You are on page 1of 17

Medidores de Vazo por Presso Diferencial

Elementos primrios, cuja finalidade a medio de vazo de fluidos. Quando apropriadamente dimensionadas, a sua instalao em uma tubulao cria um diferencial de presso entre a montante e a jusante. Este diferencial proporcional ao quadrado da vazo. Uma vez medido este diferencial, conseguimos indicar, totalizar, programar e controlar esta vazo, seja atravs de instrumentos convencionais analgicos ou sofisticados sistemas digitais. As placas de orifcio so indicadas para medir vazo de lquidos, gases e vapores. As placas podem ser do tipo concntricas, excntricas ou segmentais e podem ter dimetros nominais de 1" a 40". As Placas de orifcio so simples, robustas, e confiveis So baseadas em normas internacionais ( I S O -5167 / AGA - Rep. 3 / ISA - RP 3.2 ) Tipos e aplicao - Concntricas : para fludos limpos Excntricas e Segmentais : para fludos sujos com partculas slidas em suspenso . - Canto arredondado : para fludos de alta viscosidade. So fabricadas usualmente em ao inox 304/316; ou em aos-liga como Hastelloy e Monel (outros materiais ).

A - Operao Os elementos geradores de presso diferencial constituemse em restries para o fluxo quando montados em tubos; a anlise do comportamento da presso indica estabilidade na regio montante do elemento primrio, com pequeno aumento na regio adjacente placa; aps a passagem do fludo pelo orifcio ocorre uma queda brusca na presso, iniciando-se, posteriormente, a recuperao parcial, completada na regio de 8 dimetros na juzante da placa.

B EQUAO GERAL VAZO VOLUMTRICA VAZO MSSICA Sendo: Q = vazo em volume W = vazo em massa K = constante da medio P = presso diferencial C PLACAS DE ORIFCIO C1 PLACAS DE ORIFCIO CONCNTRICO Operam com fludos limpos ou com partculas de tamanho reduzido e de baixa concentrao; possuem preciso elevada, tima repetibilidade e durabilidade e as equaes de seus coeficientes so regidas por normas (ASME, ISO, AGA). Existem, basicamente, 3 estilos de orifcios concntricos: ORIFCIOS DE CANTO VIVO: Apresentam, na face de entrada, uma aresta viva, seguida de parte cilndrica e um chanfro. A face de entrada deve ser bem acabada e plana e o canto vivo no pode apresentar rebarbas, pancadas ou outras irregularidades. Este estilo opera com fludo de baixa viscosidade e sem partculas em suspenso, que poderiam acumular na face de entrada. o tipo mais comum, sendo usado para ar, gases em geral, lquidos e vapor. A forma de construo pode prever instalao entre flanges de orifcio ou comuns; a vedao com as flanges pode ser executada por juntas comuns, espirotlicas ou por anis metlicos (RTJ); construo especial pode incorporar as tomadas de presso no corpo da placa. A presena de condensados nos gases ou de gases nos lquidos pode determinar o uso de pequenos furos de dreno na parte inferior da placa ou de respiro na parte superior; altas presses diferenciais, somadas temperatura elevada, determinam placas mais espessas, a fim de evitar Q = K (P)0.5 W = K (P)0.5

empenamento, o que iria contrariar a exigncia de alta planicidade. ORIFCIOS 1/4 DE CRCULO: Apresentam, na entrada do orifcio, um raio na forma de um quadrante; so adequados para lquidos de viscosidade mdia para alta e somente devem ser usados quando os limites do nmero de Reynolds tenham sido ultrapassados pelos orifcios de canto vivo; a execuo do raio com alta preciso difcil, requerendo equipamentos e tcnicas especiais na inspeo. ORIFCIOS DE ENTRADA CNICA: A entrada do orifcio possui um cone e, posteriormente, uma parte cilndrica; so adequados para lquidos de viscosidade elevada, com baixos valores do nmero de Reynolds.

PLACAS DE ORIFCIO EXCNTRICO OU SEGMENTAL Operam com fludos particulados e tanto o orifcio excntrico como o segmental devem ser posicionados na base do tubo. Apresentam os mesmos requisitos de acabamento e planicidade dos orifcios concntricos. O estilo de construo permite que as partculas, que fluem pela base do tubo, escoem pelos orifcios, sem que haja acmulo delas na face de entrada da placa. MATERIAL DAS PLACAS Para aplicaes comuns usamos o inox 316 (ou 304), nas normas AISI ou ASTM; aplicaes severas de corroso ou compatibilidade com o fludo podem exigir materiais mais nobres como o Titnio, Monel, Tntalo, Hastelloy, Nquel ou Teflon. Para exigncias de abraso poderemos usar

materiais de dureza elevada. Aplicaes em vapor com temperaturas superiores a 400C exigem o uso do AISI 310. PRECISO DA MEDIO dependente da relao , de variaes na presso, temperatura, densidade, composio do fludo, centragem da placa e das juntas; sofre interferncia da preciso na execuo do furo da placa, da qualidade e preciso do instrumental e da existncia de trechos retos mnimos. A preciso global da medio est entre 0.5 e 1% e pode ser aumentada com a utilizao de sistemas informatizados de computao da vazo. O aumento na preciso pode ser obtido pela execuo do meter run (conjunto de medio), montado em bancada, composto por trechos de tubos, flanges, placa, estojos e porcas; este sistema elimina os problemas causados pela montagem no campo, principal fonte de erros na medio. METER RUN PARA TUBOS REDUZIDOS Adequado para dutos com dimetros entre 1/2" e 1.1/2", sendo constitudos por trechos de tubo na montante e juzante da placa, por flanges especiais tipo orifcio, pela placa autocentrante, juntas, porcas e estojos. A autocentragem e perpendicularidade da placa, em relao ao eixo do tubo, eliminam os erros de posicionamento da placa entre as flanges; a montagem do conjunto executada em bancada. A superfcie interna dos tubos, nas proximidades da placa, usinada e acabada por lixamento, a fim de dar preciso ao dimetro interno do tubo e reduzir a interferncia da rugosidade. A finalidade da existncia dos trechos retos eliminar fontes de perturbao que poderiam distorcer o perfil da velocidade do fludo; o trecho montante apresenta comprimento equivalente a 20 dimetros do tubo e, na juzante, ao redor de 7 dimetros.

CONEXO: Ao processo - por flanges, extremidades para solda ou por rosca. Ao instrumento - 1/2" NPT ou encaixe para solda MATERIAL: Das flanges - ASTM a 105 ou Inox 304 / 316 Dos tubos - ASTM a 106 Gr B ou Inox 304/316 Juntas - estilo Klingerit, de 1/16" de espessura Estojos e porcas - ASTM A 193-B7 e 194-2H TIPOS DE TOMADAS: Corner com cmaras anulares PRECISO: Ao redor de 1.5% CONSTRUO E CLCULO: Segundo ASME TUBOS/SCHEDULE: Dimetros de 1/2" - 3/4" - 1" - 1.1/2". Dar preferncia ao schedule 80 INSTRUMENTAL:Opera com os transmissores convencionais.

BOCAL DE VAZO O princpio de operao idntico ao das placas de orifcio, constituindo-se em elemento primrio gerador de presso diferencial; a relao entre a vazo e o diferencial de presso segue a equao acima descrita. Pode operar com: - lquidos limpos, sujos, viscosos ou corrosivos - gases limpos ou sujos - vapor A aplicao principal dos Bocais a medio de vapor em regime severo de presso, temperatura e velocidade; pela sua rigidez dimensionalmente mais estvel que as placas de orifcio em velocidade e temperatura elevadas; o caso tpico do vapor superaquecido em sadas de caldeira.

BOCAL ISA 1932 A face de entrada apresenta contorno com raio duplo. - BOCAL ASME LONG RADIUS O contorno da face de entrada a curvatura de um quadrante de uma elipse. MATERIAL Para temperaturas e fludos normais usamos o inox 316 e para servios mais severos, em temperaturas superiores a 400C, recomendamos o inox 310. TOMADAS DE PRESSO BOCAL ISA: Devem ser do tipo no canto, em cmaras anulares ou por tomadas simples; possvel incorporar as tomadas de presso ao Bocal.

BOCAL LONG RADIUS: As tomadas de presso so posicionadas na parede do tubo. PRECISO BOCAL ISA: 1% BOCAL LONG RADIUS: Entre 0.8 e 2% MONTAGEM Para aplicaes comuns os Bocais de Vazo so montados entre flanges e para operao com vapor superaquecido, em presso e temperatura elevadas, sero necessrias flanges com vedao por anel metlico, em classes de presso elevadas. A fim de reduzir a probabilidade de vazamentos o Bocal poder ser soldado de topo com o tubo ou inserido no tubo e soldado. TUBO DE VENTURI Pertencem, tambm, categoria dos elementos primrios geradores de presso diferencial e pode operar com lquidos, gases e vapor; so instalados em srie com a tubulao e a passagem do fludo pela garganta gera aumento da velocidade e reduo da presso esttica do fludo. A equao da vazo idntica das placas de orifcio. Dentre as aplicaes do Venturi destacamos a medio de ar de combusto de caldeiras, gases de baixa presso onde se requer perda de carga permanente reduzida e, pelo mesmo motivo, medio de gua em grandes dutos.

Apresenta custo de aquisio superior ao das placas de orifcio e, como vantagens geram valor reduzido de perda de carga permanente e pode ser aplicado em fludos sujos;

no possui obstculos passagem conseqentemente, no retm partculas.

do

fludo

e,

TIPOS Podem ser aplicados em dutos circulares, quadrados ou retangulares; o estilo mais usado o circular, apresentado em dois modelos: - CONE CONVERGENTE DE CHAPA BRUTA: Recomendado at 48"; suas partes so calandradas e, se necessrio, a garganta poder ser usinada aps a calandragem. - CONE CONVERGENTE USINADO: Em tubos inferiores a 10" torna-se difcil a dobra das chapas nas calandras normais e, por este motivo, os Venturis abaixo deste valor so executados por usinagem, partindo de barras macias ou tubos mecnicos. CLCULO E EXECUO Atravs do "ASME Fluid Meters". MATERIAL De uso normal o ao carbono e, se necessrio, o inox 304 ou 316. CONEXO Ao processo - ponta para solda ou flange Ao instrumento: meia luva 1/2" NPT ou flange - PRECISO - CONE USINADO: 1% (entre 2 e 8") - CONE DE CHAPA BRUTA: 1.5 % (entre 10 e 48") SELEO DO MEDIDOR O engenheiro de instrumentao, na escolha do medidor adequado, tem, no mercado, uma grande variedade de tipos e estilos, que abrangem diversas aplicaes. Estimase que existam, no mnimo, 100 tipos de medidores sendo comercializados. Os medidores so escolhidos com base no custo de aquisio e de instalao, necessidade de medidor reserva, tamanho da linha, preciso requerida, fludo a ser medido, seu estado (gs, vapor ou lquido) e faixa do medidor. Os geradores de presso diferencial so os mais escolhidos pelo longo histrico de uso em muitas

aplicaes. Quando outros estilos so selecionados, o motivo est na necessidade da alta rangeabilidade, preciso pontual maior, que no obstrua ou razes sanitrias. Como regra geral, podemos afirmar que outros estilos de medidores no sero competitivos em aplicaes onde os geradores de presso diferencial forem aplicveis. MEDIDORES DE VAZO MAGNTICOS O medidor de vazo eletromagntico para lquidos um medidor volumtrico com baixa perda de carga. Sem parte mvel, possui boa preciso, sendo insensvel a variaes de presso, temperatura, densidade e viscosidade. Possui habilidade de medir vazes de uma grande gama de produtos qumicos, sujos e lamacentos. Sua operao baseia-se na Lei de Faraday, requerendo, portanto, que o liquido a ser medido possua um mnimo de condutividade eltrica.

Princpio de operao

O princpio de operao do medidor de vazo eletromagntico est baseado na lei da induo eletromagntica de Faraday que estabelece que, quando um condutor se move em um campo magntico, na direo perpendicular ao campo, uma fora eletromotriz induzida perpendicularmente direo do movimento do condutor e direo do campo magntico. O valor da fora eletromotriz proporcional velocidade do condutor e a densidade do fluxo magntico. Na figura abaixo, quando um fluido condutor flui com uma velocidade mdia V (m/s) atravs de um tubo de dimetro interno D (m), na qual um campo magntico de densidade de fluxo uniforme B (Tesla) existe, uma fora eletromotriz E (volts) induzida perpendicularmente direo do campo magntico e a direo do fluxo: E = D.V. B(V ) A taxa de fluxo magntico obtido da seguinte equao:

Das duas equaes acima, obtemos:

Portanto, a fora eletromotriz expressa como mostrado abaixo:

Se B e D so constates, ento E ser Proporcional a Q na equao acima. O equipamento eletrnico associado ao Medidor amplifica e converte esta fora eletromotriz E para um sinal padro de 4 a 20 mA ou um sinal em freqncia.

Figura do princpio de funcionamento do medidor de vazo magntico

Aplicaes O medidor de vazo eletromagntico fornece uma alta preciso da medida do fluxo sem obstruo interna ou partes mveis, e sem nenhuma queda de presso. A medida no afetada por mudanas na temperatura, presso ou viscosidade. O medidor eletromagntico de vazo ideal para medir a taxa de fluxo de lquidos em uma larga variedade de aplicaes, em particular, lquidos que contenham materiais slidos em suspenso. O medidor tem sido mais utilizado nas seguintes aplicaes: Lquidos viscosos; Pastas; Fertilizantes; Produtos inorgnicos; Suspenses; cidos, Bases; gua potvel; gua suja; Lamas; Cerveja; vinho; leite; gua mineral; lcool; garapa; suco de fruta; Queijos, etc O fluido processado deve ser um lquido que tenha uma condutividade mnima de 5S/cm, e para desmineralizada mnima de 20S/cm. Instalao do equipamento Instale o medidor em um ponto na tubulao onde esteja sempre preenchido com o lquido medido. (Ver abaixo) Tambm, o lquido medido para esta posio deve ter uma condutividade eltrica mnima necessria para medio e deve ser uniformemente distribuda.

Sempre instale o medidor numa seo reta do tubo nos dois lados do medidor. Veja a figura abaixo para as sees retas do tubo recomendados numa dada configurao de tubulao, para assegurar bom desempenho dentro das especificaes estabelecidas. Instale o medidor to longe quanto possvel de qualquer bomba na linha de modo que no tenha um fluxo pulsante.

No coloque a unidade: Em exposio direta ao sol, raio ou outras intempries; Onde esteja sujeito a interferncias eletromagnticas; Onde esteja sujeito a vibraes mecnicas ou em atmosfera corrosiva;

MEDIDOR DE VAZO MSSICA CORIOLIS Os medidores de vazo mssica so a base para formulaes, balano de massas, faturamento e transferncia de custdia na indstria. Consideradas as mais crticas medies de vazo em plantas de processo, a confiabilidade e a exatido das medies so muito importantes. Foi o engenheiro francs G. G. Coriolis quem primeiro notou que todos os corpos em movimento na superfcie da Terra tendem a ser desviados para o lado devido rotao do planeta para o leste. Esta deflexo assume papel relevante no movimento das mars dos oceanos e na meteorologia do planeta. Um ponto no equador traa, por dia, um crculo de raios maior do que outro prximo ao plo. Assim, um corpo viajando entre os plos ser levado para leste, porque ele retm sua maior velocidade circular quando passa para uma superfcie da Terra de menor velocidade circular. Esta deflexo definida como fora de Coriolis. As primeiras patentes industriais usando o princpio de Coriolis datam dos anos de 1950, enquanto os primeiros medidores de vazo foram construdos na dcada de 1970. Estes medidores introduzem uma acelerao de Coriolis artificial no escoamento e mede a vazo mssica medindo o momento angular. Quando um fludo escoado em um tubo e fica sujeito acelerao de Coriolis pela introduo mecnica de uma aparente rotao no tubo, a intensidade da fora de deflexo gerada pelo efeito inercial de Coriolis ser funo da vazo mssica do fludo. Se o tubo for girado em torno de um ponto enquanto o lquido escoado, em direo ou contra o centro de rotao, o fludo ir gerar uma fora inercial no tubo, em determinados ngulos na direo do escoamento.

- Princpio de funcionamento Vejamos a figura abaixo: Um partcula dm viaja a uma velocidade v dentro do tubo T. O tubo est rodando em torno do ponto fixo P e a partcula est a uma distncia de um raio r do ponto fixo. A partcula se move a uma velocidade angular W sob duas componentes de acelerao: uma acelerao centrpeta ar em direo ao ponto P e uma acelerao de Coriolis at agindo a um certo ngulo de ar de forma que: ar(centrpeda) = W2.r at(Coriolis) = 2W.v
w at ar dm x r Principio do medidor de vazo mssico Coriolis T v

Para aplicar a acelerao de Coriolis at partcula do fludo, uma Fc = at . dm tem que ser gerada pelo tubo. A partcula do fludo reage a esta fora com uma fora Coriolis igual e oposta: Fc = at . dm = 2W . v . dm Considere um fludo de processo de densidade D escoando a uma velocidade constante v dentro de um tubo girando, com rea da seo reta igual a A. Ento, um segmento de tubo de comprimento x estr a sujeito a uma fora de Coriolis: Fc = 2W . v . D . x. A Sendo a vazo mssica Qm = D . v. A , ento:

Qm = Fc/(2 . W . x) Isto mostra como a medida da fora de Coriolis exercida pelo fludo durante o escoamento de um tubo girando pode fornecer uma indicao de vazo mssica. Um tubo girando no uma maneira prtica para a construo de medidor de vazo industrial, mas a oscilao ou vibrao de um pode ser usada para o mesmo efeito. Ciclo de Deformao (simplificado) Rotao e deformao de dois tubos paralelos em formato circular por fora Coriolis, Fc.

Na figura abaixo o corpo em movimento est representado por uma gota do fluido e o sistema pelo par de tubos. O estudo da variao da velocidade radial-Vrad efetuada projetando-se a velocidade V de uma partcula sobre um disco imaginrio, solidrio ao Loop, perpendicular ao eixo de rotao (Barra de Toro). Esta seo de tubo representa o Sistema Rotacional de Referncia no qual as partculas do fluido se movimentam, alterando sua posio em relao ao Eixo de Rotao do sistema. A velocidade radial ou relativa de uma partcula do fluido varia em funo de sua distncia em relao ao eixo de rotao, ou seja, nula nos pontos A e C e mxima no ponto B. O movimento de partculas do fluido que percorre o par de tubos, oriundo do movimento oscilatrio induzido pelas Bobinas de Excitao, resulta no surgimento de Foras de Coriolis, perpendiculares aos planos que contm o par de tubos, nos trechos AB e BC, orientados de acordo com a regra da mo direita, e cuja intensidade determinada pela equao:

Aplicaes: Os Medidores Mssicos, em constante evoluo, atendem a especificao dos mais variados processos, na medio de lquidos e gases nas indstrias Petroqumicas, Qumicas, Petrolferas, Farmacuticas, Alimentcias e outros segmentos industriais. O funcionamento dos Medidores Mssicos baseia-se no principio de Coriolis medindo diretamente em massa o fluxo de lquidos e gases sem a necessidade da compensao de presso, densidade, temperatura e viscosidade.

You might also like