You are on page 1of 2

Os direitos da personalidade so nsitos pessoa, em todas as suas projees, sendo que so dotados de certas caractersticas peculiares, quais sejam:

: A) so absolutos, isto , so oponveis contra todos (erga omnes), impondo coletividade o dever de respeit-los; B) generalidade, os direitos da personalidade so outorgados a todas as pessoas, pelo simples fatos de existirem; C) extrapatrimonialidade, os direitos da personalidade no possuem contedo patrimonial direto, afervel objetivamente; D) indisponibilidade, nem por vontade prpria do indivduo o direito da personalidade pode mudar de titular; E) imprescritibilidade, inexiste um prazo para seu exerccio, no se extinguindo pelo seu no-uso; F) impenhorabilidade, os direitos da personalidade no so passveis de penhora; e, G) vitaliciedade, os direitos da personalidade so inatos e permanentes, acompanhando a pessoa desde seu nascimento at sua morte. (O sujeito de direito todo e qualquer ente apto a ser titular de direitos e adquirir deveres, no apenas o ser humano, mas tambm os determinados em lei. necessrio observar que de acordo com o direito moderno, a viso de que apenas a pessoa sujeito de direito esta equivocada. Atualmente h o entendimento de que sujeito de direito sinnimo de pessoa, como ente personalizado, apena a pessoa, seja natural ou jurdica poderia ser sujeito de direito.)
Os direitos da personalidade, direitos personalssimos ou direitos privados da personalidade realam o seu aspecto privado ou particular em contraposio ao seu aspecto pblico, muitos dos quais so elevados a categoria de direitos fundamentais ou garantias individuais no mbito constitucional, tais como o direito vida, integridade corporal, integridade psquica, intelectual, honra, nome, imagem, recato, intimidade, etc, considerados, tambm, direitos da pessoa humana, como direitos subjetivos (facultas agendi). Tais bens e valores no se limitam a coisas exteriores, porque tambm compreendem, e de modo mais prximo, os bens ou valores inerentes pessoa fsica, como: a vida, a integridade do corpo, as liberdades, etc. Com respaldo nessas premissas, conceituamos direitos privados da personalidade como os direitos subjetivos particulares, que consistem nas prerrogativas concedidas a uma pessoa pelo sistema jurdico e assegurada pelos meios de direito, para fruir e dispor, como senhor, dos atributos essncias da sua prpria personalidade, de seus aspectos, emanaes prolongamentos, como fundamento natural da existncia e liberdade, pela necessidade da preservao e resguardo da integridade fsica, psquica, moral e intelectual do ser humano, no seu desenvolvimento. Os direitos privados da personalidade apresentam a caracterstica de serem absolutos, irrenunciveis, essenciais, no-pecunirios, intransmissveis e imprescritveis nas suas manifestaes plrimas, como atributos da prpria personalidade; no s aquilo que a pessoa tem, mas naquilo que ela , concebendo a pessoa humana na sua mais alta expresso, no meramente como ser racional. Absolutos, no pelo fato de a pessoa ser "autnoma", mas no sentido de sua oponibilidade erga omnes, que devem respeitar de acordo com o Direito posto enquanto norma.

H empenho e ocupao que no podem ser efetuadas apenas pelo indivduo, por uma nica pessoa ou por um grupo de pessoas, porque ultrapassam as foras do prprio indivduo. Para a realizao desses interesses, atribui-se capacidade a um

grupo de pessoas ou a um patrimnio, para que eles, superando a efemeridade da vida humana e transpondo-se acanhados limites das possibilidades da pessoa natural, possam atingir determinados objetivos. Desse modo, assim como se atribui capacidade chamada pessoa natural - o indivduo -, atribui-se personalidade a esse grupo de pessoas ou a um conjunto patrimonial criado em busca de um fim. Assim como se atribui pessoa humana capacidade jurdica, da mesma forma se atribui capacidade a essas entidades que se distanciam da pessoa individual para formar o conceito de pessoa jurdica.

You might also like