You are on page 1of 5

Relatoria do VII FBEA

Atividade: Caf REBEA inicio: 14h30min Fim 18h00min Categoria da atividade: () Encontro paralelo ( X ) Caf Social ( ) Mesa redonda ( ) Open space ( ) Roda de conversa ( ) Conferncia Data: 28/03/201q Incio: Fim: Local: (sala ou auditrio) Xang 15h00min 18h00min Coordenao da atividade: Vivianne Amaral e Marcello Pedroso; Anfitries: Viviane Junqueira, Edna Costa, Carmem Lucia Zaine Menezes, Indson Conceio.

Relator: Vivianne Amaral

1 - Desenvolvimento da atividade Pr-evento: Convite e contextualizao: http://pt.scribd.com/doc/86744317/CAFE-REBEA Disseminado em grupos eletrnicos das redes, site do evento, emails dos inscritos, criao de evento no Facebook https://www.facebook.com/events/179561192156236/, Dia 28.03 Estavam previstas duas sesses de world caf no dia 28, mas devido ao congestionamento no Credenciamento dos participantes ficamos apenas com a sesso da tarde. O espao foi arrumado para receber 100 pessoas, com 20 mesas redondas de cinco lugares cada. tarde a atividade iniciou s 14h30min e teve a seguinte sequncia: 1 Acolhimento e ocupao das mesas Viviane Junqueira 2 - Apresentao do vdeo The Revolution Is Love 3 - Apresentao do contexto do CAF REBEA Vivianne Amaral 4 Apresentao da Etiqueta do world caf Marcello Pedroso e Carmem Lucia Menezes 5 - Apresentao da pergunta 6 Incio das rodadas: trs rodadas com mudana de mesa, sendo a ltima de retorno mesa inicial, duas de 30 minutos e a ltima de 15. A atividade teve a participao de 40 pessoas em conversao em seis mesas. Pergunta A pergunta apresentada foi: Que ao contagiante podemos fazer juntos para desenvolver a habilidade de fazer em rede?

Relatoria do VII FBEA

Aprofundando a pergunta: 1 - Como ela seria sustentada materialmente para alcanar sucesso? 2 - Como ela seria coordenada de forma a ser um espao de afluncia da riqueza de conhecimento e experincias diversas dos educadores envolvidos nos processos? Como coordenar gerando abundncia e no escassez de oportunidades? 3 - Como ser feita a nossa comunicao? Que tecnologias poderemos usar para oferecer um meio que possibilite a contribuio direta de qualquer pessoa envolvida na ao, o registro, o compartilhamento e organizao do conhecimento que emerge durante ao, de forma que esta seja uma experincia de aprendizagem coletiva? Caractersticas de operao da ao: - tem que ser realizada localmente e de forma coordenada com outros eventos , - tem que ser gerida localmente, sem uma coordenao central, - tem que ser compartilhada nacionalmente. Aps a apresentao da pergunta foram iniciadas as conversaes. Produo das mesas Destaque: 1 o desejo por uma comunicao baseada em plataformas de software livre, o uso das mdias sociais, mostrando o esgotamento da comunicao por meio de listas de discusso. 2 - A crena no poder de mobilizao da comunidade de educadores e na capacidade de fazerem uma ao simultnea e auto-organizada. 3 O desejo de partir para aes prticas, simultneas, efetivas e livres, sem obedincia a um poder central. Aes propostas: 1 - Ao: Defesa do Cdigo Florestal Como: uma bicicletada ou caminhada Sustentabilidade: a ao teria um custo quase zero ou custo compartilhado. As chamadas da campanha podem ser impressas por cada pessoa ou grupo interessado e assim a campanha se multiplica. Ao colaborativa cada um com seu prprio recurso. Comunicao: disseminao pelas plataformas de redes sociais e celular. Coordenao feita em multiliderana. O start desta campanha partiria de vrias pessoas no pas, de vrios cantos do pas. algo que todos sentem como necessrio de ser feito. Eu tenho a iniciativa de convidar os meus amigos. E assim a ao vai se multiplicando e disseminando em rede.
2

Relatoria do VII FBEA

2 - Ao: Quero + EA Como: ocupao nacional pelos Educadores Ambientais em momentos especiais como a Rio +20, Cpula dos povos, Copa do Mundo, Olimpadas com ecotorcidas. Um ato bem simblico e muito simples, que no seja uma agenda complexa. Com vrios sites (ou endereos na web) que possam se apropriar livremente deste movimento. Sustentabilidade: no tenha custo, que no envolva patrocnio que possa ser feito de maneira espontnea, barata e livre sem autoria e sem domnio, ou seja, no criar um espao onde possa haver domnio daquela campanha. Comunicao: informaes disseminadas livremente, a partir de vrios centros. A marca pode ser replicada e ser apropriada, assim como os contedos, usada livremente, imitados, replicados. Vrios movimentos podem ir convergindo nesse movimento maior. Coordenao: Um pequeno manifesto explicando alguns pontos, mas abrindo para as pessoas colocarem seus pontos e compartilhar. Esse movimento e manifesto vo crescendo e se multiplicando naturalmente. Acontece em cada local e em cada local com suas histrias, convergindo para uma ao comum. 3 - Ao: Fruns de ao ambiental permanente Como: aes locais, fruns locais, menores, com temas regionais, que seria articulada pela REBEA para ter integrao nacional. Seriam assuntos mais locais, com mobilizao permanente. No substituiria o frum nacional, que continuaria sendo o central. Permite ativar mais articulaes e ideias e realizao mais regularmente. Sustentabilidade: parceiros, financiamento pblico/privado, alternativo, crowdfunding. Comunicao: plataformas de redes sociais. Coordenao: coordenado pelas redes locais e articulado na REBEA. 4 - Ao: + Educao Ambiental no esporte Ecotorcidas para a Copa do Mundo e Olimpadas Como: Na Rio +20 e na Cpula dos Povos definir os encaminhamentos para a criao das ecotorcidas para a Copa e depois as Olimpadas. Pautar dentro da comunidade esportiva no Brasil as questes da educao ambiental. E usar o esporte como vetor de socializao dessas ideias que discutimos como educadores ambientais. Sustentabilidade: crowdfunding (financiamento coletivo). Comunicao: Criar um frum permanente na REBEA a partir da Cpula / Rio + 20 para fazer a articulao do movimento. Elaborar um Plano de Mdia e ter uma plataforma nacional, desenvolvida com software livre. Criar um selo: + Educao Ambiental no esporte. Coordenao: uma comunicao permanente entre todos os que esto fazendo a ao. Observao: Sempre inserir neste contexto os seres humanos, especialmente os povos nativos. 5 - Ao: Sensibilizar e mobilizar para a conservao dos Recursos Hdricos. Como: mobilizao de entidades e servios responsveis pela gesto da gua para fazer Um dia sem gua para trazer a discusso. Comunicao: pelas mdias sociais (internet).
3

Relatoria do VII FBEA

6 - Ao: Despertar o ativismo e mobilizar a sociedade para as questes socioambientais. Como: interagir com setores que tradicionalmente no articulamos: CNBB, sindicatos, movimentos sociais, juntamente com os parceiros tradicionais. Comunicao: mdias sociais e plataformas de redes sociais, TV, rdios comunitrias. Ter uma plataforma de software livre. Coordenao: aes articuladas umas s outras permanentemente e ter um sistema de informao que vai alimentando a todos ns. Criao de banco de dados sobre EA de propriedade da comunidade de educadores ambientais. Acesso ao material produzido Caf REBEA: http://pt.scribd.com/collections/3555860/CAFE-REBEA-VII-FBEA

2 - Deliberaes: (quando houver)


4

Relatoria do VII FBEA

3 Observao:

You might also like