You are on page 1of 6

Imunologia I

Anticorpos (Ac) ou Imunoglobulinas (Ig)

30/08/2011 10:02:00

Quando falamos de anticorpos, nos referimos a produo de anticorpo como resposta imune (// resposta imune humoral). Como ocorre a produo de Ac? - Ocorre aps o contato com um antgeno e ento d-se inicio a produo de anticorpos ou imunoglobulinas. Esses Ac podem ser encontrados solveis, livres no organismo ou ento ligados aos receptores dos linfcitos B.

Partopo: a regio varivel do Ac. (Fab); Cada Ac possui duas cadeias a pesada e a leve, e essas duas regies possuem partopos que variam de acordo com o antgeno especfico. H tambm a regio Fc que o fim da cadeia pesada pesada que constante que est ligada ao linfcito. IgG: Abundamente srica (75 a 85%), o nico que atravessa a barreira placentria conferindo defesa para o RN. H IgG1, IgG2, IgG3, IgG4. Localiza-se no soro e extravasculares. um anticorpo de fase secundria, de fase crnica da da.

IgM: um pentmero que pode se ligar a quantos epitopos ou quantos antgenos? 10, por ser pentmero. 5x2 um anticorpo de fase primria, de fase aguda e est presente no inicio das infeces; pode estar livre, no soro ou tambm na membrana do linfcito B. Sua porcentagem srica de 5 a 10%. Sua defesa contra agentes de disseminao sangunea. Por ser um pentmero, sua conformao j diz o porque desse anticorpo ser de fase aguda porque pode se ligar a muitos antgenos ao mesmo tempo. IgA: Sua porcentagem srica de 10%; ela dimrica e possui duas subclasses: IgA1 e IgA2. o anticorpo das secrees, sendo encontrado na lagrima, na saliva e no colostro em gde quantidade. No possui fase por estar sempre presente. o ativador do TGI do RN. Encontra-se a maior quantidade de IgA na saliva. IgD: uma estrutura monomrica, pouqussima concentrao no soro (0,2%); encontrada na superfcie do linfcito B imaturo ou naive, que nunca tiveram contato com nenhum antgeno; quando se encontra com um Ag ele some e d lugar ao IgM; assim sendo o provvel receptor de superfcie na iniciao da resposta imune. IgE: um monmero, encontrado no inicio de respostas inflamatrias parasitrias ou alrgicas, encontrada em pouqussima quantidade sericamente (0,005%). encontrada nas membranas superficiais dos mastcitos e basfilos em todos os indivduos. Essa classe de imunoglobulina sensibiliza as clulas nas superfcies das mucosas conjuntiva, nasal e brnquica. A IgE pode, ainda ter papel importante na imunidade contra os helmintos, embora nos pases desenvolvidos esteja mais comumente associada a reaes alrgicas como asma e febre do feno.

Interao Ag Ac

A interao pode ter diferentes consequencias como: Neutralizaao do antigeno impedindo que ele se mova para outro local. Aglutinao Precipitao Ativao do Sistema Complemento Intensificao direta da fagocitose

Importante: a presena do complexo antgeno-anticorpo d incio a uma srie de acontecimentos que ampliam a resposta inflamatria.

Funes das Citocinas no Crescimento e Diferenciaao de Linf. B 30/08/2011 10:02:00


Funes: 1) Opsonizao 2) Neutralizao 3) Ativao do Complemento (via clssica a via do complemento que ativada com a presena de anticorpo, e quando ele ativado, o prprio complemento que exerce a funo biolgica de inativar o patgeno.) Funes Biolgicas do Complemento: o Opsonizao o Recrutamento de Fagcitos (Anafilotoxinas) o Lise Osmtica 4) CCDA (Citotoxicidade Celular) dependente do Ac, que leva a destruio txica pela Granzima B. Neutralizao de Adesinas Bacterianas: o bloqueio do alvo que impede a ligao no receptor da clula especifica para ele. Esse processo impede a ligao no receptor de uma clula do hospedeiro. Opsonizao: Alvo principal: bactrias. a facilitao da fagocitose, quando a bactria fica revestida pelos anticorpos se os Ac forem opsonizantes, e ligam a parte Fab e deixam a parte Fc livre, que o fagcito tem receptores, culminando ento na fagocitose da bactria. Ativao do Complemento: Por IgG e IgM. O principal alvo so bactrias, extra e intracelular. Os Ac ativadores de complemento se ligam aos epitopos da bactria, e ativam o complemento, que no tem funo sendo inteiro e ser quebrado por ao enzimtica. O C3b se ligar a bactria, por ser opsonizante. E as C5a, e C3a foram quimioatrativos para fagcitos. Os fagcitos chegam e se ligam ao C3b pela parte RC3b, e ocorre a fagocitose. Eles se ligam pelo C3b por no haver pores Fc livres. Obs.: Quando existem muitos antgenos (grande quantidade) ao C3b que est ligado na parede do antgeno por ao enzimtica se liga aos Componentes C5 a C9, formando portanto o CAM que o Complexo de Ataque a Membrana, formando assim poros na parede do antgeno que permitem a entrada de H20 que romper a clula bacteriana por lise osmtica. CCDA:

Resposta Primria e Secundria por anticorpo. IgM comea a ser produzida no quarto dia apos o dia 0 que foi a inoculao o antgeno. Ao stimo dia h a produo at sua concentrao mxima no soro, at mais ou menos o 10 dia. A partir do 14 dia h a diminuio at mais ou menos 28 dias a 30 dias (nesse espao de tempo a concentrao constante. Se no houver o segundo contato com o antgeno, a concentrao cai at 0). Aos 30 dias, no segundo contato com o antgeno ela pode aumentar em concentraes menores que a primeira vez e sumir em torno de 45 a 60 dias. IgG: Comea a ser produzida em torno do 6 dia aps o contato com o antgeno no dia 0. A partir desse dia aumenta intensamente, em torno do 10 dia, at mais ou menos o dia 15 com a sua maior concentrao (// fase de plat) diminuindo em torno de 18 dias permanecendo em uma concentrao baixa porm mais alta que a IgM, estabelecendo-se assim. (Se no houvesse a segunda dose, haveria o estabelecimento de IgG em valores baixos no protetores por vrios meses e talvez anos.) Aos 30 dias quando h a segunda dose do antgeno, diferentemente da IgM, aumentar em 5x ou mais a concentrao, ficando alta at 45 ou 50 dias e se estabelece numa concentrao normal no individuo por vrios anos. (geralmente protetora j na segunda dose).

8/30/2011 10:02:00 AM

You might also like