You are on page 1of 10

Associao Nacional de Histria ANPUH XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA - 2007

Os usos polticos do passado: a construo da histria da Unio Nacional Dos Estudantes na sua reconstruo (1976-1979) Anglica Mller RESUMO O presente trabalho tem por intuito analisar a construo histrica da Unio Nacional dos Estudantes (UNE) feita pela Memorex, uma revista publicada pelo Diretrio Central dos Estudantes da USP em 1979 que narra a trajetria da entidade. Este ano representa o marco de reconstruo da UNE pelo movimento estudantil. Tal reconstruo se baseia em uma nova cultura poltica centrada na luta pela democracia. As diferentes tendncias do movimento reconstituram esse passado a partir de questes do presente com o objetivo de legitimar a batalha contra o regime militar. Palavras-chave: uso poltico do passado; redemocratizao; UNE. ABSTRACT It intends to analyze the building up process of the Brazilian National Union of Students (UNE) history done by Memorex, a publication of the University of Sao Paulo Students Representative Council which reported, in 1979, UNEs trajectory. That year represents the UNE rebuilding process by the student movement which is performed in a new political culture centred on the fight for democracy background. Then, different tendencies in that movement had rebuilt the past from present issues aiming to legitimate the struggle against the military regime. Key words: Political uses of the past; Redemocratization; UNE.

Este artigo parte integrante da tese de doutorado que est em andamento e tem como propsito analisar a reestruturao do movimento estudantil no perodo da redemocratizao brasileira, privilegiando a UNE (Unio Nacional dos Estudantes). Procura verificar quais os grupos polticos que atuavam no interior dessa entidade, seus projetos relacionados reconstruo da democracia e o papel reservado educao. Procura mostrar tambm a disputa interna nessa entidade que representava os universitrios nacionalmente. Alm disso, analisa suas relaes com os movimentos sociais da poca e com os partidos polticos que se reorganizaram nesse perodo de redemocratizao do pas. Depois do Ato Institucional n. 5 (AI-5), o Movimento Estudantil (M.E.) entrou na clandestinidade, a UNE foi extinta e muitos de seus militantes acabaram se integrando em grupos guerrilheiros. J no incio da dcada de 1970, diante da impossibilidade de atuao

Doutoranda do Programa de Ps-graduao em Histria Social USP.

legal do M.E. articulado, vrios jovens comearam a trabalhar para sua reestruturao, ainda no perodo mais duro da represso. Na primeira metade da dcada, como aponta Mirza Pellicciotta (1997), as atividades se desenvolveram principalmente no mbito cultural e na formatao das Executivas de Cursos e formao dos Diretrios Centrais Livres (DCEs), caso da Universidade de So Paulo, com o DCE Alexandre Vanucchi Leme1. A partir disso, sentiu-se a necessidade de rearticular o movimento atravs das suas entidades representativas: as Unies Estaduais dos Estudantes (UEEs) e da Unio Nacional dos Estudantes (UNE). O ressurgimento do movimento estudantil, neste momento, esteve ligado a um processo de reflexo (autocrtica) sobre a derrota (poltica e militar) da luta armada. O debate realizado pela maior parte da esquerda orientou-se pela proposta da luta pela redemocratizao2 e cabe lembrar que o slogan proposto para as passeatas de 1977 era Pelas liberdades democrticas. Nesse sentido, o histrico do prprio movimento e principalmente os ltimos tempos em que a represso foi mais dura, serviram de reflexo para criao de uma nova autoconscincia coletiva que passaria a definir a postura do movimento estudantil com relao s novas lutas e tambm s antigas baseadas a partir da idia, como ressalta Napolitano, de resistncia civil e democrtica. Essa nova postura pode ser encarada como o nascimento de uma nova cultura poltica. Segundo Serge Berstein, a cultura poltica orienta a conformao coletiva de uma viso comum de mundo, a partir de uma leitura partilhada do passado, de uma perspectiva idntica de futuro, em normas, crenas e valores que constituem um patrimnio indiviso (BERSTEIN,1998, p.362) Se a gerao de 1968 preconizava uma cultura poltica revolucionria, em que a radicalidade estava centrada na luta armada, a nova gerao assumiu uma postura, a partir daquela experincia que no teve sucesso, apostando num novo tipo de luta de resistncia contra o regime autoritrio, assumindo como ttica de enfrentamento poltico o confronto

O nome do diretrio foi uma homenagem ao estudante de geologia da universidade, militante da ALN, que morreu durante a ditadura. 2 Napolitano ressalta que a questo democrtica passou a ser pensada por amplos setores da esquerda brasileira dos anos 70 basicamente atravs de duas leituras ora por uma reafirmao das alianas em torno da democratizao institucional, como no caso do PCB; outra pela derrota da revoluo da vanguarda (produto das cises do PCB e dos grupos contra o partido), buscando uma estratgia para construir a democracia a partir dos movimentos sociais como um todo. In: NAPOLITANO, Marcos. Cultura e poder no Brasil contemporneo. Curitiba: Juru, 2002. p. 21.

pacfico. importante salientar que essa nova proposta das esquerdas orientou-se pelo objetivo da luta pelas liberdades democrticas, mas tal posio no foi unnime. Apesar de considerarmos que uma nova cultura poltica orientada para a democracia foi se configurando a partir da segunda metade da dcada de 1970, h que se levar em considerao a pluralidade de projetos, idealizados por grupos polticos diversos orientados por perspectivas polticas diversas: alguns deles ainda acreditavam num enfrentamento militar e encaravam a nova postura apresentada como reformista. Vrias tendncias ideolgicas, basicamente de esquerda, compem este cenrio e disputam internamente a hegemonia da UNE. Somente para citar dois grupos: o primeiro, liderado por membros do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) com apoio de parte da Ao Popular (AP), fora hegemnica no M.E. da dcada de 1960, que previa, entre outros quesitos, a manuteno do modelo de gesto das entidades estudantis (uma diretoria encabeada por um presidente a vanguarda do movimento). E o segundo, contrapondo-se a este, as correntes trotskistas, sendo que a maior e mais forte delas naquele momento era a tendncia Liberdade e Luta Libelu, que tinha preeminncia no DCE da USP no final da dcada de 1970. Essas correntes acreditavam que as entidades no poderiam ser mais super-estruturais que, nessa viso, significava um todo orgnico desligado politicamente das suas bases. Apostavam na formao de diretorias orgnicas que pudessem circular pelas faculdades ao mesmo tempo estando fora do alcance da represso3. Cabe salientar que as duas correntes citadas encamparam a bandeira das liberdades democrticas. Ao analisarmos os preparativos para reconstruo da UNE, que acontece na cidade de Salvador em 1979, observamos a necessidade de seus representantes realizarem um histrico da entidade a fim de recuperar a trajetria do movimento. Essa reconstituio do passado acabou servindo como eixo norteador das novas propostas ora, ressaltando as qualidades do modelo no qual estava pautada aquela articulao, ora contestando-o ao apontar os erros cometidos. Aqui se evidencia o uso poltico do passado, pois o intuito do histrico era evidenciar uma trajetria de luta capaz de legitimar a batalha contra o regime militar. O resgate histrico da entidade, neste momento, torna-se emblemtico: passa a ter uma funo de respaldo para revalorizao e moralizao da mesma. Serve tambm como uma estratgia poltica atravs do uso da memria com a finalidade de definir uma nova
3

O contedo descrito neste pargrafo foi retirado de um documento de tendncia trotskista, que provavelmente seja da prpria LIBELU (no datado), uma vez que o fundo da Livraria Palavra/CEMAP (caixa 123), que se encontra no CEDEM (Centro de Documentao e Memria) da UNESP, basicamente composto por documentos dessa tendncia.

identidade ao movimento. Cabe lembrar que vrios estudiosos da memria se referem relao entre memria, histria e identidade coletiva reforadas mutuamente ao adquirirem uma dimenso poltica. Segundo o historiador espanhol, Pedro Ruiz Torres, a histria ocupa o centro do debate poltico, principalmente no momento de formao de uma identidade nacional, e serve para justificar as opinies e aes mais diversas (TORRES, 2001, p. 129). A historiadora argentina, Diana Quattrocchi-Woisson afirma, nessa mesma direo, que as foras polticas e sociais utilizam o passado e suas referncias para legitimar as origens de um movimento, para justificar os seus privilgios ou para abolir os de outros (QUATTROCCHI-WOISSON, 1991, p. 227). Foi com este intuito que o DCE da USP, em 1979, publica MEMOREX: elementos para uma histria da UNE, uma revista que procura fazer um resgate histrico da trajetria da entidade desde sua fundao apontada, nesta obra, em 19374. A publicao, elaborada cronologicamente, traz tona os principais momentos da entidade estudantil tendo por base documentos de poca (incluindo peridicos) mas, principalmente, a partir dos excertos extrados do livro escrito pelo jornalista Arthur Poerner, O Poder Jovem. Cabe salientar que em toda publicao h poucas referncias bibliogrficas e os textos so colocados sem as devidas referncias parecendo, dessa maneira, que a autoria dos mesmos, da prpria comisso organizadora do volume, que tambm no registrada. A introduo (apesar de no existir esta denominao, nem um sumrio para melhor ordenar a distribuio dos escritos que tambm no contm nmeros de pginas) cita um trecho do livro de lvaro Vieira Pinto demarcando o conceito de universidade para aqueles estudantes:
Universidade uma pea do dispositivo geral de domnio pelo qual a classe dominante exerce o controle social, particularmente no terreno ideolgico, sobre a totalidade do pas. Se tal a essncia da Universidade, desde logo se v que o problema de sua reforma poltico e no pedaggico. (PINTO apud MEMOREX, 1979)

Quattrocchi-Woisson referindo-se a uma certa experincia argentina, define o uso do discurso histrico para a construo de uma nova identidade poltica como contra-histria militante. Ela se configura dentro de um duplo combate: contra um grupo poltico dominante
Outra verso para fundao da UNE foi apresentada em minha dissertao de mestrado onde, atravs da documentao pesquisada, foi evidenciada a fundao da entidade em 1938. Para um aprofundamento da questo ver: MLLER, Anglica. Entre o Estado e a Sociedade: a poltica de juventude de Vargas e a fundao e atuao da UNE no Estado Novo. Rio de Janeiro: dissertao de mestrado defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005.
4

e contra a concepo ideolgica que o orienta. Ainda comenta que o papel desta contrahistria o de fornecer um programa poltico para aqueles que querem reencontrar uma orientao poltica capaz de questionar eficazmente a que se impe no momento. (QUATTROCCHI-WOISSON, 1991, p. 230). Memorex deixa transparecer o pensamento daquele grupo de estudantes sobre suas percepes e concepes daquela histria recente. Publicar este histrico significava legitimar uma linha de combate contra o regime vigente. Pedro Torres nos lembra que toda histria filha de seu tempo e a conjuntura poltica do momento interfere naquilo que produzido. Se olharmos para esta questo basta nos restringirmos primeira parte da publicao, que compreende a releitura do primeiro governo de Getlio Vargas, observamos que, em relao ao Estado Novo, h uma nfase no autoritarismo do regime institudo em 10 de novembro de 1937. Em meia pgina fica ressaltada essa experincia atravs de cinco itens: 1)- Fechado o Congresso Nacional. 2)Criada a censura imprensa, rdio, teatro, cinema, etc... 3)- Fim das liberdades sindicais 4)Fim das garantias individuais 5)- Fim das liberdades democrticas. (grifo meu) Marcos Napolitano considera que a nova cultura poltica em construo, baseada na defesa da democracia, concentrava sua radicalidade na luta por liberdades democrticas, palavra de ordem que anos antes era considerada liberal e conciliadora (NAPOLITANO, 2002, p. 42). Os representantes do movimento estudantil que reescreveram esta etapa da histria nacional na dcada de 1970 destacam o carter autoritrio do Estado Novo com a finalidade de justificar e legitimar a luta contra o regime militar. A histria ali descrita foi construda em funo do presente. Retratar o passado para reforar as posies defendidas no presente: este um dos intuitos da obra. Mais do que isso, a relao passado versus presente tem como finalidade tambm projetar o futuro. Tambm podemos notar a instrumentalizao da histria no documento quando o mesmo passa a referenciar a hegemonia de outras correntes no M.E. em distintos momentos. Num primeiro momento, ainda no final do Estado Novo, o texto refere-se ao surgimento e ascenso da UDN (Unio Democrtica Nacional), sua estruturao como partido de oposio, seu vnculo direto grupos de intelectuais de esquerda (ignorando o conjunto de liberais apontado por Benevides5 que formaram o partido) e mostra como o mesmo passou a ter hegemonia no M.E. no final do Estado Novo, lutando pela redemocratizao do pas.
Segundo Benevides (1988, p. 29) alm das esquerdas, mais quatro grupos compuseram o conjunto que formou a UDN: as oligarquias destronadas com a Revoluo de 1930; os antigos aliados de Getlio, marginalizados
5

Sem dvida, divulgar fotos com cartazes abaixo a ditadura, dizeres sobre a anistia ampla e irrestrita e por liberdades democrticas revindicadas por estudantes no fim do Estado Novo seria de fundamental importncia ser evidenciadas no momento poltico vivido por aqueles que realizaram a publicao. Mais uma vez passado e presente esto juntos. Em um segundo momento, no ps 1945, quando os partidos polticos voltam cena nacional e, portanto, a disputa pela hegemonia da UNE tambm se evidencia, as atividades polticas do grupo vinculado a UDN que continua encabeando a entidade at 1947, passam a ser desconsideradas por aqueles que esto reescrevendo a histria da entidade nesse momento. Isto fica evidente quando vemos apenas um pargrafo para descrever o momento:
Com o fim da ditadura, em 1945, a UNE sofreu at 1947 um relativo esvaziamento poltico, suas atividades nesse perodo ganham assim um tom assitencialista. (...) Fase esta seno de moderao poltica, pelo menos de ausncia de bandeiras capazes de mobilizar nacionalmente os estudantes. Todavia, registrase neste perodo o aparecimento de restaurantes e entidades estudantis, bem como a criao do bal da UNE e a reorganizao do Teatro da UNE, dirigido por Srgio Cardoso. (MEMOREX, 1979)

Negar as movimentaes dessa poca evidenciando um pretenso esvaziamento poltico o mesmo que manipular a histria, o passado, mostrando, assim, seu uso poltico. O uso poltico do passado corroborado de maneira mais intensa, com a volta da UDN, depois de um interregno socialista entre 1948-49, em 1950. Memorex identifica o perodo negro da UNE, de 1950 a 1956, quando o movimento estava dividido numa grande polarizao entre direita e esquerda, sendo que a direita tinha hegemonia na entidade estudantil. Esse grupo, que se intitulava como liberal na poca, identificava-se a UDN, e eram liderados pelo estudante de engenharia Paulo Egydio Martins, um udenista, presidente da Unio Metropolitana de Estudantes do Rio de Janeiro. Os autores da referida publicao, assim como Arthur Poerner, se referem ao perodo como uma poca em que no apresenta nada de excepcional que merea registro. As menes so to restritas a esse perodo que nem mesmo os nomes dos presidentes das gestes que subseguiram a gesto de Olavo Jardim Campos, o primeiro deste campo, so mencionados.

depois de 1930 ou em 1937; os que participaram do Estado Novo e se afastaram antes de 1945 e os grupos liberais com uma forte identificao regional. In: DELGADO, Lucilia de A. Neves. Partidos polticos e frentes parlmentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de A. Neves. O Brasil Republicano: o tempo da experincia democrtica. Vol.3. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. p. 137.

Cabe destacar que as duas primeiras gestes da UNE nesse perodo foram crticas ao governo de Getlio Vargas. Como no poderia ser diferente uma vez que udenistas exceo de sua ala fisolgica, negavam-se a qualquer possibilidade de compromisso (FERREIRA, 2003, p. 306) com o governo. Apesar da posio udenista contrria ao monoplio do petrleo, a UNE, pela fora dos Centros Acadmicos e Unies Estaduais teve que continuar empunhando a bandeira do Petrleo Nosso. As trs pginas da publicao descrevem apenas as atividades internacionais que a UNE realizou como seu desligamento da Unio Internacional de Estudantes (UIE) uma entidade de colorao comunista. Apenas duas fotos, uma de Vargas recebendo estudantes e outra foto, de pgina inteira, do enterro de Getlio Vargas, em agosto de 1954, mostrando milhares de pessoas no aterro do flamengo, ilustram o perodo. Nota-se, assim, que certas conjunturas, de acordo com o pensamento daqueles que editavam a revista, no deveriam nem ser evidenciadas, pois, nessa situao, mais valia mostrar o apoio popular de Getlio dentro de um regime democrtico, que lutou contra os liberais conservadores e militares que naquele momento j tentavam dar um golpe, do que a posio que oficialmente a UNE tomou contra seu governo. Jrme Baschet (2001) ao refletir sobre a volta ao passado, mostra que a mesma tambm permite obter o conhecimento histrico para medir os erros e detectar impasses. Assim, o conhecimento do passado permitiria se separar dele para evitar novamente tornar-se vtima. A reconstruo desse passado serviria tambm como mais um momento de reflexo em busca de novas diretrizes a serem traadas e realizadas. Nesse sentido, seria mais coerente com a conjuntura do final da dcada de 1970 para os estudantes evidenciar o apoio popular do regime democrtico - e do seu chefe do que mostrar uma UNE que agia contra esse governo, portanto contra as reformas nacionais propostas para o perodo. Propor uma anlise do passado perpassando pela conjuntura poltica da poca significava, de certa maneira, a procura por uma ttica poltica que pudesse inviabilizar o projeto da ditadura interferindo, deste modo, no processo que estava se desenrolando. Torres observa que o desaparecimento ou o enfraquecimento de vrias memrias em benefcio de uma s resultante de uma luta poltica por manter ou permitir a hegemonia de certos grupos sociais sobre outros. A luta poltica, nesse caso, era travada no plano terico. Se o regime militar bania, as liberdades de expresso e organizao, correto era tentar suplantar esta barreira. Uma

publicao que pudesse falar do passado estaria refletindo o presente. Bem mais que isso, estaria marcando posicionamento de um grupo em relao aquele presente e projetando suas idias para o futuro. isso que vemos mais para o fim da publicao. A partir do golpe, ainda tratado como revoluo - uma revoluo de muitos donos e modestos propsitos as referncias, em sua grande maioria extradas de jornais, falam da resistncia dos estudantes, evidenciando, por exemplo, os congressos clandestinos realizados com sucesso. As ltimas pginas de Memorex so dedicadas a fotografias que mostram muito provavelmente (pois no existem as referncias) as grandes passeatas realizadas em 1977, onde estudantes nas ruas carregam faixas com os dizeres: pela Anistia ampla e pelas liberdades democrticas. Maria Paula Nascimento Arajo descreve que a luta pelas liberdades democrticas significou um redirecionamento da ttica poltica dessa esquerda bem como tambm significou um esforo poltico empreendido por algumas organizaes no sentido de uma luta poltica possvel, que denunciasse e desgastasse a ditadura militar, sem levar a esquerda ao isolamento; ao contrrio, que tivesse a possibilidade de granjear apoio e solidariedade junto a amplos setores da sociedade. (ARAJO, 2006, p. 160) Com o insucesso da luta armada e o isolamento de muitos militantes naquela conjuntura, apontar um novo caminho seria a chave para o renascimento e permanncia das lutas que o M.E. travava em prol da democracia no pas. Neste sentido, se fez mister o uso poltico do passado atravs da construo do histrico da UNE como forma de projetar nova identidade poltica para a entidade.

Referncias Bibliogrficas:

ARAJO, Maria Paula Nascimento. A ditadura militar em tempo de transio. In: MARTINHO, Francisco Carlos Palomanes (org.) Democracia e ditadura no Brasil. Coleo Comenius. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006. _______. Estratgias de resistncia e memria da luta contra o regime militar no Brasil (19641985). In: MARTINS FILHO, Joo Roberto (Org). O golpe de 1964 e o regime militar: novas perspectivas. So Carlos: Edufscar, 2006. v. 1, p. 93-103.

BASCHET, Jrme. Lhistoire face au present perpetual: quelques remarques sur a relation pass/future. In: HARTOH, Franois. REVEL, Jacques (dir.). Les usages politiques du passe. Paris: Enqute ditions de Lcole ds hautes tudes em Sciences Sociales, 2001. p. 55-74. BERSTEIN, Serge. A cultura poltica. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-Franois. Para uma histria cultural. Lisboa: Estampa, 1998. p. 349-363. DELGADO, Lucilia de A. Neves. Partidos polticos e frentes parlamentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de A. Neves. O Brasil Republicano: o tempo da experincia democrtica. Vol.3. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. p.127-154. FERREIRA, Jorge. Crises da Repblica: 1954,1955 e 1961. In: _________; DELGADO, Lucilia de A. Neves. O Brasil Republicano: o tempo da experincia democrtica. Vol.3. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. p. 301-342. KUCINSKI, Bernardo. O fim da ditadura militar. So Paulo: Contexto, 2001. (Repensando a Histria.). MARTINHO, Francisco Carlos Palomanes (org.) Democracia e ditadura no Brasil. Coleo Comenius. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006 MARTINS FILHO, Joo Roberto (Org.). O golpe de 1964 e o regime militar: novas perspectivas. So Carlos: Edufscar, 2006. MEMOREX: elementos para uma histria da UNE. So Paulo: DCE-livre da USP Alexandre Vannuchi Leme; Guaran, 1979. MLLER, Anglica. Entre o Estado e a sociedade: a poltica de juventude de Vargas e a fundao e atuao da UNE durante o Estado Novo. 2005. 131 p., anexos. Dissertao (Mestrado em Histria) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. NAPOLITANO, Marcos. Cultura e poder no Brasil contemporneo. Curitiba: Juru, 2002. PELLICCIOTTA, Mirza Maria Balfi. Uma aventura poltica: as movimentaes estudantis dos anos 70. Dissertao (Mestrado em Histria). Universidade Estadual de Campinas, 1997. PINTO, lvaro Vieira. A questo da Universidade. Rio de Janeiro: Editora Universitria UNE, 1962. In: Memorex: Elementos para uma Histria da UNE. So Paulo: Edies Guaran, 1979. POERNER, Artur Jos. O Poder Jovem: Histria da Participao Poltica dos Estudantes Brasileiros. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. QUATTROCCHI-WOISSON, Diana. Du rosisme au pronisme: Le role de lhistoire dans la construction dune identit nationale. In: PESCHANSKI, Denis. POLLAK, Michael.

10

ROUSSO, Henry. Histoire politique et sciences sociales. Bruxelles, Editions Complexe, 1991. pp. 215-232. REMOND, Ren (Org.). Por uma histria poltica. Traduo de Dora Rocha. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, 1996. THOMPSON, Edward Palmer. A formao da classe operria inglesa. Traduo de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 1-3. (Coleo Oficinas da Historia; v. 1, 5, 8). TORRES, Pedro Ruiz. Les usages politiques de lhistoire em Espagne. Formes, limites et contradictions. In: HARTOH, Franois. REVEL, Jacques (dir.). Les usages politiques du passe. Paris: Enqute ditions de Lcole ds hautes tudes em Sciences Sociales, 2001. pp. 129-156.

You might also like