na anlise da estrutura distribucional, observaram-se as polaridades existentes no sistema internacional (uni-bi-multi-polaridade) e seus efeitos sobre a ausncia de integrao poltica no Mundo rabe. Os critrios que permitiram classificar o tipo de polaridade existente foram fornecidos por Waltz (1979, p. 57): Historicamente, apesar das
71

Silvia Ferabolli

dificuldades, encontra-se acordo geral sobre quais so os grandes poderes de um dado perodo. Ainda dentro da estrutura distribucional, mas no que concerne estratificao, foi trabalhada a idia de dependncia econmica externa no Mundo rabe e seus efeitos obstaculizadores para uma integrao poltica na regio do OMNA. Dependncia aqui entendida como uma situao na qual uma economia condicionada pelo desenvolvimento e expanso de outra economia (THEOTONIO DOS SANTOS apud ALNASRAWI, 1991). Quanto capacidade de interao, essa ser avaliada apenas por meio da observao da qualidade absoluta das capacidades sociais, ou seja, pelo grau de institucionalizao do Sistema rabe de Estados. Esse sistema, de acordo com Barnett (1993, 1995, 1998), composto por duas instituies7 que se sobrepem o pan-arabismo e a soberania estatal. Essas atribuem papis diferentes a cada um dos membros da Liga rabe, pois enquanto a soberania probe a interferncia nos assuntos domsticos dos Estados rabes, o pan-arabismo no s sanciona isso como tambm nega a distino entre o domstico e o internacional dentro do Sistema rabe de Estados. Assim, a tenso existente entre as instituies nacionalismo rabe e soberania estatal, bem como a falta de capacidade da Liga rabe para lidar com essa questo, fornece os critrios para avaliao de como os baixos nveis de institucionalizao do Sistema rabe de Estados afetam a possibilidade de uma integrao poltica no Mundo rabe. No que concerne s formaes processuais no nvel de anlise das unidades, foram observadas as diferentes formas de equilbrio de poder intra-rabe. De acordo com Silva e Gonalves (2005), em termos de poltica externa, a prtica do equilbrio de poder ocorre quando um Estado procura evitar que outro ou outros Estados alcancem a posio de predomnio, ameaando de algum modo seus interesses ou at mesmo sua soberania. Assim, os Estados formam alianas ou fa72
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

zem poltica para contrabalanar a aquisio de poder por outro, ou outros Estados. Segundo Korany (1999), o Mundo rabe j passou por experincias variadas de equilbrio de poder, desde pretenses hegemnicas por parte de um ator at a difuso de poder que impera na regio desde a dcada de 1970. Suas observaes forneceram-nos os critrios para avaliar o peso relativo do equilbrio de poder dentro do Sistema rabe de Estados para a ausncia de integrao poltica e econmica no Mundo rabe. Por fim, no que diz respeito, uma vez mais, aos padres recorrentes de ao-reao entre os Estados rabes, buscou-se observar de que maneira a falta de complementaridade econmica na regio do OMNA obstaculiza a integrao poltica na regio. Este artigo tem como pressuposto a afirmao de que no existe integrao poltica no Mundo rabe mesmo que se considere que as relaes entre as unidades que formam o Sistema rabe de Estados no se caracterizam pela completa desunio. Essa afirmao passa pelo entendimento de integrao poltica enquanto sinnimo de coeso regional, conceito proposto por Hurrel (1995), outro autor ligado Escola Inglesa. Segundo ele, a coeso regional refere-se possibilidade de, em algum momento, processos de regionalizao, conscincia e identidade regionais, cooperao regional entre Estados e integrao econmica regional promovida pelo Estado combinarem-se e desembocarem no surgimento de uma unidade regional coesa e consolidada. Coeso regional, ainda de acordo com Hurrel (1995), deve ser entendida aqui em dois sentidos: quando a regio exerce um papel definidor nas relaes entre os Estados e outros atores importantes daquela regio e o resto do mundo; e quando forma a base organizadora de
73

Silvia Ferabolli

polticas na regio para inmeras questes. O exemplo mais conhecido de unidade regional coesa a Unio Europia. Os termos integrao poltica e coeso regional so usados, neste trabalho, como sinnimos, da mesma maneira que o ser o conceito de regionalismo. Isso porque, como observa John Friedman, [...] as comunidades polticas surgem a partir de uma escolha poltica (apud GORE, 1984, p. 227), ou seja, [as regies] so subjetivamente definidas pelos homens [...] criadas por algum, com algum propsito (GORE, 1984, p. 230-231). Importante seria ressaltar que o prprio conceito de coeso regional parte da juno de quatro categorias analiticamente diversas de regionalismo. A primeira diz respeito regionalizao, em que processos econmicos autnomos levam a interdependncia econmica em determinadas reas a nveis mais elevados do que a interdependncia entre estas reas e o resto do mundo. A segunda seria a conscincia e a identidade regionais, que se referem a uma percepo compartilhada de pertencer a uma determinada comunidade. J a cooperao regional entre Estados se refere negociao e construo de acordos ou regimes interestatais e intergovernamentais. Quanto integrao econmica regional promovida pelo Estado, essa est diretamente relacionada com as decises especficas de polticas por parte dos governos destinadas a reduzir ou remover barreiras ao intercmbio mtuo de bens, servios, capital e pessoas. No momento em que esses quatro processos descritos estiverem consolidados, sua combinao pode dar origem ao surgimento, como dito anteriormente, de uma unidade regional slida e coerente (HURREL, 1995). Dada a devida ateno s diversas categorias analticas do regionalismo e ao prprio conceito final de coeso regional, fica claro que no existe integrao poltica no Mundo rabe. Todavia, enquanto esta constatao facilmente observvel e relativamente consensual entre os especialistas, a explicao sobre as causas desse fenmeno per74
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

manece incompleta e polmica. Da a relevncia da pesquisa que deu origem a este artigo, que se props a explicar, dentro do escopo de uma teoria das Relaes Internacionais, porque a integrao intra-rabe fracassou nos ltimos cinqenta anos. Mesmo considerando que a rua rabe manifesta o entusiasmo de pertencer a uma comunidade maior ns rabes , no se pode negar que os processos de regionalizao e integrao econmica regional intra-rabe ainda esto em estgios iniciais de desenvolvimento, vide as diversas tentativas de integrao econmica promovidas pela Liga rabe que nunca se concretizaram. Quanto cooperao regional entre os Estados rabes, essa parece sempre esbarrar na falta de vontade poltica das lideranas rabes, no que suas motivaes para tal comportamento tambm foram parte constituinte da pesquisa. Cabe ainda ressaltar que se trabalha com o conceito de integrao poltica e no econmica porque se entende que uma vez que seja tomada uma deciso poltica rumo cooperao, essa pode levar integrao econmica (GILPIN, 2001). Assume-se, ento, que uma integrao poltica intra-rabe teria levado a regio a alcanar a propagada integrao econmica pan-rabe. Para que fosse possvel discutir a problemtica associada ausncia de integrao poltica no Mundo rabe, optou-se por delimitar o perodo histrico a ser analisado entre os anos de 1954 e 2004. O ponto de partida representado pela ascenso de Nasser ao poder no Egito, dando incio era denominada por Hourani (1994) de auge do arabismo. O ano que delimita o fim da pesquisa 2004, porque se buscou observar as repercusses da invaso do Iraque pelos Estados Unidos, em 2003, sobre o Sistema rabe de Estados. Esse perodo maior, de cinqenta anos (1954-2004), foi ainda dividido em trs perodos menores, a saber, 1954-1973, 1973-1990 e 1990-2004. Isso porque se entendeu que o choque petrolfero de 1973 marcou uma nova era das relaes internacionais rabes, assim
75

Silvia Ferabolli

como a Guerra do Golfo, em 1990, tambm representou uma era de ruptura no padro de relaes entre os Estados rabes. Em cada um desses perodos, foi analisado o peso relativo dos condicionantes sistmicos, regionais e estatais para a ausncia de integrao poltica-econmica intra-rabe, conforme proposto pela metodologia de anlise dos fenmenos internacionais apresentada pelo realismo estrutural sob a verso da Escola Inglesa, e apenas dentro do escopo selecionado para essa pesquisa, a ratificar: condicionante sistmico (estrutura distribucional) = polaridade no sistema internacional; condicionante sistmico (estrutura distribucional/estratificao) = dependncia econmica externa do Mundo rabe; condicionante subsistmico/regional (capacidade de interao/qualidade absoluta das capacidades sociais) = institucionalizao do Sistema rabe de Estados; condicionante estatal (formaes processuais) = equilbrio de poder no Mundo rabe; condicionante estatal (padres recorrentes de ao-reao) = complementaridade econmica entre os Estados rabes. Os resultados obtidos so os seguintes: 1) Entre os anos de 1954 e 1973, temos um Mundo rabe recm-independente politicamente, mas no economicamente, que sofre os efeitos da Guerra Fria e que atormentado pela difcil escolha entre soberania estatal e pan-arabismo. Essa situao intensificada pela hegemonia egpcia e pela tentativa das monarquias do Golfo de controlar a regio de acordo com seus interesses. Durante esse primeiro perodo, o peso relativo que as duas superpotncias tiveram para a ausncia de integrao no OMNA foi limitado. Os Estados Unidos tentaram organizar um Mundo rabe dividido contra a Unio Sovitica, via Pacto de Bagd (1955), mas fracassaram em decorrncia, especialmente, da presso que Nasser exerceu sobre os Estados rabes contra o referido pacto. A ousadia do Iraque
76
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

de ingressar em uma aliana ocidental em pleno auge do arabismo, que pregava a independncia dos Estados rabes em relao aos ditames do Ocidente, teve como conseqncia o isolamento do pas na poltica regional e a derrubada de seu regime, em 1958. Ainda, a doutrina Eisenhower (1957), empregada no Lbano e na Jordnia, sob o pretexto de barrar ameaas comunistas, mas com o objetivo ltimo de conter Nasser, acabou por restringir-se a essas duas intervenes, e no foi a responsvel imediata pelo enfraquecimento do poderio do regime nasserista. Quanto Unio Sovitica, sua insero no Mundo rabe era limitada pelo anticomunismo tpico da regio. Suas aes eram restritas venda de armamentos e ao apoio diplomtico contra Israel. Os soviticos no se dispuseram a patrocinar a integrao no OMNA sob a gide egpcia, o que poderia ser feito via apoio poltica expansionista de Nasser, por duas razes fundamentais: falta de poder econmico para tanto e temor de que um superEstado rabe-islmico s margens de suas fronteiras pudesse ser criado, o que geraria, inevitavelmente, tenses em suas repblicas islmicas. Para os soviticos, assim como para os norte-americanos, a existncia de um Mundo rabe era irrelevante, j que a regio que os interessava era o Oriente Mdio, que compreendia alguns Estados rabes, mas tambm englobava a Turquia, o Ir e Israel. Por certo que a regio do OMNA compreende tambm os citados pases, mas no dentro do conceito de Sistema rabe de Estados. Assim, ao tentar angariar aliados dentro do Sistema Oriente Mdio, desrespeitando a geografia que une os povos rabes, Estados Unidos e Unio Sovitica reforavam as tenses j existentes dentro do prprio Sistema rabe de Estados. Essa tendncia se acentuaria no ps-Yom Kippur e atingiria seu pice com os desdobramentos da Guerra do Golfo. A exploso do nacionalismo rabe, no ps-1956 (crise de Suez), incentivou os Estados rabes produtores de petrleo a rever os termos
77

Silvia Ferabolli

absolutamente desfavorveis de concesses presentes nos contratos com as multinacionais petrolferas. Esse movimento levou criao da Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP), em 1960, da Organizao dos Pases rabes Exportadores de Petrleo (OPAEP), em 1968, e concluso do Acordo de Teer (1971), iniciativas que alteraram drasticamente o padro de relaes entre as companhias petrolferas e os governos produtores da commodity. A dependncia econmica externa do Mundo rabe foi, e continua sendo, um dos principais empecilhos para a integrao da regio. As dcadas de subordinao aos interesses europeus, fruto do colonialismo que imperou no OMNA por quase meio sculo, fez com que as economias rabes se atrelassem quelas europias, o que acabou por criar padres de relaes econmicas no entre os Estados rabes, mas entre cada um deles isoladamente e a Europa. Se o nacionalismo petrolfero foi responsvel por matizar a expropriao das riquezas rabes pelas multinacionais do petrleo, ele no conseguiu romper com os padres de alinhamento s demandas da economia internacional por parte de alguns Estados rabes muito importantes, notadamente a Arbia Saudita. Se, no perodo compreendido pelos anos de 1954 a 1973, a opo saudita pelo alinhamento com os pases capitalistas centrais, especialmente com os Estados Unidos, no teve grandes repercusses sobre o Mundo rabe, ser visto que a exploso dos preos do petrleo, na dcada de 1970, lhe proporcionar os recursos financeiros necessrios para impor a sua viso de cooperao intra-rabe, a qual no supe, de forma alguma, integrao poltica. As fontes de poder bruto e brando egpcios alaram o pas de Nasser condio de hegmona do Mundo rabe. O modo como ele buscou a integrao do OMNA, via campanhas agressivas de propaganda, subverso e aes militares, foi responsvel por um grande perodo de instabilidade regional, j que sua poltica era percebida pelos lde78
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

res rabes como expansionista e eles temiam que uma integrao poltica na regio, naquele perodo de hegemonia egpcia, certamente se daria sob o comando de Nasser. Mas o regime nasserista precisava de recursos financeiros para pr em prtica seu projeto de construo da unidade rabe sob o comando egpcio, e aqueles que detinham poder econmico na regio, as petromonarquias, no estavam dispostos a investir suas riquezas em uma aventura integracionista na qual sabiam que perderiam em termos de poder poltico e prestgio, tal qual aconteceu com a Sria nos anos da RAU (1958-1961). Os anos de liderana egpcia no Sistema rabe de Estados findaram com a Guerra dos Seis Dias, em 1967, porque, na reunio da Liga rabe realizada em Cartum, no mesmo ano, para decidir o futuro dos Estados rabes depois da derrota contra Israel, Nasser foi obrigado a desistir, em troca de apoio financeiro, de sua poltica de espalhar os ideais de unificao pan-rabe pela regio. Na medida em que a hegemonia egpcia teve um peso relativo maior para a ausncia de integrao poltica no Mundo rabe nos anos de 1954 a 1973, de forma geral, e de 1956 a 1967, de forma mais especfica, deve ser entendida dentro do contexto das tenses entre soberania estatal e pan-arabismo, vigentes na regio desde a formao do Sistema rabe de Estados, ainda na dcada de 1940. Essas tenses diziam respeito ao direito existncia dos Estados rabes. Ora, se o lema bsico do pan-arabismo o de que s h uma Nao rabe, com direito a viver em um nico Estado unido, ento os governantes que defendiam a unio intra-rabe estavam, na verdade, reconhecendo a prpria natureza transitria de seus Estados. Trabalhar em favor da unificao rabe era aceitar que, mais cedo ou mais tarde, as fronteiras estabelecidas pelas potncias europias seriam apagadas e que a Nao rabe emergiria, soberana sob o comando de Nasser!
79

Silvia Ferabolli

Como reconhece Barnett (1998, p. 31) [...] tendo trabalhado arduamente por sua independncia, os governos rabes estavam pouco empolgados em desistir de sua recm-adquirida soberania em nome de uma entidade maior na qual eles teriam seu poder poltico reduzido. O prprio fracasso do Mercado Comum rabe esteve inserido na contradio existente entre promover a integrao econmica e frear a integrao poltica. Dessa forma, ratifica-se que, no perodo compreendido entre os anos 1954 e 1973, a associao dos condicionantes de ordem estatal (nvel de anlise da unidade), representados pelo equilbrio de poder intra-rabe, com os fatores de ordem regional (nvel de anlise do subsistema/regional), representados pela capacidade de interao sistmica rabe, teve um peso relativo maior para a ausncia de integrao poltica no Mundo rabe. A partir do consenso de Cartum, os Estados rabes entraram em uma nova fase de suas relaes: os termos integrao e unificao deixaram de ser sinnimos e ainda cederam lugar para o conceito de cooperao. 2) Entre os anos de 1973 e 1990, deu-se a vitria estadunidense sobre a URSS no Mundo rabe, fruto, especificamente, dos desdobramentos de Yom Kippur. Esse perodo testemunhar o aprofundamento da dependncia externa rabe, a primazia dos petropoderes e a conseqente difuso de poder, expressa na opo pelos acordos econmicos sub-regionais, a mencionar, CCG, UMA e CCA. A deflagrao da Guerra de Yom Kippur (1973) foi resultado direto da humilhante derrota imposta por Israel aos pases rabes, em 1967, e esses ltimos poderiam ter, efetivamente, vencido o exrcito israelense no fosse a massiva ajuda que esse recebeu dos norte-americanos. Essa firme disposio dos Estados Unidos para defender seu maior aliado no Oriente Mdio enfureceu as lideranas rabes, que usaram o petrleo como arma poltica, expresso no plano
80
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

de embargo de outubro de 1973. Contudo, esse foi totalmente levantado em maro de 1974, sem que suas demandas tivessem sido atendidas, quais fossem: a devoluo dos territrios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias e a restaurao dos direitos palestinos. Alm disso, o choque petrolfero de 1973-1974 no foi resultado direto do embargo, mas da manipulao da crise por parte da OPEP com o objetivo de aumentar o preo do barril de petrleo no mercado internacional. A Guerra Fria foi formalmente encerrada no Mundo rabe, j no incio da dcada de 1970, em virtude do sucesso da diplomacia Kissinger que resultou nos acordos de paz entre Egito e Israel e da opo egpcia pelo financiamento norte-americano de seu projeto de reestruturao poltica e econmica. As relaes entre Arbia Saudita e Estados Unidos aprofundaram-se no ps-Yom Kippur, mas a paz em separado entre Egito e Israel fez desse primeiro o principal aliado rabe dos norte-americanos, posto outrora ocupado pelos sauditas. Essa situao no impediu que a Arbia Saudita mantivesse sua aliana com os Estados Unidos, mas obrigou-a a romper relaes com o Egito, em decorrncia, especialmente, da presso exercida pela Revoluo Iraniana (1979) para que os povos islmicos impedissem que seus lderes se aliassem a governos pr-norte-americanos. A entrada definitiva dos Estados Unidos na regio do OMNA deu-se por meio de dois Estados que negavam a unidade rabe o Egito de Sadat e a Arbia Saudita. O peso relativo dos condicionantes sistmicos, representados pelo tipo de polaridade existente no sistema internacional, sobre a ausncia de integrao no OMNA, entre 1973 e 1990, foi ampliado em relao ao perodo anterior. Isso porque, at 1970, ano da morte de Nasser, o Egito manteve-se como guardio da porta de entrada para o Mundo rabe, impedindo a penetrao dos Estados Unidos na regio. A ambio de Sadat de construir um Egito moderno, a qualquer custo, o impeliu a vender a chave das portas egpcias para aqueles que
81

Silvia Ferabolli

tinham poder para compr-la: a Arbia Saudita no plano subsistmico rabe e os Estados Unidos no plano sistmico internacional. Essa metfora revela que, na verdade, o peso relativo desses condicionantes sistmicos como uma fora que impediu a integrao no Mundo rabe, no perodo de 1973 a 1990, foi determinado no apenas pelo poderio norte-americano, mas, especialmente, por questes de ordem domstica rabe. Ou seja, os Estados Unidos no precisaram arrombar as portas da regio; eles foram convidados a entrar por uma Arbia Saudita desejosa de proteo poltico-militar e por um Egito sedento de financiamento econmico. O aprofundamento da dependncia econmica externa no Mundo rabe deu-se no ps-choque petrolfero, por meio do fenmeno da dependncia secundria, na qual os Estados rabes no produtores de petrleo ficaram dependentes da remessa de seus trabalhadores migrantes e da ajuda financeira dos pases rabes membros da OPEP, que, por seu turno, dependiam, e dependem, dos valores do petrleo no mercado internacional. A dependncia externa rabe foi, e sempre ser um condicionante sistmico importantssimo para a ausncia de integrao no OMNA, na medida em que uma regio dependente economicamente perde margem de manobra no processo de tomada de deciso poltica. Contudo, o aprofundamento da dependncia econmica rabe tambm foi resultado de opes domsticas, j que as monarquias do Golfo, especificamente, poderiam ter investido uma grande parte de seus supervits econmicos no desenvolvimento da regio, mas optaram por no faz-lo. Da mesma forma, os Estados rabes exportadores, no de petrleo, mas de mo-de-obra farta e barata, perderam a oportunidade de financiar projetos internos de desenvolvimento agrcola e industrial, com a remessa de seus trabalhadores migrantes e com a ajuda das agncias especializadas rabes. O ouro negro, que deveria ser uma beno para a regio, revelou-se uma doena
82
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

que, ao final da dcada de 1980, havia corrodo praticamente todas as economias rabes, aumentando ainda mais a dependncia da regio. No que concerne ao equilbrio de poder intra-rabe, observou-se que a opo de Sadat pela paz em separado com Israel e pelo alinhamento com os Estados Unidos (Acordos de Camp David, 1978-1979) levou ao isolamento do Egito no Mundo rabe, o que desencadeou um processo de fragmentao poltica regional, fruto do vcuo de poder deixado pelos egpcios e no ocupado pelas petromonarquias, o que acabou por produzir reclames de hegemonia por parte do Iraque, Sria e Lbia. Nessa situao de ausncia de liderana regional, o OMNA presenciou uma srie de conflitos intra-rabes (guerra civil libanesa e Saara Ocidental) e a respectiva formao de eixos e alianas, ambos se apresentando como causa e conseqncia do processo de fragmentao poltica rabe ps-1973. Esse processo foi resultado direto da poltica o Egito primeiro, de Sadat, que resultou na capitulao egpcia diante do poderio econmico norte-americano, expresso na assinatura dos Acordos de Camp David. A conseqncia da opo unilateral de Sadat foi a expulso do pas da ordem poltica e econmica regional, situao essa que Mubarak levou anos para reverter, e que s foi possvel em virtude dos desafios impostos pela Revoluo Iraniana e pela crescente reivindicao do Iraque ao posto de hegmona do Mundo rabe. Enquanto o corao e alma da Nao rabe o Egito batia em compasso com os Estados Unidos, as petromonarquias aproveitavam para estabelecer a sua prpria ordem regional, calcada na diplomacia talo de cheques, por meio da qual boas relaes e estabilidade eram compradas com petrodlares. Essa poltica no alcanou muito xito, j que ordem uma palavra que, definitivamente, no descreve a situao poltica do OMNA ps-Camp David. Dessa forma, entende-se que, durante os anos de primazia dos petropoderes (1973-1990), o Mundo rabe ficou deriva, sem uma lide83

Silvia Ferabolli

rana regional que oferecesse uma base alternativa para a integrao pan-rabe proposta por Nasser. Nesse sentido, uma vez mais, os condicionantes estatais, representados pelo equilbrio de poder intra-rabe, revelaram sua fora para a ausncia de integrao no OMNA, na medida em que aquilo que se chama de status quo de orientao saudita nada mais do que uma ordem regional que tem por base a defesa dos interesses dos regimes-famlia ricos em petrleo, que querem, buscam e promovem a cooperao vertical, com os Estados Unidos, e rejeitam, evitam e impedem a integrao horizontal, intra-rabe. Em meio a essa configurao poltica regional, que encontra nos termos fragmentao, difuso e desunio sua melhor definio, trs agrupamentos sub-regionais rabes foram formados CCG, UMA, CCA. O primeiro, nascido sob o signo do pavor perante a Revoluo Iraniana e do desconforto de seus membros de terem que arcar com os custos do projeto integrativo econmico pan-rabe proposto pela Liga em 1980 (Estratgia Econmica Coordenada rabe), uniu as petromonarquias do Golfo, separando a Nao rabe dos lucros do petrleo. A UMA, que teve sua origem marcada pelo conflito no Saara Ocidental, encontra-se em situao de paralisia, exatamente em virtude da contenda saariana-marroquina-argelina. Sem um centro hegemnico capaz de atrair esses Estados para uma cooperao intra-rabe, eles vo lentamente encaminhando-se para a formao de acordos bilaterais com a Europa, afastando-se, cada vez mais, dos arranjos econmicos propostos pela Liga rabe. Por fim, o CCA, cujo incio e fim foi determinado, especialmente, pela nova posio que Saddam Hussein passou a desempenhar no Mundo rabe: uma posio de contestao da ordem vigente e de reclamao de hegemonia. Esses trs acordos econmicos sub-regionais reuniram, em conjunto, quinze dos 22 Estados da Liga rabe, ou seja, praticamente 70% dos membros da Liga ficaram dispersos nesses agrupamentos, o que inviabilizou, no perodo compreendido entre os anos de 1973 e
84
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

1990, uma integrao econmica regional que inclusse todos os Estados rabes, conforme proposto pela Estratgia Econmica Coordenada rabe, de 1980. Em suma, os condicionantes sistmicos, representados pelo tipo de polaridade existente no sistema internacional, e revelados pelo poderio que o Estado norte-americano alcanou na regio no ps-Yom Kippur, tiveram um peso relativo maior para a ausncia de integrao no Mundo rabe, entre os anos de 1973 e 1990. Porm, essa situao esteve diretamente relacionada com os condicionantes de ordem estatal, representados pela situao de equilbrio de poder do OMNA nas dcadas de 1970 e 1980, de capitulao egpcia e de primazia dos petropoderes. Ou seja, a associao das foras sistmicas internacionais com os segmentos mais conservadores do Mundo rabe foi determinante para a ausncia de integrao poltica intra-rabe nos anos compreendidos entre a Guerra de Yom Kippur e a Guerra do Golfo. 3) Entre os anos de 1990 e 2004, observou-se a tentativa de imposio do Sistema Oriente Mdio na regio do OMNA pelos Estados Unidos e as possibilidades de contraposio do Sistema rabe de Estados diante da tentativa no s de domnio poltico norte-americano, mas tambm econmico europeu por meio dos Acordos Euromediterrneos (EuroMed). A Guerra do Golfo abriu a discusso sobre o futuro dos pases rabes produtores de petrleo na anunciada Nova Ordem Mundial e o tipo de equilbrio de poder, ou de fraqueza, que impera no Mundo rabe ps-Saddam Hussein. O conceito de Oriente Mdio um termo imperialista por natureza, na medida em que a delimitao dessa regio definida pelos interesses dos grandes poderes. Dentro dessa perspectiva, a construo de um Sistema Oriente Mdio, que nega a unicidade do Sistema rabe de Estados, visa aglutinar os Estados rabes em torno de Israel e promover reformas econmicas, polticas e militares que sirvam aos
85

Silvia Ferabolli

interesses de norte-americanos e israelenses, a saber, luta contra o terrorismo, abertura econmica, segurana regional controlada pelos Estados Unidos e democratizao o Novo Oriente Mdio, de Shimon Perez. A possibilidade de Saddam Hussein se assenhorear dos vastos recursos petrolferos do Golfo Prsico foi um dos principais determinantes da guerra de 1991. Assim, a excessiva dependncia militar das petromonarquias em relao aos Estados Unidos limita, se no encerra, a possibilidade de uma cooperao poltica e de segurana intra-rabe. Isso porque qualquer projeto de integrao rabe necessita, invariavelmente, do financiamento das petromonarquias. Porm, essas esto, cada vez mais, fechadas em si, por meio do Conselho de Cooperao do Golfo e, cada vez mais, dependentes da proteo norte-americana. Nessa situao, esses pases retm seus recursos econmicos, nica e exclusivamente, para benefcio prprio e investem no desenvolvimento no de uma segurana rabe, mas de uma petromonrquica. Contudo, a invaso norte-americana do Iraque, em 2003, mostrou que os Estados Unidos no esto mais dispostos a assegurar uma relao de cooperao com as petromonarquias, notadamente com a Arbia Saudita, mas impor um controle explcito sobre essas. A destruio do Iraque como uma potncia regional privou o Mundo rabe de um pas que tinha todas as condies para assumir a liderana do OMNA no fosse pela veemncia com que os Estados Unidos interromperam a construo de um Iraque-potncia, os Estados rabes teriam que lidar com um regime iraquiano disposto a fazer aquilo a que Nasser se props, mas que nunca conseguiu alcanar: redesenhar o mapa poltico e econmico rabe e realizar, pela fora, a utopia da Nao rabe. O grande problema associado a essa situao que, desde o imediato ps-Guerra do Golfo, em virtude de nenhum Estado rabe possuir os
86
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

requisitos necessrios para assumir a liderana do Sistema rabe de Estados, essa, ento, passa a ser exercida por um ator externo de carter global, no caso, os Estados Unidos. Dentro dessa perspectiva, falar de integrao poltica no Mundo rabe passa, necessariamente, pela aceitao de que essa se daria apenas sob o controle norte-americano, que quer, sim, uma integrao na regio, mas no sob a gide do arabismo, mas do Sistema Oriente Mdio. No que concerne ao grau de institucionalizao do Sistema rabe de Estados, entre os anos de 1990 e 2004, observou-se que a Declarao de Damasco (1991) ratificou os termos de Cartum de primazia da soberania como regulador das relaes intra-rabes e ainda sancionou a no-obrigatoriedade da diviso das riquezas nacionais com a Nao rabe. Ademais, no ps-Guerra do Golfo, a Liga rabe enfraqueceu-se a tal ponto que seus 22 membros ficaram mais de cinco anos sem se reunir. Contudo, enquanto se especulava se o Sistema rabe de Estados havia chegado ao fim com a invaso iraquiana do Kuwait em 1990, os membros da Liga reuniam-se em Sharm El-Sheikh em 2003 e declaravam ao mundo que uma agresso contra um Estado rabe seria considerada um ataque contra toda a Nao rabe, em uma demonstrao evidente de que o pan-arabismo, pelo menos no discurso, ainda um forte marco regulador das relaes intra-rabes. No obstante, a insistncia nos termos soberania e exclusividade revela, uma vez mais, que o ideal pan-rabe deve ficar no plano da retrica, e no da prtica poltica. A Liga rabe de Estados tentou romper o ciclo de fragmentao econmica rabe propondo, em 1997, a formao de uma rea de livre-comrcio no OMNA, com o intuito de dar incio a um grande projeto de integrao econmica pan-rabe. A GAFTA tenta reviver o Acordo para Facilitao e Promoo do Comrcio Intra-rabe, de 1981, mas tendo como novidade a participao da sociedade civil, j que o empresariado regional foi convidado a monitorar seu processo de implementao, que dever ser concludo em 2008. O maior desa87

Silvia Ferabolli

fio que a GAFTA enfrenta, alm daquele bvio de convencer as lideranas rabes a fazerem movimentos mais concretos em direo harmonizao de suas polticas comerciais e econmicas, so os Acordos da Associao Euromediterrnea, que visam aglutinar os Estados rabes em torno de uma rea de livre-comrcio com a Unio Europia, que, caso venha a se concretizar, em 2010, conforme previsto, dificultar enormemente a realizao dos objetivos da GAFTA. comum economistas levantarem a tese de que no h complementaridade entre as economias rabes, ou que os nveis de comrcio regional so muito baixos. Contudo, se o fator petrleo for desconsiderado, o comrcio entre os pases rabes, em comparao com o total mundial comercializado por esses, de quase 20%, o que revela, uma vez mais, que a ausncia de integrao econmica no Mundo rabe no determinada pela falta de complementaridade entre as economias rabes, ou por qualquer tipo de limitao de ordem comercial. Ingerncia externa o termo que encarna o perodo histrico compreendido entre os anos de 1990 e 2004 no Mundo rabe. Isso porque se entendeu que o poderio alcanado pelos Estados Unidos, no sistema internacional, com o fim da ordem bipolar, permitiu que esse pas interferisse nas dinmicas do Sistema rabe de Estados em pelo menos trs dos nveis de anlise propostos na pesquisa: no prprio nvel da polaridade existente no sistema internacional, no nvel da dependncia econmica externa rabe e no nvel do equilbrio de poder intra-rabe. No que tange aos aspectos do tipo de polaridade existente no sistema internacional (nvel de anlise sistmico) e seus efeitos sobre a integrao intra-rabe, concluiu-se que a supremacia militar norte-americana sobre o Mundo rabe, conquistada via estabelecimento de bases no Golfo Prsico durante a Guerra do Golfo, a ocupao do Iraque em 2003 e a contnua assistncia militar a seu principal aliado no Oriente Mdio, Israel, tm permitido que os Estados Unidos
88
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

determinem os rumos da poltica rabe, que devem se orientar no para uma integrao intra-rabe, mas para os objetivos da poltica externa norte-americana no Oriente Mdio, ou seja, a manuteno de Israel como a nica potncia regional e o controle do fluxo do petrleo rabe para o mercado internacional. A destruio do Iraque como uma potncia rabe e o chamado processo de paz no Oriente Mdio asseguram a posio israelense; j a dominao militar sobre as petromonarquias garante o controle sobre o petrleo rabe. Tambm no que concerne aos aspectos envolvidos na dependncia econmica externa rabe (nvel de anlise sistmico), o papel dos Estados Unidos tem se mostrado determinante, na medida em que a j afirmada supremacia militar norte-americana na regio assegura que o padro de alinhamento tpico das petromonarquias em relao s demandas do sistema econmico internacional deixe de ser uma questo de opo poltica e passe a ser uma questo de obrigao e subordinao. Dessa forma, mesmo que esses Estados se dispusessem a mudar a orientao de suas economias para uma volta ao financiamento de um projeto de integrao intra-rabe, isso passaria, necessariamente, pelo aval norte-americano. Por fim, no que concerne ao equilbrio de poder intra-rabe (nvel de anlise da unidade/Estado), esse vem sendo, desde a Guerra do Golfo, mantido pela potncia hegemnica do ps-Guerra Fria. Embora essa situao tambm favorea, em alguma medida, as petromonarquias, que no precisam mais se preocupar com a emergncia de uma nova potncia rabe que desafie o status quo regional, certo que nessa situao de equilbrio de poder os interesses que se quer assegurar so exatamente aqueles norte-americanos, ou seja, a manuteno de Israel como a nica potncia regional e o controle do fluxo do petrleo rabe. Integrao regional, nesses termos, supe no s a participao de Israel como tambm a sua centralidade em um possvel processo integrativo.
89

Silvia Ferabolli

Em suma, os condicionantes sistmicos tiveram um peso relativo maior para a ausncia de integrao intra-rabe no perodo compreendido entre os anos de 1990 e 2004. Embora essa situao esteja diretamente relacionada com os condicionantes de ordem estatal, representados pela situao de equilbrio de poder no OMNA, foi visto que esse equilbrio passou a ser mantido exatamente pela potncia hegemnica do ps-Guerra Fria. Dessa forma, as foras sistmicas internacionais, representadas pela supremacia militar norte-americana no Mundo rabe, foram determinantes para a ausncia de integrao poltica intra-rabe nos anos compreendidos entre a Guerra do Golfo e os momentos imediatamente posteriores invaso norteamericana do Iraque.

Concluses
A anlise do peso relativo dos condicionantes sistmicos, regionais e estatais para a ausncia de integrao poltica no Mundo rabe, nos diferentes perodos selecionados para estudo, a constar, 1954-1973, 1973-1990 e 1990-2004, revelou o seguinte: a) no perodo compreendido pelos anos de 1954 a 1973, a associao dos condicionantes de ordem estatal, representados pelo equilbrio de poder intra-rabe, de hegemonia egpcia, com os condicionantes de ordem regional, representados pela capacidade de interao sistmica rabe, e revelados pela forte tenso existente na poca entre soberania estatal e pan-arabismo, teve um peso relativo maior para a ausncia de integrao poltica no Mundo rabe; b) no perodo compreendido entre os anos de 1973 e 1990, os condicionantes sistmicos, representados pelo tipo de polaridade existente no sistema internacional, e revelados pelo poderio que o Estado norte-americano alcanou na regio no ps-Yom Kippur, tiveram um peso relativo maior para a ausncia de integrao no Mundo rabe. Porm, essa situao esteve diretamente relacionada com os condici90
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

onantes de ordem estatal, representados pela situao de equilbrio de poder do OMNA nas dcadas de 1970 e 1980, de capitulao egpcia e de primazia dos petropoderes. Ou seja, a associao das foras sistmicas internacionais com os segmentos mais conservadores do Mundo rabe foi determinante para a ausncia de integrao poltica intra-rabe nos anos compreendidos entre a Guerra de Yom Kippur e a Guerra do Golfo; e c) no perodo compreendido entre os anos de 1990 e 2004, os condicionantes sistmicos tiveram um peso relativo maior para a ausncia de integrao intra-rabe e, embora essa situao estivesse diretamente relacionada com os condicionantes de ordem estatal, representados pela situao de equilbrio de poder no OMNA, foi visto que esse equilbrio passou a ser mantido exatamente pela potncia hegemnica do ps-Guerra Fria. Dessa forma, as foras sistmicas internacionais, representadas pela supremacia militar norte-americana no Mundo rabe, foram determinantes para a ausncia de integrao poltica intra-rabe no perodo compreendido pelos anos de 1990-2004. Tendo por base essas consideraes, pode-se inferir que o processo no de construo, mas de desconstruo da chamada Grande Nao rabe, que integraria poltica e economicamente os 22 Estados rabes, foi feito em trs etapas. Em um primeiro momento, de 1954 a 1973, as petromonarquias financiaram o abandono de Nasser de sua poltica de espalhar os ideais de unificao pan-rabe pela regio e promoveram a tese de que integrao e unificao no eram sinnimos, e que tais conceitos deveriam ser substitudos pelo de cooperao. Com o prprio significado de pan-arabismo enfraquecido em termos conceituais, chegou-se a um segundo momento, 1973-1990, quando os Estados Unidos tm as portas da regio abertas por uma Arbia Saudita desejosa de proteo poltico-militar e por um Egito sedento de financiamento econmico a primazia do domstico em detrimento da integrao regional claramente revelada. Por fim,
91

Silvia Ferabolli

quando se chega no terceiro momento, 1990-2004, os Estados Unidos passam a dominar militarmente o Mundo rabe, privando as lideranas locais inclusive de exercerem sua soberania estatal. Em sntese, nos cinqenta anos de histria do nacionalismo rabe moderno, os lderes rabes no se orientaram para a construo de um projeto de integrao poltico e econmico pan-rabe, mas, exatamente, para a sua no-realizao. Nesse processo, eles foram se alinhando cada vez mais aos Estados Unidos, com o intuito de conseguir proteo poltica, militar e econmica para assegurar a sobrevivncia de seus Estados artificialmente criados, sempre questionados pelo mesmo ideal pan-arabista que d legitimidade aos seus regimes. No obstante, a situao que se apresenta hoje assegurar a sobrevivncia dos regimes por meio do alinhamento compulsrio aos Estados Unidos, o que, invariavelmente, choca-se com o ideal nacionalista rabe de libertao de toda a forma de ingerncia externa. A problemtica envolvida nessa situao vem gradualmente revelando-se pela proliferao de grupos e organizaes ditos islmicos nunca pan-arabistas que cometem atentados contra os Estados rabes mais explicitamente alinhados aos Estados Unidos e contra a prpria potncia hegemnica do ps-Guerra Fria e seus aliados, reivindicando, assim, o papel de libertadores dos povos rabes-islmicos. Ou seja, na busca por assegurar a sobrevivncia de seus regimes, os lderes rabes acabaram por abrir as portas da regio para mais um questionador da legitimidade das lideranas rabes: o fundamentalismo islmico. difcil vislumbrar, hoje, a possibilidade de construo de um efetivo projeto de integrao poltica e econmica intra-rabe. O mais provvel que as tenses entre a ingerncia norte-americana no Mundo rabe e a resposta do fundamentalismo islmico ditem os caminhos polticos da regio nos prximos anos. A ironia envolvida nessa situao que a promoo do ideal nacionalista rabe, mesmo que com seu significado conceitual alterado para que a unificao
92
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

territorial dos Estados rabes ceda lugar para a integrao poltica entre eles, revela-se como a melhor alternativa para os caminhos da subordinao e da regresso que se apresentam hoje.

Notas
1. Os termos nacionalismo rabe, arabismo e pan-arabismo so utilizados, neste trabalho, como sinnimos. Esta sinonmia est de acordo com a literatura atual sobre o Mundo rabe, na medida em que Barnett (1998) e Hudson (1999) usam os conceitos de nacionalismo rabe e arabismo como sinnimos; j Alnasrawi (1991) faz uso dos termos nacionalismo rabe e pan-arabismo sem grandes distines; e, por fim, Hourani (2005) discute os conceitos de nacionalismo rabe e arabismo, notando que o primeiro mais ligado ao Isl do que o segundo, mas mesmo assim admitindo que de acordo com a histria, o desenvolvimento da nao rabe est muito ligado com o Isl, mas os rabes no so essencialmente uma nao muulmana: se deixassem de ser muulmanos, ainda seriam rabes. Assim, os cristos de fala rabe so rabes no mesmo sentido dos muulmanos, e podem ser rabes sem ter de renunciar a nada na sua tradio religiosa ou sem ter de aceitar a do Isl (HOURANI, 2005, p. 328). 2. Neste trabalho, a regio do OMNA refere-se apenas aos Estados dessas reas cujo idioma oficial o rabe e que so membros da Liga rabe de Estados. 3. Esse termo deu origem obra seminal de todo o debate acadmico em lngua inglesa sobre o nacionalismo rabe, The arab awakening: the story of the Arab National Movement, de George Antonius (1938). 4. [...] a nao sempre concebida como um companheirismo profundo e
universal (ANDERSON, 1989, p. 16).

5. Participaram Egito, Iraque, Lbano, Sria, Arbia Saudita, Imen e Transjordnia (esta ltima passou a denominar-se Jordnia em 1948). 6. So membros da Liga rabe: Arbia Saudita, Arglia, Bahrein, Comores, Djibuti, Egito, Emirados rabes Unidos, Imen, Iraque, Jordnia, Kuwait, Lbano, Lbia, Mauritnia, Marrocos, Om, Palestina (Autoridade Nacional Palestina ANP), Catar, Somlia, Sria, Sudo e Tunsia. O Saara Ocidental ainda no um pas independente, estando sob tutela da ONU.
93

Silvia Ferabolli

7. Instituio um conjunto de regras (formais e informais) conectadas e persistentes que prescrevem regras de comportamento, constrangem atividades e moldam expectativas (KEOHANE, 1989, p. 3 apud BARNETT, 1993, p. 272).

Referncias Bibliogrficas
ALNASRAWI, Abbas. Arab nationalism, oil and the political economy of dependency. New York: Greenwwod, 1991. ANDERSON, Frederich. Nao e conscincia nacional. Rio de Janeiro: tica, 1989. ANTONIUS, George. The arab awakening: the story of the Arab National Movement. London: H. Hamilton, 1938. BARNETT, Michael N. Instituitons, roles and disorder: the case of Arab States System. International Studies Quarterly, v. 37, p. 271-296, 1993. . Sovereignty, nationalism and regional order in the Arab States System. International Organization, v. 49, n. 3, p. 479-510, 1995. . Dialogues in arab politics. New York: Columbia University, 1998. BUZAN, Barry; LITTLE, Richard; JONES, Charles. The logic of anarchy: neorealism to structural realism. New York: Columbia University, 1993. GILPIN, Robert. Global political economy: understanding the international economic order. New Jersey: Princenton University Press, 2001. GORE, Charles G. Regions in question. London: Methuen, 1984. HOURANI, Albert. Uma histria dos povos rabes. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. . O pensamento rabe na era liberal. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2005. HUDSON, Michael (Ed.). The Middle East dilemma: the politics and economics of arab integration. New York: Columbia University, 1999. 94
CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

HURREL, Andrew. O ressurgimento do regionalismo na poltica mundial. Contexto Internacional, v. 17, n. 1, p. 23-59, 1995. KHADDURI, Majid. Towards an arab union: the League of Arab States. The American Political Science Review, v. 40, n. 1, p. 90-100, 1946. KHALIDI, Rashid. Arab nationalism: historical problems in the literature. The American Historical Review, v. 96, n. 5, p. 1.363-1.373, 1991. KORANY, Bahgat. The Arab World and the new balance of power in the New Middle East. In: HUDSON, M. (Org.). The Middle East dilemma: the politics and economics of arab integration. New York: Columbia University. 1999. p. 35-59. LEAGUE OF ARAB STATES. Text of the pact of the Arab League. The American Journal of International Law, Washington, v. 39, n. 4, p. 266-272, Oct. 1945. Supplement. SILVA, Guilherme A.; GONALVES, Williams. Dicionrio de Relaes Internacionais. Barveri: Manole, 2005. WALTZ, Kenneth N. Theory of International Politics. New York: Random House, 1979.

95

Silvia Ferabolli

Resumo
Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao da Utopia Pan-arabista
Desde a formao do Sistema rabe de Estados, na esteira do processo de descolonizao, a retrica do nacionalismo rabe tem sido o pano de fundo sobre o qual as relaes polticas intra-rabes se desenvolveram. Contudo, as relaes que se estabelecem entre os Estados rabes esto muito aqum da unidade, tendo se caracterizado mais pela desintegrao. A literatura sobre a integrao poltica no Mundo rabe aponta diversos fatores envolvidos no aparente contra-senso representado pelo discurso unificador nacionalista rabe e na ausncia de integrao na regio. Esses fatores foram analisados neste artigo, em diferentes perodos selecionados para estudo a saber: 1954-1973, 1973-1990 e 1991-2004 , tendo como referencial terico o realismo estrutural, conforme proposto pela Escola Inglesa de Relaes Internacionais. Na tentativa de responder ao questionamento que guiou essa pesquisa o que condiciona o Mundo rabe a viver uma permanente fragmentao, a despeito de todo o discurso unificador do arabismo? , buscou-se identificar quais desses fatores apontados pela literatura sobre integrao no Mundo rabe tiveram um peso relativo maior para o fenmeno no integrativo intra-rabe, no que se concluiu que apenas a falta de complementaridade econmica regional no teve um papel relevante para a ausncia de integrao poltica intra-rabe entre os anos de 1954 e 2004. Palavras-chave: Mundo rabe Pan-arabismo Sistema rabe de Estados Integrao Poltica Realismo Estrutural

96

CONTEXTO INTERNACIONAL vol. 29, no 1, jan/jun 2007

Relaes Internacionais do Mundo rabe (1954-2004): Os Desafios para a Realizao...

Abstract
International Relations of the Arab World (1954-2004): The Challenges for the Achievement of Pan-arab Utopia
Since the creation of the Arab State System in the wake of the decolonization process, the rhetoric of arab nationalism has been the background over which the political relations have been developed among the arab states. However, these relations are far from achieving unity, and can be characterized more by the desintegration. The literature on political integration in the Arab World points several factors related to the apparently contraditory idea represented by the unifying arab nationalism speech and the abscence of integration in the region. These factors were analysed in this research in different periods selected to be studied: 1954-1973, 1973-1990, and 1990-2004. As theoretical reference, it was used the structural realism proposed by the English School of International Relations. In the attempt to answer the question that guided this research what does condition the Arab World to live in a permanent fragmentation despite all the unifying arabist speech? it was sought to identify which of theses factors pointed by the literature about integration in the Arab World had a greater role for the non-integrative arab phenomenon. It was revealed that only the lack of regional economic complementarity did not have a significant role for the absence of intra-arab political integration between the years 1954 and 2004. Keywords: Arab World Pan-arabism Arab State System Political Integration Structural Realism

97

You might also like