You are on page 1of 7

ESTUDO EM CADEIA TEMATICA:

SBADO
A PALAVRA SBADOS NO PLURAL NO NOVO TESTAMENTO
MATEUS (cap. 12) 5 Ou no lestes na lei que, aos SBADOs, os sacerdotes no templo violam o SBADO, e ficam sem culpa? MATEUS (cap. 12) 10 E eis que estava ali um homem que tinha uma das mos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: lcito curar nos SBADOs? MATEUS (cap. 12) 12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, lcito fazer bem nos SBADOs. LUCAS (cap. 6) 2 Alguns dos fariseus, porm, perguntaram; Por que estais fazendo o que no lcito fazer nos SBADOs? ATOS (cap. 13) 27 Pois, os que habitam em Jerusalm e as suas autoridades, porquanto no conheceram a este Jesus, condenando-o, cumpriram as mesmas palavras dos profetas que se ouvem ler todos os SBADOs. ATOS (cap. 17) 2 Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por trs SBADOs discutiu com eles as Escrituras, ATOS (cap. 18) 4 Ele discutia todos os SBADOs na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos. COLOSSENSES (cap. 2) 16 Ningum, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de SBADOs,

JESUS ENSINANDO NO SBADO


MARCOS (cap. 1) 21 Entraram em Cafarnaum; e, logo no SBADO, indo ele sinagoga, ps-se a ensinar. MARCOS (cap. 6) 2 Ora, chegando o SBADO, comeou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouv-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vm estas coisas? e que sabedoria esta que lhe dada? e como se fazem tais milagres por suas mos? LUCAS (cap. 4) 16 Chegando a Nazar, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de SBADO, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. LUCAS (cap. 4) 31 Ento desceu a Cafarnaum, cidade da Galilia, e os ensinava no SBADO. LUCAS (cap. 13)

10 Jesus estava ensinando numa das sinagogas no SBADO. LUCAS (cap. 6) 6 Ainda em outro SBADO entrou na sinagoga, e ps-se a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mo direita atrofiada.

JESUS CURANDO NO SBADO


LUCAS (cap. 13) 14 Ento o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no SBADO, tomando a palavra disse multido: Seis dias h em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e no no dia de SBADO. JOO (cap. 5) 9 Imediatamente o homem ficou so; e, tomando o seu leito, comeou a andar. Ora, aquele dia era SBADO.

JESUS O SENHOR DO SBADO


MATEUS (cap. 12) 8 Porque o Filho do homem at do SBADO o Senhor. LUCAS (cap. 6) 5 Tambm lhes disse: O Filho do homem Senhor do SBADO.

JESUS NA SEARA NO SBADO


MATEUS (cap. 12) 1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de SBADO; e os seus discpulos, sentindo fome, comearam a colher espigas, e a comer. MARCOS (cap. 2) 23 E sucedeu passar ele num dia de SBADO pelas searas; e os seus discpulos, caminhando, comearam a colher espigas. LUCAS (cap. 6) 1 E sucedeu que, num dia de SBADO, passava Jesus pelas searas; e seus discpulos iam colhendo espigas e, debulhando-as com as mos, as comiam.

JESUS O FAZER O BEM NO SBADO


MATEUS (cap. 12) 11 E ele lhes disse: Qual dentre vs ser o homem que, tendo uma s ovelha, se num SBADO ela cair numa cova, no h de lanar mo dela, e tir-la?

A FUGA NO SBADO
MATEUS (cap. 24) 20 Orai para que a vossa fuga no suceda no inverno nem no SBADO;

AS MULHERES NO SBADO
MATEUS (cap. 28) 1 No fim do SBADO, quando j despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. MARCOS (cap. 16) 1 Ora, passado o SBADO, Maria Madalena, Maria, me de Tiago, e Salom, compraram aromas para irem ungi-lo. LUCAS (cap. 23) 56 Ento voltaram e prepararam especiarias e ungentos. E no SBADO repousaram, conforme o mandamento.

O QUE NO ERA LCITO NO SBADO


MATEUS (cap. 12) 2 Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discpulos esto fazendo o que no lcito fazer no SBADO. MARCOS (cap. 2) 24 E os fariseus lhe perguntaram: Olha, por que esto fazendo no SBADO o que no lcito? MARCOS (cap. 3) 2 E observavam-no para ver se no SBADO curaria o homem, a fim de o acusarem. MARCOS (cap. 3) 4 Ento lhes perguntou: lcito no SBADO fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida ou matar? Eles, porm, se calaram. LUCAS (cap. 6) 7 E os escribas e os fariseus observavam-no, para ver se curaria em dia de SBADO, para acharem de que o acusar. LUCAS (cap. 6) 9 Disse-lhes, ento, Jesus: Eu vos pergunto: lcito no SBADO fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou tir-la? LUCAS (cap. 13) 14 Ento o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no SBADO, tomando a palavra disse multido: Seis dias h em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e no no dia de SBADO. LUCAS (cap. 13) 15 Respondeu-lhe, porm, o Senhor: Hipcritas, no SBADO no desprende da manjedoura cada um de vs o seu boi, ou jumento, para o levar a beber? LUCAS (cap. 13) 16 E no devia ser solta desta priso, no dia de SBADO, esta que filha de Abrao, a qual h dezoito anos Satans tinha presa? LUCAS (cap. 14) 1 Tendo Jesus entrado, num SBADO, em casa de um dos chefes dos fariseus para comer po, eles o estavam observando. LUCAS (cap. 14) 3 E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, e perguntou: lcito curar no SBADO, ou no? LUCAS (cap. 14)

5 Ento lhes perguntou: Qual de vs, se lhe cair num poo um filho, ou um boi, no o tirar logo, mesmo em dia de SBADO? JOO (cap. 5) 9 Imediatamente o homem ficou so; e, tomando o seu leito, comeou a andar. Ora, aquele dia era SBADO. JOO (cap. 5) 10 Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje SBADO, e no te lcito carregar o leito.

PERSEGUIO A JESUS POR CAUSA DO SBADO


JOO (cap. 5) 16 Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no SBADO. JOO (cap. 5) 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam mat-lo, porque no s violava o SBADO, mas tambm dizia que Deus era seu prprio Pai, fazendo-se igual a Deus. JOO (cap. 9) 14 Ora, era SBADO o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. JOO (cap. 9) 16 Por isso alguns dos fariseus diziam: Este homem no de Deus; pois no guarda o SBADO. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissenso entre eles.

MOISES E O SBADO
JOO (cap. 7) 22 Moiss vos ordenou a circunciso (no que fosse de Moiss, mas dos pais), e no SBADO circuncidais um homem. JOO (cap. 7) 23 Ora, se um homem recebe a circunciso no SBADO, para que a lei de Moiss no seja violada, como vos indignais contra mim, porque no SBADO tornei um homem inteiramente so?

SBADO FOI FEITO POR CAUSA DO HOMEM


MARCOS (cap. 2) 27 E prosseguiu: O SBADO foi feito por causa do homem, e no o homem por causa do SBADO.

O SENHOR DO SBADO
MARCOS (cap. 2) 28 Pelo que o Filho do homem at do SBADO Senhor.

O DIA DA PREPARAO - SBADO


MARCOS (cap. 15) 42 Ao cair da tarde, como era o dia da preparao, isto , a vspera do SBADO, LUCAS (cap. 23) 54 Era o dia da preparao, e ia comear o SBADO. JOO (cap. 19)

31 Ora, os judeus, como era a preparao, e para que no SBADO no ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de SBADO, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali. JOO (cap. 19) 42 Ali, pois, por ser a vspera do SBADO dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram a Jesus.

DISTNCIA DE UM SBADO
ATOS (cap. 1) 12 Ento voltaram para Jerusalm, do monte chamado das Oliveiras, que est perto de Jerusalm, distncia da jornada de um SBADO.

O APSTOLO O SBADO
ATOS (cap. 13) 14 Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psdia; e entrando na sinagoga, no dia de SBADO, sentaram-se. ATOS (cap. 13) 42 Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no SBADO seguinte. ATOS (cap. 13) 44 No SBADO seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. ATOS (cap. 15) 21 Porque Moiss, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada SBADO lido nas sinagogas. ATOS (cap. 16) 13 No SBADO samos portas afora para a beira do rio, onde julgvamos haver um lugar de orao e, sentados, falvamos s mulheres ali reunidas.

OS DISCPULOS COLHENDO ESPIGAS NO SBADO


MATEUS 12
1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de SBADO; e os seus discpulos, sentindo fome, comearam a colher espigas, e a comer. 2 Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discpulos esto fazendo o que no lcito fazer no SBADO. 3 Ele, porm, lhes disse: Acaso no lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? 4 Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pes da proposio, que no lhe era lcito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes? 5 Ou no lestes na lei que, aos SBADOs, os sacerdotes no templo violam o SBADO, e ficam sem culpa? 6 Digo-vos, porm, que aqui est o que maior do que o templo. 7 Mas, se vs soubsseis o que significa: Misericrdia quero, e no sacrifcios, no condenareis os inocentes. 8 Porque o Filho do homem at do SBADO o Senhor.

MARCOS 2
23 E sucedeu passar ele num dia de SBADO pelas searas; e os seus discpulos, caminhando, comearam a colher espigas. 24 E os fariseus lhe perguntaram: Olha, por que esto fazendo no SBADO o que no lcito? 25 Respondeu-lhes ele: Acaso nunca lestes o que fez Davi quando se viu em necessidade e teve fome, ele e seus companheiros? 26 Como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pes da proposio, dos quais no era lcito comer seno aos sacerdotes, e deu tambm aos companheiros? 27 E prosseguiu: O SBADO foi feito por causa do homem, e no o homem por causa do SBADO. 28 Pelo que o Filho do homem at do SBADO Senhor.

LUCAS 6
1 E sucedeu que, num dia de SBADO, passava Jesus pelas searas; e seus discpulos iam colhendo espigas e, debulhando-as com as mos, as comiam. 2 Alguns dos fariseus, porm, perguntaram; Por que estais fazendo o que no lcito fazer nos SBADOs? 3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi quando teve fome, ele e seus companheiros? 4 Como entrou na casa de Deus, tomou os pes da proposio, dos quais no era lcito comer seno s aos sacerdotes, e deles comeu e deu tambm aos companheiros? 5 Tambm lhes disse: O Filho do homem Senhor do SBADO.

A CURA DO HOMEM QUE TINHA UMA DAS MOS MIRRADA NO SBADO


MATEUS 12
9 Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles. 10 E eis que estava ali um homem que tinha uma das mos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: lcito curar nos SBADOs? 11 E ele lhes disse: Qual dentre vs ser o homem que, tendo uma s ovelha, se num SBADO ela cair numa cova, no h de lanar mo dela, e tir-la? 12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, lcito fazer bem nos SBADOs. 13 Ento disse quele homem: estende a tua mo. E ele a estendeu, e lhe foi restituda s como a outra. 14 Os fariseus, porm, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem. 15 Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos, 16 e advertiu-lhes que no o dessem a conhecer; 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaas: 18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu esprito, e ele anunciar aos gentios o juzo. 19 No contender, nem clamar, nem se ouvir pelas ruas a sua voz. 20 No esmagar a cana quebrada, e no apagar o morro que fumega, at que faa triunfar o juzo;

21 e no seu nome os gentios esperaro.

MARCO 3
1 Outra vez entrou numa sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mos atrofiada. 2 E observavam-no para ver se no SBADO curaria o homem, a fim de o acusarem. 3 E disse Jesus ao homem que tinha a mo atrofiada: Levanta-te e vem para o meio. 4 Ento lhes perguntou: lcito no SBADO fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida ou matar? Eles, porm, se calaram. 5 E olhando em redor para eles com indignao, condoendo-se da dureza dos seus coraes, disse ao homem: Estende a tua mo. Ele estendeu, e lhe foi restabelecida. 6 E os fariseus, saindo dali, entraram logo em conselho com os herodianos contra ele, para o matarem. 7 Jesus, porm, se retirou com os seus discpulos para a beira do mar; e uma grande multido dos da Galilia o seguiu; tambm da Judia, 8 e de Jerusalm, da Idumia e de alm do Jordo, e das regies de Tiro e de Sidom, grandes multides, ouvindo falar de tudo quanto fazia, vieram ter com ele. 9 Recomendou, pois, a seus discpulos que se lhe preparasse um barquinho, por causa da multido, para que no o apertasse; 10 porque tinha curado a muitos, de modo que todos quantos tinham algum mal arrojavam-se a ele para lhe tocarem. 11 E os espritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu s o Filho de Deus. 12 E ele lhes advertia com insistncia que no o dessem a conhecer.

LUCAS 6
6 Ainda em outro SBADO entrou na sinagoga, e ps-se a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mo direita atrofiada. 7 E os escribas e os fariseus observavam-no, para ver se curaria em dia de SBADO, para acharem de que o acusar. 8 Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem que tinha a mo atrofiada: Levanta-te, e fica em p aqui no maio. E ele, levantando-se, ficou em p. 9 Disse-lhes, ento, Jesus: Eu vos pergunto: lcito no SBADO fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou tir-la? 10 E olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mo. Ele assim o fez, e a mo lhe foi restabelecida. 11 Mas eles se encheram de furor; e uns com os outros conferenciam sobre o que fariam a Jesus.

You might also like