Alimento Semana a Semana

Abóbora A abóbora, mas também conhecida como Jerimu, é usualmente classificada como hortícola, embora seja considerado do ponto de vista botânico como um fruto, crescendo a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas. Este produto alimentar é característico do Outono, constituindo portanto uma peça decorativa e emblemática na festa de Halloween, também designada como Dia das Bruxas. Relativamente à sua forma física, podemos concluir que é variável, mas geralmente apresenta um formato ovóide. A sua casca é normalmente laranja, podendo apresentar diferentes colorações consoante a espécie em causa. As abóboras mais comuns são as de tamanho médio ou pequeno, podendo as maiores pesar cerca de 30kg. No interior deste produto alimentar encontra-se uma polpa geralmente alaranjada e as suas sementes, que são ambas utilizadas para consumo alimentar.

Informação Nutricional No que diz respeito ao valor calórico, podemos afirmar que a abóbora apresenta um teor muito baixo. O conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos é também considerado baixo. Em contra-partida é um alimento bastante rico em água, beta-caroteno (pró-vitamina A), assim como em vitaminas E e C. Quanto aos minerais, podemos destacar neste alimento o teor em potássio. Em 100g de abóbora crua podemos encontrar cerca de 9 kcal, 96.6 g de água (quase a totalidade), 0.3g de proteína, 0.2g de lípidos e 1.7g de hidratos de carbono. Vantagens & Desvantagens O facto de conter um considerável teor de carotenos resulta na cor alaranjada da abóbora. Particularmente o beta-caroteno presente confere uma vantagem a este produto alimentar, visto que este surge como um potente antioxidante. Adicionalmente o beta-caroteno é também convertido em vitamina A no organismo, que surte um efeito benéfico na pele, facto este comprovado cientificamente. Vários estudos de investigação científica têm reportado que uma alimentação rica em alimentos que contêm antioxidantes pode reduzir o risco de desenvolvimento de patologias, nomeadamente o cancro. Para além disso, são óptimos aliados na protecção contra as doenças cardiovasculares, podendo ainda ajudar a prevenir doenças do foro degenerativo.

Receita Bolo de Abóbora com Coco Ingredientes 2 chávenas de chá de açúcar 1 chávena de chá de óleo vegetal 4 ovos ½ abóbora 1 pitada de sal 100g de coco ralado 3 chávenas de chá de farinha de trigo 1 c. de sopa de fermento em pó

verta na forma e coloque no forno por mais ou menos 40 minutos. mas.Preparação Unte muito bem com manteiga e farinha uma forma de buraco. aqui fica uma sugestão apenas para dias de festa! Desfrutem! Elsa Maria Pinto Nutricionista .como temos que superar as nossas vontades e acima de tudo temos que as saber controlar. o sal. A receita que sugiro esta semana é um tanto calórica. Bata o açúcar com o óleo vegetal. De seguida ligue o forno a 180º C. a abóbora ralada ou picada na trituradora.. Depois de tudo bem batido.. os ovos inteiros. o coco e por fim a farinha com o fermento.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful