You are on page 1of 3

O CPanel (Painel de Controle) um completo servio de informaes e aplicaes, para que possa usufruir ao mximo dos recursos do seu

u espao em nossos servidores. Primeiro passo: LOGIN E SENHA Para acessar o CPanel, digite o endereo de seu site, mais a pasta cpanel (exemplo: www.nomedoseusite.com/cpanel). Antes de carregar a pgina, o browser abrir uma janela, onde voc dever digitar o login e senha que lhe foram enviados por e-mail. Segundo passo: Identificao dos recursos Ao entrar no CPanel, voc ter contato com diversas informaes importantes sobre seu uso da hospedagem, alm dos recursos de manuteno para seu site. Na saudao de boas-vindas, o CPanel apresenta o IP que voc est utilizando para se conectar, e lhe oferece a opo de configurar seu e-mail, para receber informaes importantes sempre que necessrio; Nas informaes da conta, voc pode ter um controle da utilizao do espao assinado, do trfego de acesso e transferncia mensal, assim como contas de e-mail e FTP; Nas informaes do servidor, voc obtm informaes tcnicas sobre a plataforma utilizada e sobre as verses dos mdulos de programao instalados. OS RECURSOS DO CPANEL Gerenciador de E-mails Possui vrias ferramentas para voc configurar e gerenciar suas contas de e-mail, tanto via Web (webmail) quanto caixas de correio, como o Outlook Express. Webmail Oferece trs sistemas de webmail, para que o usurio opte pelo que lhe for mais prtico. Alterar Senha Serve para mudar sua senha periodicamente, para preservar a segurana de uso e evitar que invasores se apropriem de seu acesso. Gerenciador de FTP Atravs dele, voc ir criar suas contas de FTP, configurar FTP Annimo e controlar as sesses abertas. Gerenciador de Arquivos Se voc no sabe utilizar programas gerenciadores de FTP, o Gerenciador de Arquivos (File Manager) uma soluo prtica e eficiente: voc pode navegar entre os diretrios de sua conta de hospedagem, criar novas pastas, novos arquivos, realizar transferncias destes arquivos entre os diretrios existentes e at mesmo jog-los para uma lixeira, ao estilo do Windows. (Tome cuidado em deletar pastas) Espao em Disco Este recurso permite que voc visualize o espao utilizado por cada um dos diretrios e subdiretrios utilizados para o funcionamento da hospedagem de seu site. H a opo de apagar o cache de utilizao de pginas, mas recomendamos utilizar com cautela, para no acabar limpando diretrios ou arquivos importantes. Backup O servidor onde seu site est hospedado realiza backups peridicos, permitindo que voc no perca seus dados em caso de alguma falha do sistema. O Backup do CPanel restaura o diretrio HOME, seu banco de dados e filtros/aliases previamente configurados, assim como permite que voc baixe cpias destes arquivos para sua mquina.

Diretrios Protegidos Um recurso que poucos servios de hospedagem oferecem - proteger determinados diretrios de seu site, e permitir acesso via login e senha especficos. Pginas de Erro Outro recurso bastante interessante de ser utilizado em seu site - permite que voc customize as pginas de erro padres da Web (ex.: 401 - Authorization Required, 404 - Wrong Page), dessa forma quando um usurio clicar em um link desativado, ou que ele no tiver autorizao para acessar, ser exibida a pgina que voc criar. Subdomnios Serve para que voc crie subdomnios relacionados ao seu domnio principal, e configurar a forma de redirecionamento. Esteja atento que os subdomnios precisam das configuraes de DNS para funcionar: elas so automaticamente configuradas quando se cria um subdomnio, porm ele pode no funcionar imediatamente, neste caso voc dever aguardar algumas horas at que ele funcione. Banco de Dados MySQL Se voc possui conhecimento da ferramenta, ter total controle administrativo sobre as tabelas que criar o MySQL via CPanel permite que voc gerencie as formas de acesso remoto, permisses de acesso, e altere os dados dos bancos criados, assim como visualizar os usurios com permisso em cada um deles, e as instrues para efetuar conexo via programao PERL ou PHP. Redirecionamentos Voce pode redirecionar seus domnios e subdominios para qualquer outro endereo Extenses FrontPage Servem essencialmente aos usurios que esto acostumados a utilizar o Microsoft FrontPage. Mas ateno: No instale essas extenses FrontPage, caso voc no v utilizar o software Microsoft Frontpage para publicar o seu site - todos os arquivos .htaccess sero perdidos, e todos os diretrios protegidos pelo CPanel tero suas configuraes perdidas. Estatsticas de Acesso Um completo servio de estatsticas de seu site - visitas, tipos de arquivos acessados, trfego de acesso, sistema operacional dos visitantes, formas encontradas pelos usurios de localizar via pginas de busca, etc. Logs de Erro So Logs de pgina e imagens inexistentes, e erros em scripts. um excelente recurso para descobrir problemas em seus scripts escritos em CGI. Fantstico Fantstico um instalador automtico para vrios sistemas prontos, voc pode usar o fantstico para instalar blogs: Word press b2evolution, portais CMS completos: joomla, mambo, xoops e muitos outros, Ecommerce : Oscommerce, zencart e cube cart. Todos estes sistemas so open source cdigo aberto Central CGI Um arsenal de scripts j instalados em sua conta e que podem ser utilizados prontamente - HTML Randmico, livro de visitas, contador de visitas, relgio, formulrio, etc.

You might also like