You are on page 1of 9

As marcas da dupla excluso: experincias da enfermagem...

- 79 -

AS MARCAS DA DUPLA EXCLUSO: EXPERINCIAS DA ENFERMAGEM COM O PSICTICO INFRATOR


THE MARKS OF DOUBLE EXCLUSION: NURSING EXPERIENCES WITH THE PYSCHOTIC OFFENDER LAS MARCAS DE LA DOBLE EXCLUSIN: EXPERIENCIAS DE LA ENFERMERA CON EL INFRACTOR PSICTICO

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos1, Fernanda Silva de Souza2, Cludia Vernica Salvador Caldeira dos Santos3
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Enfermagem Mdico-Cirrgica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Mdico-Cirrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Brasil. Enfermeira no Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico Henrique Roxo, em Niteri, RJ. Rio de Janeiro, Brasil. Advogada. Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Professora da Universidade da Cidade, RJ. Rio de Janeiro, Brasil.

2 3

PALAVRAS-CHAVE: Enfer- RESUMO: No sculo XXI a noo de periculosidade como smbolo da loucura se transformar em instrumento magem psiquitrica. Direito a ser usado pelos doutos da lei para exercerem o seu poder sobre a loucura. Culpado ou louco? Tal pergunta ser colocada pela justia e a psiquiatria nascente tentar responder a ela. Este estudo descreve as atitudes da penal. Psiquiatria legal. equipe de enfermagem com o psictico-infrator e identifica as conseqncias advindas delas no cuidado a essa clientela. Estudo qualitativo-descritivo do qual participaram 20 profissionais da equipe de enfermagem do Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico no Municpio de Niteri, RJ. Os resultados apresentam trs categorias: medo, limites nas definies sobre a loucura e crime e controle institucional. Conclui-se que a reformulao do sistema judicirio em relao ao psictico-infrator precisa ser revista para que se redirecione um novo olhar da psiquiatria e da justia sobre essa clientela, capacitando a equipe de enfermagem em direo funo prxima do cuidado humano.

KEYWORDS: Psychiatric ABSTRACT: In the 21st Century the notion of danger as a symbol of madness would transform itself into an nursing. Criminal law. Fo- instrument to be used by those who were well-learned in law in order to execute their power over insanity. Guilty or insane? Such a question would be placed in front of the justice system, to which the budding psychiatrist would rensic psychiatry. attempt to respond. This study describes the attitudes of the nursing team towards the psychotic offender and identifies the consequences which result from the care offered such clientele. It is a qualitative-descriptive study with 20 nursing professionals from the nursing staff of the County Hospital for Pyschiatric Care and Treatment, Niteri, Rio de Janeiro, Brazil (Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico no Municpio de Niteri, RJ). The results presented three categories: fear, limits in the definitions of insanity and crime, and institutional control. We conclude that the reformulation of the judicial system with respect to psychotic offenders must be revised. This would permit a new psychiatric and judicial perspective to be redirected towards the clientele, as well as capacitate the nursing team towards a function based more closely on human care.

RESUMEN: En el siglo XXI, la nocin de peligrosidad como smbolo de la locura, se transformar en PALABRAS CLAVE: Enfer- instrumento a ser usado por los doctos de la le para ejercer su poder sobre la locura. Culpado o loco? Esa mera psiquitrica. Derecho pregunta ser colocada por la justicia, y, la naciente psiquiatra intentar responderla. El presente estudio, describe criminal. Psiquiatra forense. las actitudes del equipo de enfermera con el psictico infractor e identifica las consecuencias derivadas de ellas en el cuidado a esa clientela. Estudio cualitativo descriptivo del cual participaron veinte profesionales del equipo de enfermera del Hospital de Custodia y Tratamiento Psiquitrico del Municipio de Niteri, RJ. Los resultados obtenidos presentan tres categoras: miedo, limites en las definiciones sobre la locura y el crimen, y, control institucional. Se concluye que la reformulacin del sistema judicial en relacin al psictico infractor necesita ser revisada para que se dirija una nueva mirada de la psiquiatra y la justicia en relacin a esta clientela. Adems, es necesario capacitar al equipo de enfermera para la funcin prxima del cuidado humano.

Endereo: Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos R. Raimundo Correia, 41. Ap. 803 22.040-040 - Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Artigo original: Pesquisa Recebido em: 01/11/2006 Aprovao final: 11/05/2007

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

- 80 -

Santos MLSC, Souza FS, Santos CVSC

INTRODUO
A evoluo histrica mostra-nos que a doena mental sempre esteve cercada de misticismos, rituais, supersties, e que o doente mental sempre foi identificado violncia, ou seja, ser louco ser violento representando uma ameaa sociedade que deveria ento afast-lo de seu convvio, trancafiando-o em masmorras, abandonando-o nas florestas ou recolhendo-o em casas de religiosos, dependendo da sociedade em questo. Abordaremos o doente mental hoje, no sc. XXI, mais especificamente uma de suas categoria o psictico-infrator aquele que cometeu crime em decorrncia da doena mental sua relao com a justia e o tratamento da enfermagem. As relaes entre a psiquiatria e a Justia penal tm sido, pelo menos desde o sc. XIX, bastante estreitas. Por um lado, a Justia no dispunha de meios para dar conta de certo tipo de crime cujas caractersticas pareciam fugir completamente razo. Culpado ou louco, eis a questo ao mesmo tempo deixada em aberto pela Justia criminal e proposta pela psiquiatria nascente. Enquanto a Justia s pode agir sobre o delito depois de cometido, a psiquiatria parece capaz de prev-lo em funo de critrios de periculosidade, definidos cientificamente.1 Nota-se a existncia, desde ento, de uma polaridade entre a justia e a medicina, segundo a qual o saber mdico tende a estabelecer meios de formalizar a loucura num estatuto cientifico e, por outro lado, a justia procura determinar o ato criminoso e a sua sentena a partir de um juzo moral. Impossvel, pois, declarar algum ao mesmo tempo culpado e louco; o diagnstico de loucura, uma vez declarado, no pode ser integrado no Juzo, ele interrompe o processo e retira o poder da Justia sobre o autor do ato.2 nesse ambiente de novas definies que surge a medida de segurana, como proposta de proporcionar ao louco criminoso um destino diferente daquele dado ao criminoso comum. Nesse nterim, as medidas de segurana tm carter preventivo e teraputico, e no punitivo, pois prescrevem tratamento. O crcere ou o asilo, tal ser o destino de uma determinada categoria de indivduos. Entretanto, na prpria fronteira entre as duas instituies, haver aqueles considerados excessivamente lcidos para as casas de alienados e insuficientemente responsveis para a priso,1 o que suscita uma questo: se o louco-criminoso no pode ser simplesmente

condenado pena de priso ou ser internado em manicmio comum, qual seria o local adequado a ele? Uma resposta a essa questo leva adoo de medidas de segurana que trazem consigo a exigncia de diversos estilos arquitetnicos e a existncia de aparelhagem interna nos estabelecimentos penais destinados a sua execuo.3 Assim, desenvolve-se o Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico (HCTP), um hospital-priso que visa a assegurar a custdia e o tratamento do internado. O HCTP, em sua essncia, ambivalente e ambguo, j que agrupa no s caractersticas hospitalares como equipe de sade, enfermarias, postos de enfermagem, salas de atendimento mdico, oficinas teraputicas, como tambm caractersticas de presdio, simbolizadas pelo sistema de segurana composto de equipe de guardas, muros altos com arame, portes de ferro, grades em portas, janelas e cadeados.4 Nesse contexto, encontramos o profissional de enfermagem tentando entender o seu papel, em que sua responsabilidade tica mescla-se aos preconceitos morais que esto enraizados na cultura, revolta, discriminao, averso e medo, o que o leva a travar, muitas vezes, verdadeiras batalhas em seu ntimo no cuidado a esses pacientes, motivando, assim, atitudes diante do paciente psictico infrator que trazem, com efeito, implicaes para assistncia. Um dos grandes desafios da enfermagem voltada para o cuidado nas situaes de crcere seria vencer o preconceito, a discriminao, a averso e o medo, desempenhando seu verdadeiro papel no cuidado humano, que envolve o respeito vida, dignidade e aos direitos da pessoa em todo seu ciclo vital, sem discriminao de qualquer natureza.5 A pesquisa procurar ento, descrever as atitudes dos profissionais de enfermagem no cuidado ao psictico infrator, identificando as conseqncias dessas atitudes no cuidado de enfermagem.

A loucura e suas relaes com a justia


Ao longo da histria, vrias expresses foram usadas para designar a loucura. Em Roma, por exemplo, consta que o furiosos era o indivduo que, entre as suas crises tinha intervalos lcidos durante os quais deveria ser considerado plenamente imputvel. J a dementia seria a loucura plena, sem intervalos. Para a alienao da mente eram empregados os termos mente captus e mente alienatione. O imbecilitas era o incapaz para gerir os prprios bens.6
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

As marcas da dupla excluso: experincias da enfermagem...

- 81 -

O Direito Romano preocupava-se com os aspectos civis, ou seja, com a capacidade do louco. Assim, a punio ao louco era inconcebvel, pois a prpria doena j se encarregava de faz-lo. Se necessrio fosse, medidas poderiam ser tomadas como conteno ou acorrentamento com a finalidade apenas de preservar a segurana e integridade das pessoas. As ordenaes do Reino (Filipinas), de 11 de janeiro de 1603, no se referem especificamente ao louco, mas incluem o desenvolvimento mental incompleto (menoridade) no captulo da responsabilidade penal. O cdigo penal do Imprio do Brasil, de 16 de dezembro de 1824, no artigo 10, parece ter-se inclinado no sentido de excluir o crime, quando fosse cometido por um louco de todo o gnero, salvo em intervalo lcido.6 Os loucos que cometessem fatos tipificados como crimes eram recolhidos s casas especialmente destinadas ou entregues s suas famlias, como parecesse mais conveniente ao juiz, conforme artigo 12.6 O cdigo penal dos Estados Unidos do Brasil, de 1890, tambm parece ter colocado a sade mental como pressuposto para a configurao de crime. No eram considerados criminosos os menores de 9 anos, os maiores de 9 e os maiores de 14 que no tinham discernimento, os portadores de imbecilidade nativa, enfraquecimento senil, os privados totalmente dos sentidos e da inteligncia e os surdosmudos sem discernimento, artigo 26.6 Aqui, o destino do louco criminoso continua a ser determinado pelo juiz, mas com uma significativa mudana, a internao passou a exigir fundamentao com base na doena mental, na periculosidade do agente e na garantia da ordem pblica. O cdigo penal de 1940 trouxe algumas novidades como, por exemplo, a definio de responsabilidade penal em contraposio aos pressupostos da existncia do crime. Pela primeira vez surge a medida de segurana, sucessora da primitiva internao para segurana do pblico, introduzida pelo cdigo republicano de 1890 (art.29). A medida de segurana tinha como fundamento o grau de perigo que determinados delinqentes representavam para a sociedade (periculosidade). Surge o inovador cdigo penal de 1969, que revogado na voccacio legis, nunca entrou em vigor. Na verso original, o cdigo mantinha a maioridade penal nos 18 anos. Porm, excepcionalmente, se o
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

menor entre 16 e 18 anos demonstrasse suficiente desenvolvimento psquico para entender o carter ilcito do fato a governar a sua conduta, poderia o juiz declar-lo imputvel, artigo 33.6 O grande avano trazido pelo cdigo de 1969 foi possibilidade de no internao do louco, se no houvesse periculosidade. Junto com a sentena, o juiz deveria declarar o grau de periculosidade do condenado, artigo 51.6 Em tema de inimputabilidade penal, doena mental toda manifestao nosolgica, de cunho orgnico, funcional ou psquico, episdico ou crnico, que pode, eventualmente, ter como efeito a situao de incapacidade psicolgica do agente de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, conforme artigo 26 do Cdigo Penal.3

O surgimento do manicmio judicirio


A questo do surgimento do Manicmio Judicirio pode ser entendida por dois paradigmas: a partir de que relaes significativas entre representaes e prticas que se ocupam da transgresso s normas e valores sociais foi possvel surgir a figura do louco-criminoso e a instituio que dele se ocupa?.7:36 As questes levantadas colocam em foco o que se julgou fundamental para a compreenso do surgimento do Manicmio Judicirio, ou seja, a maneira como se constituiu o significado social do crime ou da transgresso, a partir de diversos discursos e prticas que os tomaram enquanto objetos de reflexo e de interveno, particularmente no discurso e na prtica da medicina mental. Efetivamente, parece ter sido a Inglaterra o primeiro pas a erigir um estabelecimento especial para os delinqentes alienados, a priso especial de Broadmoon em 1870. Antes dela, tanto a Frana quanto os Estados Unidos, havia, apenas designado anexos especiais a alguns presdios para a recluso e tratamento dos delinqentes loucos ou dos condenados que enlouqueceram nas prises.7 O direito brasileiro, atravs da lei de execuo penal, vem regulamentar como deve ser a estrutura do Hospital de Custdia e Tratamento atravs de seu art.99. O Hospital de custdia e tratamento psiquitrico destina-se aos inimputveis e semi-imputveis referidos no artigo 26 e em seu pargrafo nico do Cdigo Penal.3:55

- 82 -

Santos MLSC, Souza FS, Santos CVSC

As situaes se misturam e se tornam confusas num Manicmio Judicirio. A dicotomia custodiar/ tratar encontra-se veementemente exacerbada em todos os momentos. De um lado, tem-se a equipe teraputica, sempre buscando criar um ambiente que proporcione tratamento, realizando trabalhos como oficina de argila, oficina da terra, musicoterapia, debates, palestras, sadas teraputicas, entre outros. De outro lado, encontra-se a equipe de segurana, composta por guardas, os quais sabem de sua importncia na instituio e que sem eles o caos se instalaria, procurando manter a ordem e a disciplina com rigor, deixando bem claro o carter prisional do estabelecimento. Porm, parece-nos que conflitos no so privilgios apenas das equipes internas do Manicmio Judicirio, pois ainda estes desentendimentos j vm de instncias superiores: frente legislao, o primeiro ponto a ser descrito o que se refere prpria posio do perito psiquitrico e a relao entre o seu papel e o que desempenhado pelo juiz. [...] no se pode deixar de perceber o conflito de competncia que subjaz superfcie ordenada das disposies legais e como, atravs delas, a autoridade jurdica se protege, impondo limites ao poder de interveno dos psiquiatras em matria penal.7:88 Por conseguinte, o cumprimento da medida de segurana no manicmio judicirio invoca o seguinte dilema: tratamento ou punio? O HCTP uma instituio vinculada Secretaria de Justia e Direitos Humanos do Estado e uma instituio protetora da sociedade retendo aqueles que, em decorrncia de transtorno mental, violaram as leis de sociabilidade civil, ou seja, desviaram-se e cometeram crimes. Esse tipo de criminoso, o direito penal trata de maneira diferente do criminoso comum, baseando-se na noo de culpabilidade. O criminoso psictico isento de pena por ter praticado o ato em estado de no-responsabilidade jurdico-legal. luz do direito, as medidas de segurana no tm carter repressivo e muito menos penal. So medidas preventivas e teraputicas, pois prescrevem tratamento. Entretanto, os Manicmios Judicirios jamais cumpriram essa finalidade, funcionando como instituio entre a sade e a justia, entre o tratamento e a penitncia. O destino do louco-criminoso sofreu mudanas no decorrer do tempo que, a princpio, o louco-criminoso era tratado como criminoso comum, no sendo levado em considerao seu estado mental alterado. Porm, medida que o Estado se organiza, surgem

leis que vo estabelecer um novo olhar sobre o louco-criminoso, pois, se loucura sinnimo de falta ou deficincia das faculdades mentais, incapacidade de compreenso do que certo ou errado, o loucocriminoso uma particularidade, devendo ser tratado de forma diferente. Sendo o agente incapaz de conter os impulsos criminosos determinados por sua anomalia psquica, a sistemtica crime/castigo intil e imoral. No vlido, portanto, dispensar tratamento idntico ao mentalmente sadio e ao psiquicamente incapaz, ou seja, que teria a pena quando a manifestao mental patolgica impede que o agente aprenda com a conseqncia dos seus erros?8 A pena comum, priso/punio, aplicada aos imputveis, queles que tm condies mentais mnimas de responder penalmente pelo ato criminoso que praticou. Ela um dos elementos da culpabilidade, do juzo de reprovao social da conduta. Dessa maneira imputabilidade se traduz na capacidade psquica abstrata de algum ser responsabilizado por infrao penal. A partir do direito penal o louco-criminoso passa a ser denominado inimputvel, ou seja, agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, , ao tempo da ao ou omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou determinar-se de acordo com esse entendimento.9 Entendendo os doutos da lei a singularidade do louco-criminoso, passa a ser necessrio dar outro destino, que no a pena/priso ao louco-criminoso. Surge, assim, a medida de segurana como soluo a essa problemtica. As medidas de segurana variam de acordo com o estado do praticante e de acordo com o delito, sendo de dois tipos: internao e tratamento ambulatorial, centrado numa dupla finalidade: proteger a sociedade dos loucos-criminosos e trat-los at que cesse a periculosidade.8 As medidas de segurana so tambm sanes penais, semelhana das penas. Diferem, porm, destas, principalmente pela natureza e fundamento. Enquanto as penas tm carter retributivo-preventivo e se baseiam na culpabilidade, as medidas de segurana tm natureza apenas preventiva e encontram fundamento na periculosidade do sujeito.3 A medida de segurana artigo 97 1 do Cdigo Penal assinala que a internao e/ou tratamento ambulatorial sero por tempo indeterminado, perdurando enquanto no for averiguada, mediante percia mdica, a cessao de periculosidade. O
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

As marcas da dupla excluso: experincias da enfermagem...

- 83 -

prazo mnimo dever ser de um a trs anos. Por outro lado, a cessao de periculosidade se d findo o prazo mnimo de durao da internao ou da submisso a tratamento ambulatorial. A verificao do estado de periculosidade do agente por meio de percia mdica determinar a cessao da execuo da medida de segurana.3

Instrumento de coleta de dados


A coleta de dados foi realizada atravs da aplicao de questionrio, do qual constavam seis perguntas abertas, que versavam sobre a articulao do transtorno mental, crime e a enfermagem. O questionrio foi entregue pessoalmente aos profissionais, o que proporcionou a oportunidade de explicar os motivos e objetivos do estudo e, ainda, a elucidao de eventuais dvidas sobre alguma questo. Cada participante recebeu uma folha de questionrio e outra do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, as quais deveriam ser entregues no prazo de uma semana devidamente preenchidas e assinadas, garantindo-se o anonimato. Os participantes tiveram a autonomia de participar ou no da pesquisa, respeitando os aspectos ticos da pesquisa dispostos na Resoluo N 196/96, do Conselho Nacional de Sade.10 Alm da autorizao 050/04 do Comit de tica em Pesquisa do Hospital Universitrio Antnio Pedro da Universidade Federal Fluminense, Niteri, RJ, tivemos o aceite do responsvel do Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico Henrique Roxo para o desenvolvimento da pesquisa. O critrio de excluso usado foi o da no aceitao por parte do profissional em participar do estudo, no qual alguns se encontravam de licena no perodo. Findo o prazo, recolheu-se o material, ou seja, os questionrios e consentimentos, dando-se incio leitura atenta e apurada das respostas e a classificao dos dados. Das seis questes que constituam o questionrio, emergiram trs classes, que passaram a ser categorizadas segundo anlise de contedo.

METODOLOGIA
Estudo de natureza qualitativa, descritiva que buscou descrever as atitudes dos profissionais de enfermagem no cuidado ao psictico infrator, identificando as conseqncias dessas atitudes no cuidado de enfermagem.

Sujeitos da pesquisa
Os sujeitos do estudo foram a equipe de enfermagem em todas as suas categorias, ou seja, sete enfermeiros, cinco tcnicos e vinte e cinco auxiliares, contabilizando um total de trinta e sete profissionais. Desse total vinte participaram da pesquisa sendo: trs enfermeiros, quatro tcnicos e treze auxiliares de enfermagem, os quais trabalham em regime de planto, em escalas diferentes. Os enfermeiros cumprem escala de 12/60, os tcnicos e auxiliares, a escala de 24/120, sendo o incio do planto s 8:00h e o trmino s 8:00h do dia seguinte. As atividades de enfermagem desempenhadas pelos enfermeiros na instituio podem ser agrupadas em: recebimento de planto, checagem da escala de pessoal, superviso das atividades tcnicas e auxiliares, controle e reposio do material, realizao de relatrio de enfermagem e atuao nas intercorrncias clnica e psiquitrica junto equipe. Os tcnicos e auxiliares desempenham atividades prprias, porm sem distino entre ambos, como contagem de medicamentos, relatrios de enfermagem, separao e administrao de medicamentos, encaminhamento ao banho, encaminhamento barbearia, corte de unhas, acompanhamento e superviso da alimentao, auxlio dos tcnicos (terapeuta ocupacional, psiclogo, servio social, mdico) no atendimento aos internos e atuao nas intercorrncias junto com enfermeiros e guardas da instituio. importante ressaltar que nenhum profissional de enfermagem participa das reunies da equipe multiprofissional ou de qualquer outra atividade a eles relacionada.
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

Cenrio da pesquisa
Foi escolhido como campo para o desenvolvimento da pesquisa o Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico Henrique Roxo, em Niteri, RJ que se destina a custodiar e tratar pessoas do sexo masculino, com capacidade para 150 internos, que cometeram delitos em decorrncia de doena mental, e de dependncia qumica. Oriundos de delegacias, presdios e outros hospitais, permanecem internados por determinao judicial para cumprirem medida de segurana conforme o artigo 26 do Cdigo Penal, sobre tratamento.3 O HR uma instituio fechada, muros altos, grades, caracterizando uma instituio total, so instituies simbolizadas pela barreira relao social com o mundo externo e por proibies sada

- 84 -

Santos MLSC, Souza FS, Santos CVSC

que muitas vezes so includas no esquema fsico, normas, doutrinas e tarefas a serem cumpridas.4:52 No que diz respeito a seu espao fsico, dividido em dois prdios, ptio interno e externo. Um dos prdios dividido em alas. Na ala A (primeiro andar), permanecem os pacientes predominantemente crnicos, e as alas B e C (segundo andar) abrigam pacientes agudos e dependentes qumicos. Existem tambm as enfermarias especiais, chamadas de tranca, para onde so encaminhados pacientes que descumpriram as regras disciplinares, internos novos ou pacientes em surtos psicticos. No outro prdio, funciona o servio administrativo, e encontram-se o auditrio e o arquivo de unidade. O tratamento teraputico feito pelos profissionais tcnicos e abrange psiquiatria, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, servio social, clnico geral, cardiologia e ainda assistncia jurdica. Por ser uma instituio prisional, possui um sistema de segurana composto por agentes penitencirios responsveis por manter a disciplina e a ordem na instituio. As patologias mais freqentes encontradas so a esquizofrenias, transtorno bipolar e transtorno anti-social. Os delitos mais usuais foram cometidos contra familiares.

RESULTADOS
Trs categorias foram levantadas a partir das respostas dos depoentes, isto , dos profissionais de enfermagem (enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem), os quais se pronunciaram como a relao enfermagem-psictico-infrator determina conflitos que geram muitos impasses na assistncia.

com o paciente psiquitrico e com a agravante de ter cometido delito (Funcionrio trs). O que se observa atravs dessa fala que o contato com o psictico-infrator se deu de forma inadequada e traumatizante, pois no houve uma preparao formal desse profissional, atravs de cursos, visitao, treinamentos, palestras sobre as patologias mais freqentes, e orientao de como lidar com esse cliente, to atpico para a equipe naquele momento. Essa falta de preparao e esse contato inadequado s veio reforar a tenso que o medo do desconhecido gerou em cada componente da equipe. O medo do momento de lidar com os pacientes no surgia da imaginao, ao contrrio era real, quase palpvel, era de um quadro que se revelava diante de seus olhos como um ambiente hostil, composto de grandes galerias, grades por todos os lados, correntes e muitos cadeados, alm disso, havia ainda olhares enigmticos dos internos, olhares de curiosidade, boas vidas e ameaa. A ameaa que eles representavam para a equipe estava em sua prpria histria de vida, histria de sua doena e de seu delito, enfim, estava no mito que a loucura lhes impunha. Este medo quase palpvel est na possibilidade de ser agredido, ser refm, receber ofensas verbais ou sofrer violncia sexual, e, concernente ltima questo, nas mulheres esse medo era mais intenso, pois a populao abrigada na instituio era, em sua totalidade, composta por homens aos quais no se permitiam visitas ntimas, portanto, muitos no tinham relaes heterossexuais h muitos anos. A fragilidade e a inferioridade fsica eram fatores concretos que as levavam a sentirem-se assim, vulnerveis, medo da violncia sexual era uma constante.

Medo
Podemos observar que o medo, referido pelos profissionais, explica-se, em princpio, pela prpria natureza humana, j que a necessidade de sobrevivncia quando o indivduo submetido a situaes em que todos os personagens so desconhecidos e, ainda capaz de alguma forma amea-lo passa a ser o principal propsito. Em se tratando de psicticoinfrator num Manicmio Judicirio, essa ameaa se configura em agressividade, violncia, hostilidade, ambiente de tenso entre outros, que, real ou imaginria, condiciona o comportamento do sujeito. A fala deixa bem claro, o que gera esse medo: a princpio tive medo, pois no sabia como lidar

Doentes x criminosos
A segunda categoria se caracteriza pela questo que situa a relao do trabalho no Manicmio Judicirio no limite entre a loucura e a justia, no qual o binmio doente x criminoso evidenciou trs eixos de argumentao dos depoentes. - Primeiro eixo: os apenas doentes. - Segundo eixo: os doentes criminosos. - Terceiro eixo: apenas os criminosos.

Primeira argumentao: os apenas doentes


Analisando as falas dos depoentes, pode-se observar claramente a confuso de definies existentes na equipe de enfermagem com relao clientela sob
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

As marcas da dupla excluso: experincias da enfermagem...

- 85 -

seus cuidados. Vinte e cinco por cento dos entrevistados classificam os internos como apenas doentes, que ali esto para serem tratados e no punidos, visto que s cometeram o crime porque eram portadores de transtorno mental e que, provavelmente, no momento do delito estavam sem o tratamento mdico adequado, ou seja, acreditam que, se o interno estivesse medicado, no cometeria o delito, como se transcreve a seguir. So pessoas que cometeram o delito devido sua doena, tanto que muitos com o tratamento apresentam melhora e provavelmente no cometeriam o crime, se estivessem em tratamento (Funcionrio um). Ou seja, esses profissionais conseguem romper a barreira histrica que o mito impe ao loucocriminoso e olhar esses indivduos como seres humanos, que, no tm culpa de sua doena. E que a maioria dos internos do Manicmio Judicirio constitui um grupo margem, que em sua quase totalidade provm de famlias carentes, que no teve acesso a uma boa alimentao, educao, emprego, amor e oportunidade de reconhecimento como pessoas que realmente precisavam de ajuda. E, em seu infortnio, praticaram ato brbaro, muitos deles contra seus prprios entes queridos.8

Segunda argumentao: doentes x criminosos


Outros quarenta e cinco por cento disseram que no conseguem separar as duas realidades, ou seja, so doentes e criminosos ao mesmo tempo, como est claro no relato a seguir: so pacientes porque so doentes e criminosos porque cometeram delito e foram julgados pelo Juiz (Funcionrio dois). A partir dessa fala fica explcito que os papis no so de definio to simples, a se configura a chamada zona fronteiria, na qual crime e loucura se confundem.7 So doentes, quando se apresentam debilitados, deprimidos ou em surto psictico, despertando na equipe compaixo, desejo de cuidar, etc. E criminosos, quando se colocam de forma ameaadora e representam algum tipo de perigo iminente vida de algum da equipe. Nesse nterim, a postura assumida pelo profissional ficar a cargo dos prprios indivduos sob seus cuidados, ora tratando-os como doentes, ora como criminosos.

para se beneficiarem. Relatam tambm que o fato de existirem psicticos e dependentes qumicos (lcidos) num mesmo ambiente dificulta o trabalho das equipes. No que tange a esta questo, observam-se tipos de comportamentos diferentes das equipes que atuam com essa clientela. Essa dificuldade de assistir se configura no ato de que o lcido, o vagabundo, aquele que intimida, ameaa, no obedecendo s ordens, no cooperando com a equipe, simula todo tempo, posando de bonzinhos, quando quer algo. Esse tipo de interno desperta o mais variado tipo de sentimentos como: averso, afastamento, ansiedade e medo, o que leva a que o tratamento dispensado seja distante, indiferente e realizado o mais breve possvel. No se estabelece um dilogo entre interno e o profissional, pois se presume que o prprio contato com esse indivduo uma forma de contaminao. Nesse ambiente de tenso, o profissional obrigado a estar alerta a todo o tempo, nunca se descuidando na realizao de um procedimento qualquer, a fim de que o interno no tenha contato com objetos que possam servir, ou ser usados, como arma contra sua prpria pessoa, contra a equipe ou os demais internos. Alm de atuar com profissional da sade na promoo do bem estar dos internos, ele se coloca como guardio de sua vida e dos seus colegas de trabalho. Quanto ao psictico, o doentinho, aquele que no apresenta perigo, no dificulta o trabalho da equipe, que, em sua maioria, atende s ordens, ingere os remdios, no sendo abusado, cooperando, no nvel de sua capacidade mental com a equipe no seu prprio cuidado, o atendimento leva em considerao suas limitaes cognitivas, e suas queixas so valorizadas: eles no simulam, no se queixam sem realmente terem um motivo (Funcionrio 4).

Controle institucional
A ltima categoria emergida das falas dos depoentes foi o controle institucional, como papel exercido pelo profissional de enfermagem no Manicmio Judicirio. Esse controle evidenciado atravs da seguinte fala: nos vemos apenas como profissionais que tm como nico dever manter os loucos sobre controle, sem que importe que haja uma melhora real no seu quadro psquico (Funcionrio 2). Essa forma de atuao do profissional de enfermagem no Manicmio Judicirio pode ser desvelada atravs do seu prprio processo de formao, pois

Terceira argumentao: apenas criminoso


O restante, ou seja, trinta por cento classificam apenas como criminosos que fingem uma doena
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

- 86 -

Santos MLSC, Souza FS, Santos CVSC

a enfermagem psiquitrica nasceu no hospcio, no como coadjuvante no tratamento, como uma prtica que iria atender s necessidades daquele indivduo, mas como represso, manipulao e poder controlador e disciplinador, cujas aes legitimam o saber mdico. Toda a violncia e a agressividade do hospcio so descontadas na conta do desempenho violento e agressivo do enfermeiro, a quem cabe, por herana secular, o servio sujo das pequenas e cotidianas atrocidades do espao asilar. Amarrar, conter, gritar, ofender impor-se pela robustez fsica, aplicar as medicaes teraputicas psiquitricas prescritas, tudo em nome da pseudo-ordem do hospital.11 O controle institucional exercido sobre o psictico infrator revela-se de forma ainda mais perversa, visto que ele, alm da loucura, traz o estigma de seu delito, portanto, sua ficha criminal se sobrepe histria de sua doena, e isso ir determinar, na maioria das vezes, a assistncia a ser prestada. Sendo o profissional de enfermagem o nico a passar as 24h do dia em contato com o interno, ele faz que esse contato seja simbolizado atravs da relao de poder, e da vigilncia exercidas sobre aquele que est sob seus cuidados, reduzindo-o condio de obedincia e submisso. Os mtodos que permitem o controle minucioso das operaes do corpo, realizam a sujeio constante de suas foras e lhes impem uma relao de docilidade/utilidade, disciplinando-o. E esse exerccio que fabrica assim corpos submissos ou exercitados, corpos dceis,11 como comprova a fala sobre a assistncia de enfermagem prestada a esses internos. Deveria ser humanizado, mas nosso papel na realidade mecnico (Funcionrio 4). A assistncia mecanizada manipula, ordena e domestica os corpos, forjando prticas institucionalizadas, para as quais no preciso conhecimento cientifico, ou algum treinamento especifico, so apenas prticas domsticas, aplicadas no espao institucional com o objetivo de legitimar e consolidar um poder sobre corpos e mentes doentes.

CONCLUSO
A pesquisa no pretendeu julgar, condenar ou defender a posio ou ponto de vista da equipe de enfermagem, contudo uma tentativa de entender a atitude e o comportamento deste profissional frente aos conflitos vividos no seu dia-a-dia no Manicmio Judicirio, tendo como agente do seu cuidar o psictico-infrator.

Confirmou-se, dessa forma, que o Manicmio Judicirio uma instituio de carter ambguo, pois tem a finalidade de custodiar/tratar, e encerra uma clientela marcada pela dupla excluso: a secular imposta pela doena mental e a do delito praticado, configurando o seu grau de periculosidade. Esta problemtica aponta desde logo para a polaridade do estatuto mdico-legal dos chamados loucos criminosos, habitantes de uma regio estranha, onde culpa e inocncia parecem se defrontar com igualdade de foras.7 Identificou-se que a relao entre a justia e a psiquiatria so marcadas por diferenas de poderes, pois, quando a justia incide sobre o loucocriminoso, ela determina o destino a ser dado a ele. Por outro lado, o juiz solicita o parecer do perito psiquitrico, ao qual caber a palavra final, com efeito, a relao entre delito e doena transita entre punir e cuidar. Essa natureza ambgua existente no Manicmio Judicirio e do prprio psictico-infrator faz com que se crie uma confuso de conceitos e atitudes por parte dos profissionais que ali atuam, em especial, na equipe de enfermagem, que permanece maior tempo com esses indivduos. O estudo identificou que as atitudes dos profissionais, frente ao psictico-infrator, depender da definio que o profissional far da clientela que est sob seus cuidados e que a assistncia de enfermagem prestada ser de acordo com tal definio. Constatou-se, assim, que o trabalho desenvolvido pela equipe de enfermagem no Manicmio Judicirio composto de prticas morais e domsticas para as quais no se justifica um saber com bases no conhecimento cientfico. A relao de poder exercida pela enfermagem sobre o psictico-infrator est na herana da enfermagem e nas caractersticas da instituio custodial. Assim sendo, reconhecemos que necessria uma reviso do papel e da conduta do profissional de enfermagem, no Manicmio Judicirio, para que se consiga olhar o psicticoinfrator como algum portador de uma patologia real, a qual no teve como evitar e sobre a qual, muitas vezes no tem controle. Nos ltimos anos, observam-se sinais de mudanas neste papel. A aproximao da enfermagem com as cincias humanas e sociais trouxe contribuies no sentido de adoo de uma nova atitude para o ensino e a prtica de enfermagem.12
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

As marcas da dupla excluso: experincias da enfermagem...

- 87 -

O profissional de enfermagem deve assumir seu lugar na equipe multiprofissional como agente de um saber subsidiado pelas cincias sociais e humanas para garantir um lugar importante na construo de um novo paradigma assistencial acerca de uma clientela colocada margem e excluda.

REFERNCIAS
1 Pereira CR. Os carreiristas da indisciplina: um estudo sobre a psiquiatria e seus anti-sociais. Rio de Janeiro (RJ): Achiam; 1979. 2 Foucault M. Vigiar e punir. 16a ed. Petrpolis (RJ): Vozes; 1997. 3 Mirabete F. Execuo penal. 9a ed. So Paulo (SP): Atlas; 2000. 4 Goffman I. Manicmios, prises e conventos. 7a. ed. So Paulo (SP): Perspectiva; 2001. 5 Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resoluo COFEN No 240 de 30 de agosto de 2000: dispe dos princpios fundamentais, aprova o cdigo de tica dos profissionais de enfermagem e d outras providncias [acesso em 2004 Nov 09]. Disponvel em: http://www. portalcofen.gov.br/2004/matrias. asp?ArticleID=706987&sectionID=34

6 Pereira AL. Homicdios praticados por mulheres portadoras de distrbio mental [monografia]. Curitiba (PR): UFPR/Ps-Graduao em Modalidades de Tratamento Penal e Gesto Prisional; 2003. 7 Carrara SL. O crime e loucura: o aparecimento do manicmio judicirio na passagem do sculo. Rio de Janeiro (RJ): EdUERJ/So Paulo (SP):EdUSP; 1998. 8 Figueiredo VC. O psictico infrator no Instituto Raul Soares: intervenes clnicas possveis [monografia]. Belo Horizonte (MG): Centro Universitrio Newton Paiva/Ps-Graduao em Psicologia Jurdica; 2000. 9 Delmanto C. Cdigo penal comentado. 6a. ed. Rio de Janeiro (RJ): Renovar; 2002. 10 Ministrio da Sade (BR), Conselho Nacional de Sade, Comisso Nacional de tica em Pesquisa (BR). Resoluo No 196, de 10 de outubro de 1996: dispe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Braslia (DF): MS; 1996. 11 Loyola CM. O parentesco imaginrio. Rio de Janeiro (RJ): Cortez; 1994. 12 Tavares CMM. A interdisciplinaridade como requisito para a formao da enfermeira psiquitrica na perspectiva da ateno psicossocial. Texto Contexto Enferm. 2005 Jul-Set; 14 (3): 403-10.

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15 (Esp): 79-87.

You might also like